Início Site Página 31

Polícia Civil prende suspeito após investigação revelar ao menos dez vítimas de abusos sexuais

Ação conjunta entre a Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí e SIG de Dourados, deu cumprimento à mandado de prisão preventiva expedido em face de E.S.F, 54 anos, suspeito da prática de crimes contra a dignidade sexual e violência doméstica.

As diligências tiveram origem em apuração conduzida pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí, que identificou um indivíduo, de 54 anos, como suspeito da prática reiterada de crimes de estupro de vulnerável e violência doméstica.

No decorrer das investigações, foram identificadas, até o momento, dez vítimas, todas com algum grau de parentesco com o investigado. Conforme apurado, os abusos tiveram início quando as vítimas possuíam entre 5 e 10 anos de idade, prolongando-se por extenso período, sendo que, em ao menos um dos casos, os crimes perduraram dos 5 aos 16 anos.

As vítimas relataram episódios de toques íntimos reiterados e conjunção carnal. Também foram apontadas situações de agressões físicas e ameaças praticadas pelo investigado, com o objetivo de intimidar e silenciar as vítimas.

Além dos crimes contra a dignidade sexual, o suspeito também é investigado por maus-tratos a animais, existindo indícios preliminares da prática de atos de zoofilia envolvendo cães e suínos.

Diante da gravidade dos fatos, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário. O mandado de prisão foi expedido, tendo sido cumprido no nesta segunda-feira (23), na cidade de Dourados.

A investigação segue em andamento e novas vítimas poderão ser identificadas no decorrer das diligências.

Supermercados já podem vender medicamentos; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.357, que autoriza a instalação de farmácia ou drogaria em áreas de venda de supermercados. O texto foi publicado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União.Supermercados já podem vender medicamentos; entendaSupermercados já podem vender medicamentos; entenda 1

A norma tem origem no Projeto de Lei nº 2.158/2023, aprovado pelo Congresso Nacional, que autoriza a instalação de um setor de farmácia no interior de supermercados, desde que em ambiente físico delimitado, segregado e exclusivo para a atividade.

Entenda

De acordo com a lei, farmácias e drogarias devem ser instaladas em lugar independente dos demais setores do supermercado e operadas diretamente, sob mesma identidade fiscal, ou mediante contrato com farmácia ou drogaria licenciada e registrada em órgãos competentes.

Devem ser observadas as exigências legais, sanitárias e técnicas aplicáveis, inclusive quanto a dimensionamento físico, estrutura de consultórios farmacêuticos, recebimento, armazenamento, controle de temperatura, ventilação, iluminação e umidade, rastreabilidade, dispensação, assistência e cuidados farmacêuticos.

Aos supermercados, fica vedada a oferta de medicamentos em áreas abertas, comunicáveis ou sem separação funcional completa, como bancadas, estandes ou gôndolas externas ao espaço da farmácia ou drogaria.

Farmacêutico

A norma determina como obrigatória a presença de farmacêuticos legalmente habilitados durante todo o horário de funcionamento da farmácia ou drogaria instalada na área de venda de supermercados.

As atividades permanecem submetidas às normas de vigilância sanitária e à legislação que regula o exercício da atividade farmacêutica no país.

Controle especial

Remédios sujeitos a controle especial de receita só deverão ser entregues ao cliente após o pagamento. Os medicamentos poderão ser transportados do balcão de atendimento até o caixa em embalagem lacrada, inviolável e identificável. 

Comércio eletrônico

Farmácias e drogarias licenciadas e registradas por órgãos competentes poderão contratar canais digitais e plataformas de comércio eletrônico para fins de logística e entrega ao consumidor, desde que assegurado o cumprimento integral da regulamentação sanitária aplicável.

Agencia Brasil*

Lei Felca: Proteção Digital às Crianças ou Sobrerregulação?

🚨 ATENÇÃO, BRASIL: Felca não é herói de ninguém. É só o cavalo de Troia perfeito que o PT precisava.

A Lei nº 15.211/2025, sancionada em setembro de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e popularmente conhecida como Lei Felca ou ECA Digital (Estatuto Digital da Criança e do Adolescente), entrou em vigor em 17 de março de 2026. A norma estabelece regras específicas para proteger menores de 18 anos no ambiente digital, impondo obrigações diretas a plataformas, desenvolvedores de jogos, redes sociais e provedores de serviços online. Seu apelido deriva do influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, cujo vídeo-denúncia sobre a “adultização” e exploração sexual de crianças e adolescentes nas redes sociais impulsionou o debate público e acelerou a tramitação da lei no Congresso.

Origem e Objetivos Oficiais da Lei

Tudo começou em agosto de 2025, quando Felca publicou um vídeo de cerca de 50 minutos expondo perfis que promoviam a sexualização de menores, conteúdos impróprios e interações perigosas entre adultos e crianças em plataformas como Roblox e Discord. A repercussão foi imediata e uniu parlamentares de diferentes espectros — do PT ao PL —, resultando na aprovação da lei com apoio amplo.

A legislação tem como finalidade principal combater:

  • Exploração sexual e aliciamento online;
  • Exposição a conteúdo pornográfico ou violento;
  • Publicidade predatória e mecanismos de gamificação nocivos (como loot boxes, equiparadas a jogos de azar);
  • Interações não supervisionadas entre menores e estranhos;
  • Coleta excessiva de dados e análise emocional de crianças.

Plataformas devem implementar verificações de idade confiáveis (não necessariamente biométricas faciais para todos os serviços), ferramentas de controle parental e restrições a interações com desconhecidos por padrão. Multas podem chegar a 10% do faturamento no Brasil ou R$ 1 mil por usuário afetado. O governo federal defende a medida como avanço na proteção da infância, alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tradicional.

Críticas nas Redes Sociais e “Revelações” da Internet

Desde a entrada em vigor, a lei tem sido duramente criticada nas redes sociais. Usuários alegam que a “verdadeira finalidade” seria o rastreamento em massa da população pelo governo, com obrigatoriedade de biometria facial e selfies para acessar jogos, redes sociais e serviços digitais. Posts virais afirmam que “agora até para jogar vai ter que tirar selfie” e que o PT (Partido dos Trabalhadores) usaria a lei como pretexto para controle digital, comparando-a a práticas de países autoritários como a China.

Muitos relacionam Felca ao PT, chamando-o de “petista disfarçado” ou “cavalo de Troia” para censura, embora não haja evidência de filiação partidária do influenciador — ele é um youtuber independente de Londrina (PR), radicado em São Paulo, cuja denúncia foi aproveitada por diversos setores políticos.

Outra narrativa forte é o impacto econômico: “várias empresas de jogos estão deixando o Brasil”. Exemplos citados incluem:

  • Rockstar Games → encerrou vendas diretas via launcher e loja oficial no país;
  • Riot Games → elevou temporariamente a classificação etária de League of Legends, Teamfight Tactics e outros títulos para 18+, bloqueando acesso de menores;
  • Roblox → reclassificado para +18 em alguns casos para manter loot boxes;
  • Blizzard (Overwatch) → removeu loot boxes;
  • Outras adaptações em EA Sports FC, NBA 2K e até sistemas operacionais open-source como MidnightBSD e Arch Linux 32.

Críticos argumentam que a lei inviabiliza operações no Brasil, afeta a economia gamer e representa vigilância estatal disfarçada de proteção infantil.

Pronunciamento Oficial de Felca e o Desaparecimento Percebido

Diante da onda de acusações, Felca se pronunciou publicamente em 19 de março de 2026, em vídeos no Instagram e YouTube. Ele esclareceu: “Eu não criei essa lei, quem criou foram os políticos. O que eu fiz foi criar um vídeo”. Negou que haja reconhecimento facial obrigatório para tudo: “Isso é completamente falso. A lei exige mecanismos confiáveis de verificação de idade, e não necessariamente captação de imagens dos usuários”. Defendeu as restrições a interações com estranhos em jogos (ex.: Roblox) e loot boxes, afirmando que “há mais bônus do que ônus” e que “se você conhece alguém contra, desconfie”.

Após o pronunciamento, Felca reduziu o ritmo de publicações, o que gerou boatos de que ele “sumiu” ou estaria morando nos Estados Unidos. Internautas especulam que ele teria se mudado para escapar da repercussão negativa ou por medo de retaliações. No entanto, não há confirmação oficial: Felca continua ativo em suas redes (com posts recentes sobre a lei e outros temas), e seu endereço conhecido permanece em São Paulo. As alegações de mudança para os EUA são, até o momento, pura especulação sem provas.

Balanço e Perspectivas

A Lei Felca representa um marco na regulação digital brasileira, inédito ao impor deveres diretos às big techs em nome da proteção infantil. Seus defensores celebram o fim de uma “terra sem lei” online. Seus críticos veem risco de burocracia excessiva, impacto na inovação e possível uso futuro para controle mais amplo.

Empresas de jogos não estão “deixando o Brasil” em massa — muitas optaram por adaptações pontuais (remoção de loot boxes, reclassificação etária ou limitação de vendas diretas), mantendo presença via Steam, Epic, consoles e outros canais. A verificação de idade não é selfie universal obrigatória, conforme esclarecido por Felca e pelo texto legal.

O debate continua acalorado nas redes. Enquanto o governo promete fiscalização rigorosa, especialistas e o mercado digital acompanham os primeiros meses de vigência para avaliar se a lei cumpre seu objetivo humanitário sem comprometer o acesso democrático à internet. O futuro dirá se a “Lei Felca” será lembrada como vitória da proteção infantil ou como exemplo de regulação desproporcional.

Foragido por crime sexual contra menor no MS é capturado pela Polícia Civil na Bahia

As Polícias Civis do Mato Grosso do Sul e da Bahia, por meio da DEPCA-Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Núcleo Operacional da DIRPIN Leste efetuaram, na tarde desta segunda-feira (23), o cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor do nacional J.A.O.F., no município de Feira de Santana/BA.

A ordem judicial foi expedida pela Vara Especializada em Crimes contra a Criança e ao Adolescente da Comarca de Campo Grande, em razão da prática, em tese, do crime de violação sexual mediante fraude, previsto no art. 215, §1º, do Código Penal.

De acordo com as investigações, o indivíduo é suspeito de praticar crime de natureza sexual contra adolescente, sendo considerado foragido da Justiça até o momento de sua localização. Após diligências investigativas e trabalho de inteligência da DEPCA, as equipes da DIRPIN Leste conseguiram êxito em localizar o investigado, efetuando sua captura no bairro Muchila, em Feira de Santana.

No momento da prisão, foi apreendido um aparelho celular em posse do conduzido, o qual será submetido à análise, podendo contribuir para o aprofundamento das investigações e eventual identificação de outras circunstâncias relacionadas ao fato.

O custodiado foi conduzido à unidade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário, devendo ser posteriormente encaminhado ao sistema prisional.

De acordo com Anne Karine Sanches Trevizan Duarte – Delegada de Polícia Titular da DEPCA, “a ação evidencia a integração entre unidades da Polícia Civil e reforça o compromisso institucional no combate a crimes graves, especialmente aqueles que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, garantindo a efetividade da Justiça e a proteção das vítimas”.

Assessoria*

Gerson Brenner, galã de novelas dos anos 1990, morre aos 66 anos

O ator Gerson Brenner, que fez sucesso em novelas da Globo nos anos 1990, morreu na noite desta segunda-feira (23), aos 66 anos. Ele estava internado no Hospital São Luiz, na capital paulista. A causa da morte não foi revelada.Gerson Brenner, galã de novelas dos anos 1990, morre aos 66 anos 2Gerson Brenner, galã de novelas dos anos 1990, morre aos 66 anos 3

Gerson fez bastante sucesso na TV, principalmente em novelas. Começou sua carreira em 1989 em Kananga do Japão, folhetim exibido pela TV Manchete naquele ano. Ele interpretava o Dr. Marcelo. Ainda em 89 estreou na Globo na novela Top Model, bem popular na época.

Em 1990 atuou em Rainha da Sucata, em horário nobre. Ao lado de atores como Aracy Balabanian, Regina Duarte e Tony Ramos, Brenner se tornou bem conhecido do público. Ele interpretava um personagem que também se chamava Gerson e era filho de Dona Armênia (Aracy Balabanian), uma das protagonistas da trama.

Sua carreira decolou de vez depois de Rainha da Sucata e o ator passou a ser chamado para trabalhar em diversas outras produções da Globo. Fez Perigosas Peruas e Deus nos Acuda (ambas em 1992), Radical Chic e Olho no Olho (as duas de 1993), Vira Lata (1996), Corpo Dourado (1998), entre outras.

Além da Globo e Manchete, Brenner também fez novelas na Record e no, SBT. Ainda participou de outros programas como Alô, Doçura (SBT), Os Trapalhões e Você Decide.

Em 1998, quando já era bastante conhecido, Gerson sofreu um assalto e levou um tiro na cabeça. O ator sobreviveu ao disparo, mas ficou com graves sequelas. Não conseguia mais andar e nem se comunicar. Desde então ficou sob cuidados intensos por parte de seus familiares.

Gerson deixa a esposa Marta Mendonça e duas filhas.

Agencia Brasil*

Polícia Civil cumpre mandado por estupro de vulnerável em MS

Prisão foi realizada por equipe do SIG após condenação definitiva

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu, na tarde desta segunda-feira (23), um mandado de prisão em Ribas do Rio Pardo, contra uma pessoa de 27 anos, condenada pelo crime de estupro de vulnerável.

A ação foi realizada por investigadores do Setor de Investigações Gerais (SIG) do município, após diligências que resultaram na localização da pessoa na área urbana da cidade.

De acordo com informações oficiais, a ordem de prisão foi expedida pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior, em decorrência de condenação definitiva, já com trânsito em julgado, conforme previsto no artigo 217-A do Código Penal.

Após ser capturada, a pessoa foi encaminhada para os procedimentos legais e colocada à disposição do Poder Judiciário.

Atuação policial

A Polícia Civil destacou que a operação faz parte do trabalho contínuo de cumprimento de decisões judiciais e reforçou o compromisso com a segurança pública e o combate à criminalidade na região.

Casos envolvendo crimes contra vulneráveis seguem sendo tratados com prioridade pelas autoridades, com foco na responsabilização dos envolvidos conforme a legislação vigente.

Cláudio Castro renuncia ao governo do RJ antes de julgamento no TSE

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta segunda-feira (23) que vai renunciar ao cargo, um dia antes da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que poderia resultar na cassação de seu mandato e eventual inelegibilidade.

A saída foi oficializada durante cerimônia no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, onde Castro fez um balanço de sua gestão e confirmou a decisão de deixar o comando do estado. A carta de renúncia, segundo ele, será entregue à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A decisão ocorre em meio à crise política provocada pelo processo na Justiça Eleitoral. A estratégia, de acordo com análises políticas, busca evitar uma cassação formal e preservar a viabilidade eleitoral do agora ex-governador, que pretende disputar uma vaga no Senado. 

Durante o discurso de despedida, Castro afirmou que deixa o cargo para buscar novos projetos políticos e destacou sua posição nas pesquisas. “Saio com a cabeça erguida, com a maior aprovação e liderando as pesquisas para o Senado”, declarou.

Com a renúncia, o estado do Rio de Janeiro deverá passar por uma eleição indireta na Alerj, que escolherá um novo governador para cumprir o mandato até o fim de 2026. A mudança ocorre em um cenário de instabilidade política, já que o estado não conta atualmente com vice-governador, após a saída de Thiago Pampolha.

Na linha sucessória, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, assumiu interinamente o comando do estado e deverá convocar o processo de escolha indireta nos próximos dias.

blogdomarioflavio

Câmara de Ponta Porã sediará Audiência Pública sobre a Energisa dia 25

Reunião prévia entre vereadores e representantes da Energisa antecedeu a Audiência

  A audiência tem como objetivo cobrar soluções para as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, que têm afetado residências, comércios e serviços públicos em Ponta Porã

A Câmara Municipal de Ponta Porã realizará, nesta próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 8h, uma Audiência Pública para debater os problemas relacionados aos serviços prestados pela concessionária Energisa no município.

A decisão foi aprovada por vereadores durante sessão ordinária, após crescentes reclamações da população sobre falhas no fornecimento de energia e na qualidade do atendimento.

O plenário da Casa Legislativa será o palco do encontro, que deverá contar com a presença de representantes da Energisa, dos vereadores e da comunidade pontaporanense.

A audiência tem como objetivo cobrar soluções para as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, que têm afetado residências, comércios e serviços públicos em Ponta Porã.

Durante as discussões em plenário nas últimas sessões antecedendo ao encontro, os vereadores Gabriel Arce (UB), José Menino Júnior (PSDB) e Marcelino Nunes (PP) destacaram a gravidade da situação e reforçaram a necessidade de medidas urgentes por parte da concessionária.

O vereador Biro-Biro, líder do prefeito na Câmara, enfatizou que “são questões graves e urgentes relacionadas ao atendimento à população de Ponta Porã”.

Todos os consumidores, além dos mais diversos segmentos representativos da sociedade, estão convidados a participar e apresentar suas demandas, críticas e sugestões durante o debate.

A expectativa é que a audiência resulte em compromissos concretos da Energisa para melhorar a prestação dos serviços no município.

Uma reunião prévia foi relacionada no início do mês, quando representantes da Energisa estiveram na Câmara Municipal e dialogaram com vereadores sobre a questão da prestação de serviço da Energisa em Ponta Porã.

Amambay avança ao mata-mata e se consolida como favorito ao título

Seleção vence Repatriación por 5 a 4 e garante classificação no Nacional de Futebol de Salão

A seleção de Amambay garantiu vaga na fase eliminatória do 55º Campeonato Nacional de Futebol de Salão após vencer a equipe de Repatriación por 5 a 4, em uma partida marcada por equilíbrio e intensidade do início ao fim.

O confronto, válido pela segunda rodada da competição, foi caracterizado por constantes trocas de ataques e defesas, mantendo o ritmo elevado e a atenção do público durante toda a disputa.

Amambay saiu na frente no placar, mas a equipe de Repatriación reagiu e conseguiu a virada ainda no decorrer da partida. Demonstrando controle emocional e organização tática, a seleção tricolor voltou a equilibrar o jogo e alcançou o empate, garantindo a vitória nos minutos finais.

Classificação assegurada

Com o resultado, Amambay chega aos 4 pontos no Grupo D, Série B, assegurando matematicamente sua classificação para a próxima fase do torneio.

Por outro lado, a equipe de Altos não conseguiu somar pontos e acabou eliminada após derrota em sua apresentação na competição.

Próximo compromisso

Já classificada, a seleção de Amambay volta à quadra para enfrentar justamente Altos, em partida marcada para as 18h30, que servirá para consolidar sua posição na tabela e ajustar a equipe para o mata-mata.

A classificação do grupo segue da seguinte forma:

  • Amambay – 4 pontos
  • Villeta – 2 pontos
  • Altos – 0 pontos

Destaque na competição

A vitória sobre Repatriación reforça o bom momento da equipe de Amambay, que demonstra consistência e competitividade, se colocando entre os principais candidatos ao título desta edição do campeonato.

Amambay avança ao mata-mata e se consolida como favorito ao título 4

Fonte: Pedro Juan Sportts

Estado articula para trazer vacina da chikungunya para MS e garante inclusão em estratégia piloto nacional

Mato Grosso do Sul vai receber a vacina contra a chikungunya como parte da estratégia piloto do Ministério da Saúde. A inclusão ocorre após solicitação formal da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), motivada pelo cenário epidemiológico registrado em Dourados, especialmente em território indígena.

Antes mesmo da confirmação do envio das doses, o Estado já havia estruturado uma resposta técnica para pleitear a participação na estratégia nacional, inicialmente restrita a poucos municípios brasileiros.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que a inclusão de Mato Grosso do Sul é resultado desse trabalho antecipado.
“Desde o início, acompanhamos o avanço da chikungunya no Estado e, diante do agravamento do cenário em Dourados, estruturamos uma resposta técnica consistente para garantir a inclusão de Mato Grosso do Sul. Essa é uma medida baseada em evidências e na necessidade de ampliar a proteção da população”, afirmou.

Estratégia piloto e articulação estadual

A vacina contra a chikungunya já foi aprovada pela Anvisa e está em fase 4 de monitoramento, etapa que avalia a efetividade em condições reais de uso.

No Brasil, o imunizante está sendo utilizado de forma controlada, dentro de uma estratégia piloto conduzida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Butantan, já implementada em municípios selecionados de diferentes estados.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a inclusão do Estado foi construída de forma integrada entre as áreas técnicas da SES.
“Essa é uma construção coletiva, que envolveu as equipes de imunização, vigilância e assistência. Trabalhamos de forma coordenada para apresentar um cenário técnico consistente, que demonstrasse a necessidade e a capacidade do Estado em participar dessa estratégia”, afirmou.

Critérios técnicos e prioridade para Dourados

A definição dos municípios que recebem a vacina segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como situação epidemiológica, capacidade operacional e estrutura de vigilância.

Nesse contexto, Dourados se enquadra como área prioritária, especialmente pelo impacto da doença nas comunidades indígenas.

A técnica da Coordenadoria de Imunização, Ana Paula Goldfinger, explicou que Mato Grosso do Sul não estava entre os territórios inicialmente contemplados.
“Foram selecionados municípios em outros estados e, naquele momento, Mato Grosso do Sul não havia sido incluído. Por isso, elaboramos um documento técnico conjunto, envolvendo imunização e arboviroses, para demonstrar que o Estado reúne os critérios necessários para participação na estratégia”, destacou.

Segundo ela, o cenário recente foi determinante para reforçar a solicitação.
“A emergência no território indígena de Dourados, com ocorrência de óbitos por chikungunya, reforçou o pedido de inclusão com prioridade para a aldeia, considerando o risco e a necessidade de resposta rápida”, completou.

Estado articula para trazer vacina da chikungunya para MS e garante inclusão em estratégia piloto nacional 5

Treinamento e início da vacinação

O Ministério da Saúde já confirmou o envio de equipes para capacitação dos profissionais de saúde em Mato Grosso do Sul. A estratégia terá início pela população indígena, com treinamento específico nos territórios, voltado aos profissionais que atuam diretamente nessas comunidades.

O gerente de Imunização, Frederico Moraes, destacou a importância da preparação das equipes.
“O treinamento é fundamental para garantir a aplicação segura da vacina e o correto monitoramento dos casos, conforme os protocolos estabelecidos. A estratégia começa pela população indígena justamente pelo cenário epidemiológico mais sensível”, explicou.

Além disso, o Instituto Butantan também realizará treinamento com equipes de sala de vacina no Estado, com agenda prevista para a próxima semana, reforçando a organização da rede para o início da vacinação.

Perspectivas e ampliação

Por se tratar de uma estratégia piloto, a vacinação contra a chikungunya ainda ocorre de forma restrita e monitorada no país. A expectativa é que, a partir dos resultados obtidos, haja ampliação progressiva da oferta do imunizante no SUS.

Danúbia Burema e André Lima, Comunicação SES
Fotos: Arquivo SES