Início Site Página 127

Prefeitura de Ponta Porã melhora mobilidade urbana com alargamento na rua Antônio João

Obra faz parte do projeto de modernização da infraestrutura no centro da cidade

Com o compromisso de melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais segurança no trânsito, a Prefeitura de Ponta Porã, sob a gestão do prefeito Eduardo Campos, executou a obra de alargamento da rua Antônio João, no trecho entre as ruas Baltazar Saldanha e Presidente Vargas.

A intervenção faz parte de um conjunto de ações que visam modernizar a infraestrutura urbana do município, acompanhando o crescimento da cidade e a demanda crescente por soluções de mobilidade.

Entre os serviços realizados, destacam-se a terraplanagem com implantação de nova base e sub-base para pavimentação, readequação e complementação do sistema de drenagem de águas pluviais, construção de calçadas com acessibilidade e instalação de sinalização horizontal e vertical.

“O nosso objetivo é tornar o trânsito mais seguro e com fluidez, investindo em obras que acompanhem o desenvolvimento da cidade e melhorem a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Eduardo Campos.

A obra representa mais um passo no processo de modernização da região central do município e reforça o compromisso da atual gestão com o planejamento urbano e o bem-estar dos pontaporanenses.

Operação da PRF apreende 236 quilos de cocaína e prende suspeitos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou neste domingo (18) a Operação Frete Ouro Branco, que resultou na prisão de pelo menos três pessoas e na apreensão de 236 quilos de cocaína em Dourados. Os suspeitos são moradores dos municípios de Ponta Porã e Itaporã, na região de fronteira com o Paraguai.

Durante a ação, foram interceptados um caminhão utilizado para o transporte da droga e um veículo modelo Parati, ambos apreendidos pelas autoridades. A operação é parte dos esforços contínuos de combate ao tráfico internacional de entorpecentes na região centro-oeste do país.

Os presos, juntamente com os entorpecentes e os veículos, foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Dourados, onde o flagrante está sendo formalizado.

Mais informações serão divulgadas pelas autoridades nas próximas horas, conforme avançam as investigações.

Avião com 28 passageiros faz pouso de emergência em Pedro Juan Caballero devido a forte tempestade

Na tarde deste domingo, um avião da empresa paranaense Paranair, com 28 passageiros a bordo, que tinha como destino o Aeroporto Silvio Pettirossi, em Luque, precisou realizar um pouso de emergência em Pedro Juan Caballero, no departamento de Amambay. A decisão foi tomada devido à forte tempestade que atingiu a região central do Paraguai, tornando o pouso original inseguro.

A aeronave, voo AZP871, saiu de Jujuy, na Argentina, e transportava 28 ocupantes. Todos os passageiros e tripulantes passam bem, conforme confirmado por Rubén Aguilar, diretor de aeroportos da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC). Por questões de segurança e limitações de combustível, o avião permaneceu no aeroporto local.

Devido ao desvio inesperado na rota, outra aeronave partiu do Aeroporto Silvio Pettirossi para buscar os passageiros e garantir que eles chegassem ao destino final. Durante o período de espera em Pedro Juan Caballero, alguns passageiros demonstraram impaciência; contudo, o comandante do voo os tranquilizou ressaltando o pouso seguro e pedindo que “vissem o lado positivo” da situação. Vídeos gravados por passageiros registraram essas palavras.

Após horas de espera sob ansiedade e algum desconforto pela mudança repentina, os passageiros finalmente embarcaram em outro voo com destino a Assunção. A chegada estava prevista para cerca das 20h20 deste domingo.

Vale lembrar que a rota aérea entre Assunção e Salta, na Argentina — passando pelos mesmos aeroportos envolvidos neste caso — foi inaugurada no último dia 12 de fevereiro.

Polícia Nacional realiza prisão e apreensão de drogas em Pedro Juan Caballero

No dia 16 de maio de 2025, às 19h, a Divisão Regional nº 13 Amambay, sede nº 1 em Pedro Juan Caballero, vinculada ao Departamento Especializado contra o Narcotráfico e Crimes Conexos da Polícia Nacional do Paraguai, efetuou uma operação de busca e apreensão em uma residência localizada na rua 16 de Agosto, bairro San José, na cidade de Pedro Juan Caballero, departamento de Amambay.

Durante a ação policial, foi detida Karla dos Santos Santos, brasileira, solteira, 22 anos, residente no mesmo bairro.

Foram apreendidos cerca de 1.006 gramas de suposta maconha picada; aproximadamente 2,94 gramas de suposta cocaína tipo crack, distribuída em 15 porções; R$ 174 mil guaranis em dinheiro e um aparelho celular da marca Samsung modelo A13.

A investigação contou com a atuação da agente fiscal Rossana Coronel, da unidade especializada no combate ao narcotráfico da cidade de Pedro Juan Caballero, que coordena o caso para os procedimentos legais cabíveis.

Jovem viraliza ao simular ida ao hospital com bebê reborn e esclarece: “É apenas interpretação”

Um vídeo publicado recentemente nas redes sociais chamou a atenção de milhões de internautas. Nele, uma jovem aparece simulando uma ida ao hospital com seu bebê reborn – boneca hiper-realista que imita um recém-nascido. A gravação rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 8 milhões de visualizações em poucos dias.

A repercussão foi tamanha que muitos usuários acreditaram que a jovem realmente havia procurado atendimento médico para o boneco. Diante da polêmica, ela decidiu se pronunciar nas próprias redes sociais, esclarecendo que tudo não passou de uma encenação. “Meu conteúdo é de interpretação de papéis, não levei o bebê reborn ao hospital de verdade”, explicou.

O episódio reacendeu debates sobre os limites do entretenimento digital e a popularidade crescente dos bebês reborn, que têm conquistado espaço entre colecionadores e entusiastas de todo o país.

Equipe de Ponta Porã embarca para disputa dos Jogos Escolares de MS em Três Lagoas

Delegação da fronteira viaja com apoio da Prefeitura Municipal

No início da madrugada desta sexta-feira, dia 16, a delegação que vai representar Ponta Porã nas modalidades de Xadrez, Tênis de Mesa, Ciclismo, Badminton e Judô, embarcou para Três Lagoas, região leste do Estado, onde acontecem as disputas dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025.
A delegação chefiada pela professora Mariele Venâncio, composta pelos atletas da faixa etária de 15 a 17 anos, embarcou às 2h na rua Guia Lopes, em frente da Prefeitura Municipal, no centro da cidade. Os jogos dessas modalidades esportivas começam hoje e vão até o dia 19 de maio.
Já no dia 18 de maio à zero hora parte a delegação de Ponta Porã com os atletas que vão formar as equipes das seguintes modalidades: futsal feminino e masculino, voleibol masculino e feminino. Os jogos desta etapa serão disputados entre os dias 19 a 26 de maio, em Três Lagoas.
A terceira delegação de Ponta Porã viaja à zero hora do dia 26 de maio e será formada pelos atletas do basquete masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e vôlei de praia. Os jogos destas modalidades serão disputados no período de 26 de maio a 1º de junho.
Os jogos integram o calendário esportivo da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e têm como objetivo fomentar o esporte escolar, revelar talentos e promover a integração entre os municípios. A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses.
As escolas representantes de Ponta Porã:
Voleibol masculino – Joaquim Murtinho.
Voleibol feminino – Calvoso.
Futsal Masculino – Ramiro Noronha.
Futsal Feminino – Nova Itamarati.
Basquetebol masculino – Fernando Saldanha
Basquetebol feminino – Miguel Marcondes.
Vôlei de Praia masculino – Joaquim Murtinho.
Vôlei de praia feminino – Fernando Saldanha

Equipe de Ponta Porã embarca para disputa dos Jogos Escolares de MS em Três Lagoas
Equipe de Ponta Porã embarca para a disputa dos Jogos Escolares de MS, em Três Lagoas

Eduardo Campos acompanhado de vereadores discute investimentos com deputado Geraldo Resende

Reunião no Gabinete da Prefeitura Municipal de Ponta Porã MS tratou sobre destinação de recursos para compra de equipamentos para o Centro Especializado de Reabilitação

Durante reunião na tarde desta quinta-feira, dia 15, o prefeito Eduardo Campos, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e vários vereadores, discutiu com o deputado federal Geraldo Resende a destinação de recursos para a compra de equipamentos para o Centro Especializado de Reabilitação – CER – que está em fase final de construção em Ponta Porã.


A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Patrick Derzi, dos vereadores Marcelino Nunes, Gabriel Arce, Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Anny Espínola, Jelson Bernabé, Puka Valdez, Natália Velasques, Reinaldo Jalasca, Biro Biro e Leandro Lelê. Os secretários municipais Daniel Kayatt (Saúde), Neli Abdulahad (adjunta de Habitação) e Joanilson dos Santos (Obras e Urbanismo) também participaram do encontro.


Durante a reunião, o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, tratou de questões relacionadas à saúde pública do município, destacou a necessidade de mais investimentos federais na área, especialmente voltados para os atendimentos de média e alta complexidade. Ressaltou que o sistema de saúde da fronteira enfrenta desafios crescentes, com sobrecarga de atendimentos e aumento da demanda por serviços especializados. Além disso, o Hospital Regional opera atualmente com capacidade máxima devido ao número elevado de pacientes com doenças respiratórias, gripes e outras enfermidades sazonais.


O prefeito Eduardo Campos solicitou ao deputado a destinação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para compra de equipamentos para o Centro Especializado em Reabilitação – CER –, que está em fase final de construção no município. A obra está em execução ao lado do Centro de Especialidades João Kayatt. “O deputado Geraldo Resende se comprometeu em destinar os recursos, que são fundamentais para garantir atendimento especializado à nossa população”, afirmou.


Ainda durante a reunião foram tratados de investimentos federais em infraestrutura, educação e no setor cultural. “Discutimos com o Geraldo Resende a realização de um evento cultural, um Festival de Jazz, que deve acontecer no período de inverno deste ano em Ponta Porã. Ele se encarregará de encaminhar o projeto em Brasília e nos próximos dias já vamos ter novidades a respeito deste evento que será disponibilizado para a nossa população”, disse o prefeito Eduardo Campos.

Eduardo Campos acompanhado de vereadores discute investimentos com deputado Geraldo Resende 1
Prefeito Eduardo Campos acompanhado de vereadores recebeu em seu gabinete o deputado Geraldo Resende para discutir investimentos em Ponta Porã – Foto: Wilhan Filgueira

Adolescente Incendeia Morador de Rua com Álcool em Pedro Juan Caballero; Estudante de Medicina Apaga Fogo com Colete

Um homem em situação de rua sofreu queimaduras graves após ser incendiado com álcool por dois adolescentes em uma praça central de Pedro Juan Caballero. O incidente aconteceu na Praça Panchito López, no centro da cidade, durante a tarde da última terça-feira (13).

A vítima, identificada como Benigno López, 57 anos, é morador de rua e sem residência fixa. Conforme relatos de testemunhas, os dois adolescentes molharam o homem com álcool no local e em seguida atearam fogo em seu corpo.

Nas proximidades, um estudante de medicina identificado como Osmar Manuel Rodríguez Lima, 30 anos, reagiu rapidamente para salvar a vítima. Utilizando o colete que vestia, ele conseguiu apagar as chamas que tomavam o corpo do homem. Enquanto isso, os suspeitos fugiram do local.

Benigno foi imediatamente socorrido pelo Corpo de Bombeiros Azul e encaminhado ao Hospital Regional, onde recebeu diagnóstico de queimaduras de terceiro grau no rosto, tórax, abdômen e braço esquerdo. Ele permanece internado na unidade hospitalar em estado grave.

As autoridades seguem investigando o caso na tentativa de localizar e responsabilizar os adolescentes envolvidos neste crime criminoso e cruel contra a vítima vulnerável.

Adolescente Incendeia Morador de Rua com Álcool em Pedro Juan Caballero; Estudante de Medicina Apaga Fogo com Colete 2

Operação Dark Cash: Polícia Federal Desmantela Rede Nacional de Comercialização de Cédulas Falsas

Na manhã desta quinta-feira (15/5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dark Cash, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atua em âmbito interestadual, especializada na comercialização sistemática de cédulas falsas.

A investigação, conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Jataí (GO), contou com o apoio das delegacias da Polícia Federal em Três Lagoas (MS) e Niterói (RJ). O caso teve início após a interceptação de remessas contendo cerca de R$ 5 mil em cédulas falsificadas, que seriam destinadas a abastecer o comércio local em Jataí.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados judiciais nos estados do Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Entre eles, três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. Além disso, foi decretado o sequestro de bens do grupo criminoso, com a finalidade de ressarcir os prejuízos causados e promover a descapitalização da organização investigada.

A ação representa um passo significativo no combate à falsificação e circulação de moeda falsa no país, buscando fortalecer a segurança econômica e financeira da população. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na rede criminosa.

Advogado que fugia para o Paraguai é preso pela PRF em Dourados (MS); ele liderava esquema milionário contra o INSS no RS

O advogado Daniel Fernando Nardon, 49 anos, apontado como líder de um esquema de fraudes contra o INSS no Rio Grande do Sul, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no começo da tarde desta quinta-feira (15), no km 267 da BR-163, prolongamento da Avenida Marcelino Pires, em Dourados. Com mandados de prisão, ele foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permanecerá até a chegada da equipe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que virá ao Mato Grosso do Sul para efetuar sua transferência.

Nardon disse para a PRF, que estava vindo do Mato Grosso com um amigo, mas há suspeitas de que ele tentava fugir para o Paraguai. Ele permanecia em Mato Grosso e estaria em fuga para o território paraguaio. Nardon é advogado, mas com o exercício da profissão suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após as investigações revelarem sua participação no que foi classificado pela Polícia Civil como um esquema de “advocacia predatória”. Ele está indiciado por enganar clientes, apropriar-se de valores de ações judiciais e por assinar procurações em nome de pessoas já falecidas.

Uma das provas centrais do caso envolve uma procuração supostamente assinada por um cliente em 23 de agosto de 2024, mais de dois meses após sua morte. O documento foi anexado a um processo judicial de revisão de contrato bancário em Porto Alegre. A inconsistência foi identificada pelo juiz responsável, que comunicou o Ministério Público.

Na Justiça, Nardon se limitou a declarar que “à época da assinatura da procuração, desconhecia sobre a morte do autor”. Investigações apontam que o escritório do advogado, alvo de operação da Polícia Civil em 7 de maio, pode ter causado um prejuízo estimado em até R$ 320 mil. Além dele, outras 13 pessoas são investigadas pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos, uso de documentos falsos, patrocínio infiel, fraude processual e apropriação indébita. Ao todo, 45 inquéritos foram abertos para apurar os casos.

Daniel Fernando Nardon deve responder pelos crimes de falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso numa sequência de múltiplos processos com o mesmo padrão de atuação, todos ajuizados em Porto Alegre.

Fonte: fronteira em Foco