Início Site Página 42

MS recebe 7,8 mil doses da vacina contra dengue para trabalhadores da Atenção Primária

Imunizante do Instituto Butantan será destinado, nesta primeira remessa, exclusivamente a profissionais das UBSs

Em meio ao aumento no número de casos de dengue e à mobilização nacional para ampliar a proteção dos trabalhadores da saúde, Mato Grosso do Sul avança na organização de sua estratégia de imunização. O Estado receberá a primeira remessa da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, destinada exclusivamente aos trabalhadores da APS (Atenção Primária à Saúde).

Na quinta-feira (19), Mato Grosso do Sul recebe 7.878 doses da vacina atenuada contra a dengue, referentes a essa primeira remessa. As doses integram a estratégia nacional de vacinação de trabalhadores da APS do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país.

O imunizante é indicado para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia pela doença e sem histórico de vacinação anterior contra a dengue com outro imunizante. Nesta etapa inicial, a vacinação contemplará exclusivamente trabalhadores que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também recebeu do Ministério da Saúde o guia orientativo com as indicações e diretrizes que irão nortear a aplicação do imunizante e subsidiar o alinhamento com os municípios, garantindo o início oportuno da vacinação no Estado.

Estão incluídos na vacinação profissionais de saúde que exercem atividades assistenciais e de prevenção, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e odontólogos; equipes multiprofissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; além de trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulâncias, entre outros.

A distribuição das doses aos municípios seguirá critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. As orientações sobre o início da vacinação e a organização da estratégia serão repassadas às secretarias municipais de saúde.

Como parte desse processo, a SES realiza nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, uma reunião por webconferência com os coordenadores de imunização dos 79 municípios sul-mato-grossenses. O encontro terá como pauta o alinhamento da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante do Butantan, a programação anual de vacinação, além de informes e notas técnicas do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a articulação prévia com os municípios é fundamental para garantir agilidade e segurança na execução da estratégia. “Estamos organizando o Estado para que a vacinação ocorra de forma padronizada e eficiente. O alinhamento com os coordenadores municipais permite esclarecer dúvidas, reforçar as recomendações do Ministério da Saúde e assegurar que as doses cheguem rapidamente a quem está na linha de frente da Atenção Primária”, destacou.

A SES reforça que, além da vacinação, é fundamental que a população mantenha as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e Zika — como eliminar recipientes que acumulam água parada, manter caixas d’água bem vedadas e permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências. A combinação entre imunização e controle do vetor é essencial para reduzir casos e proteger a população em todo o Estado.

Temporal com granizo e ventos fortes causa destruição em bairros e no centro de Ponta Porã

Chuva de meia hora destelha casas, derruba árvores e danifica prédio público; Defesa Civil registra ao menos 12 ocorrências

Um temporal de aproximadamente 30 minutos atingiu Ponta Porã na tarde desta quarta-feira (18) e deixou um rastro de destruição em diversos bairros e na região central do município. A chuva de granizo acompanhada de ventos intensos provocou quedas de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Logo após a tempestade, o prefeito Eduardo Campos esteve nos locais mais afetados e determinou que equipes da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, além da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e da Secretaria de Obras e Urbanismo, prestassem atendimento imediato às famílias atingidas.

Segundo o prefeito, os prejuízos materiais são significativos, inclusive em prédios públicos. Parte do telhado da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, foi arrancada pelo vendaval. As estruturas de zinco atingiram a rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento de energia. A concessionária responsável foi acionada para realizar os reparos. Um veículo que estava estacionado em frente ao prédio também foi atingido.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ibanhas, até por volta das 16h30 já haviam sido registradas pelo menos 12 quedas de árvores. Os bairros mais atingidos foram Parque das Aroeiras, Jardim Ivone e São João, além de áreas vizinhas que sofreram com enxurrada forte nas ruas e continuam sendo vistoriadas.

A Defesa Civil também confirmou o destelhamento de pelo menos cinco residências. As equipes seguem mobilizadas para levantamento completo dos danos e para garantir assistência às famílias afetadas. A orientação é para que a população evite áreas com fios caídos e acione os órgãos competentes em caso de emergência.

Edilson José Assessoria de Comunicação

Temporal com granizo e ventos fortes causa destruição em bairros e no centro de Ponta Porã
Temporal com granizo e ventos fortes causa destruição em bairros e no centro de Ponta Porã 1
Parte do telhado da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, foi arrancada pelo vendaval
Temporal com granizo e ventos fortes causa destruição em bairros e no centro de Ponta Porã 2
Parte do telhado da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, foi arrancada pelo vendaval

Suspeito investigado por tráfico morre ao reagir abordagem da polícia

Esta é a 10° morte em 2026 por intervenção Legal de Agente do Estado em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizaram uma operação na manhã desta quarta-feira (18), em Rio Verde de Mato Grosso (MS). Durante a ação, um homem de 48 anos morreu após confronto com os policiais. Esta é a 10° morte em 2026 por intervenção Legal de Agente do Estado em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo informações divulgadas pela corporação, os militares faziam diligências no município quando tentaram abordar o suspeito, conhecido como “Zaroio”. Conforme a polícia, ele teria reagido de forma violenta à ordem de abordagem, colocando em risco a integridade física da equipe.

Ainda de acordo com o Batalhão de Choque, diante da reação, os policiais utilizaram força de maneira progressiva para conter o homem. Após a intervenção, ele foi socorrido e encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O suspeito possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e ameaça. A polícia também informou que ele era investigado por envolvimento em atividades ilícitas na região e teria ligação com organização criminosa.

O local foi preservado para os trabalhos da perícia técnica. Os objetos relacionados à ocorrência foram apreendidos, e o caso foi registrado para as providências legais cabíveis.

Em nota, o Batalhão de Polícia de Choque afirmou que a atuação ocorreu dentro dos protocolos institucionais, com base na legalidade, na técnica policial e no uso proporcional da força.

O caso será apurado pelas autoridades competentes.

Fonte: G1

Pontaporanense radicado em Santa Catarina, Thiago Moikano fará luta principal em Basileia, na Suíça

O atleta Thiago Moikano, natural de Ponta Porã e atualmente radicado em Santa Catarina, alcança mais um importante marco em sua carreira no esporte. Ele será o protagonista da luta principal de um grande evento internacional que será realizado em Basileia, na Suíça, consolidando seu nome no cenário mundial das artes marciais.

Reconhecido pela disciplina e pelo desempenho dentro do cage, Thiago vem construindo uma trajetória sólida, que agora ganha projeção internacional com a oportunidade de lutar como main event em solo europeu.

Além da carreira como atleta, Thiago Moikano também se destaca fora dos ringues. Ele é sócio da agência MK, empresa especializada na gestão de carreiras esportivas, que reúne atletas de grande renome no cenário nacional. A agência tem se consolidado como uma das referências na área, abrindo portas para talentos brasileiros no exterior.

Segundo informações, a MK já levou mais de 10 atletas para competir e conhecer grandes palcos do esporte mundial, contribuindo para a internacionalização de lutadores brasileiros e o fortalecimento do esporte no país.

A participação de Thiago Moikano como luta principal em um evento na Europa representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um motivo de orgulho para Ponta Porã e para o esporte brasileiro, que segue ganhando espaço e reconhecimento fora do país.

Identificada vítima fatal de acidente na BR-463, em Ponta Porã

Foi identificado como Rafael Henrique dos Santos, de 37 anos, o homem que morreu em um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (17), na BR-463, no trecho que liga Ponta Porã ao distrito de Sanga Puitã, na região de fronteira.

De acordo com informações divulgadas pelo site Alerta Dourados, a colisão envolveu um veículo de passeio, modelo Fiat Siena, e um caminhão. Com a força do impacto, a rodovia precisou ser parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros permaneceram no local realizando os levantamentos necessários para apurar as circunstâncias do acidente. As causas da colisão seguem sob investigação.

O corpo de Rafael foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Porã e, posteriormente, será trasladado para Tupã (SP), cidade onde ele residia, para que familiares e amigos possam prestar as últimas homenagens.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a dinâmica do acidente nem atualização sobre o estado de saúde de outros possíveis envolvidos.

Sportivo 2 de Mayo enfrenta o Sporting Cristal e tenta avançar à Fase 3 da Libertadores

O Sportivo 2 de Mayo tem mais um capítulo importante para escrever na sua trajetória continental. Após eliminar o Alianza Lima, do Peru, na primeira fase da CONMEBOL Libertadores 2026, o time paraguaio volta a campo nesta fase para enfrentar outro adversário peruano: o Sporting Cristal.

A partida de ida da Fase 2 será disputada às 21h30, no estádio Río Parapití, em Pedro Juan Caballero. A equipe comandada por Eduardo Ledesma busca um resultado positivo diante da torcida para ganhar vantagem na disputa por uma vaga na Fase 3 da competição.

Na etapa anterior, o 2 de Mayo somou uma vitória e um empate, desempenho que garantiu a classificação e aumentou a confiança do elenco para a sequência do torneio. Agora, o desafio é manter o bom momento e ampliar a presença paraguaia na principal competição de clubes da América do Sul.

📌 Detalhes da partida

CONMEBOL Libertadores 2026 – Fase 2 – Jogo de ida
⚽ Sportivo 2 de Mayo (PAR) x Sporting Cristal (PER)
🏟️ Estádio: Río Parapití
⏰ Horário: 21h30

Arbitragem:
Árbitro: Carlos Betancur (COL)
Assistentes: John León (COL) e Miguel Roldán (COL)
VAR: Nicolás Gallo (COL)
AVAR: Nataly Arteaga (COL)

📺 Transmissão: ESPN e Disney+

A expectativa é de casa cheia no Río Parapití, em um confronto que pode consolidar o 2 de Mayo como uma das surpresas da edição 2026 da Libertadores.

Paulistas batem gaúchas no fim da 1ª rodada do Brasileirão Feminino

A rodada de abertura da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol chegou ao fim na noite de segunda-feira (16), com duelos entre paulistas e gaúchas. Melhor para Santos e São Paulo, que venceram os duelos contra, respectivamente, Grêmio e Internacional.Paulistas batem gaúchas no fim da 1ª rodada do Brasileirão Feminino 3Paulistas batem gaúchas no fim da 1ª rodada do Brasileirão Feminino 4

Na Vila Belmiro, em Santos, o time da casa derrotou as Mosqueteiras por 2 a 1. A lateral Katrine inaugurou o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Ela apareceu pela esquerda e chutou da entrada da área, encobrindo a goleira Raíssa, marcando um golaço. Aos 19, a meia Yoreli Rincón cobrou escanteio pela direita e a zagueira Ana Alice completou, aumentando a vantagem das Sereias da Vila.

Na etapa final, aos 25 minutos, a meia Camila Pini levantou a bola na área pela esquerda e Allyne, que tinha acabado de entrar no lugar da também lateral Camila Arrieta, testou por cobertura para surpreender a goleira Taty Amaro. As gremistas tiveram chances de empatar, mas o placar não se alterou mais, com vitória santista no retorno da equipe paulista à primeira divisão.

O São Paulo, por sua vez, visitou as Gurias Coloradas no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, e também ganhou por 2 a 1, de virada. As Gurias Coloradas saíram na frente aos quatro minutos com Darlene, que recebeu belo passe da também atacante Sole Jaimes na área e tocou por cobertura, na saída da goleira Carlinha.

Antes do intervalo, aos 48, a zagueira Sorriso tentou afastar a cobrança de escanteio pela direita e a bola foi no travessão. A goleira Gabi Barbieri não conseguiu defender e a sobra ficou com Duda Serrana, que mandou para as redes. A virada das Soberanas veio no primeiro minuto da etapa final, com Crivelari, completando o passe da também atacante Gadu, que veio pela direita.

Próxima rodada

A segunda rodada do Brasileirão Feminino começa na sexta-feira (20), com três jogos. Às 19h (horário de Brasília), o Grêmio recebe o Palmeiras no Passo d’Areia, em Porto Alegre.

Mais tarde, às 21h, o Flamengo duela com o Red Bull Bragantino no Luso-Brasileiro. A partida na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, será transmitida ao vivo pela TV Brasil. Por fim, às 21h30, o Corinthians enfrenta o Fluminense na Neo Química Arena, em São Paulo.

No sábado (21), são mais duas partidas. Às 15h, América-MG e Internacional medem forças na Arena Frimisa, em Santa Luzia (MG). E a partir de 18h, o Botafogo visita a Ferroviária na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Já no domingo (22), às 15h, o Juventude pega o Atlético-MG no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS).

A rodada termina na próxima segunda-feira (23), com três duelos. Às 15h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, tem Vitória e Mixto. Às 19h, o Cruzeiro encara o Santos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).

A última partida começa às 21h, no Estádio Marcelo Portugal Gouveia, que fica no Centro de Formação de Atletas (CFA) de Cotia (SP), e opõe São Paulo e Bahia. A TV Brasil transmite o jogo ao vivo.

Fluminense supera Bangu e pega Vasco na semi do Campeonato Carioca

O Clássico dos Gigantes vai definir um dos finalistas do Campeonato Carioca. Na noite desta segunda-feira (16), o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro, diante de pouco mais de 20 mil torcedores. O adversário nas semifinais do Estadual será o Vasco.Fluminense supera Bangu e pega Vasco na semi do Campeonato Carioca 5Fluminense supera Bangu e pega Vasco na semi do Campeonato Carioca 6

É a décima vez neste século que os rivais estarão frente a frente em uma semifinal, seja ela nacional ou estadual. O retrospecto é favorável ao Cruzmaltino, que levou a melhor em seis confrontos, sendo o mais recente na Copa do Brasil do ano passado, quando venceu nos pênaltis.

O Tricolor passou à final em três ocasiões: Taças Rio de 2005 e 2008 e Carioca de 2017. Por ter a melhor campanha geral do Estadual, o clube das Laranjeiras será o mandante do jogo de volta.

O Fluminense definiu a classificação no primeiro tempo. Aos 35 minutos, o lateral Guga cruzou pela direita, Jefferson Savarino recebeu pela esquerda, na área, ajeitou e chutou para fazer o primeiro gol dele pelo Tricolor.

Quatro minutos depois, Savarino cobrou escanteio pela esquerda, a zaga afastou e a bola sobrou na entrada da área para o também atacante Agustín Canobbio finalizar. A batida rasteira desviou na defesa e saiu do alcance do goleiro Bruno.

O Tricolor não diminuiu o ritmo na segunda etapa. Aos 28 minutos, o Fluminense acertou o travessão pela segunda vez na partida, agora com o atacante Kevin Serna – no primeiro tempo, foi o volante Facundo Bernal que ficou no quase, pouco depois do 2 a 0.

Aos 32, Santi Moreno foi derrubado na área por Bruno. Pênalti, que o também meia Paulo Henrique Ganso, homenageado antes de a bola rolar com uma placa por ter completado 300 jogos vestindo a camisa tricolor, não desperdiçou.

O Bangu conseguiu descontar dois minutos depois. O zagueiro Juan Freytes bobeou e o lateral Ricardo Sena aproveitou, acertando o canto do goleiro Fábio. Nada, porém, que alterasse o rumo da partida. Tanto que o time comandado por Luís Zubeldia teve várias chances de ampliar a vantagem, mas as defesas de Bruno impediram. No fim, Fluminense 3 a 1.

A outra semifinal reunirá Madureira e Flamengo. O Tricolor Suburbano eliminou o Boavista, enquanto o Rubro-Negro levou a melhor sobre o arquirrival Botafogo. Por ter campanha pior, o atual campeão carioca, brasileiro e da Libertadores será o mandante do jogo de ida. Os clubes aguardam a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciar as datas, horários e locais dos confrontos.

Carro carregado com maconha se envolve em acidente e droga é apreendida em Ponta Porã

Um acidente de trânsito terminou com apreensão de drogas na tarde desta sexta-feira, na Rua 12 de Outubro, no bairro Vila Áurea, em Ponta Porã.

Segundo informações preliminares, um veículo que transportava grande quantidade de maconha perdeu o controle e colidiu com outros carros que estavam na via, provocando uma colisão em cadeia.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e, durante a vistoria no automóvel, encontrou diversos tabletes de maconha no interior do veículo.

Apesar do impacto, os envolvidos no acidente foram atendidos no local e, conforme as primeiras informações, não houve registro de feridos graves.

A droga foi apreendida e o condutor do veículo fugiu do local de acordo com informações extraoficiais. O caso será investigado para apurar a origem e o destino do entorpecente, além de possíveis conexões com o tráfico na região de fronteira.

A ocorrência reforça o cenário de enfrentamento ao tráfico de drogas em Ponta Porã, cidade estratégica na divisa com o Paraguai.

De Ponta Porã para a ALEMS: sobrinho de Lula desponta como aposta do PT em MS para 2026

O cenário político de Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026 começa a ganhar novos contornos com o surgimento do nome de Alberto Inácio Lula, sobrinho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como uma das apostas do Partido dos Trabalhadores (PT) para a Assembleia Legislativa (ALEMS). Natural de Ponta Porã e atualmente morando em Campo Grande, Alberto passou a aparecer em pesquisas registradas de intenção de voto, movimento que acendeu o alerta nos bastidores da política estadual.

A estratégia do PT, segundo interlocutores, é utilizar o peso político e o reconhecimento do sobrenome Lula para fortalecer a base do partido no Estado e ampliar a representação na ALEMS, além de reforçar o palanque regional para as disputas majoritárias de 2026.

Missão: fortalecer a base e consolidar o palanque de Lula

Em declarações recentes, Alberto Inácio Lula afirmou estar preparado para entrar na disputa e destacou que seu objetivo vai além da eleição individual. “O foco é fazer o melhor mandato possível em prol da sociedade, com projetos de lei que tragam dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do estado”, afirmou o pré-candidato.

Ele também não descartou a possibilidade de uma dobradinha política com o irmão, Adauto Inácio, que pode disputar uma vaga de deputado federal, ampliando a presença da família no cenário político sul-mato-grossense e carregando o legado do sobrenome Inácio da Silva.

Estratégia para a chapa de 2026 em MS

A eventual candidatura de Alberto Inácio Lula se insere em um desenho estratégico mais amplo do PT em Mato Grosso do Sul. Entre os principais nomes do projeto estão:

  • Fábio Trad – já oficializado como pré-candidato ao Governo do Estado, com discurso voltado para pautas sociais e oposição ao atual governo.
  • Vander Loubet – deputado federal que abriu mão da reeleição à Câmara para disputar uma das vagas ao Senado Federal em 2026.

Histórico político e expectativa

Alberto Inácio Lula já colocou seu nome à prova nas urnas em 2022, quando concorreu ao cargo de deputado estadual. Para 2026, a expectativa dentro do partido é que a polarização nacional, aliada ao desempenho do governo federal, impulsione candidaturas ligadas diretamente à família Inácio da Silva, especialmente em regiões onde o PT busca ampliar sua capilaridade, como o agronegócio sul-mato-grossense.

De Ponta Porã para a ALEMS: sobrinho de Lula desponta como aposta do PT em MS para 2026 7

O que esperar da pré-candidatura

Caso a candidatura seja confirmada, a plataforma de Alberto Inácio Lula deve priorizar:

  • Alinhamento com o Governo Federal, com a promessa de facilitar a chegada de recursos e projetos do Planalto ao Estado;
  • Inclusão social, defendendo bandeiras históricas do PT;
  • Renovação com tradição, apresentando-se como um novo nome na política estadual, mas com respaldo político e simbólico do presidente Lula.

Com o nome ganhando espaço nas pesquisas e nos debates internos do partido, Alberto Inácio Lula desponta como uma das peças-chave do PT na montagem do tabuleiro eleitoral de Mato Grosso do Sul em 2026.