Início Site Página 26

PF investiga fraude em sistemas federais de terras

Campo Grande MS- Nesta terça-feira (7/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Forjada , com o objetivo de apurar um possível esquema de fraude mediante a inserção de informações falsas em sistemas públicos federais.

As diligências apontam a manipulação de dados em sistemas públicos federais, com a finalidade de simular domínio ou posse sobre áreas rurais, incluindo terras públicas e propriedades privadas regularmente constituídas. Também foram identificados indícios de fraudes relacionadas à reserva legal, com a inserção de informações inconsistentes para conferir aparência de regularidade ambiental.

Apurou-se que um dos responsáveis teria inserido dados ideologicamente falsos nos sistemas oficiais, inclusive com uso indevido de informações vinculadas a imóvel diverso, viabilizando a tentativa de apropriação de terra pública e a sobreposição indevida de área particular.

Uma das empresas investigadas já foi alvo da Operação Terra Nullius, em 2023, que teve como escopo a apuração de fraudes fundiárias envolvendo a inserção de dados falsos em sistemas públicos, com o objetivo de simular posse e de viabilizar a regularização indevida de áreas rurais, inclusive com indícios de grilagem de terras.

EUA realizam ataques contra alvos estratégicos em ilha iraniana, diz emissora

Imagem Fox News.

Internacional — Forças dos Estados Unidos teriam realizado ataques contra dezenas de alvos na ilha iraniana de Kharg, em uma ação de grande escala que aumenta a tensão no cenário internacional.

De acordo com informações divulgadas pela emissora norte-americana Fox News, os alvos atingidos incluem bunkers, uma estação de radar e depósitos de munição, considerados pontos estratégicos para a infraestrutura militar da região.

Até o momento, não há confirmação oficial por parte do governo dos Estados Unidos ou das autoridades iranianas sobre a operação, nem informações detalhadas sobre possíveis vítimas ou danos adicionais.

A ilha de Kharg é considerada uma área sensível, especialmente por sua importância logística e energética para o Irã, o que eleva a preocupação com possíveis desdobramentos geopolíticos.

O caso segue em atualização e pode impactar diretamente a estabilidade na região do Oriente Médio.

Bolsonaro aciona STF contra André Janones e pede indenização por ofensas

O ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal André Janones. A ação pede indenização de R$ 50 mil por danos morais.

O motivo são declarações feitas por Janones, que teria chamado Bolsonaro de “vagabundo” e “ladrão”. O caso agora será analisado pela Corte.

Fernando Diniz é anunciado como novo técnico do Corinthians

O técnico Fernando Diniz é o novo técnico do Sport Club Corinthians Paulista. O anúncio foi realizado, na noite desta segunda-feira (6), pela assessoria de imprensa do Timão.Fernando Diniz é anunciado como novo técnico do CorinthiansFernando Diniz é anunciado como novo técnico do Corinthians 1

“O Sport Club Corinthians Paulista acertou a contratação do técnico Fernando Diniz. O novo comandante do Timão terá contrato válido até o final de 2026. O auxiliar Léo Porto e o preparador físico Wagner Bertelli chegam para compor a comissão técnica”, diz o comunicado divulgado pelo Corinthians.

O Timão informou que Diniz já entra em ação na próxima terça-feira (07), quando comandará o primeiro treino de preparação para a estreia corinthiana na Copa Libertadores, na próxima quinta (9), a partir das 21h (horário de Brasília), diante do Platense (Argentina).

Diniz substitui no cargo Dorival Júnior, que, após derrota em casa para o Internacional na noite do último domingo (5) pelo Campeonato Brasileiro, foi demitido do comando da equipe do Parque São Jorge.

Durante o período no comando do Timão, Dorival foi campeão da Copa do Brasil de 2025 e da Supercopa do Brasil deste ano. No entanto, no Paulistão viu o Corinthians ser eliminado pelo Novorizontino nas semifinais do torneio.

Agencia Brasil*

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 15 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h, horário de Brasília

As seis dezenas do concurso 2.993 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 15 milhões 2Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 15 milhões 3

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 15 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas e pela internet, no portal Loterias Caixa. 

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Movidos a Álcool conquista título da 2ª Copa Guilhermina em grande final em PJC

Pedro Juan Caballero (PY) — O domingo foi de decisão e muita emoção no futebol amador da fronteira. A grande final da 2ª Copa Guilhermina de Futebol Suíço reuniu equipes, torcedores e amantes do esporte em Pedro Juan Caballero, em uma jornada marcada por jogos disputados e clima de confraternização.

Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Skina Car levou a melhor ao vencer o Sport Guilhermina por 1 a 0, com gol de Paulo.

Já na grande final, o time Movidos a Álcool confirmou o favoritismo e conquistou o título ao vencer o Sport Porã por 3 a 1. Candia foi o destaque da partida, marcando dois gols, enquanto Fabian e Luiz completaram o placar da decisão.

O evento esportivo teve organização de Jacinto Calonga e Emiliano Gonçalves Lesmo, sendo elogiado pela estrutura e participação das equipes.

A competição também contou com apoio de patrocinadores e parceiros, como Área 51 Fibra Ótica, deputado Fernando Peralta, vereador Puka Valdez, Construtora Silva, Lion Agência de Comunicação Visual e vereador Biro Biro.

A narração ficou por conta de Porvinha Gonçalves, que acompanhou de perto todos os lances da final.

A Copa Guilhermina reafirma a força do futebol suíço na fronteira, promovendo integração, lazer e valorização do esporte local.

Arboleda procura São Paulo para resolver situação e pode deixar o clube

O zagueiro Arboleda voltou a fazer contato com a diretoria do São Paulo e demonstrou interesse em resolver o impasse com o clube. A informação é do jornalista André Hernan.

Segundo apuração, o jogador, que recentemente deixou o Brasil sem aviso e não se reapresentou ao elenco, agora sinaliza disposição para alinhar seu futuro com o Tricolor.

A diretoria são-paulina, por sua vez, deseja que o defensor retorne ao país e se apresente oficialmente para dar início às tratativas.

Nos bastidores, a tendência inicial é de uma possível rescisão contratual, o que indicaria o fim do ciclo de Arboleda no clube após anos como titular da equipe.

As negociações ainda estão em fase inicial, e o desfecho deve ocorrer nos próximos dias.

Brasil importa mais de 130 kg de insumos para “canetas emagrecedoras” e Anvisa alerta para riscos

O Brasil importou mais de 130 quilos de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) nos últimos seis meses para a produção de tirzepatida — substância usada em medicamentos para diabetes e também no emagrecimento. O volume é suficiente para a fabricação de cerca de 25 milhões de doses no país.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também apresentou um alerta sobre o aumento na circulação desses medicamentos, principalmente os produzidos por farmácias de manipulação.

A tirzepatida é a substância base das chamadas “canetas emagrecedoras”. No Brasil, além dos medicamentos industrializados com registro, a legislação permite a produção sob medida em farmácias — modelo conhecido como manipulação. Segundo a Anvisa, esse formato ampliou o acesso, mas também levantou preocupações sobre a segurança.

📊 Entre novembro de 2025 e abril de 2026, mais de 100 kg do insumo já haviam sido importados — quantidade suficiente para cerca de 20 milhões de doses.


⚠️ Irregularidades e riscos à saúde

Durante fiscalizações realizadas em 11 farmácias no país, a Anvisa encontrou uma série de problemas:

  • Produtos sem registro sanitário
  • Risco de contaminação por falhas de esterilidade
  • Problemas na cadeia de refrigeração
  • Uso de insumos de origem desconhecida
  • Medicamentos falsificados
  • Importação e venda irregular

Segundo a agência, essas falhas podem comprometer diretamente a segurança dos pacientes.


📉 Mortes e uso fora da bula preocupam

O alerta também se baseia no aumento de efeitos adversos relacionados ao uso desses medicamentos.

Em fevereiro, foram registrados seis casos de morte por pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras, além de mais de 60 mortes ligadas a esse tipo de tratamento.

Dados da Anvisa apontam ainda que cerca de 26% dos casos envolvem uso fora das indicações aprovadas (off-label), o que aumenta os riscos.


📋 Regras devem ficar mais rígidas

Diante do cenário, a Anvisa anunciou que pretende endurecer as regras para a manipulação da tirzepatida no país. Uma atualização das normas está prevista para ser divulgada no próximo dia 15 de abril.

Além disso, a agência vai intensificar o monitoramento de efeitos adversos, com foco em hospitais, clínicas e serviços de emergência, buscando identificar casos relacionados ao uso desses medicamentos de forma mais rápida.


A expansão no uso das chamadas “canetas emagrecedoras” acendeu um alerta no país: enquanto a demanda cresce, os riscos associados ao uso irregular também preocupam as autoridades de saúde.

Estudante de Medicina é assaltada ao trocar pneu no centro de Ponta Porã

Uma estudante de Medicina, de 44 anos, foi vítima de assalto na tarde deste domingo (5), na região central de Ponta Porã, após parar o carro para trocar um pneu furado.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a mulher seguia para casa quando percebeu o problema no veículo e estacionou na Rua Calógeras. Enquanto realizava a troca do pneu, dois homens se aproximaram oferecendo ajuda.

Mesmo recusando a oferta, a dupla permaneceu no local. Em seguida, um dos suspeitos levantou a camisa, simulando estar armado, e anunciou o assalto dizendo: “Perdeu”.

A vítima chegou a pedir para que os criminosos não levassem o carro, mas o apelo foi ignorado. Os autores entraram no veículo e fugiram. No interior do automóvel também havia um cartão de crédito.

Aos policiais, a estudante relatou que um dos suspeitos possui estatura mediana e fala arrastada. O segundo envolvido não teve características detalhadas informadas.

Após o crime, a mulher foi até sua residência — onde havia deixado o celular — e acionou familiares e o corretor de seguros.

O veículo roubado é um GM/Chevrolet Spin 1.8, branco, ano/modelo 2014, registrado em nome da mãe da vítima, residente no Rio de Janeiro.

A polícia informou ainda que câmeras de segurança instaladas na região podem ter registrado a ação e devem auxiliar nas investigações.

O caso foi registrado como roubo majorado pelo concurso de pessoas na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.

Brasileirão 2026 mantém ritmo intenso e já soma 10 técnicos demitidos em apenas 10 rodadas

Dorival Jr em sua última partida no comando do Corinthians, contra o Internacional, na Neoquímica Arena. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Após derrota sofrida por 1 a 0 para o Internacional, no último domingo (5), o Corinthians demitiu Dorival Jr, que deixou o comando do clube com quase um ano, dois títulos, Copa do Brasil de 2025 e a Supercopa do Brasil de 2026 e entra para a lista de treinadores demitidos nesse início de Campeonato Brasileiro.

Ao todo, 10 nomes já deixaram o comando de suas equipes em 10 rodadas. Uma média de um técnico demitido por rodada. Este número representa cerca de 46% das demissões do nacional em 2025, que terminou com 22 treinadores mandados embora.

Entre os treinadores demitidos, três comandaram a seleção brasileira em ciclos anteriores. Tite esteve com a amarelinha durante pouco mais de 6 anos, de junho de 2016 até a Copa do Mundo do Catar em 2022.

Fernando Diniz foi contratado como interino por 12 meses, atuando em seis jogos entre 2023 e 2024, nas Eliminatórias da Copa deste ano, e conciliando a função com o Fluminense, onde era também técnico.

Já Dorival Jr, ficou pouco mais de um ano no cargo, sendo demitido em março de 2025, após 16 jogos e uma goleada sofrida para a Argentina nas Eliminatórias.

Veja lista de técnicos demitidos até a 10ª rodada do Brasileirão de 2026

  • Dorival Júnior (Corinthians) – 10ª rodada
  • Gilmar Dal Pozzo (Chapecoense) – 9ª rodada
  • Martín Anselmi (Botafogo) – 8ª rodada
  • Juan Pablo Vojvoda (Santos) – 7ª rodada
  • Tite (Cruzeiro) – 6ª rodada
  • Hernán Crespo (São Paulo) – 5ª rodada
  • Filipe Luís (Flamengo) – 4ª rodada
  • Juan Carlos Osorio (Remo) – 4ª rodada
  • Fernando Diniz (Vasco) – 3ª rodada
  • Jorge Sampaoli (Atlético-MG) – 3ª rodada 

Fonte: Estadão