Início Site Página 28

Suspeito com 14 passagens por furto é preso pelo SIG em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) — A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), prendeu na tarde de segunda-feira (30) um homem de 48 anos, identificado como S.F.V., conhecido como “Capacete”, suspeito de envolvimento em diversos furtos na região de fronteira.

Segundo a polícia, o indivíduo, que já possui 14 passagens por crimes contra o patrimônio, foi localizado após ser visto entrando em um imóvel na área central da cidade. Durante a abordagem, ele resistiu e precisou ser contido pelos agentes.

Ainda de acordo com as investigações, o suspeito estava em liberdade desde dezembro de 2025 e havia rompido a tornozeleira eletrônica em fevereiro deste ano.

Durante a ação, os policiais recuperaram objetos furtados de um hotel em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com apoio das autoridades locais. Os itens foram reconhecidos pela vítima. Além disso, o homem foi identificado como autor de outro furto recente, após análise de imagens de câmeras de segurança.

Em depoimento, ele confessou ter furtado e vendido três baterias. Com o suspeito, foram apreendidos um aparelho celular e a quantia de R$ 120 em dinheiro.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e permanece à disposição da Justiça. As investigações seguem para apurar outros possíveis crimes relacionados ao caso.

Prefeito empossa nova secretária de Meio Ambiente em Ponta Porã

Prefeito Eduardo Campos com a nova secretária Renata Freitas de Souza e o ex-secretário de Meio Ambiente, Thiago Vedana, que retorna para a Câmara Municipal - Fotos: Wilhan Filgueira

Renata Freitas de Souza assume a Pasta e Thiago Vedana retorna à Câmara Municipal

O prefeito Eduardo Campos deu posse, na manhã desta quarta-feira (1º), à advogada Renata Freitas de Souza como nova titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã. Ela substitui Thiago Vedana, que deixa o cargo para retomar seu mandato como vereador na Câmara Municipal.

A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito, que destacou a importância da Pasta e a confiança na nova secretária. “Agradeço à Renata por ter aceitado o convite para integrar nossa equipe, assumindo uma Secretaria que desenvolve um trabalho fundamental diante dos desafios ambientais que enfrentamos”, afirmou.

Eduardo Campos também agradeceu ao ex-secretário pelo trabalho realizado durante sua gestão. “Gratidão à Câmara Municipal por ter cedido o Thiago para contribuir com a nossa administração. Agora, a Renata, com um currículo qualificado, chega para somar com competência e dedicação. Temos convicção de que terá papel importante na nossa gestão”, ressaltou.

Em seu primeiro discurso após a posse, Renata Freitas de Souza agradeceu a confiança e destacou o compromisso com a responsabilidade na gestão pública. “Chego com disposição para realizar um trabalho aberto ao diálogo, recebendo sugestões para novos projetos e atuando com responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Vamos trabalhar para avançar em melhorias para o nosso município”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Jelson Bernabé, também desejou sucesso à nova secretária. “Temos certeza de que, pelo conhecimento e experiência, a Renata contribuirá significativamente para a administração municipal, dando respostas importantes à sociedade”, disse.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários municipais e outras autoridades, entre eles, vereadores Biro Biro que é líder do Poder Executivo na Câmara Municipal, Marcelino Nunes, Daniel Puka Valdez; secretários municipais: Fabrício Cervieri, Wesley Tolentino, Raphael Modesto, Ricardo Torraca, Candinho Gabínio, Joanilson dos Santos, Daniel Kayatt e Eliana Fernandes, além de Rafael Fração, do Previporã.

Mudanças na estrutura administrativa

Durante o evento, o prefeito também destacou a saída de Paula Consalter Campos da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação. Segundo ele, ela foi convocada pelo governador Eduardo Riedel para assumir nova missão no grupo político.

Outra mudança anunciada foi a ida de Vanderlei Avelino para a Secretaria Municipal de Obras, onde assumirá como superintendente. Com isso, ele deixa a Câmara Municipal e passa a atuar como interlocutor entre os poderes Executivo e Legislativo.

Prefeito empossa nova secretária de Meio Ambiente em Ponta Porã

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ponta Porã nega envolvimento em operação do GAECO e critica associação indevida em reportagens

A Prefeitura de Ponta Porã esclarece que não possui qualquer relação com a Operação “Pretense”, deflagrada na manhã desta terça-feira, 31 de março, pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).
Informações divulgadas de forma equivocada ou mal-intencionada por alguns veículos de comunicação tentaram associar a administração municipal à referida operação, o que não condiz com a realidade. A gestão reforça que não foi alvo de cumprimento de mandados e não figura como investigada na ação.
Causa estranheza o fato de que, em determinada reportagem, o nome da Prefeitura de Ponta Porã tenha sido destacado no título, mesmo sem qualquer envolvimento direto com os fatos apurados.
Ressalta-se ainda que eventual medida cumprida no município ocorreu em endereço privado e envolve pessoa sem qualquer vínculo com a atual gestão municipal.
A Prefeitura de Ponta Porã reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e a responsabilidade na condução da administração pública, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Urgente: BOPE e GAECO fazem operação em Ponta Porã MS

Uma operação envolvendo policiais do BOPE e do GAECO movimenta a manhã desta terça-feira em Ponta Porã.

De acordo com informações preliminares, diversas viaturas foram vistas concentradas em uma residência localizada nas proximidades da base da Polícia Militar do município, o que chamou a atenção de moradores da região.

A presença de equipes especializadas indica uma ação de maior complexidade, geralmente relacionada a investigações estratégicas ou ao cumprimento de ordens judiciais. No entanto, até o momento, nem o BOPE nem o GAECO divulgaram informações oficiais sobre os objetivos da operação, tampouco detalhes sobre possíveis alvos.

A movimentação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia pelas autoridades responsáveis.

MS respeita empresariado: Governo mantém benefícios que garantem segurança e estimulam desenvolvimento econômico

Para fortalecer o ambiente de negócios, estimular investimentos e promover o desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado formalizou incentivos fiscais às empresas que atuam no território estadual. Com foco no equilíbrio dos gastos públicos, priorizando investimentos em infraestrutura e áreas sociais, além da desoneração das cadeias produtivas do Estado, a política fiscal vigente vai manter a alíquota modal de ICMS em 17%, a menor do país, e incentivar a regularização fiscal voluntária.

O governador Eduardo Riedel se reuniu com representantes do setor produtivo, nesta segunda-feira (30), para anunciar 77 benefícios tributários. “O Mato Grosso do Sul é um Estado que respeita o empresariado. Renovamos os incentivos para todos que recebem, no início da gestão e agora até o fim do ano. No caso dos bares e restaurantes, a origem foi a pandemia. É importante essa manutenção, pois talvez seja um dos segmentos que mais empregue e cresça”, afirmou Riedel.

A política fiscal do Estado foi adotada no período da pandemia e desde então passou a ser diretriz econômica de governo, voltada ao fortalecimento da base produtiva, promoção de crescimento e arrecadação sustentável para fomentar o desenvolvimento econômico, aumentar a competitividade das empresas e gerar emprego e renda à população. As desonerações transformam e institucionalizam um patamar inédito de carga fiscal reduzida como política permanente de Estado. 

agenciadenoticias

Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios

Entenda como funciona a estrutura do SUS e como União, estados e municípios dividem responsabilidades na gestão da saúde

Você já se perguntou como o dinheiro da saúde pública é aplicado e quem é responsável por cada etapa do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)?

A resposta passa por um modelo chamado gestão tripartite, no qual União, estados e municípios compartilham responsabilidades no financiamento e na execução das ações de saúde.

No SUS, esse modelo permite organizar desde a vacinação e consultas básicas até atendimentos hospitalares de alta complexidade, garantindo que os recursos cheguem aos serviços utilizados pela população.

Gestão tripartite: como funciona

O financiamento da saúde pública no Brasil é dividido entre três níveis de governo:
• União, responsável por repasses nacionais e políticas estratégicas;
• Estados, que coordenam a rede regional de saúde e apoiam os municípios;
• Municípios, responsáveis pela execução direta da maior parte dos serviços, como atendimento nas unidades de saúde.

Esse modelo permite que os recursos sejam distribuídos de forma organizada entre as diferentes etapas do atendimento.

Como o recurso chega aos municípios

Grande parte do financiamento da saúde funciona por meio de transferências chamadas de “fundo a fundo”.

Nesse modelo, o recurso sai do Fundo Nacional de Saúde e é transferido para os fundos estaduais e municipais, que utilizam os valores para custear serviços, programas e ações de saúde.

Na prática, isso significa que o Governo do Estado exerce papel central na organização e distribuição dos recursos, coordenando a rede regional de saúde e garantindo o apoio necessário para a execução dos atendimentos no SUS.

“O financiamento da saúde é compartilhado, mas ele só se concretiza de fato quando chega na ponta, no atendimento à população. Por isso, é fundamental essa articulação entre União, Estado e municípios, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e cheguem onde as pessoas mais precisam”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.

Onde os recursos são aplicados

Os recursos públicos financiam diferentes áreas da rede de saúde, entre elas:
• atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)
• serviços de urgência e emergência
• consultas, exames e cirurgias
• programas de vacinação e prevenção
• custeio de hospitais e unidades especializadas

Também são utilizados para aquisição de medicamentos, equipamentos, manutenção das unidades e pagamento de profissionais de saúde.

Investimento em saúde no Estado

Dados do RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior) mostram que, em 2025, Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 2,95 bilhões em ações e serviços públicos de saúde, considerando diferentes fontes de financiamento.

Somente com recursos próprios do Estado, foram R$ 2,39 bilhões investidos na área, valor que corresponde a 12,26% da receita estadual, percentual acima do mínimo constitucional exigido.

“Esse investimento é essencial para manter a rede funcionando e ampliar o acesso da população aos serviços. O Estado tem atuado de forma contínua para fortalecer a assistência e apoiar os municípios em todas as regiões”, reforça o secretário Maurício Simões.

Quem executa os serviços

Embora o financiamento seja compartilhado entre os três níveis de governo, a maior parte dos atendimentos é realizada pelos municípios, especialmente na Atenção Primária.

Cabe ao Estado organizar a rede regional de saúde, apoiar os municípios e garantir serviços de média e alta complexidade, como hospitais regionais, transplantes, centros especializados e programas estratégicos.

Uma rede integrada

O modelo tripartite permite que o SUS funcione como uma rede integrada, onde cada esfera de governo assume responsabilidades específicas.

Essa estrutura garante que a população tenha acesso a diferentes níveis de atendimento, desde a unidade básica de saúde até hospitais especializados, dentro de um sistema público que atende milhões de brasileiros todos os dias.

“O Estado tem um papel central na organização da rede de saúde, articulando os serviços e ampliando o acesso da população. Esse trabalho é essencial para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento em todas as regiões”, finaliza o secretário.

André Lima, Comunicação SES
Foto: Arquivo SES

COP15 termina em Campo Grande com mais 40 espécies protegidas

Também foram firmadas dez novas ações de cooperação internacional

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), em Campo Grande (MS),  terminou nesse domingo (29) com mais 40 espécies protegidas, 16 novas ações de cooperação internacional e 39 resoluções que deverão ser adotadas pelos 132 países participantes, mais a União Europeia. Os resultados são inéditos.COP15 termina em Campo Grande com mais 40 espécies protegidas 1COP15 termina em Campo Grande com mais 40 espécies protegidas 2

Segundo o presidente da COP15, João Paulo Capobianco, a conferência foi considerada um sucesso tanto no avanço coletivo, quanto nas iniciativas lideradas pelo Brasil.

“Nós trouxemos 60 negociadores. Os maiores especialistas em aves, répteis, mamíferos, insetos Todos muito envolvidos nos debates que ocorreram ao longo da semana”, afirmou.

Foram aprovadas seis das sete propostas brasileiras de inclusão de espécies nos Anexo I (espécies ameaçadas de extinção) e Anexo II (espécies que demandam esforços internacionais de conservação) da Convenção de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS, na sigla em inglês).

As aves maçarico-de-bico-torto e maçarico-de-bico-virado foram listadas no Anexo I. O peixe pintado, o tubarão cação-cola-fina e a ave caboclinho-do-pantanal entraram para o Anexo II e as aves petréis serão incluídas nas duas listas.

A única proposta brasileira que foi retirada das negociações foi a de incluir o tubarão cação-anjo-espinhoso no Anexo II, sob a condição de acordo para uma ação conjunta entre Brasil, Argentina e Uruguai a fim de reavaliar a situação da espécie. “Havia uma controvérsia se a espécie estava ou não em risco, ou algum tipo de ameaça”, explica Capobianco.

Outras iniciativas apoiadas pelo Brasil, mas lideradas por outros países, como a proposta francesa de inclusão da ariranha nos dois anexos da CMS, também tiveram êxito.

Das 42 propostas globais para ajustes nas listas de proteção do tratado internacional, também não foi acordada a retirada do cervo-de-Bokhara, uma espécie asiática que mesmo tendo apresentado melhora na população, ainda permanecerá protegida por mais alguns anos, até nova avaliação.

“Hoje a gente ainda tem 400 espécies no mundo que fazem migração, não estão em nenhuma lista e tem sido um esforço gradativo, para cada vez mais, a gente conseguir a proteção dessas espécies. Conseguimos avançar em 10%. Em nenhuma outra COP houve um número tão representativo”, acrescentou o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.

Entre as 16 ações de cooperação internacional, também foram aprovadas propostas brasileiras como o Plano de Ação para a Conservação dos Grandes Bagres Migratórios Amazônicos e as ações de cooperação para a conservação do tubarão-mangona e do tubarão-peregrino.

Sob a liderança brasileira, também foram aprovadas 39 resoluções que tratam de saúde, proteção de habitats, compatibilização com as rotas migratórias e infraestrutura, especialmente de energia, que costuma criar barreiras em relação à migração dessas espécies.

“Essa convenção tem um aspecto importante de destacar. Ela é legalmente vinculante. Quer dizer que as decisões que ela toma, os países signatários têm que seguir. Ela tem força legal”, reforça Capobianco.

Multilateralismo

A escolha da Cidade de Campo Grande, considerada a porta do bioma Pantanal, que recebe centenas de espécies em suas rotas de migração, foi considerada estratégica pelos negociadores de todo o mundo, destacou Patrick Luna, chefe da Divisão de Biodiversidade do Ministério das Relações Exteriores.

“É uma região que nos aproxima da mensagem fundamental dessa convenção de que não adianta um país sozinho proteger uma espécie, se essa espécie nasce em um país, se alimenta em um terceiro e tem um ciclo de maturidade mais adiante. É necessário que todos os países [por onde ele passa] atuem de maneira coordenada”.

O diplomata lembra que a escolha do Brasil para sediar a COP15 está inserida em uma política de valorização do multilateralismo.

“Nós acreditamos que é absolutamente impossível resolver os problemas [globais] de maneira isolada e essa COP nos aproxima muito dessa mensagem”, acrescenta.

Os resultados da escolha pelo fortalecimento do trabalho de cooperação entre os países foram inéditos, como o acordo pela construção de estratégia de mobilização de recursos. “É uma plataforma para ajudar os países em desenvolvimento a estarem em condições plenas de conseguir cumprir os compromissos da CMS.”

*A equipe viajou a convite do Ministério do Meio Ambiente

Agencia Brasil*

Sorveteiro é preso suspeito de estuprar jovem de 18 anos após fingir pedir água em MS

Suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Deodápolis. — Foto: Polícia Civil

A vítima disse à polícia que o trauma foi ainda maior porque o estupro ocorreu na presença do filho de 11 meses. A Polícia Civil investiga o caso e apura se há outras possíveis vítimas.

Um sorveteiro de 50 anos foi preso em flagrante na manhã deste domingo (20), suspeito de invadir a casa e estuprar uma jovem de 18 anos, em Deodápolis. Segundo a polícia, o crime ocorreu durante a madrugada, depois que o homem pediu água e percebeu que a vítima estava sozinha.

De acordo com a Polícia Civil, a jovem disse que o trauma foi ainda maior porque o crime aconteceu na presença do filho, de 11 meses. O caso segue em investigação, e a polícia apura se há outras possíveis vítimas.

Ainda segundo a polícia, o suspeito foi até a casa da jovem e pediu água para verificar se havia outras pessoas no local.

Ao perceber que a jovem estava sozinha, apenas com o filho, o homem entrou na casa atrás dela.

Dentro do imóvel, segundo a polícia, o suspeito imobilizou a jovem contra a parede e cometeu o estupro. Depois, a vítima conseguiu fugir e pediu ajuda em uma mercearia próxima.

A Polícia Civil foi acionada e iniciou as buscas pelo suspeito ainda durante a madrugada.

O homem foi localizado na manhã deste domingo em Ivinhema, no momento em que saía para trabalhar. Ele foi levado para a delegacia e autuado em flagrante por estupro.A Polícia Civil orienta que pessoas que tenham passado por situação semelhante procurem a Delegacia de Polícia de Deodápolis para registrar ocorrência. Segundo a corporação, o atendimento é sigiloso e as vítimas recebem acolhimento.

G1

Homem baleado corre até posto e pede socorro em Campo Grande MS

Testemunhas relataram à polícia que dois homens em uma motocicleta preta e vermelha se aproximaram da vítima momentos antes dos disparos.

Um homem foi baleado na tarde desse domingo (29) e correu até um posto de combustíveis para pedir ajuda, em Campo Grande. O caso aconteceu na região da Avenida Manoel da Costa Lima.

De acordo com a polícia, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo nas proximidades de uma escadaria que liga a Rua Corá à avenida. Mesmo ferido, ele conseguiu atravessar a via correndo e chegou até o posto, onde caiu no pátio pedindo socorro.

Quando as equipes chegaram ao local, o homem já estava sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele apresentava ferimentos na perna, no tórax, próximo ao ombro, e na região lombar. Segundo os socorristas, havia suspeita de hemorragia interna. A vítima foi encaminhada em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande.

Testemunhas relataram à polícia que dois homens em uma motocicleta preta e vermelha se aproximaram da vítima momentos antes dos disparos. Um deles teria chamado o homem pelo apelido e, em seguida, atirado. Os suspeitos foram descritos como magros, de pele clara, usando capacetes, camisetas pretas e calças.

Ainda conforme o relato, outros dois homens também estariam envolvidos e teriam dado apoio em um carro prata. Após o crime, todos fugiram.

Uma testemunha contou à polícia que ouviu os tiros enquanto estava em um semáforo próximo e, logo depois, viu a vítima correndo em direção ao posto de combustíveis.

A área foi isolada para o trabalho da perícia, que também esteve na escadaria onde o crime teria ocorrido. No local onde a vítima caiu, havia poucas marcas de sangue, o que, segundo os bombeiros, pode ser explicado pela hemorragia interna.

Fonte: G1

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (30) a parcela de março do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 3Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 4

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 683,75. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,73 milhões de famílias, com gasto de R$ 12,77 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de nove estados receberam o pagamento no último dia 18, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 126 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca, e os moradores de Juiz de Fora, Ubá, Patrocínio do Muriaé e Formiga, em Minas Gerais, afetados por enchentes. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Amazonas (3), Bahia (17), Paraná (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (4), Roraima (6) e Sergipe (9).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,35 milhões de famílias estão na regra de proteção em março. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Neste mês, o benefício médio para elas está em R$ 368,97.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Arte EBC

Fonte: Agencia Brasil*