Início Site Página 34

Uma tentativa de feminicídio chocou o bairro Estação Ferroviária na noite de ontem

A vítima, que teve sua identidade preservada, foi encontrada neste sábado (14) pela polícia ferida e desorientada e levada para atendimento médico imediato. O agressor, identificado , foi preso em flagrante pela Polícia Militar e Polícia Civil em Ponta Porã.

De acordo com testemunhas, o homem e a mulher estavam em uma discussão quando o agressor começou a agredir a vítima com um objeto contundente. A polícia foi acionada e chegou rapidamente ao local, levando o agressor preso.

O caso será investigado e o agressor deverá responder pelos atos na justiça. A tentativa de feminicídio é um crime grave e a polícia está trabalhando para garantir que o agressor seja punido.

A comunidade está em choque com o ocorrido e pede justiça para a vítima. A polícia reforça a importância de denunciar casos de violência contra a mulher e agradece a colaboração da comunidade.

A vítima está recebendo atendimento médico e a polícia continua investigando o caso.

Parque Tecnológico de Ponta Porã nasce de ideia visionária, afirma prefeito

Durante inauguração do complexo de inovação e cultura, prefeito destaca empenho da secretária Paula Consalter Campos e a união de instituições para concretizar projeto iniciado há mais de uma década

Durante a inauguração do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) e do Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP), realizada nesta sexta-feira (13), o prefeito Eduardo Campos afirmou que o projeto nasceu de uma ideia visionária e destacou o papel da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, na articulação que tornou o empreendimento realidade.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou que grandes transformações começam a partir de uma ideia e que é preciso reconhecer quem teve coragem de imaginar o projeto. “Poucas coisas são tão poderosas quanto uma ideia. É a partir dela que cidades evoluem, que oportunidades surgem e que o futuro começa a ser construído”, afirmou.

Eduardo Campos disse que não seria justo iniciar sua fala sem reconhecer a “maternidade da ideia”, atribuindo à secretária a iniciativa de pensar e estruturar o projeto. Segundo ele, Paula Consalter Campos teve a ousadia de planejar o empreendimento olhando para o potencial de oportunidades da região de fronteira.

O prefeito relembrou ainda que, no início da proposta, chegou a questionar a viabilidade financeira do projeto. “Perguntei diretamente onde entraria a parte do ‘não tem dinheiro’ nessa história. Ela não se intimidou. Foi atrás, buscou caminhos, construiu pontes, mobilizou pessoas e conquistou aliados”, relatou.

De acordo com ele, a capacidade de mobilização da secretária foi determinante para transformar a proposta em um projeto coletivo, reunindo instituições, empresas e lideranças em torno da mesma meta.

Durante o evento, o prefeito também agradeceu à secretária municipal de Desenvolvimento Integrado, Raquel Lageado Quintino, à equipe do Núcleo de Inovação e Projetos Estratégicos (NIPE), aos secretários municipais e aos servidores da Prefeitura de Ponta Porã que participaram da organização e execução do projeto.

Campos destacou ainda o apoio do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de instituições parceiras como a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Itaipu Binacional e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), além de universidades e empresas que contribuíram para a formação do ecossistema de inovação.

Segundo o prefeito, o complexo inaugurado representa mais do que uma estrutura física. “Estamos inaugurando um espaço de encontro entre conhecimento, inovação, cultura e desenvolvimento”, afirmou.

Ele explicou que o parque tecnológico foi concebido para aproximar universidades, setor produtivo, poder público e sociedade, estimulando a pesquisa, o empreendedorismo e a atração de investimentos para a região.

Ao lado do parque, o CEIMPP foi criado com a proposta de integrar inovação e identidade cultural, preservando a memória do tereré e incentivando o empreendedorismo ligado à cultura regional.

Em sua fala final, Eduardo Campos destacou que o complexo representa um legado para as próximas gerações. “Ponta Porã é uma cidade de fronteira, mas hoje mostramos que também somos uma fronteira com o futuro”, concluiu.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Parque Tecnológico de Ponta Porã nasce de ideia visionária, afirma prefeito
Eduardo Campos: “Ponta Porã é uma cidade de fronteira, mas hoje mostramos que também somos uma fronteira com o futuro” – Fotos: Edilson José

Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã é inaugurado e fortalece ecossistema de inovação na fronteira

Estrutura de mais de 1.600 m² foi criada para transformar ideias em negócios e impulsionar desenvolvimento tecnológico e econômico na região de fronteira

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 13 de março, em Ponta Porã, o Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) e o Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP). O novo complexo conta com uma estrutura de mais de 1.600 metros quadrados e foi planejado para funcionar como um ambiente estratégico de inovação, capaz de transformar ideias em negócios escaláveis e fortalecer o desenvolvimento econômico e tecnológico da região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades civis e militares do município, do Estado e do Governo Federal. O prefeito Eduardo Campos recepcionou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além da ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, os senadores Soraya Thronicke e Nelsinho Trad, deputados federais, estaduais, secretários, vereadores e prefeitos de diversas regiões do Estado.

Durante seu discurso, o governador Eduardo Riedel destacou o apoio do Governo do Estado para a concretização do projeto, por meio de investimento de R$ 1,7 milhão viabilizado através de convênio entre a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e a Prefeitura de Ponta Porã.

Segundo o governador, o Parque Tecnológico representa um equipamento estratégico para todo o Estado e também para a integração com o Paraguai. Ele ressaltou que o espaço foi concebido para fomentar inovação, promover transformação social e estimular o desenvolvimento regional.

O projeto do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã é resultado de uma ampla parceria institucional que reúne diversas entidades públicas e privadas comprometidas com o fortalecimento do ecossistema de inovação. Entre os parceiros estão a Prefeitura de Ponta Porã, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o CDR Itamarati, a Câmara Municipal de Ponta Porã, a CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), a Fecomércio MS, a Fundect, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Itaipu Binacional e o Sebrae.

Essas instituições contribuem com conhecimento técnico, investimentos, apoio institucional e ações voltadas ao empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Durante a solenidade, o senador Nelsinho Trad destacou que a primeira emenda parlamentar de seu mandato foi destinada para contribuir com a implantação do Parque Tecnológico. Ele ressaltou que Ponta Porã vem se consolidando como um importante polo regional em áreas como educação, saúde, agronegócio e comércio.

O deputado federal Beto Pereira, falando em nome da bancada federal, classificou a inauguração como um momento histórico para o município. Segundo ele, a cidade já se destaca como polo universitário e de serviços e, com o novo parque tecnológico, passa também a ocupar posição estratégica no campo da inovação e da tecnologia.

A deputada estadual Mara Caseiro, representando a Assembleia Legislativa, ressaltou o potencial do projeto para formação de profissionais qualificados e para o fortalecimento da economia regional, destacando que o parque deve beneficiar não apenas Ponta Porã, mas toda a região de fronteira.

O primeiro a discursar durante a cerimônia foi o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Jelson Bernabé, que falou em nome dos vereadores e lembrou que a concretização do Parque Tecnológico é resultado de anos de planejamento e trabalho conjunto entre diversas instituições.

Com a inauguração, o Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã passa a integrar o conjunto de iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo em Mato Grosso do Sul, fortalecendo a integração regional e abrindo novas oportunidades para startups, pesquisadores, estudantes e empresários da região de fronteira.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã avança em melhorias estruturais e amplia ações de ressocialização

Reformas estruturais, adequações nos espaços e a ampliação de projetos educativos e culturais vêm fortalecendo a dignidade, a segurança e as oportunidades de reinserção social das mulheres privadas de liberdade no Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã. As iniciativas implementadas na unidade têm contribuído para aprimorar as condições de custódia e ampliar ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e à ressocialização das internas.

Entre as principais intervenções realizadas estão a reforma e revitalização de alas internas, reparos estruturais em celas e espaços de convivência, pintura e manutenção preventiva das áreas comuns e reorganização de ambientes administrativos. Também foram executadas melhorias como a limpeza geral da unidade com retirada de entulhos, pintura da fachada, dos portões e das calçadas, além de reformas em alojamentos e em setores administrativos.

Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã avança em melhorias estruturais e amplia ações de ressocialização 1
Alojamento para gestantes e mães com bebês.

Um dos avanços estruturais de destaque foi a construção de um alojamento específico para mulheres gestantes e lactantes, possibilitando melhores condições de acolhimento e permitindo que mães permaneçam com seus bebês durante o período previsto em lei.

Além das melhorias físicas, a unidade tem fortalecido ações voltadas à saúde e assistência e ao processo de reinserção social das internas. Para isso, também conta com a participação de equipes de profissionais do município, além de parcerias com instituições religiosas, pastorais e organizações da sociedade civil.

Entre as atividades promovidas estão palestras, oficinas de artesanato, confecção de agendas, cursos de inteligência emocional e projetos de terapia ocupacional.

A unidade também desenvolve diversas iniciativas culturais e educativas que incentivam o desenvolvimento pessoal das custodiadas e a preparação para o retorno ao convívio social. Entre elas estão o projeto Cine Cultural – Mentes Livres, com sessões de cinema e reflexão, o Coral – Som da Liberdade e o projeto Dança – Movimento Livre, além de apresentações culturais e mostras artísticas realizadas com participação ativa das internas.

A programação cultural inclui ainda apresentações de danças típicas paraguaias, como polca e pericón, valorizando a diversidade cultural da região de fronteira. Também são desenvolvidos cursos profissionalizantes — como o de coquetelaria — e ações de incentivo à leitura.

Entre as iniciativas voltadas à diversidade e ao respeito às diferenças, destaca-se a realização de evento LGBTQIA+ com palestrantes de Campo Grande, promovendo diálogo e conscientização entre as internas.

Outro projeto desenvolvido na unidade é a horta sustentável, mantida com participação das custodiadas, além de campanhas de conscientização como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Janeiro Branco, voltadas à saúde mental, prevenção e bem-estar.

A unidade também conta com assistência religiosa regular, com realização de missas, cultos evangélicos e batismos. Em parceria com a assistência indígena, são promovidas duas vezes ao mês refeições com alimentos típicos e visitas de agentes comunitários e lideranças de aldeias, fortalecendo o respeito à diversidade cultural entre as internas.

As ações implementadas resultaram em reconhecimento institucional, com elogio formal encaminhado pela Defensoria Pública da União após inspeção realizada no presídio.

Reestruturação

Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã avança em melhorias estruturais e amplia ações de ressocialização 2
Celas foram reformadas.

No campo da infraestrutura, foram realizados serviços como a troca da bomba d’água, garantindo abastecimento contínuo na unidade, além da reforma dos banheiros dos alojamentos, com substituição de pias, caixas de descarga, instalação de encanamentos e troca de tanques. Outras melhorias incluíram a reforma do banheiro da administração, pintura da copa dos servidores, instalação de grade na sala de enfermagem, pintura do setor de saúde, reforma da sala de cursos e reorganização de espaços administrativos.

Também foram executados reparos no piso e reboco da sala destinada à produção de absorventes, troca do telhado da sala da chefia de equipe, substituição de extintores vencidos, instalação de piso e tanque na Galeria II e a instalação de nova cadeira odontológica, ampliando o atendimento de saúde às custodiadas.

De acordo com a direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), essas e outras melhorias já executadas, integram um trabalho contínuo da administração penitenciária, com empenho da equipe do presídio, para aprimorar a estrutura da unidade, garantir condições dignas de custódia e fortalecer políticas voltadas à ressocialização.

Comunicação da Agepen-MS

Supremo decide se mantém prisão de Vorcaro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (13) o julgamento virtual que vai decidir se a decisão do ministro André Mendonça, que determinou a prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, será referendada. O julgamento será iniciado às 11h. Supremo decide se mantém prisão de Vorcaro 3Supremo decide se mantém prisão de Vorcaro 4

Durante o julgamento, o colegiado também vai decidir se serão mantidas as prisões do cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, acusado de ser operador financeiro do banqueiro, e do escrivão aposentado da Polícia Federal (PF) Marilson Roseno da Silva, que teria auxiliado no acesso a informações sigilosas das investigações.

Além de Mendonça, os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques estarão aptos a votar. Dias Toffoli, que também pertence ao colegiado, se declarou suspeito e não vai participar do julgamento, que contará apenas com os quatro votos.

Em caso de empate na votação, o placar vai favorecer Vorcaro, e o banqueiro pode ser solto.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Prisão

No dia 4 deste mês, Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), instituição pública ligada ao governo do Distrito Federal (GDF).

Mendonça atendeu pedido de prisão feito pela PF, após novos dados da investigação apontarem que Vorcaro deu ordens diretas aos outros acusados para intimidarem jornalistas, ex-empregados e empresários, além de ter acesso prévio ao conteúdo das investigações.

A investigação citou mensagens encontradas no celular do banqueiro, que foi apreendido pela PF, nas quais ele ameaçou Lauro Jardim, jornalista do jornal O Globo, em conversa com Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário.

Mourão também foi preso na terceira fase da operação e atentou contra a própria vida na carceragem da PF, em Belo Horizonte.

A investigação também revelou que Vorcaro tinha contato direto com dois servidores do Banco Central e era informado sobre o andamento das investigações contra o Master no órgão.

Em 17 de novembro do ano passado, o banqueiro foi preso pela primeira vez, quando tentava embarcar em jatinho particular para Dubai, nos Emirados Árabes. No dia seguinte, o Banco Central decretou a liquidação do Master por suspeitas de fraudes.

Após a prisão, a defesa conseguiu um habeas corpus na Justiça Federal em Brasília, e Vorcaro passou a cumprir prisão domiciliar, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. 

Agencia Brasil*

SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia

O Ministério da Saúde ampliou o uso do medicamento doxiciclina 100 mg no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, o antibiótico passa a ser utilizado também como medida preventiva, em casos de exposição, a infecções sexualmente transmissíveis (IST).SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia 5SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia 6

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, a pasta define que a doxiciclina 100 mg passa a figurar como profilaxia pós-exposição na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis bacterianas clamídia e sífilis na população.

De acordo com o texto, a ampliação do uso do medicamento foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS.

Entenda

O ministério reforça que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão ocorre por meio de relação sexual (oral, vaginal ou anal), sobretudo quando há contato com lesões, sem preservativo; e por transmissão vertical (da gestante para o bebê durante a gestação ou no momento do parto).

Já a clamídia é uma infecção sexualmente transmissível que, na maioria das vezes, causa infecção nos órgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Segundo a pasta, o quadro pode atingir homens e mulheres com vida sexual ativa.

A clamídia é transmitida por meio do contato sexual (anal, oral ou vaginal) ou pela forma congênita (infecção passada da mãe para o bebê durante a gestação). A infecção não é transmitida por transfusão sanguínea, mas, caso a pessoa infectada deseje doar sangue, deve informar ao profissional de saúde a presença da infecção.

Agencia Brasil*

Polícia apreende quase 1 tonelada de cocaína após denúncia em MS

A Polícia Civil apreendeu cerca de 975 quilos de cocaína na manhã de quarta-feira (11), em uma oficina mecânica na Avenida Senhor do Bonfim, em Campo Grande. Cinco pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras). Segundo a polícia, esta é uma das maiores apreensões de cloridrato de cocaína — uma forma de sal da cocaína — já registradas no estado.

A operação começou após uma denúncia anônima informar que uma negociação envolvendo grande quantidade de drogas estava prestes a acontecer em uma oficina da região. Com base nas informações, equipes do Garras passaram a monitorar o local para confirmar a denúncia e identificar os envolvidos.

Durante o monitoramento, os policiais viram um homem de 42 anos sair da oficina em um carro. Ele foi acompanhado por uma equipe descaracterizada. Ao mesmo tempo, outro homem, de 39 anos, deixou o local dirigindo uma caminhonete, também monitorada pelos investigadores.

Os dois veículos seguiram até o estacionamento de um supermercado atacadista, na saída para Cuiabá. No local, o motorista do carro passou a circular pelo estacionamento de forma considerada suspeita, aparentando aguardar contato para a negociação da droga.

Diante da situação, os policiais fizeram a abordagem. Dentro do carro foi encontrado um estojo com pasta base de cocaína, pesando cerca de 0,6 grama, que, segundo a polícia, poderia ser usado como amostra para a negociação.

Drogas estavam em casa de suspeito

Ao mesmo tempo, outra equipe abordou um carro dirigido por um homem de 38 anos, que tinha como passageiro um homem de 25 anos. No veículo, os investigadores encontraram três tabletes de pasta base de cocaína, que somaram cerca de 3,2 quilos.

Os suspeitos foram levados para a delegacia. Já na unidade policial, um dos conduzidos disse que queria colaborar com a investigação e informou que havia grande quantidade de drogas guardada em sua casa.

Com base nas informações, os policiais foram até o endereço indicado e encontraram 614 volumes de substância semelhante à cocaína, entre tabletes e pacotes embalados. Após pesagem inicial, a droga totalizou cerca de 975 quilos.

Durante a operação, também foram apreendidos veículos usados na logística do tráfico, entre eles uma caminhonete com registro de furto ou roubo, que estaria sendo utilizada para transportar a droga.

Os presos permanecem à disposição da Justiça, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Parque Tecnológico de Ponta Porã será inaugurado nesta sexta-feira

Prefeito Eduardo Campos recebe o governador Eduardo Riedel para inauguração do Parque Tecnológico Internacional e do Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, recebe na manhã desta sexta-feira, dia 13, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para a inauguração oficial do Parque Tecnológico Internacional (PTIn) e do Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP). O governador cumpre uma série de agendas na região de fronteira.

Logo após desembarcar no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, o governador seguirá para o Parque Tecnológico, onde participará de uma visita guiada às instalações a partir das 10h, acompanhado da comitiva estadual. Em seguida, às 11h, será realizada uma reunião de negócios com empresas da plataforma Connected Smart Cities.

A cerimônia oficial de inauguração está marcada para as 13h30. Na ocasião, o prefeito Eduardo Campos, o governador Eduardo Riedel e outras autoridades municipais, estaduais e federais farão pronunciamentos sobre a importância dos novos equipamentos para o desenvolvimento da cidade e da região.

Na sequência, das 14h20 às 17h30, acontece uma reunião estratégica da plataforma Connected Smart Cities, com apresentação do ranking e dos selos “Cidades Inteligentes” e “Ecossistemas de Inovação”, além de painéis temáticos.

A programação continua às 18h com palestra do influenciador e empreendedor Rômulo Deu Cria. O encerramento será às 19h, com show do músico sul-mato-grossense Jerry Espíndola e apresentação da DJ Brenda, marcando o início de uma nova fase para a inovação e o desenvolvimento tecnológico em Ponta Porã e região.

Estruturação

O prefeito Eduardo Campos destacou a importância do investimento em tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.

“Estamos inaugurando o Parque Tecnológico e o CEIMPP para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e ampliar oportunidades. Tecnologia é muito mais do que computadores e celulares: ela facilita a vida das pessoas. Com ela podemos melhorar a saúde, tornando o atendimento mais ágil e eficiente; fortalecer a educação; gerar empregos e oportunidades; além de tornar os serviços públicos mais organizados e eficientes. Investir em tecnologia é investir no futuro da nossa cidade e das próximas gerações”, afirmou.

Já Marcus Dias, líder técnico do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, que participou da estruturação do projeto, destacou o trabalho realizado em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã para consolidar a implantação do PTIn.

“A partir da identificação do DNA local, consolidamos o planejamento estratégico, a modelagem do parque e sua implantação inicial com operação assistida, apoiando a criação de um ambiente de inovação sustentável e conectado ao ecossistema binacional”, explicou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Escola Shinsei promove seminário de defesa pessoal para mulheres no dia 21 de março

A Escola de Jiu-Jitsu Shinsei realizará no próximo 21 de março de 2026, às 14h, um Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres, com o objetivo de promover conhecimento, segurança e fortalecimento feminino por meio das artes marciais.

O encontro será realizado na sede da academia, localizada na Rua Tiradentes, 766, no Centro, e é aberto ao público feminino que deseja aprender técnicas básicas de proteção e desenvolver mais confiança para lidar com situações do dia a dia.

Segundo a organização, o seminário vai além da prática física. A proposta é criar um ambiente de acolhimento e aprendizado, mostrando que a defesa pessoal também está ligada à autoconfiança, consciência e união entre mulheres.

“Sabemos que muitas vezes o mundo lá fora pode ser difícil, mas nenhuma mulher precisa caminhar sozinha. Aprender a se defender é também aprender a confiar em si mesma, na sua força e no seu valor”, destaca a equipe da Escola Shinsei.

Durante o evento, as participantes terão acesso a técnicas práticas de defesa pessoal, orientações de segurança e momentos de integração. A programação também inclui coffee break e distribuição de brindes.

A inscrição será feita mediante a doação de 1 kg de alimento, que posteriormente será destinado a ações solidárias. As vagas são limitadas.

A iniciativa busca incentivar mulheres a desenvolverem mais segurança e autonomia, reforçando a importância do conhecimento como ferramenta de proteção.

Serviço

Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres
📅 Data: 21 de março de 2026
⏰ Horário: 14h
📍 Local: Rua Tiradentes, 766 – Centro

✔ Técnicas de defesa pessoal
✔ Coffee break
✔ Brindes

🎟 Entrada: 1 kg de alimento
Vagas limitadas

A organização reforça que o seminário é uma oportunidade para aprender, trocar experiências e fortalecer a confiança.

“Porque toda mulher merece se sentir segura, respeitada e forte.”

Parque Tecnológico de Ponta Porã nasce para atuar como catalisador do desenvolvimento regional

Fundação CERTI apoia a estruturação do parque de inovação que tem como meta impulsionar startups na fronteira Brasil-Paraguai

Com ampla experiência na concepção e implantação de ambientes de inovação, a CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), é responsável pela estruturação do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn). Com dois dias de programação nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de março, a região Centro-Oeste do Brasil passa a contar com um novo espaço voltado ao desenvolvimento tecnológico e ao empreendedorismo. O objetivo do empreendimento é fortalecer o ecossistema de inovação binacional, estimular a criação de startups e ampliar oportunidades de negócios e cooperação científica na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Marcus Dias, líder técnico do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI, destacou o trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã para consolidar a implantação do PTIn. “A partir da identificação do DNA local, consolidamos o planejamento estratégico, a modelagem do parque e sua implantação inicial com operação assistida, apoiando na estruturação de um ambiente de inovação sustentável e conectado ao ecossistema binacional”, disse.

Um dos principais desafios do projeto, segundo ele, foi estruturar um parque tecnológico em uma região de fronteira, com vocação internacional e grande potencial de integração regional, ao mesmo tempo em que se buscava garantir um modelo de operação viável e conectado às demandas do ecossistema local de inovação.

Para apoiar esse processo, a CERTI aplicou sua própria metodologia para desenvolvimento de parques e centros de inovação, uma abordagem consolidada que organiza oito eixos estratégicos de soluções que impulsionam a formação de ambientes de inovação, como governança, posicionamento, modelo de negócios e articulação com o ecossistema. “Após a inauguração estenderemos nossa atuação junto ao parque por meio ações compartilhadas, mentorias e transferência de conhecimento para a equipe gestora local, contribuindo para o amadurecimento das iniciativas de empreendedorismo e inovação.”, complementa Marcus Dias.

Com uma abordagem integrada que envolve áreas como economia criativa, cultura e desenvolvimento rural, o Parque Tecnológico de Ponta Porã nasce com a proposta de atuar como um catalisador do desenvolvimento regional, conectando diferentes setores da economia e contribuindo para posicionar a cidade como um novo polo de inovação e empreendedorismo na região de fronteira.

Segundo o líder técnico da CERTI, a definição do posicionamento estratégico do parque foi construída a partir de análises do território, entrevistas com atores locais e identificação das oportunidades econômicas, científicas e culturais da região de Ponta Porã. Esse processo contribuiu para estabelecer as áreas prioritárias de atuação do PTIn e orientar o desenvolvimento de programas de empreendedorismo, incubação de startups e atração de empresas inovadoras. “O diferencial competitivo do PTIn está em sua natureza internacional e posição estratégica na fronteira Brasil–Paraguai, o que cria oportunidades para cooperação científica, tecnológica e empresarial com países da América Latina”, destaca.

Nos primeiros anos de operação, a expectativa é consolidar o PTIn como um hub regional de inovação, capaz de atrair startups, empresas de base tecnológica e projetos de pesquisa aplicada, ampliando a geração de empregos qualificados e estimulando o desenvolvimento econômico da região. O projeto também incluiu iniciativas para estimular a cultura empreendedora na região, como a implementação de um programa de pré-incubação desenvolvido em parceria com a Fundação Wadhwani, organização sem fins lucrativos que tem como missão acelerar o desenvolvimento econômico de regiões emergentes.

A experiência da CERTI no desenvolvimento de ambientes de inovação também contribuiu para acelerar a maturidade do projeto, visto que a instituição possui uma trajetória consolidada no apoio à concepção e implantação de parques tecnológicos, incubadoras e centros de inovação em diversos estados brasileiros, acumulando mais de 90 projetos nessa área. Além da estrutura do parque tecnológico, o projeto também está conectado a outras iniciativas estratégicas para o desenvolvimento local, como o Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP) e o Centro de Inovação da Agricultura Familiar (Casarão).

Programação de Inauguração

A programação de inauguração do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) terá início nesta quinta-feira, dia 12, às 14h, e prossegue na sexta-feira, dia 13, pela manhã, sendo que a cerimônia oficial de inauguração está marcada para às 13h30 com a presença do prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, do governador do Estado, Eduardo Riedel, além de secretários estaduais e autoridades regionais e federais.

Entre as atividades previstas está a Oficina de Ambientes de Inovação com Ecossistemas Estaduais, conduzida por Marcus Dias. A oficina acontece nesta sexta-feira, às 8h30, e tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada no planejamento do PTIn, além de promover um espaço de diálogo entre representantes de diferentes ecossistemas de inovação de Mato Grosso do Sul.

Parque Tecnológico de Ponta Porã nasce para atuar como catalisador do desenvolvimento regional 7
PTIn vai estimular a criação de startups e ampliar oportunidades de negócios e cooperação científica na fronteira entre Brasil e Paraguai