Início Site Página 33

Ator e ícone das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86

Foto: Getty Images

O ator e artista marcial Chuck Norris morreu aos 86 anos na manhã da última quinta-feira (19), no Havaí, segundo oTMZ. A morte foi confirmada pela família em um comunicado emocionante nas redes sociais. Em nota, os familiares pediram privacidade e não revelaram a causa da morte.

Leia comunicado traduzido na íntegra:

É com o coração pesado que nossa família compartilha a repentina partida do nosso amado Chuck Norris ontem de manhã. Embora prefiramos manter as circunstâncias em privado, saibam que ele estava cercado por sua família e em paz.

Para o mundo, ele foi um artista marcial, ator e um símbolo de força. Para nós, foi um marido dedicado, um pai e avô amoroso, um irmão incrível e o coração da nossa família. Ele viveu sua vida com fé, propósito e um compromisso inabalável com as pessoas que amava. Por meio de seu trabalho, disciplina e gentileza, inspirou milhões ao redor do mundo e deixou um impacto duradouro na vida de tantas pessoas.

Embora nossos corações estejam partidos, somos profundamente gratos pela vida que ele viveu e pelos momentos inesquecíveis que tivemos a bênção de compartilhar com ele. O amor e o apoio que recebeu dos fãs ao redor do mundo significaram muito para ele, e nossa família é verdadeiramente grata por isso. Para ele, vocês não eram apenas fãs, eram seus amigos.

Sabemos que muitos de vocês souberam de sua recente hospitalização, e somos imensamente gratos pelas orações e pelo apoio enviados a ele. Enquanto lidamos com essa perda, pedimos gentilmente respeito à privacidade da nossa família neste momento.

Obrigada por amá-lo junto conosco.
Com carinho,
Família Norris

Fonte: revistaquem

MS reforça combate ao crime organizado com atuação simultânea em operações nacionais e uso de tecnologia de ponta

Mato Grosso do Sul integra uma das maiores mobilizações de segurança pública do país. O Estado participou esta semana da 10ª edição da Operação MUTE, ao mesmo tempo em que executou, de forma paralela, a Operação Modo Avião, duas ações estratégicas de inteligência penal voltadas à desarticulação de organizações criminosas no sistema prisional.

Coordenadas nacionalmente pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), em âmbito estadual, as operações foram conduzidas Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Polícia Penal, por meio da Gisp (Gerência de Inteligência o Sistema Penitenciário).

MS reforça combate ao crime organizado com atuação simultânea em operações nacionais e uso de tecnologia de ponta

Em Mato Grosso do Sul, as ações têm como alvo as seis maiores unidades prisionais do estado, com a participação de centenas de policiais penais, entre operacionais do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), que atuam na retirada e contenção dos internos, e servidores dos estabelecimentos penais, que realizam as vistorias, com acompanhamento de representante da Senappen. Os resultados oficiais desta fase serão divulgados, posteriormente, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

O diferencial desta etapa está no forte emprego de tecnologias avançadas, que elevam o nível das inspeções e ampliam a capacidade operacional das equipes. Entre as tecnologias utilizados estão o equipamento tático de revista eletrônica, o georradar de penetração no solo e o conjunto portátil de varredura (TTK), ferramentas que permitem identificar ilícitos ocultos com maior precisão e rapidez. O uso desses recursos integra um investimento superior a R$ 59 milhões realizado pela SENAPPEN em todo o país, voltado ao fortalecimento da segurança pública e ao aumento da efetividade das ações dentro das unidades prisionais.

As operações têm como foco principal interromper as comunicações ilícitas utilizadas por organizações criminosas, especialmente por meio da retirada de aparelhos celulares que, de forma irregular, entram nos estabelecimentos penais e são usados para coordenar crimes fora dos muros. Além disso, as ações também combatem a entrada e circulação de outros materiais proibidos.

Durante as ações, os policiais penais realizam revistas simultâneas em celas e pavilhões, com base em planejamento estratégico e dados de inteligência. O trabalho segue rigorosamente os princípios da legalidade, proporcionalidade e segurança da informação, assegurando eficiência operacional aliada ao respeito às normas vigentes.

Considerada a maior operação de caráter nacional no sistema prisional, a Operação MUTE promove uma atuação integrada em todas as unidades da federação. A iniciativa fortalece a cooperação entre União, Estados e Distrito Federal no enfrentamento qualificado ao crime organizado.

MS reforça combate ao crime organizado com atuação simultânea em operações nacionais e uso de tecnologia de ponta 1

Já a Operação Modo Avião atua como um braço complementar e altamente estratégico, com foco direto na localização, inabilitação e apreensão de celulares. Por meio de técnicas de bloqueio de sinal e varreduras eletrônicas, a operação busca “silenciar” as comunicações ilegais, uma referência direta ao seu nome, impedindo que organizações criminosas mantenham articulações externas.

De acordo com a direção a Agepen e sua Polícia Penal, mais do que apreensões, as operações representam uma estratégia contínua de fortalecimento do Estado dentro do sistema prisional, com a modernização dos procedimentos operacionais e o enfrentamento firme às organizações criminosas, demostrando que o combate ao crime começa também dentro dos presídios.

Comunicação Agepen

Caravana da Castração ganha reforço de R$ 2 milhões e amplia impacto histórico em Mato Grosso do Sul

Senadora Soraya Thronicke anuncia continuidade do maior projeto de saúde e bem-estar animal do estado com destinação de novos recursos

A maior ação de saúde e bem-estar animal já realizada em Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um novo capítulo, com mais alcance. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o investimento de mais R$ 2 milhões para garantir a continuidade da Caravana da Castração, iniciativa que já transformou a realidade de milhares de famílias e seus animais no Estado.

Lançada em junho de 2025 com recursos iniciais de R$ 5 milhões destinados pela parlamentar, a Caravana já percorreu 63 municípios sul-mato-grossenses, realizando quase 20 mil castrações e microchipagens gratuitas de cães e gatos. Executada pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal (Suprova), do Governo do Estado, a ação superou as expectativas. Inicialmente, o projeto previa atender cerca de 40 cidades.

O anúncio do novo aporte foi feito em Campo Grande, onde a Caravana segue em sua etapa final, que agora deixa de ser um encerramento para se tornar uma nova fase de expansão.

Mais animais atendidos, mais saúde para todos

Com o reforço financeiro, a iniciativa poderá alcançar os 16 municípios que ainda não haviam sido contemplados, além de retornar às localidades com maior demanda. Ao todo, mais 5 mil animais serão atendidos em cidades como Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Paraíso das Águas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Angélica, Naviraí, Juti, Amambai, Paranhos, Aral Moreira, Antônio João e Caracol.

A importância da ação vai além do cuidado com os pets. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Mato Grosso do Sul possui cerca de 2,9 milhões de habitantes, com uma média de 1 cão para cada 4 pessoas e 1 gato para cada 8. Isso representa aproximadamente 725 mil cães e mais de 360 mil gatos no Estado. Estes números reforçam a necessidade de políticas públicas de controle populacional responsável.

A castração, além de ser um ato de amor, é uma medida essencial de saúde pública. Ao reduzir a população de animais em situação de abandono, a ação contribui diretamente para a prevenção de zoonoses e melhora a qualidade de vida tanto dos animais quanto das famílias.

Compromisso que continua

Durante o anúncio, a senadora destacou a importância da continuidade do projeto:

“Castrar é um ato de amor e de responsabilidade. Quando cuidamos da saúde dos animais, também estamos cuidando da saúde humana. Essa Caravana mostrou que os pets são parte das nossas famílias e merecem atenção, cuidado e dignidade. Por isso, lutamos para investir mais R$ 2 milhões para garantir que os municípios que ainda não foram atendidos também recebam essa ação, além de reforçar o atendimento onde a demanda foi maior. É um compromisso com a vida, em todas as suas formas”, garantiu.

Maior ação da história do Estado

O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, reforçou a dimensão do projeto:

“A Caravana da Castração já é reconhecida como a maior ação de saúde e bem-estar animal da história de Mato Grosso do Sul. Isso só foi possível graças ao empenho do Governo do Estado, ao trabalho integrado com a Setesc e ao apoio fundamental da senadora Soraya Thronicke, que acreditou nesse projeto desde o início. Nosso agradecimento por esse novo investimento, que permitirá ampliar ainda mais esse impacto positivo na vida das pessoas e dos animais”, agradeceu.

A Caravana atende gratuitamente a população, ONGs e protetores independentes. O cadastro deve ser realizado pelo site www.sigpet.gov.br, conforme o calendário de cada município.

Em Campo Grande, os atendimentos seguem até o dia 19 de março no Parque Tarsila do Amaral. Depois, a estrutura segue para o distrito de Rochedinho, de 23 a 25 de março; para Anhanduí, de 26 a 28 de março; e, entre os dias 31 de março e 10 de abril, estará no Parque Jacques da Luz.

Todos os animais castrados recebem medicação, Colar Elizabetano e roupa cirúrgica, garantindo segurança e recuperação adequada.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9192 (Suprova) e (67) 2020-1397 (Subea).

Blitz educativa leva conscientização sobre violência contra a mulher às ruas de Ponta Porã

A ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher foi realizada no centro de Ponta Porã

Ação da Prefeitura distribuiu materiais informativos e adesivos com canais de denúncia durante mobilização na Avenida Brasil

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social e da Coordenadoria da Mulher, promoveu na manhã do dia 16 de março uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade foi realizada a partir das 7h30, no semáforo em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Brasil, esquina com a rua Guia Lopes.

A mobilização ocorreu em formato de blitz educativa, com abordagem direta a motoristas, passageiros e pedestres que transitavam pelo local. Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos com orientações sobre como identificar situações de violência e os canais disponíveis para denúncia e apoio.

Além disso, aproximadamente 350 adesivos com números de emergência e contatos de atendimento foram entregues e fixados em veículos, ampliando a divulgação dos serviços de proteção à mulher.

A iniciativa contou com a participação da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos; da secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva Leite; do presidente da Câmara Municipal, Jelson Bernabé; dos vereadores Puka Valdez e Valdeci Fernandes; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Anny Espínola; além de conselheiros, representantes do CRESS, equipe do PROMUSE, membros da OAB e alunos da Escola Fernando Saldanha.

A ação reforçou a importância da informação como ferramenta no combate à violência contra a mulher, ampliando o alcance dos canais de denúncia e fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção e garantia de direitos no município.

Projeto apoiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul usa novas tecnologias contra enchentes na Capital

Nortear ações preventivas a partir de sistemas capazes de antecipar riscos causados pelos impactos das fortes chuvas em Campo Grande, que ocorrem em especial no período de verão. Esse é o objetivo de pesquisas realizadas desde 2017 com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia).

Um exemplo desses estudos é o HidroEX – Extremos Hidrológicos em Múltiplas Escalas, realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para desenvolver um avançado sistema de monitoramento e previsão de enchentes. Essa iniciativa que já está ajudando o município a monitorar as águas das chuvas – só em fevereiro foram mais de 300 mm, quantidade que não era registrada há 10 anos na Capital, conforme a Defesa Civil local.

O projeto HidroEX – Extremos Hidrológicos em Múltiplas Escalas consolidou uma trajetória científica que hoje combina equipamentos de ponta, inteligência artificial e aplicação direta no planejamento urbano de Campo Grande, de acordo com o relatório apresentado para a Fundação.

Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo de Tarso, o apoio da Fundect foi fundamental para o crescimento da ideia. “Em 2017 a gente tinha basicamente um projeto pequeno, na época universal, do CNPq, que deu um start para a gente desenvolver os trabalhos nessa linha”, explica. Atualmente, o projeto também resultou em sistemas de alerta e aplicativos voltados a áreas específicas de inundação na cidade.

Fase inicial

Na fase inicial, os estudos utilizaram dados de chuva e de nível da água monitorados pela Prefeitura, com foco principalmente na Bacia do Prosa. A aprovação do HidroEX pela Fundect representou um ponto de inflexão nessa trajetória. “Depois do HidroEX, a gente conseguiu comprar equipamentos de ponta”, afirma o pesquisador, ao destacar que o projeto permitiu um impulso maior no desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias.

Com o apoio da Fundect, o grupo passou a trabalhar com sensores sem contato com a água (não ficam submersos), radares, câmeras e modelos baseados em inteligência artificial.

“Hoje a gente tem, por exemplo, um radar que mede nível de água ali no Prosa”, explica o coordenador, ao ressaltar que esses dados são utilizados na calibração de modelos hidrológicos e hidráulicos que contribuem para entender o comportamento das águas.

Projeto apoiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul usa novas tecnologias contra enchentes na Capital 2

Resultados

Entre os resultados do HidroEX está o desenvolvimento de ferramentas inovadoras baseadas em deep learning (aprendizado de Inteligência Artificial), sistemas de alerta e aplicativos voltados a áreas específicas de inundação na cidade.

“Foi desenvolvido um modelo de deep learning e usando câmeras com as quais é possível simplesmente, em qualquer ponto de um rio, gravar um vídeo e ter a ideia da altura da água e consequentemente da vazão”, relata o pesquisador. Segundo ele, esse é um dos subprodutos tecnológicos gerados a partir do projeto.

Além disso, foram desenvolvidos modelos hidráulicos calibrados utilizados para subsidiar o planejamento urbano. De acordo com o coordenador, esses modelos permitem avaliar “as melhores descoberturas do solo na região para minimizar impactos de picos de cheia, de volumes de cheias”.

Desdobramentos

Os dados e resultados obtidos no HidroEX viabilizaram a aprovação de um novo projeto temático no CNPq, voltado a sistemas rápidos e antecipados de alerta de inundações. “Esse projeto tem contribuído ainda mais para a gente avançar nessas linhas que foram impulsionadas com o projeto do HidroEX”, afirma o pesquisador.

Atualmente, o grupo trabalha com a integração de dados de modelos climáticos aos modelos hidrológicos para indicar áreas de inundação antes mesmo da ocorrência das chuvas.

Outro resultado do projeto é o fortalecimento da relação com a Prefeitura de Campo Grande. Está em fase de formalização um convênio que prevê a manutenção e a gestão de uma rede de 54 pluviômetros distribuídos pela cidade, além da organização desses dados em um banco qualificado.

Segundo o coordenador, essa estrutura permitirá apoiar decisões do poder público e o planejamento urbano. “Antes de iniciar um loteamento ou uma nova obra que vai impermeabilizar o solo, a gente pode simular e ver qual é o impacto disso dentro de um sistema, de uma bacia”, explica.

Projeto apoiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul usa novas tecnologias contra enchentes na Capital 3

Apoio da Fundect

Ao avaliar o financiamento estadual, o pesquisador destaca que o apoio da Fundect foi determinante para a consolidação do projeto. “A Fundect foi extremamente importante nessa etapa pra gente, como eu falei, deu a impulsionada nos nossos trabalhos”, afirma.

Ele também ressalta que a flexibilidade administrativa da Fundação permitiu a continuidade das pesquisas mesmo durante o período de atividades no exterior, garantindo o andamento do projeto e a atuação de estudantes e pesquisadores.

“O HidroEX representa o que defendemos como política pública de ciência no Governo do Estado: partir de um problema real da sociedade, investir para gerar uma solução concreta. A Fundect possibilitou o salto tecnológico necessário para integrar monitoramento em tempo real, modelagem e inteligência artificial. O resultado é uma ciência que não fica restrita à universidade, mas que apoia o planejamento urbano, fortalece a gestão pública e contribui diretamente para reduzir riscos e melhorar a qualidade de vida da população”, explica o professor Cristiano Carvalho, diretor-presidente da Fundect.

Comunicação Fundect

Saúde está em alerta máximo por aumento do sarampo nas Américas

O Brasil está em alerta máximo por causa dos surtos de sarampo em outros países do continente americano. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, ações de prevenção e controle estão sendo realizadas de forma constante para manter o país como área livre da doençaSaúde está em alerta máximo por aumento do sarampo nas Américas 4Saúde está em alerta máximo por aumento do sarampo nas Américas 5

No ano passado, foram registrados 14.891 casos da doença em 14 países das Américas, com 29 mortes. Neste ano, somente até o dia 5 de março, foram 7.145 infecções confirmadas. 

No Brasil, a primeira infecção em 2026 foi confirmada na semana passada, em uma bebê de 6 meses, na cidade de São Paulo. A paciente adquiriu a doença durante uma viagem à Bolívia, que vive um surto da doença.

Em 2025, 38 casos de sarampo foram confirmados no país. Ainda assim, por enquanto, o Brasil não corre risco de perder o certificado de área livrereconquistado em 2024, porque não há transmissão sustentada dentro do nosso território. 

“Por conta do cenário internacional, o Ministério [da Saúde] está em alerta máximo. Nós vamos manter essa certificação, mas, para isso, a gente precisa continuar vacinando a população e alertando que a vacina é a principal prevenção, além de promover ações específicas em locais que estão com a cobertura mais baixa”, explica Gatti.

O Ministério da Saúde também tem realizado campanhas de vacinação nas áreas de fronteira

O calendário básico do Sistema Único de Saúde prevê a aplicação da vacina contra o sarampo em duas doses. A primeira deve ser tomada aos 12 meses, como parte do imunizante tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.

Rio de Janeiro (RJ), 07/07/2023 - O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, concede entrevista após live com o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Clóvis Francisco Constantino na sede da SBP.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, em entrevista em 2023 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No ano passado, 92,5% dos bebês receberam a primeira dose, mas apenas 77,9% completaram o esquema na idade correta. Todas as pessoas com até 59 anos que não tenham comprovante das duas doses devem se imunizar.

Além disso, de acordo com o diretor do PNI, as autoridades de Saúde fazem um rigoroso trabalho de investigação e resposta de todos os casos suspeitos, ainda que a grande maioria se mostre negativa.

Bloqueio vacinal

No ano passado, 3.818 suspeitas de infecção foram notificadas. Em 2026, até o dia 26 de janeiro, data da última atualização do painel do Ministério da Saúde, foram 27 suspeitas de sarampo no país. 

“Pegando como exemplo esse caso confirmado, quando o município fez a identificação da suspeita, prontamente notificou o Ministério e já começou o bloqueio vacinal. Ou seja, levantou todas as pessoas que tiveram contato com o possível doente para identificar outros sintomáticos e eventuais fontes da infecção. Aí, bloqueia-se todo mundo, aplicando a vacina”, explica o diretor do PNI.

Em seguida, uma força-tarefa faz uma busca ativa de outros casos suspeitos, batendo de casa em casa no entorno de onde a pessoa possivelmente infectada vive. Esses vizinhos também são vacinados preventivamente.

Os profissionais de saúde também fazem uma varredura em laboratórios e unidades de saúde, à procura de pessoas com sintomas da doença que não tenham sido notificadas. 

Rio de Janeiro (RJ), 07/05/2025 – Vacinas de poliomelite, sarampo; caxumba e rubéola produzidas por Bio-Manguinhos/Fiocruz, exibidas no 9º Simpósio Internacional de Imunobiológicos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vacinas de poliomelite, sarampo; caxumba e rubéola produzidas por Bio-Manguinhos/Fiocruz, exibidas no 9º Simpósio Internacional de Imunobiológicos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Quando a suspeita é descartada após exames laboratoriais, os esforços se encerram. Mas, se a infecção for confirmada, o paciente e sua comunidade continuam sendo monitorados por três meses, para descartar novas infecções, e, só então, é decretado oficialmente o fim da ocorrência. 

As medidas de resposta a casos suspeitos também incluem uma flexibilização das normas de vacinação. Os bebês de 6 meses a 1 ano que tiveram contato com o possível doente ou que vivem em proximidade, também recebem a vacina, o que é chamado de “dose zero”. Ainda assim, devem tomar as duas doses na idade recomendada. 

Preocupação com viagens

Eder Gatti garante que o Brasil tem as ferramentas para evitar que a situação vista em muitos países do continente se repita por aqui.

O diretor do PNI lembra que, em junho e julho, os três países com a situação mais grave com relação ao sarampo ─ Estados Unidos, México e Canadá ─ vão receber a Copa do Mundo de futebol, e muitos turistas, inclusive brasileiros. Esse trânsito pode ajudar a espalhar a doença.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já está publicando mensagens sobre a importância da vacinação em aeroportos e portos. 

Mas há também os desafios internos: “Nós temos um país com muitas áreas turísticas que recebem estrangeiros, principalmente o nosso litoral, Amazônia, Pantanal, Foz do Iguaçu. E a gente tem uma ampla fronteira terrestre com várias cidades gêmeas, com circulação de muita gente. Por isso, não podemos nunca deixar de falar de sarampo e da vacinação e fazer ações para manter as altas coberturas”.

Team Oliveira conquista quatro cinturões intercontinentais e faz história no Paraná

A Team Oliveira protagonizou uma noite histórica nas artes marciais ao conquistar quatro cinturões intercontinentais no evento Desafío de Campeones, realizado neste sábado (07/03), no estado do Paraná.

Representando a região de fronteira com destaque, a equipe demonstrou alto nível técnico, disciplina e espírito competitivo, consolidando seu nome entre as grandes equipes do cenário das lutas.

Sob o comando do Mestre Jeová Evanilsom, os atletas entraram no octógono com determinação e estratégia, garantindo vitórias expressivas e levando para casa títulos importantes em nível internacional.

A conquista dos quatro cinturões reforça o crescimento da equipe e evidencia o trabalho contínuo de formação de atletas, além do fortalecimento das artes marciais na região.

Destaque e reconhecimento

A performance da Team Oliveira chamou a atenção no evento, não apenas pelos resultados, mas pela postura dos lutadores, que representaram a fronteira com respeito, coragem e excelência técnica.

O resultado coloca a equipe em evidência no circuito e abre portas para novos desafios ainda maiores.

Orgulho da fronteira

Com mais esse feito, a Team Oliveira reafirma seu compromisso com o esporte e com o desenvolvimento de talentos, levando o nome da fronteira para competições de alto nível.

“Da fronteira para o mundo”, lema que acompanha a equipe, ganha ainda mais força após a conquista histórica.

Mooca Senior vence La Luz e conquista a 8ª Copa dos Campeões Master em Ponta Porã

A 8ª Copa dos Campeões Master 2026, realizada em Ponta Porã (MS), terminou com grande público, jogos emocionantes e um campeão de peso. A decisão aconteceu no último sábado (14), no Estádio Aral Moreira, reunindo torcedores e amantes do futebol veterano da região.

Na grande final, o Mooca Senior mostrou força e venceu a equipe paraguaia La Luz por 4 a 1, em um resultado que surpreendeu, já que o time do Paraguai vinha dominando a categoria 40tão nas últimas competições.

Os gols da vitória foram marcados por Sebastião, José Diego e duas vezes pelo meia-atacante Gea, destaque da partida. O La Luz ainda descontou com Afeiffe Mohamed, mas não conseguiu reagir diante da superioridade do adversário.

Disputa de terceiro lugar teve jogo eletrizante

Mooca Senior vence La Luz e conquista a 8ª Copa dos Campeões Master em Ponta Porã 6

Na disputa pelo terceiro lugar, o Boca Master levou a melhor sobre o Nova Aliança, vencendo por 3 a 2 em um confronto cheio de emoção.

Pelo Nova Aliança marcaram Candado e Shakin Nunes, enquanto o Boca garantiu a vitória com gols de Candia, Dudu e Valdemir.

A equipe do Nova Aliança, liderada pelo presidente Gabriel Romeiro e pelo dirigente Gama, terminou a competição na quarta colocação, após uma campanha marcada por raça, determinação e espírito competitivo, sendo novamente destaque entre os quatro melhores do torneio.

Destaques individuais da competição

Além das disputas coletivas, a competição também premiou os destaques individuais:

🏆 Artilheiro: Maskara/GEA
🧤 Melhor goleiro: Rafa/Pelego

Evento reuniu grande público

A rodada final teve início às 15h e contou com grande presença de torcedores, consolidando o sucesso da competição, que já se tornou tradicional no calendário esportivo da fronteira.

O portal Brasiguaio News acompanhou de perto toda a movimentação, reforçando a importância do torneio para o futebol master da região.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 105 milhões

As seis dezenas do concurso 2.985 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 105 milhões 7Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 105 milhões 8

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 105 milhões.

Por se tratar de um concurso com final cinco, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Agencia Brasil*

Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda

O contribuinte terá de informar ao Fisco os ganhos obtidos em 2025 com apostas esportivas e plataformas de jogos online, conhecidas como “bets”, que deverão ser declarados no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. Além dos prêmios recebidos, os contribuintes também precisarão informar os saldos mantidos nas contas dessas plataformas no fim do ano passado.Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda 9Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda 10

De acordo com o Fisco, a obrigação vale para quem recebeu mais de R$ 28.467,20 em prêmios ao longo de 2025 em apostas de quota fixa, modalidade que inclui as plataformas digitais de apostas e algumas loterias.

Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita, José Carlos da Fonseca, os apostadores devem apurar os ganhos e registrar as informações na declaração anual.

“Essas pessoas apuram e pagam o imposto conforme está na lei. Agora, elas precisam informar esse rendimento na declaração. Trata-se de um ganho tributável”, explicou.

Campo específico

A Receita também criou campos específicos no sistema da declaração para informar os rendimentos obtidos em plataformas de apostas.

Os valores devem ser registrados de duas formas:

– ganhos com apostas, informados como rendimento tributável;

– saldo mantido nas contas das plataformas, declarado na ficha de “Bens e Direitos”.

O saldo existente em 31 de dezembro de 2025 precisa ser informado quando ultrapassar R$ 5 mil.

Para facilitar o preenchimento, as plataformas devem oferecer ao usuário um documento chamado “ComprovaBet”, que reúne o histórico de movimentações e prêmios obtidos ao longo do ano.

Tributação

Segundo as regras atuais, o imposto incide sobre o ganho líquido anual, ou seja, a diferença entre o total de prêmios recebidos e o valor gasto nas apostas.

Caso o lucro anual ultrapasse R$ 28.467,20, o valor excedente será tributado com alíquota de 15%.

Mudanças

A declaração dos ganhos com bets é uma das principais mudanças na declaração deste ano. As outras novidades são as seguintes:

– declaração pré-preenchida ampliada: o sistema terá mais dados automáticos, facilitando o envio das informações;

– restituições em quatro lotes: o pagamento das restituições será feito em quatro lotes, e não mais em cinco como em anos anteriores;

– restituição automática para pequenos contribuintes: quem teve pequenos valores de IR retidos na fonte e não fizerem a declaração receberão automaticamente a restituição num lote especial, em 15 de julho;

– nome social: contribuintes poderão informar nome social diretamente na declaração.

Prazo da declaração

O prazo de envio da declaração do IR 2026 será de 23 de março a 29 de maio. O programa para preenchimento poderá ser baixado pelos contribuintes a partir de sexta-feira (20), apenas para preenchimento, com as transmissões começando na segunda-feira (23) às 8h.

Quem entregar a declaração após o prazo estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

A Receita Federal estima receber cerca de 44 milhões de declarações do Imposto de Renda em 2026.

Assim como em anos anteriores, quem enviar a declaração mais cedo e sem pendências tende a receber a restituição primeiro.

Agencia Brasil