Início Site Página 132

Secretaria de Esporte e Lazer realiza cadastro de entidades

Estão sendo convocados todos os representantes para cadastramento que poderão participar ativamente da elaboração de políticas públicas para o esporte de Ponta Porã

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ponta Porã atendendo a uma determinação do prefeito Eduardo Campos iniciou o cadastramento de todas as entidades que trabalham com esporte e lazer em Ponta Porã. O objetivo é reunir informações para posterior elaboração de políticas públicas visando atender todas as modalidades esportivas e recreativas com atuação no município.

A convocação dos representantes da entidade está sendo feita pelo professor Ricardo Torraca, secretário municipal de Esporte e Lazer. “Estamos reativando o Conselho Municipal de Esportes e Lazer e queremos contar com a participação das entidades esportivas e de lazer de Ponta Porã. Todos podem se cadastrar pela internet, é fácil e muito importante para construirmos juntos o futuro do esporte na nossa cidade”, disse.

Torraca disse que a gestão do prefeito Eduardo Campos valoriza o esporte e o lazer e explicou que para elaboração dos projetos, primeiro está fazendo com a equipe da Secretaria o levantamento para saber de fato quais são as entidades que atuam no município, o que cada uma faz, o público que atendem e se trabalham ou não com fins lucrativos. “Depois essas entidades serão convidadas a participar do Conselho Municipal de Esportes, onde vamos debater as políticas públicas e também queremos ampliar essa discussão com a realização de um Fórum Municipal para tratar especificamente do esporte e lazer”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, atualmente Ponta Porã tem instituições que representam o atletismo, o voleibol, basquete, tênis de mesa, xadrez, taekwondo, futebol de campo e de salão, entre outros esportes. “Alguns clubes e entidades estão adormecidos e queremos trazer com o cadastramento incentivo para que todos se sintam valorizados e participem ativamente das decisões do município”, disse o secretário.

Os interessados poderão fazer o cadastro através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3at3WnFox6lYmiCUYURlPGOO0VkU5G_VnnVEL6xlFVCCNaQ/viewform?usp=sharing

Roubo à mão armada: Carro Uno Way 2012 é tomado próximo a Mercado em Ponta Porã

Um veículo Uno Way 2012, cor cinza, com placas AVM4A9, foi roubado nesta tarde nas proximidades do Mercado Sol, situado na Rua Urumbela, em Ponta Porã. Segundo informações preliminares, o crime ocorreu por volta das 15h, quando a vítima foi surpreendida pelos criminosos.


A polícia local foi imediatamente acionada e iniciou uma operação intensa para capturar os suspeitos e recuperar o automóvel roubado. As forças de segurança montaram uma verdadeira caçada aos marginais na região, com buscas que seguem em andamento.

Moradores e comerciantes da área estão em alerta diante do ocorrido, enquanto as autoridades reforçam a presença policial para garantir a segurança da comunidade. Qualquer informação que possa ajudar na localização dos envolvidos deve ser comunicada às autoridades.

Saúde disponibiliza vacinação contra gripe para grupos prioritários dias 2 e 3 de maio

Prefeitura de Ponta Porã informou que a campanha de vacinação será intensificada no AMA e no distrito de Nova Itamarati e Plantão da Saúde durante feriadão

A Prefeitura de Ponta Porã decidiu intensificar a campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de maio, com disponibilização de doses no AMA (Atendimento Ambulatorial Médico), na frente do Parque de Exposições, no horário das 13h30m às 18h30m. O objetivo é oferecer mais opções para que os grupos prioritários possam tomar as doses de vacinas que estão disponíveis na rede pública de saúde. Também serão oferecidas vacinas de rotina com atualização da carteira de vacinação. Também foi definido como será o atendimento da saúde durante o feriadão do Dia do Trabalhador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as doses de vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) desde o início da campanha no dia 7 de abril. Depois de mais de 20 dias de campanha o índice de vacinados continua baixo e em razão disso a gestão municipal quer aproveitar esse período de feriadão para intensificar a vacinação dos grupos prioritários.

De acordo com as autoridades de saúde, a vacinação é imprescindível nesse período que se aproxima a chegada da estação inverno, período propenso para surgimento e aumento dos casos de doenças respiratórias, é fundamental que os grupos prioritários se vacinem para reduzir o risco de complicações graves.

Outra informação importante é que a vacina disponível na rede pública é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Durante o outono e o inverno é o período em que o vírus influenza circula com mais intensidade.

E as pessoas devem ficar alertas e buscar a prevenção, tendo em vista que a gripe pode evoluir para doenças mais sérias como pneumonia, sinusite, otite e até agravamento de condições preexistentes, como asma, diabetes ou problemas cardíacos. A vacina reduz significativamente o risco dessas complicações.

Idosos, crianças pequenas, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de hospitalização e morte por gripe. A vacinação ajuda a proteger diretamente essas populações e indiretamente quem convive com elas.

Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:

– Trabalhadores da Saúde;

– Puérperas;

– Professores dos ensinos básico e superior;

– Povos indígenas;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

SERVIÇO

AMA – Atendimento médico de 1º a 4 de maio (de quinta a domingo) das 7h às 23h e vacinação para grupos prioritários nos dias 2 e 3 de maio (sexta e sábado) das 13h30m às 18h30m. e atualização da carteira de vacinação para todos.

CIS – sexta-feira, dia 2 de maio, das 7h às 17h vacinação contra gripe para grupos prioritários, atualização da carteira de vacinação e atendimento médico.

ITAMARATI SEDE – de 1º a 4 de maio – Atendimento médico 24 horas (sem interrupção).

Irmã doa rim para salvar irmão e distribui 500 cachorros-quentes em celebração na fronteira

Sônia Villalba, 55 anos protagonizou uma emocionante história de amor e solidariedade ao doar seu rim para seu irmão Hugo Villalba 44 anos , Após o sucesso do transplante e a alta hospitalar, Sônia voltou rapidamente à fronteira para cumprir uma promessa especial: distribuir 500 cachorros-quentes acompanhados de refrigerantes na Arena Nunestar, nesta terça-feira a partir das 18 horas.

“Estou muito feliz pelo meu irmão. Ele ainda está se recuperando no hospital, mas a cirurgia foi um sucesso”, afirmou Sônia emocionada.

A iniciativa visa beneficiar as crianças da região da Ferroviária e arredores. “Queremos levar essa alegria para elas, se Deus quiser”, concluiu a irmã que, além de salvar uma vida, agora celebra com um gesto solidário que toca a comunidade local.

Irmã doa rim para salvar irmão e distribui 500 cachorros-quentes em celebração na fronteira

Polícia Militar dispersa invasores de terras em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) – Na tarde desta segunda-feira (28), a Polícia Militar de Ponta Porã foi acionada para atender uma ocorrência de invasão de propriedade em um terreno baldio localizado nas proximidades do bairro Ministro Salgado Filho.

De acordo com informações do 4° Batalhão da Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais constataram a presença de aproximadamente duzentas pessoas, entre homens e mulheres, que demarcavam áreas com postes de madeira, fitas e arames, indicando a tentativa de ocupação irregular.

Diante da grande quantidade de pessoas, a equipe solicitou apoio de outras viaturas, onde se fizeram presentes o Comandante do 4° BPM, Major QOPM Sato, além da equipe de trânsito e equipes da Guarda Municipal. Durante a abordagem, os ocupantes se recusaram a informar quem seriam os responsáveis pela invasão e começaram a se dispersar do local.

Com a situação controlada, os policiais retiraram as estacas e postes instalados. Durante a retirada das equipes, um homem foi encontrado no local portando ferramentas utilizadas na demarcação e, após ser identificado, foi qualificado no registro da ocorrência. Ele negou ter organizado a ocupação e foi liberado no local, sem lesões corporais.

A Polícia Militar segue monitorando a área para evitar novas tentativas de invasão.

Homem é preso por arrombar veículo e furtar objetos no bairro Salgado Filho em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) – Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (28) por furto qualificado após arrombar um veículo estacionado em frente a uma residência no bairro Salgado Filho, em Ponta Porã.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima procurou a delegacia para relatar que, durante a madrugada, teve seu carro, um VW/Gol de cor branca e placa paraguaia, arrombado. Foram furtados uma bolsa, uma mochila com cadernos e livros universitários, um estojo de ferramentas, documentos pessoais e a quantia de R$ 60 em dinheiro.

Somente no período da tarde, a vítima conseguiu imagens de câmeras de segurança que mostraram o suspeito, um indivíduo já conhecido na região por envolvimento em roubos e furtos. Com base nas imagens, os policiais iniciaram diligências e localizaram o autor por volta das 18h30, no bairro Mooca II.

Durante a abordagem, o autor estava conduzindo um carrinho onde foram encontrados uma bateria de automóvel, uma mochila com materiais estudantis e uma carteira contendo os documentos da vítima. O homem admitiu o crime, informando que havia utilizado o dinheiro furtado para comprar bebidas alcoólicas.

Os objetos recuperados foram prontamente reconhecidos pela vítima. O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

ALERTA: Chuvas acima da média prejudicam ações da Prefeitura nos bairros e distritos em Ponta Porãs MS

Até o dia 23 de abril choveu mais de 212 milímetros quando a média história é de 132

O mês de abril desse ano tem se mostrado bastante chuvoso em Ponta Porã. Balanço divulgado pela Coordenadoria do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS) mostra que, entre 1º e 23 de abril, o acumulado de chuvas chegou a 212,6 milímetros no município, quando o volume esperado era de 47 milímetros e a média histórica aponta 132,7 milímetros. Com as chuvas de quinta-feira, dia 24, até está segunda-feira, dia 28, o montante acumulado de chuvas se aproxima de 300 milímetros.


Além das chuvas que atingiram Ponta Porã até o último dia 23, conforme os técnicos do Cemtec/MS, a previsão indica tempo instável, com muitas nuvens e pouco sol para os próximos dias. Nesta segunda-feira, segundo os técnicos, avança uma frente fria. Na terça (29) e quarta-feira (30), com o avanço do ar mais frio, espera-se queda das temperaturas.


Com tanta chuva, algumas ações da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo foram suspensas. Muitos serviços nos bairros e distritos estão sofrendo interrupções devido as condições climáticas. A equipe de engenharia do município informou que vários serviços em andamento poderiam ter avançado ou terem sido concluídos, mas que devido as chuvas os trabalhos ficaram prejudicados.

Assessoria*

Moradora elogia atendimento odontológico no Posto de Saúde da Vila Áurea em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) – Em meio às frequentes críticas que o serviço público recebe, histórias positivas também merecem destaque. Uma moradora da cidade, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a nossa redação através do WhatsApp para expressar seu agradecimento pelo excelente atendimento prestado por uma dentista do ESF Anderson Luiz Monteiro Godoy – Vila Áurea.

Segundo a moradora, o atendimento foi realizado em sua filha de apenas 7 anos e se destacou pela atenção, carinho e profissionalismo da equipe. “Fui muito bem recebida e minha filha se sentiu segura e acolhida. A doutora foi extremamente atenciosa e paciente”, relatou.

Casos como este mostram que, apesar das eventuais críticas, a maioria dos profissionais da saúde pública em Ponta Porã se dedica diariamente a atender a população com respeito e competência. É importante reconhecer o esforço daqueles que, mesmo diante de desafios e limitações, mantêm a qualidade no serviço prestado.

A saúde pública municipal continua trabalhando para aprimorar o atendimento em todas as unidades, reforçando o compromisso com a comunidade e buscando garantir que todos os cidadãos recebam a atenção e o cuidado que merecem.

Inscrições para cursinho do IFMS terminam na próxima quarta-feira

Aulas preparam alunos para ingresso na instituição de ensino e são oferecidas em oito cidades do estado. Curso é destinado a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o programa ‘Partiu IF’, que prepara estudantes para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. O prazo se encerra na próxima quarta-feira (30).

As aulas são destinadas a alunos do 9º ano que tenham até 17 anos de idade completos na data da matrícula e que tenham cursado todo o ensino fundamental em escola pública. O curso é oferecido em oito municípios do estado:

  • Campo Grande
  • Corumbá
  • Dourados
  • Jardim
  • Ladário
  • Naviraí
  • Ponta Porã
  • Três Lagoas

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas no curso preparatório os interessados devem preencher um formulário e anexar os seguintes documentos:

  • CPF e RG (ou certidão de nascimento) do estudante;
  • declaração da escola ou histórico escolar que comprove a matrícula no 9º ano do ensino fundamental em 2025 e que o estudante cursou integralmente o ensino fundamental em escola pública.

Segundo o IFMS, a classificação dos inscritos será feita de acordo com a ordem de envio, considerando que a documentação esteja completa e correta. Em caso de empate, será considerado o critério de maior idade.

A instituição reforça, ainda, que o preenchimento do formulário não garante a matrícula imediata, mas insere o estudante em uma lista de espera.

O curso

As aulas são oferecidas presencialmente nos oito municípios, no período vespertino. Conforme a instituição, há atendimentos individuais em formato híbrido (presencial e on-line). O conteúdo abrange as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Práticas Suplementares

Estudantes com frequência mínima de 75% nas aulas receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 200. O curso já iniciou e segue até o mês de novembro.

Fonte: G1

Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois ainda depende do resultado da partida entre Palmeiras e Bahia), a liderança do Campeonato Brasileiro.

Graças à vitória alcançada em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 14 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que mede forças com o Bahia a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo. Já o Corinthians, que ainda aguarda o anúncio de Dorival Júnior como seu novo técnico, para substituir o argentino Ramón Díaz, continua com sete pontos, agora na 11ª colocação.

O jogo

Jogando em um Maracanã lotado, com mais de 67 mil torcedores presentes, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís sobrou no primeiro tempo para abrir uma ótima vantagem. Com apenas quatro minutos de bola rolando, o uruguaio Arrascaeta encontrou Everton Cebolinha, que, com grande liberdade, bateu colocado para superar o goleiro Hugo Souza.

O time paulista demorou para entrar no jogo e equilibrar um pouco mais a posse de bola. A partir dos 15 minutos, passou a rondar mais a área rubro-negra e obrigou o goleiro Rossi a fazer uma defesa difícil em um belo chute de Carillo dentro da área. Foi a melhor chance do time em toda a partida.

A partir dos 33 minutos, o Flamengo deu fim a qualquer esperança dos corintianos de saírem do Maracanã com um empate que fosse. Arrascaeta mudou de função, deixou de ser o arco para ser a flecha. O uruguaio recebeu de Pedro e com categoria superou o goleiro do Timão para marcar o segundo do Flamengo na partida.

O terceiro do Rubro-Negro saiu três minutos depois. O goleiro Hugo Souza, conhecido desde os tempos de Flamengo por não jogar bem com os pés, errou na saída de bola e tocou no pé do atacante Pedro. O artilheiro não perdoou e bateu de primeira para o gol vazio.

Segundo tempo

O Corinthians até retornou mais animado após a pausa do intervalo, apesar de não contar mais com o holandês Memphis Depay (que deixou o gramado ainda no primeiro tempo com dores na perna direita), mas pouco ameaçou a meta do goleiro Rossi.

O Flamengo administrou o jogo com um sistema defensivo bem posicionado e seguro o tempo todo. Cadenciava a partida quando o adversário tentava acelerar e ainda ameaçava o gol de Hugo com boas chegadas, sobretudo com Pedro e Arrascaeta.

E foi o camisa 10 da Gávea que entrou na área e sofreu um pênalti aos 27 minutos. Após revisão do VAR, o árbitro confirmou a marcação e Pedro deu números finais ao placar, batendo forte, sem chance para Hugo. Os últimos minutos foram ao som de “olé” da torcida do Flamengo, que lotou o Maracanã e saiu satisfeita.

agenciabrasil*