Início Site Página 30

Operação integrada resulta em prisões, apreensão de armas e desmantelamento de esquema criminoso no norte de MS

Uma operação conjunta envolvendo o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o 5º BPM de Coxim e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MS) desarticulou um grupo envolvido em uma série de crimes na região norte de Mato Grosso do Sul. A ação é resultado de um trabalho coordenado de investigação que começou após o roubo de uma motocicleta em Rio Verde de Mato Grosso, no dia 22 de março.

A partir da análise de imagens de câmeras de segurança, as equipes identificaram um veículo usado como apoio no crime. O monitoramento levou à localização do primeiro suspeito em uma propriedade rural, onde novas informações começaram a revelar a estrutura criminosa.

Durante as diligências, os policiais descobriram que o veículo de apoio havia sido deixado como forma de pagamento em um ponto de venda de drogas. No local, o responsável pelo imóvel confessou participação no esquema, afirmando ter cedido sua motocicleta para que comparsas cometessem o roubo em Rio Verde e, posteriormente, um homicídio em Coxim.

No mesmo endereço, foram apreendidas porções de substância análoga à cocaína, além de roupas e acessórios usados nos crimes — elementos que reforçam o planejamento das ações ilícitas da quadrilha.

A operação avançou com a localização da motocicleta roubada, que havia sido escondida no Rio Coxim pelos autores após perceberem a presença do Batalhão de Choque na região. O veículo estava parcialmente desmontado, sem rodas e sem placa.

Com novas pistas levantadas durante as abordagens, os policiais seguiram para um segundo endereço, onde estariam guardadas armas planejadas para serem usadas em futuros ataques contra rivais. As equipes conseguiram apreender o armamento e impedir a continuidade das ações criminosas na região.

A Polícia Militar reforça que as operações integradas continuarão sendo realizadas para combater organizações criminosas e garantir mais segurança aos municípios do norte do Estado.

Polícia Civil prende evadido do sistema prisional que praticou furtos a estabelecimentos comerciais em MS

Na terça-feira (24), policiais civis do SIG/NRI de Dourados MS realizaram a prisão em flagrante de um homem de 27 anos apontado como autor de pelo menos dois furtos a estabelecimentos comerciais praticados durante a madrugada na região central da cidade de Dourados.

O homem, que estava evadido do sistema prisional, ainda é investigado por outros dois arrombamentos, em que sua participação está sendo apurada pela equipe policial, podendo o número de empresas vítimas chegar a quatro.

Logo após o recebimento dos boletins de ocorrência narrando os crimes, que aconteceram em um intervalo de poucas horas, os investigadores analisaram imagens de câmeras de vigilância e conseguiram identificar o responsável, conhecido furtador da região.

O indivíduo havia quebrado as portas de vidro de uma hamburgueria e de uma farmácia localizadas na região central da cidade e invadido os imóveis para subtrair diversos objetos.

Após diligências, ele foi localizado e detido, tendo prontamente confessado os crimes. Ele foi conduzido à sede do SIG/Dourados, onde foi autuado em flagrante por dois crimes de furto qualificado.

Dia D de Vacinação contra Influenza acontece neste sábado em Ponta Porã MS

A vacinação neste sábado, dia 28, das 8h às 12h acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde e das 8h às 16h no Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com a realização do “Dia D” neste sábado, 28 de março.

A vacinação ocorrerá das 8h às 12h nas Unidades Básicas de Saúde e das 8h às 16h no Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Brasil. A campanha nas unidades de saúde segue até o dia 31 de maio.

No sábado, o atendimento das 8h às 12h será nas seguintes unidades: José Bataglin, Dr. Nery Alves de Azambuja, Leonor Coelho Batista, CIS, Dra. Nislaine Colman Benites, Anderson Luiz Monteiro Godoy, Dr. Rodrigo Lima Vilhanueva, Rosangela Pereira da Silva e Audelina de Campos.

A vacinação é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e quilombolas, além de pessoas com doenças crônicas ou comorbidades como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, obesidade e imunossupressão.

Também fazem parte do público-alvo pessoas com deficiência permanente, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização como medida preventiva, especialmente antes do período de maior circulação de vírus respiratórios. A vacina é considerada a forma mais eficaz de evitar casos graves, internações e óbitos.

Edilson José, Assessoria

Brasil enfrenta França em fase final de preparação para Copa do Mundo

A seleção brasileira enfrenta a França, a partir das 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira (26), em partida amistosa que marca o início da fase final de preparação para a próxima Copa do Mundo, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos. O confronto será realizado no Gillete Stadium, em Boston.Brasil enfrenta França em fase final de preparação para Copa do MundoBrasil enfrenta França em fase final de preparação para Copa do Mundo 1

Um dia antes de medir forças com uma equipe que é apontada como uma das favoritas à conquista do próximo título mundial, o técnico italiano Carlo Ancelotti afirmou, em entrevista coletiva, que enxerga o confronto como um teste importante: “Para nós, é um teste importante, contra uma equipe que pode ser favorita na Copa. Queremos mostrar uma boa atitude e qualidade”.

O treinador também declarou que uma das estrelas dos franceses, o atacante Mbappé, receberá atenção especial. “São jogadores que todos conhecem. Jogadores muito fortes, com muita qualidade. Mbappé marcou muitos gols ano passado. Agora é um rival. Temos que defender bem contra ele. É um jogador muito rápido, com qualidade, muito efetivo na finalização”.

Mesmo diante de um adversário tão desafiador, Ancelotti deixou claro que vai apostar em uma equipe ofensiva, com quatro jogadores de ataque: “Nestes meses eu tenho pensado qual é o melhor modelo de jogo para a equipe, tendo em conta as características dos jogadores. Pensamos que o modelo de jogo que queremos planejar é com quatro na frente. Contra a França, um teste importante, queremos jogar uma boa partida, controlando o jogo, tentar defender bem, que é muito importante, ter equilíbrio e jogar bem com a bola, mostrar a qualidade que os quatro da frente têm”.

Diante dos franceses o Brasil tem um desfalque certo, o zagueiro Marquinhos, que está com dores na região do quadril. Quem pode receber uma oportunidade na posição é Ibañez, do Al Ahli (Arábia Saudita). Com isso, uma possível formação para medir forças com a França é: Ederson; Wesley, Ibañez, Léo Pereira e Douglas Santos; Casemiro e Andrey Santos; Raphinha, Matheus Cunha, Vinicius Júnior e Martinelli.

Amistosos preparatórios

Antes do início da Copa, a seleção brasileira fará mais três amistosos preparatórios. O primeiro será no dia 31 de março, contra a Croácia, no Camping World Stadium, em Orlando.

Agencia Brasil*

STF decide se mantém decisão que determina prorrogação da CPMI do INSS

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta quinta-feira (26) se mantém a decisão do ministro André Mendonça que determinou a prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sessão está prevista para começar às 14h.STF decide se mantém decisão que determina prorrogação da CPMI do INSS 2STF decide se mantém decisão que determina prorrogação da CPMI do INSS 3

Na última segunda-feira (23), o ministro, que é relator do caso, deu prazo de 48 horas para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União – AP), faça a leitura do requerimento de prorrogação dos trabalhos da CPI.

Se o plenário da Corte derrubar a decisão do relator, Alcolumbre não será obrigado a prorrogar a CPMI, que será encerrada no dia 28 deste mês.

Mendonça atendeu ao pedido de liminar feito pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Segundo o senador, há omissão de Alcolumbre e da Mesa Diretora ao não receberem o requerimento de prorrogação. 

Na decisão, o relator disse que o pedido de prorrogação preenche os requisitos legais e não pode ser ignorado por Alcolumbre.

“Preenchidos os requisitos constitucionais e regimentais aplicáveis, a Mesa Diretora e a presidência do Congresso não dispõem de margem política para obstar o regular processamento do requerimento de prorrogação de uma CPMI, inclusive seu recebimento, leitura e publicação”, afirmou.

CPMI

A CPMI iniciou os trabalhos em agosto do ano passado e passou a investigar os descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. 

No decorrer das sessões, a comissão também passou a apurar as supostas ligações do Banco Master com a concessão irregular de empréstimos consignados a aposentados.

Nas últimas semanas, a CPMI foi acusada de vazar conversas pessoais do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master. Os dados estavam em celulares que foram apreendidos pela Polícia Federal e repassados à comissão após autorização do ministro André Mendonça, relator do caso no STF.

Nos bastidores do Congresso, não há intenção de prorrogar a CPI para evitar a exposição de políticos que mantinham contato com Vorcaro.

Agencia Brasil*

Fronteira Criativa de Páscoa será realizada nos dias 1º e 2 de abril em Ponta Porã

Inscrições para expositores seguem abertas até quinta-feira, dia 26 de março

A próxima edição da Fronteira Criativa, com o tema especial de Páscoa, acontecerá excepcionalmente no meio da próxima semana, nos dias 1º e 2 de abril (quarta e quinta-feira), na Praça Pedro Manvailer, localizada na região central, ao lado da Prefeitura de Ponta Porã.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, já se consolidou como um projeto de sucesso que, mensalmente, transforma o espaço público em um ambiente voltado à valorização da arte, cultura e gastronomia da fronteira. A iniciativa reúne artistas, artesãos e empreendedores locais, além de oferecer ao público atrações musicais e atividades voltadas para toda a família.

Idealizada pela gestão municipal, a Fronteira Criativa também tem como objetivo impulsionar a economia local, fortalecendo o trabalho de pequenos produtores e incentivando a economia criativa na região.

Nesta edição temática de Páscoa, os interessados em participar como expositores já podem se inscrever a partir desta terça-feira (24). O prazo para cadastro segue até quinta-feira, dia 26 de março.

Os interessados devem acessar o formulário de inscrição pelo link: https://forms.gle/etmwEB6rX3qTjejW7

A organização reforça o convite para que a comunidade participe e prestigie mais uma edição do evento, que já se tornou um ponto de encontro tradicional na fronteira.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Fronteira Criativa de Páscoa será realizada nos dias 1º e 2 de abril em Ponta Porã 4
A Fronteira Criativa, com o tema especial de Páscoa, será realizada nos dias 1º e 2 de abril – Fotos: Vinicius Gamarra

Polícia Federal faz operação contra fraudes na Caixa Econômica Federal

© PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) faz a Operação Fallax para desarticular uma organização criminosa que atua em fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira (25). A quadrilha, que já movimentou valores superiores a R$ 500 milhões, também é suspeita de praticar estelionatos e lavagem de dinheiro.Polícia Federal faz operação contra fraudes na Caixa Econômica Federal 5Polícia Federal faz operação contra fraudes na Caixa Econômica Federal 6

Segundo a PF, as investigações começaram em 2024, quando foram encontrados indícios de irregularidades. O grupo aliciava funcionários da Caixa e de outras empresas para movimentar dinheiro e também para ocultar recursos ilícitos.

As apurações mostram que funcionários das instituições financeiras investigadas inseriam dados falsos nos sistemas bancários para que pudessem ser feitos saques e transferências indevidas.

Como medidas da operação, a justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens imóveis, de veículos e de ativos financeiros de até o limite de R$ 47 milhões dos investigados. Também foi determinada a quebra de sigilo bancário e fiscal de 33 pessoas físicas e de 172 empresas.

São cumpridos nesta manhã 21 mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de são Paulo. As diligências também ocorrem  no Rio de Janeiro e na Bahia.

Agencia Brasil*

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24) o projeto de lei que criminaliza a misoginia, que é o ódio ou aversão às mulheres. Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia 7Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia 8

A proposta insere o delito entre os crimes de preconceito e discriminação previstos na Lei do Racismo.

O texto define a misoginia como conduta baseada na crença da supremacia do gênero masculino. Como forma de combater essa violência, o projeto prevê penas de 2 a 5 anos de prisão nestes casos.

A autora do projeto senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) denunciou as agressões e ameaças que recebeu na internet por defender a proposta.

“Por exemplo, eu recebi: ‘vai morrer, lixo’; ‘vai mandar prender, quero ver, os que te querem morta, depois de eles terem te matado. Depois de te seguir até sua casa, merda!’. ‘Você é contra a democracia. Manda prender quem ofende mulher na internet. Então vem, você vai morrer. Não escapa dessa não'”, enumerou a senadora. 

A relatora do projeto senadora Soraya Tronicke (Podemos-MS) reforçou o crescimento do número de feminicídios no país, necessitando criminalizar a misoginia.

“O ódio às mulheres não é episódico, não é abstrato. Ele é estruturado, crescente e ceifa vidas todos os dias. O país viveu, nos últimos anos, uma escalada alarmante de feminicídios e agressões motivadas por desprezo às mulheres.” 

“Apenas em 2025 houve 6.904 vítimas de tentativas e casos consumados de feminicídios, segundo levantamento do Laboratório de Estudos de Feminicídio da UEL [Universidade Estadual de Londrina]”, lembrou a senadora Tronicke. A oposição defendia que a proposta fosse alterada, para permitir que não fossem punidos autores de crimes de misoginia em caso de ‘liberdade de expressão’ ou até por motivos religiosos. Mas as alterações foram rejeitadas pelo plenário do Senado.

O texto agora segue para discussão da Câmara dos Deputados.

Agencia Brasil*

Corpo carbonizado é encontrado dentro de caminhonete incendiada na fronteira

Um corpo completamente carbonizado foi localizado na manhã desta segunda-feira (24) dentro de uma caminhonete Fiat Toro incendiada em uma área rural de Coronel Sapucaia, região de fronteira com Capitán Bado (PY).

Equipes da Polícia Científica e da Polícia Civil estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos. Após a perícia, o veículo foi removido e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Porã, onde será submetido a exames que poderão identificar a vítima e determinar as causas da morte.

Vítima ainda não identificada

Até o momento, não há confirmação oficial da identidade. Familiares de um paraguaio residente em Capitán Bado — suposto proprietário da caminhonete — informaram às autoridades que ele está desaparecido.
Apesar disso, ainda não compareceram ao IML para fornecer material genético, etapa necessária para avançar no processo de identificação.

Linha investigativa

A polícia trata o caso como suspeito e não descarta nenhuma hipótese, incluindo execução ou acerto de contas, devido ao histórico de violência na região de fronteira, onde atuam organizações criminosas.

As autoridades aguardam os laudos periciais e a possível identificação da vítima para avançar nas investigações.

Ex-prefeito Alcides Bernal atira em homem e afirma ter reagido a invasão de imóvel

ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal apresentou-se à Polícia Civil nesta terça-feira (24) após disparar contra Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, que morreu no local. O incidente ocorreu em uma residência no bairro Jardim dos Estados, em Mato Grosso do Sul.

político relatou ter sido alertado pelo sistema de monitoramento sobre a presença de três homens no imóvel. Segundo o depoimento do ex-gestor, a reação configurou legítima defesa diante da invasão da propriedade.

vítima havia arrematado a casa em um leilão judicial e finalizava os trâmites cartoriais. No momento do ocorrido, o imóvel estava desabitado e o corpo foi localizado na varanda da entrada principal.

Bernal afirmou que, imediatamente após os disparos, solicitou socorro médico para o homem atingido. “Acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se apresentou na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro”, informou a apuração.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Mazzini foi atingido por dois tiros que causaram três perfurações. Apesar das manobras de reanimação realizadas pelas equipes de resgate, o óbito foi confirmado ainda no endereço.

caso segue sob investigação das autoridades policiais para esclarecer as circunstâncias do confronto e a regularidade da posse do imóvel.

Fonte: RedeTV