Início Site Página 27

Eduardo Bolsonaro diz que Trump pode reativar Magnitsky contra Moraes

Eduardo Bolsonaro diz que Trump pode reativar Magnitsky contra Moraes

247 – O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou ao jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode voltar a aplicar sanções com base na Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de outras autoridades brasileiras. Segundo ele, a eventual retomada dessas medidas estaria condicionada a interesses políticos do governo norte-americano.

Na avaliação de Eduardo Bolsonaro, o cenário para novas sanções permanece aberto, já que processos anteriores não teriam sido encerrados de forma definitiva pelas autoridades dos Estados Unidos…

Continue lendo no Brasil 247

Calderano cai para chinês na semi e leva bronze na Copa do Mundo

O brasileiro Hugo adiou o sonho do bicampeonato consecutivo e encerrou com medalha de bronze a Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau (China). Neste domingo (5), o carioca número 3 do mundo foi superado nas semifinais pelo chinês Wang Chuqin, líder do ranking e atual campeão mundial. O anfitrião levou a melhor por 4 sets a 1 (parciais de 11/7, 11/3, 11/7, 6/11 e 12/10), quase um ano após amargar o vice-campeonato na edição passada, quando foi derrotado por Calderano na final.Calderano cai para chinês na semi e leva bronze na Copa do MundoCalderano cai para chinês na semi e leva bronze na Copa do Mundo 1

Horas depois, Chuqin faturou pela primeira vez na carreira um título de simples em Copa do Mundo. O asiático travou uma batalha acirrada contra o japonês Matsushima Sora (8º do ranking), mas ao final garantiu o ouro ao ganhar por 4 sets a 3 (9/11, 18/16, 11/8, 11/13, 8/11, 11/4 e 11/8).

Na disputa feminina de simples, a final foi 100% chinesa. Líder do ranking, Sun Yingsha foi campeã com vitória por 3 sets a 1 sobre Wang Manyu, número 2 do ranking. O Brasil foi representado por Bruna Takahashi em Macau, mas a paulista parou nas oitavas de final.

A Copa de Macau teve início com 48 atletas em cada gênero. Na disputa masculina, além de Calderano, o torneio contou também com outros favoritos ao título que ficaram pelo caminho, como sueco Truls Moregard (vice-líder do ranking), o japonês Tomokazu Harimoto (4º) e o francês Felix Lebrun (6º) – irmão mais velho de Alexis.  

Agencia Brasil*

Flamengo reage e vence Santos de virada por 3 a 1 no Brasileirão

O Flamengo encostou no G4 (zona de classificação para a Copa Libertadores) do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos, ao vencer o Santos de virada (3 a 1), diante de mais de 68 mil torcedores que lotaram o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, neste domingo (5). O time entrou em campo pressionado, após a derrota por 3 a 0 na última quinta-feira (2) para o Bragantino. Após um primeiro tempo fraco, a equipe chegou a sair de campo vaiada pela torcida.Flamengo reage e vence Santos de virada por 3 a 1 no Brasileirão 2Flamengo reage e vence Santos de virada por 3 a 1 no Brasileirão 3

Na volta do intervalo, Lautaro Díaz abriu o placar para o Santos aos dois minutos, em um contra-ataque fulminante. Na sequência, aos seis, Léo Ortiz chegou a empatar o jogo, mas o gol foi anulado pelo árbitro Anderson Daronco, após revisão do Árbitro de Vídeo (VAR). Os jogadores rubro-negros contestaram a decisão de Daronco, ao assistirem às imagens do lance no telão do Maracanã, mas o juiz de campo manteve o gol invalidado.

O time carioca não esmoreceu e seguiu pressionando até arrancar o empate aos 18 minutos.. Carrascal cruzou na medida para Pedro marcar de cabeça e deixar tudo igual, para delírio da torcida. Foi o 161º gol do centroavante que se igualou a Gabigol (atualmente no Santos) como maior artilheiro do clube neste século. 

Agencia Brasil*

Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro

O prazo para agentes públicos que vão participar das eleições deixarem seus cargos terminou neste sábado (4). A regra é chamada de desincompatibilização e vale para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar no pleito de outubro.
Com o fim do prazo, 11 governadores deixaram suas funções para disputar outros cargos.Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro 4Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro 5

Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.

Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.

Reeleição

Nove governadores vão disputar a reeleição e podem continuar nos cargos: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).

De acordo com a legislação eleitoral, políticos não precisam deixar os cargos no Poder Executivo se pretendem disputar o segundo mandato.

Ficam no governo

Sete govenadores decidiram completar o mandato e não renunciaram para disputar algum cargo nas eleições. Eles já cumpriram dois mandatos consecutivos. São eles: Paulo Dantas (MDB-AL); Carlos Brandão (Sem partido-MA); Ratinho Junior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).

Eleições

O primeiro turno das eleições será em 4 de outubro, quando 155 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, o vice-presidente, governadores e deputados estaduais, federais e distritais.

O segundo turno poderá realizado, no dia 25 de outubro, para os cargos de presidente e govenador se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos e nulos, no primeiro turno.

Adolescente é suspeito de matar padrasto a tiros em Pedro Juan Caballero

Pedro Juan Caballero (PY) — Um adolescente de 17 anos é apontado como o autor do homicídio do próprio padrasto na tarde deste sábado (4), no assentamento San Francisco, localizado no bairro General Genes, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil.

A vítima foi identificada como Pedro Rubén Merlo Alegre, de 37 anos. Segundo informações preliminares, ele foi atingido por um disparo de arma de fogo dentro de um dos cômodos da residência e morreu ainda no local.

De acordo com o comissário Sergio Sosa, chefe de Prevenção e Segurança Cidadã de Amambay, o suspeito fugiu logo após o crime, utilizando uma motocicleta que estava no pátio da casa.

As investigações iniciais apontam que a relação entre o adolescente e o padrasto era marcada por conflitos frequentes. A mãe do jovem relatou às autoridades que o filho enfrenta problemas com drogas e, em diversas ocasiões, precisou ser localizado em território brasileiro.

Equipes da Criminalística e do Departamento de Investigações da Polícia Nacional estiveram no local para realizar a perícia e coletar evidências. O calibre da arma utilizada ainda não foi identificado, e o armamento não foi localizado até o momento.

O corpo da vítima foi encaminhado ao necrotério para os procedimentos legais.

A Polícia Nacional segue em diligências para localizar o adolescente, que já foi identificado e deve ser apreendido para ficar à disposição do Ministério Público.

Trump ameaça Irã e diz que ‘inferno se abaterá’ sobre o país caso não haja acordo sobre Ormuz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa em Washington Foto: Alex Brandon/AFP

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, voltou a ameaçar o Irã em uma publicação na rede social Truth Social neste sábado, 4. O republicano disse que Teerã precisa reabrir o Estreito de Ormuz ou fazer um acordo com Washington até segunda-feira, 6.

“Lembram-se de quando dei ao Irã dez dias para FAZER UM ACORDO ou ABRIR O ESTREITO DE ORMUZ?”, disse o republicano. “O tempo está se esgotando – 48 horas antes que o inferno se abata sobre eles. Glória a DEUS!”, acrescentou.

A publicação de Trump ocorre em meio a uma escalada na guerra com o Irã. Em outra postagem na rede social Truth Social na sexta-feira, 3, o republicano apontou que Washington poderia reabrir o Estreito de Ormuz a força se tiver mais tempo.“Com um pouco mais de tempo, podemos facilmente ABRIR O ESTREITO DE ORMUZ, EXTRAIR O PETRÓLEO E FAZER UMA FORTUNA. SERIA UMA ‘JORRA’ PARA O MUNDO???”, disse Trump na rede social.

O comentário do republicano pareceu refletir observações que ele fez em particular nesta semana, nas quais expressou o desejo de continuar a guerra e tentar se apoderar do petróleo iraniano, mas disse ser “lamentável” que os americanos não parecem ter apetite para a empreitada.

Os ataques iranianos a navios comerciais, e a ameaça de mais ataques, paralisaram quase todo o tráfego na hidrovia que liga o Golfo Pérsico ao resto dos oceanos do mundo, fechando uma rota crítica para o fluxo mundial de petróleo e fazendo os preços do petróleo dispararem.O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, participa de uma coletiva de imprensa Foto: Mark Schiefelbein/AP

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, participa de uma coletiva de imprensa Foto: Mark Schiefelbein/AP

Pronunciamento

Em um pronunciamento na quarta-feira, 1.º, Trump oscilou entre apoiar negociações para encerrar a guerra e prometer uma escalada da violência.

“Estamos no caminho certo para concluir todos os objetivos militares dos Estados Unidos em breve, muito em breve”, disse. “Vamos atacá-los com extrema força. Nas próximas duas ou três semanas, vamos fazê-los regredir à Idade da Pedra, à qual eles pertencem. Enquanto isso, as discussões estão em andamento.”

Fonte: Estadão

Candidatura de Zema perde força em meio a racha no Novo e ascensão de novo rival

Candidatura de Zema perde força em meio a racha no Novo e ascensão de novo rival

O racha na direita para as eleições deste ano ganhou novos contornos, com a pré-candidatura de Romeu Zema (Novo) à presidência da República enfrentando desafios significativos. O ex-governador de Minas Gerais vê sua campanha perder fôlego em meio a pressões internas no partido e a ascensão de um novo nome que adota uma postura considerada mais radical.,

Apesar de Zema negar publicamente a possibilidade de desistir da corrida presidencial, vozes crescem dentro do Novo defendendo um alinhamento com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já no primeiro turno, mesmo sem a oferta de uma vaga de vice na chapa. Em reuniões recentes, lideranças do partido na região Sul, como o ex-procurador da operação Lava-Jato Deltan Dallagnol, o deputado Marcel Van Hatten e o ex-prefeito de Joinville Adriano Silva, começam a deixar claro que preferem caminhar nacionalmente com o PL. Dallagnol é pré-candidato ao Senado no Paraná na chapa de Sergio Moro, recém-filiado ao PL e pré-candidato ao governo do estado; Van Hatten, pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Sul na chapa de Luciano Zucco (PL); e Silva, pré-candidato a vice-governador de Jorginho Mello (PL), que busca a reeleição.

Por trás dessa movimentação, há um debate mais profundo sobre os rumos do Novo após duas eleições presidenciais com resultados pífios: em 2018, João Amoêdo obteve 2,50% dos votos e, em 2022, Felipe d’Avilla recebeu 0,47%. A questão central é se o partido deve atuar como linha auxiliar do bolsonarismo, como defendem Dallagnol e seus aliados, ou se posicionar como uma alternativa na direita capaz de confrontar pontos frágeis da trajetória de Flávio Bolsonaro e sua família. A equipe estratégica de Zema deseja atacar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não recebe autorização para tal. O próprio Zema frequentou manifestações pela anistia de Bolsonaro e dos condenados pelos atos golpistas no ano passado.

Novo “rival”

Nesse vácuo, Renan Santos, pré-candidato a presidente pelo recém-criado Missão, assume o figurino de candidato “anti-sistema”. O Missão, partido do Movimento Brasil Livre (MBL), teve seu registro homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2025. Em março deste ano, durante o lançamento da candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (Missão) ao Palácio Bandeirantes, em São Paulo, Renan Santos fez o que Zema está proibido: chamou Flávio Bolsonaro de “ladrão” e “representante da direita corrupta”.

Cortes de vídeos com essa declaração viralizam nas redes sociais e já há pesquisas de intenções de votos que colocam o líder do MBL à frente de Zema na corrida presidencial, evidenciando a estagnação do ex-governador de Minas Gerais.

*Com informações da newsletter Jogo Político, do jornal O Globo

Bolsonaro deve passar por cirurgia em ombro direito após relatório médico

Em prisão domiciliar, Jair Bolsonaro precisará realizar uma cirurgia no ombro direito, a informação está no relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos advogados do ex-presidente. O documento foi baseado no relato dos médicos responsáveis pelo estado de saúde de Bolsonaro, que deve ser relatado regularmente à pedido do ministro Alexandre de Moraes.

Anteriormente, o ex-presidente condenado a 27 anos e três meses de prisão, por tentativa de golpe do Estado, cumpria a pena em regime fechado, na Papudinha, em Brasília. Após receber alta da internação por penumonia, ele segue em prisão domiciliar recebdno atendimentos desde o dia 30 de março.

No documento, o fisioterapeuta Kleber Caiado de Freitas descreveu que a dor no ombro “é intensa” e, que Bolsonaro já passou por avaliação ortopédica e exames para indicar o grau da dor. “Diante desse contexto, foi indicado o início de acompanhamento fisioterapêutico em fase pré-operatória”.

Ele então concluiu que a recomendação é que seja feita a cirurgia. “Diante do exposto, conclui-se que o paciente se encontra em fase pré-operatória, com quadro álgico importante e limitação funcional significativa do membro superior acometido, o que, no momento, restringe a progressão para intervenções fisioterapêuticas mais ativas”.

Fonte: Correio do Estado

Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos

Hoje (4) é o último dia para os partidos políticos e as federações que desejam participar do pleito registrem seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos 6Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos 7

De acordo com o TSE, a legislação eleitoral estabelece que “partidos e federações precisam estar regularmente constituídos com pelo menos seis meses de antecedência do 1º turno das eleições”, marcadas para o dia 4 de outubro.

Também acaba neste sábado o prazo para que candidatas e candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição onde pretendem concorrer e para que estejam com a filiação partidária devidamente aprovada pelo partido.

O Tribunal informa que a “exigência segue a legislação eleitoral, embora as agremiações possam estabelecer prazos mais longos nos respectivos estatutos”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Desincompatibilização

Outro prazo que termina neste sábado deve ser observado por ocupantes de cargos do Poder Executivo. De acordo com a legislação eleitoral, ocupantes de cargos como ministros de Estado, governadores e prefeitos, que pretendem se eleger para outros cargos, têm que se afastar da função no prazo máximo de até seis meses antes da data das eleições.

A exigência da chamada desincompatibilização de cargos, segundo o TSE, serve para impedir que haja abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso de recursos da administração pública, assegurando a paridade entre os candidatos em disputa.

Agencia Brasil*

Idosa de 74 anos é socorrida em situação de emergência em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) — Uma idosa de 74 anos foi atendida em situação de emergência na tarde desta terça-feira (data não informada), na Rua José Bonifácio, nº 457, no Bairro Noroeste, em Ponta Porã.

De acordo com as informações iniciais, Luzia da Conceição Andrade foi encontrada em estado que exigiu atendimento imediato. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local em cerca de sete minutos, iniciando rapidamente os procedimentos de socorro.

A Polícia Militar também esteve presente para dar apoio à ocorrência e auxiliar no atendimento.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde da idosa ou as circunstâncias que levaram à situação de emergência.

O caso segue em acompanhamento pelas autoridades, e novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.