Início Site Página 43

Pastor é preso em Campo Grande suspeito de estuprar três netas

Homem de 63 anos foi detido em casa, na Vila Romana, onde também mantinha um ponto de pregação religiosa. Crimes teriam ocorrido aproveitando a relação de confiança com as vítimas.

Um homem de 63 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (12), no bairro Vila Romana, em Campo Grande, por estupro de vulnerável contra três netas de consideração. Segundo a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), o suspeito atuava como pastor evangélico e utilizava a própria residência como ponto de pregação.

As investigações tiveram início após o registro de três boletins de ocorrência distintos, realizados entre os anos de 2025 e 2026. Em todos os relatos, as vítimas — que eram crianças na época dos fatos — apontavam o homem como o autor dos abusos.

Habitação: prefeito destaca avanço histórico e afirma que gestão transformou insegurança em dignidade

Regularização fundiária e novos conjuntos habitacionais garantem segurança jurídica e moradia para milhares de famílias em Ponta Porã

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal na semana passada, o prefeito Eduardo Campos apresentou um balanço das ações desenvolvidas em diversos setores e destacou os avanços alcançados na área de habitação, especialmente nos processos de regularização fundiária que beneficiam famílias da zona urbana e rural do município.

Segundo o prefeito, a gestão municipal tem enfrentado um dos problemas mais sensíveis da vida familiar: a falta de segurança jurídica da moradia. “Na habitação, enfrentamos um dos problemas mais injustos da vida familiar: morar sem a segurança jurídica de um documento. Em 2025, avançamos com firmeza na regularização fundiária, atuando na cidade e no campo para levar presença institucional onde mais precisa”, afirmou.

Ele ressaltou que bairros como Salgado Filho e Vila Ferroviária, além do distrito de Nova Itamarati, já estão sendo contemplados com os processos de regularização. A meta da administração é concluir a entrega de 2.636 títulos até o final de 2026, sendo 1.700 na área rural e 936 na área urbana.

“Transformamos insegurança em dignidade. É o que há de mais concreto: casa reconhecida, endereço respeitado e família protegida”, enfatizou o prefeito.

Além da regularização fundiária, Eduardo Campos também destacou os investimentos em novos conjuntos habitacionais. De acordo com ele, em 2025 estão sendo viabilizadas 557 moradias, entre unidades em construção e já contratadas, o que deve beneficiar mais de duas mil pessoas.

Para o chefe do Executivo, a casa própria vai além do direito à moradia: representa estabilidade social e econômica. “A casa própria reduz vulnerabilidades econômicas e fortalece a base para saúde preventiva e segurança comunitária”, pontuou.

Encerrando sua fala, o prefeito reforçou que a habitação é prioridade permanente da gestão municipal. “Habitação não é promessa: é prioridade de governo e trabalho contínuo. O déficit habitacional é um desafio histórico, mas enfrentamos com método e meta. O caminho já está em curso, com títulos avançando, obras em execução e novas unidades viabilizadas. Nosso compromisso é absoluto: não parar até que morar com dignidade seja a regra em Ponta Porã”, concluiu.

Secretário de Governo mata os dois filhos e tira a própria vida em Itumbiara (GO)

Reprodução/@thalesmachadotm

Um crime de extrema gravidade chocou o município de Itumbiara, no sul de Goiás, na noite desta quarta-feira (11). O secretário de Governo da Prefeitura, Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos, de 8 e 12 anos, e em seguida tirou a própria vida, conforme confirmou a Polícia Militar à TV Anhanguera. As duas crianças não resistiram aos ferimentos.

De acordo com as informações apuradas, o filho mais velho, de 12 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade. Já o menino de 8 anos foi baleado na região da nuca, passou por cirurgia e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos, porém também não resistiu, segundo informações divulgadas pelo Jornal Opção.

Thales Machado era genro do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e ocupava o cargo de secretário de Governo no município.

Publicação antes do crime

Horas antes do ocorrido, Thales publicou um vídeo nas redes sociais ao lado dos filhos, no qual declarou amor às crianças. Na legenda, escreveu:
“Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito.”
A publicação ganhou grande repercussão após a confirmação da tragédia.

Investigação

Segundo a Polícia Militar, as equipes foram acionadas, compareceram ao local e realizaram o isolamento e a preservação da cena até a chegada das demais autoridades competentes. Os corpos de Thales e do filho mais velho foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente liberados.

A Polícia Civil de Goiás informou que instaurou procedimento investigativo para apurar todas as circunstâncias do caso. As investigações seguem em andamento.

O crime gerou comoção na cidade e reacendeu o debate sobre saúde mental, violência doméstica e prevenção de tragédias familiares.

Prefeitura investe em proteção social para evitar que a dor vire desespero

Uma das ações destacadas pelo prefeito Eduardo Campos foi a Campanha do Agasalho que beneficiou mais de 13 mil pess

Em balanço apresentado na Câmara Municipal, prefeito Eduardo Campos destacou mais de 5,7 mil ações diretas e investimento de cerca de R$ 16 milhões em políticas sociais

A Prefeitura de Ponta Porã tem ampliado os investimentos em proteção social com foco na garantia de direitos e no atendimento antecipado às situações de vulnerabilidade. Durante discurso na Câmara Municipal, na semana passada, o prefeito Eduardo Campos apresentou um balanço das ações desenvolvidas no setor social em 2025, destacando a realização de mais de 5.700 ações diretas e a aplicação de aproximadamente R$ 16 milhões no atendimento de centenas de famílias.

Segundo o prefeito, a prioridade da gestão é atuar antes que situações de dificuldade se agravem. “A dignidade em Ponta Porã se prova quando o poder público chega antes da dor virar desespero. Em 2025, a política de proteção social atuou com presença, escala e investimento: foram mais de 5.700 ações diretas e aproximadamente R$ 16 milhões aplicados, destes, R$ 13 milhões de recursos próprios, fortalecendo uma rede que protege, garante direitos e constrói autonomia”, afirmou.

Entre as ações de resposta imediata à vulnerabilidade, Eduardo Campos destacou a Campanha do Agasalho, que beneficiou mais de 13 mil pessoas, além da garantia de segurança alimentar com a entrega de cerca de 2 mil cestas básicas e quase 2 mil marmitas. “Isso não é caridade; é proteção pública concreta”, ressaltou.

O prefeito explicou ainda que a política de proteção social vai além do atendimento emergencial. “Proteção não se sustenta só com alívio, ela se sustenta com direitos garantidos. Implementamos a Cultura da Paz como método, levando rodas de conversa e ações de cidadania para praças e CRAS, alcançando 700 famílias do Bolsa Família”, disse. As ações incluem emissão de documentos, acolhimento especializado e reintegração familiar, assegurando que cidadãos em situação de vulnerabilidade recuperem vínculos e reconhecimento perante o Estado.

Na área de inclusão produtiva, a administração municipal mobilizou 416 jovens no Circuito Avança Juventude e qualificou outros 60 no programa Trilha para o Futuro. As políticas voltadas às mulheres também foram reforçadas, com 2.150 participações em ações de conscientização e fortalecimento de rede, além da qualificação de 210 mulheres em cursos voltados à geração de renda e autonomia financeira.

Eduardo Campos destacou ainda a atenção dedicada à população idosa, com 423 idosos envolvidos em programas de convivência, saúde e socialização. “Fortalecemos ações intergeracionais, como o Conectando Gerações, porque comunidade se constrói quando gerações caminham juntas”, afirmou.

O prefeito concluiu ressaltando novos investimentos estruturantes para as mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira já é realidade, com licitação prevista para este semestre. Para 2026, daremos um passo histórico com a implantação da Clínica da Mulher, com investimento de R$ 2 milhões em equipamentos. Nosso compromisso é claro: proteger quando for preciso, garantir direitos sempre e abrir caminhos para que as famílias não dependam do Estado, mas contem com um Estado que funciona”, finalizou.

Vândalos provocam danos na Unidade de Saúde de Sanga Puitã

Subprefeitura toma providências e pede apoio da comunidade para identificar responsáveis

A Unidade Básica de Saúde – ESF José Bataglin, localizada no distrito de Sanga Puitã, foi alvo de atos de vandalismo nos últimos dias. A depredação ao patrimônio público do município de Ponta Porã foi denunciada pelo subprefeito Kleber Ortiz, que informou que o caso será encaminhado à polícia para identificação e responsabilização dos autores.

De acordo com o subprefeito, os vândalos invadiram a unidade fora do horário de expediente, arrombaram a porta da copa e causaram diversos danos à estrutura do prédio. A extensão dos prejuízos está sendo levantada pela equipe responsável.

“Não podemos permitir que nossa comunidade continue sofrendo com atos irresponsáveis de vândalos. Vamos tomar todas as medidas cabíveis para que os responsáveis pela depredação do patrimônio público sejam punidos com o rigor da lei”, afirmou Kleber Ortiz.

Ele ressaltou ainda que a Guarda Municipal e a Polícia Militar serão acionadas sempre que houver qualquer ocorrência de depredação contra prédios públicos no distrito. Além das providências legais, a Subprefeitura reforça o pedido de colaboração da população.

“Precisamos do apoio da nossa comunidade, que pode denunciar qualquer movimentação suspeita não só nas proximidades da unidade de saúde, mas em qualquer prédio público. Vamos seguir trabalhando para garantir tranquilidade e segurança às nossas famílias”, destacou Ortiz.

A administração municipal reforça que danos ao patrimônio público prejudicam diretamente a população, comprometendo serviços essenciais como o atendimento em saúde, e pede que qualquer informação que ajude na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades policiais.

Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em Ponta Porã

Policiais civis da Seção de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã cumpriram, na data de hoje (11), três mandados de prisão no município, durante ações de repressão ao crime.

O primeiro mandado foi cumprido contra S.M.A., de 38 anos, em razão de regressão cautelar, decorrente de condenação pelo crime de tráfico de drogas.

Na sequência das diligências, a equipe policial efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão em desfavor de C.M., de 36 anos, conhecida como “Martinez do PCC”. O primeiro mandado refere-se à recaptura, em virtude de condenação pelos crimes previstos na Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas), artigo 33, no Código Penal, artigo 331, e novamente na Lei nº 11.343/06, artigo 33.

Já o segundo mandado contra a mesma suspeita decorre de condenação transitada em julgado, também pelo crime de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/06.

Após a realização dos procedimentos legais, os presos foram encaminhados para as providências de praxe e permanecem à disposição da Justiça.

Hospital Regional de Ponta Porã supera 140 mil atendimentos e reforça assistência em saúde na fronteira

Balanço consolidado de 2025 mostra avanços técnicos, ações de humanização, sustentabilidade e reconhecimento assistencial

O HRPP (Hospital Regional de Ponta Porã) registrou cerca de 140 mil atendimentos em 2025. Referência para a região sul de Mato Grosso do Sul, a unidade apresentou, no período, avanços técnicos, ações de humanização, iniciativas de sustentabilidade e reconhecimento institucional.

Do total de atendimentos, 61.268 foram urgências e emergências. O balanço anual revela ainda um vigoroso desempenho cirúrgico e obstétrico, com 4.324 cirurgias e 1.525 partos realizados nas áreas materno-infantil, clínica e cirúrgica.

“Os indicadores de 2025 refletem o empenho da nossa equipe em oferecer uma assistência resolutiva e humanizada para toda a região”, destaca Alex Marques, diretor-geral da unidade.
Inovação e tecnologia assistencial

O ano foi marcado pela modernização dos métodos de intervenção. O hospital realizou sua primeira cirurgia por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que acelera a recuperação do paciente.

Outros avanços incluíram a implementação da laserterapia no tratamento de feridas e a criação da Comissão de Pele, focada na prevenção e reabilitação de lesões cutâneas.

Segundo o gerente assistencial, Rodrigo Lima, essas tecnologias, somadas aos resultados obtidos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), elevam o patamar de segurança do paciente e a eficácia do cuidado integral. “Essas ações resultam em um processo de melhoria contínua da assistência ao paciente”,

Humanização e marco técnico em diagnóstico

Na área de humanização, o hospital promoveu 154 ações, alcançando 1.500 pessoas. O projeto “Laços de Amor” seguiu fortalecendo o suporte às famílias com orientações técnicas e treinamentos práticos, como manobras de desengasgo em recém-nascidos.

“O projeto estabelece o contato entre a instituição e as famílias, com foco na orientação técnica e no cumprimento dos sinais de alerta em saúde”, explicou Aniele Pinheiro, analista de Humanização.

Paralelamente, a unidade alcançou outro marco técnico: a conclusão do primeiro diagnóstico completo de morte encefálica. O procedimento seguiu rigorosos protocolos clínicos e contou com o suporte da diretoria para a realização de exames de hemodinâmica em serviço externo, garantindo a confirmação do quadro.

“O cumprimento integral deste protocolo é um registro histórico para a unidade. O diagnóstico preciso é a etapa que possibilita a captação de órgãos para doação, combatendo o subdiagnóstico no país e qualificando o hospital como um potencial doador”, explica o diretor técnico, Antonio Martinussi.

Sustentabilidade

O compromisso socioambiental do HRPP foi elevado a um novo nível em 2025 com o recebimento da certificação Green Kitchen, em dezembro. O selo reconhece a reestruturação completa dos fluxos da cozinha — do controle rigoroso da água ao descarte final de resíduos, garantindo sustentabilidade e segurança alimentar de padrão internacional.
Além da certificação, o hospital mantém uma horta permitindo o suprimento próprio de hortaliças para o refeitório. Também realiza a gestão de resíduos por meio da triagem e destinação semanal de recicláveis para cooperativas locais.

Nosso planejamento integra a gestão de resíduos e parcerias internacionais às metas de responsabilidade do hospital, com foco na redução do consumo de energia e descartáveis”, pontua Murilo Fernandes, supervisor de Sustentabilidade.

Reconhecimento e conformidade

A excelência da UTI foi atestada com um certificado internacional concedido pela Epimed Solutions e pelo fundo francês Fonds 101, após um ano de monitoramento rigoroso. Além disso, o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de Mato Grosso do Sul emitiu relatório atestando a plena conformidade da unidade quanto às normas técnicas, éticas e ao dimensionamento adequado do quadro de profissionais.

Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde desde agosto de 2025, o HRPP integra a rede estadual de saúde com uma estrutura de 117 leitos (20 de UTI) e um corpo funcional de 100 médicos e 400 colaboradores.

Comunicação SES
*com informações do HRPP
Fotos: HRPP

Mulher é assaltada e baleada durante roubo de moto em Ponta Porã

Uma mulher foi vítima de um assalto violento na noite desta terça-feira (10), no bairro Jardim Primavera, em Ponta Porã. Segundo informações preliminares, três homens abordaram a vítima, roubaram sua motocicleta e efetuaram dois disparos de arma de fogo durante a ação criminosa.

De acordo com relatos, a mulher teria sido seguida pelos suspeitos até a última rotatória de saída para a região das Três Coxilhas, onde o crime foi consumado. Após anunciarem o assalto, os criminosos levaram a moto e, em seguida, atiraram na direção da vítima.

Apesar da violência da ocorrência, a mulher não sofreu ferimentos graves, conforme as primeiras informações.

A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências na região. O caso será investigado para identificar e localizar os autores do crime. A área segue sendo monitorada pelas forças de segurança.

O episódio reforça a preocupação com a segurança na região e acende alerta para motoristas e motociclistas que trafegam no período noturno.

Câmara de Ponta Porã recebe diretores do Instituto Mais Saúde para discutir Hospital Regional

A Câmara Municipal de Ponta Porã recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), os diretores do Instituto Social Mais Saúde, Dr. Antônio Martins e Alex Marques, para uma reunião voltada à análise dos serviços prestados pelo Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. O encontro foi solicitado pela presidência da Casa e teve como foco principal as demandas relacionadas aos atendimentos de alta complexidade na região.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Jelson Bernabé (Republicanos), e reuniu parlamentares interessados em esclarecer informações recentes sobre o fluxo de pacientes entre municípios. Durante a apresentação, os diretores detalharam números e indicadores da unidade hospitalar, responsável por atender mais de 15 municípios integrados à rede de pactuação regional.

Os representantes do instituto também contestaram declarações feitas por uma vereadora de Dourados, que teria atribuído a Ponta Porã o envio excessivo de pacientes e uma suposta sobrecarga no sistema de saúde da cidade vizinha. Segundo eles, as afirmações não correspondem à realidade dos dados técnicos.

De acordo com os diretores, o tempo de resposta para solicitações de atendimentos de alta complexidade não apresenta atraso além do esperado e segue critérios técnicos previamente pactuados entre os municípios. A apresentação buscou demonstrar transparência nas informações e reforçar a organização do sistema regional de saúde.

A iniciativa da Câmara teve como objetivo ampliar o diálogo institucional e garantir clareza sobre o funcionamento da rede pública, especialmente em uma região de fronteira marcada por elevada demanda assistencial. O presidente Jelson Bernabé destacou a importância da divulgação de dados oficiais para evitar interpretações equivocadas e assegurar que o foco permaneça no atendimento à população.

Também participaram da reunião os vereadores Waldecir Fernandes, Marcelino Nunes, Vanderlei Avelino, Edinho Quintana, Carlos Bordão e Daniel Puka Valdez, que apresentaram questionamentos relacionados ao encaminhamento de pacientes para outros centros de saúde. Ao final, Bernabé agradeceu a presença dos diretores do Instituto Mais Saúde e ressaltou a relevância do diálogo permanente entre o Legislativo e as instituições responsáveis pela gestão hospitalar.

Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengueEquipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue 1

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi testada para ser aplicada em pessoas com idade de 12 a 59 anos.

Em cerimônia na capital paulista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a imunização abrange todas as equipes multiprofissionais de unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados.

O ministro e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também visitaram nesta manhã o Centro de Produção de Vacina contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan, em São Paulo.

“Um dia histórico. Não tenho dúvida nenhuma de que, hoje, nós estamos presenciando um marco histórico que vai colocar o Butantan entre os maiores complexos de inovação tecnológica e industrial do mundo”, disse Padilha.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Para imunizar os profissionais em todo o país, o ministério adquiriu, ao todo, 3,9 milhões de doses.

“Diferentemente de outros grandes complexos econômicos, tecnológicos e industriais, esse aqui [o Instituto Butantan] é 100% SUS”.

“Cada vacina, cada medicamento, cada tecnologia, cada inovação que vai vir com a terapia celular vai tratar as pessoas no Brasil. E, cada vez mais, vai tratar no mundo, com um único interesse: salvar vidas e não só obter lucro a partir daquilo que produz”, completou.

09.02.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Centro de Produção de Vacina contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan. São Paulo (SP) - Brasil

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministro da Saúde, Alexandre Padilha (esq), durante visita ao Centro de Produção de Vacina contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Vacina eficaz

A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, presente em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a vacina tríplice viral, a vacina contra a febre amarela, a vacina oral contra a poliomielite e algumas vacinas contra a gripe. 

De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.

A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença e contra formas de dengue com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.

Em janeiro, o Instituto Butantan publicou ainda uma pesquisa na revista científica The Lancet Regional Health – Americas que demonstrava que a vacina poderá ajudar a reduzir a carga viral ─  a quantidade de vírus ─ em pessoas infectadas pelo patógeno, o que previne o agravemento da doença.

Segundo a pesquisa, apesar de algumas pessoas terem sido infectadas após a vacinação, a carga viral nos vacinados foi consideravelmente menor do que em participantes não imunizados.

Isso, conforme avaliaram os pesquisadores, demonstrou a eficácia da vacina em induzir resposta imune e diminuir a replicação do vírus nas células.