Início Site Página 44

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), neste primeiro semestre de 2026, precisam entregar a documentação para a instituição privada de ensino superior (IES) em que foram pré-selecionados até sexta-feira (13), a fim de comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta 4Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta 5

O resultado referente ao processo seletivo do primeiro semestre foi divulgado na semana passada, com mais de 226 mil pré-selecionados. O candidato pode conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação, com login da plataforma Gov.br

A edição de 2026 é a maior da história do Prouni, com a oferta de 595.374 bolsas, em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Entrega de documentos

O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação necessária por meio virtual, conforme definido pela faculdade.

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento.

Se a entrega for presencial, a faculdade privada deverá orientar colaboradores para receber a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. 

Certificação do ensino médio

Para aqueles candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 para obter certificação desta etapa de ensino e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem, podem requerer a declaração de conclusão.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento autenticado, na Página do Participante do Enem, o que permitirá a pré-matrícula dos pré-selecionados em instituições de educação superior de candidatos do Prouni.

Segunda chamada

Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado, o resultado da segunda chamada sairá em 2 de março e a comprovação das informações será de 2 a 13 de março. 

Lista de Espera 

Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 25 e 26 de março de 2026.

A lista estará disponível na página do Prouni, também no Portal Acesso Único, no dia 31 de março, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.    

Secretaria de Trânsito esclarece sinalização com PARE e afirma que dispositivo não é rotatória

A Secretaria Municipal de Trânsito (secretaria de segurança) veio a público para esclarecer informações que vêm sendo divulgadas de forma incorreta sobre a sinalização implantada em um ponto específico da via urbana, especialmente em relação à pintura horizontal com a indicação de PARE.

Segundo a pasta, o dispositivo instalado não se trata de uma rotatória, mas sim de uma ilha de canalização, cuja função é organizar os fluxos de tráfego, reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viária no local.

A Secretaria explica que, diferentemente das rotatórias — onde há circulação contínua e prioridade para quem já está no anel —, ilhas de canalização não seguem esse conceito operacional. Nesses casos, é plenamente permitido, conforme os Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de sinalização de parada obrigatória (PARE) como forma de controle do tráfego.

De acordo com o órgão, a implantação do dispositivo seguiu critérios técnicos de engenharia de tráfego, levando em conta o volume de veículos, o histórico da via e a necessidade de acalmamento do trânsito, com o objetivo de prevenir acidentes e preservar vidas.

A Secretaria reconhece que a semelhança visual entre ilhas de canalização e rotatórias pode gerar dúvidas entre os condutores. Por esse motivo, informou que irá reforçar a sinalização vertical e intensificar ações educativas, buscando garantir melhor compreensão da população.

Por fim, a Secretaria Municipal de Trânsito reafirmou seu compromisso com a segurança viária, a transparência e o respeito aos cidadãos, destacando que todas as decisões técnicas são tomadas com base em normas, estudos especializados e responsabilidade pública.

Ponta Porã capacita entidades para ampliar captação de recursos

Representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Ponta Porã e região de fronteira terão a oportunidade de participar, no dia 9 de fevereiro, de uma formação voltada ao fortalecimento institucional e à ampliação da capacidade de captação de recursos. A atividade acontece às 18h, no Auditório do Paço Municipal, e contará com apoio técnico especializado.

A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã e a Itaipu Binacional, e tem como objetivo oferecer consultoria e orientação gratuita para que as entidades consigam acessar recursos públicos e privados de forma mais eficiente e estratégica.

Ao convidar os representantes das instituições da fronteira, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, destacou que captar recursos vai muito além da sorte.

“É método, organização e estratégia. É fundamental aprender a elaborar bons projetos e saber monitorar os editais que financiam ações sociais para obter melhores resultados”, afirmou.

Segundo a secretária, o fortalecimento das OSCs é essencial para o desenvolvimento do município. “Uma cidade forte se constrói com organizações da sociedade civil estruturadas e capacitadas. Essa formação será uma grande oportunidade para aprimorar conhecimentos e ampliar a atuação das entidades”, ressaltou.

A capacitação é direcionada a dirigentes e gestores de OSCs, profissionais de captação de recursos, além de equipes de planejamento e gestão de projetos. Durante o encontro, os participantes terão acesso a conteúdos como: reorganização jurídica e estatutária das OSCs; planejamento estratégico para captação de recursos; elaboração de projetos e propostas para editais; estratégias de captação de recursos públicos e privados; gestão financeira e contábil voltada ao terceiro setor.

As inscrições podem ser feitas por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdM5YyLMo41swZhFwybQoPqO497WSZDWLFpznlKZxpbZaqJDw/viewform?usp=header

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Polêmica em Ponta Porã: pintura viária em rotatória gera questionamentos nas redes sociais

Uma sinalização de trânsito realizada recentemente em Ponta Porã tem gerado polêmica e intensa repercussão nas redes sociais. A pintura viária, executada pelo setor de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, trouxe a palavra “PARE” pintada no meio de uma rotatória, situação que chamou a atenção de motoristas e moradores.

O caso veio à tona após a circulação de um vídeo publicado nas redes sociais pela página pontaporamilgrau, no qual é possível ver claramente a sinalização no interior da rotatória, algo considerado incomum e, para muitos, tecnicamente inadequado do ponto de vista da engenharia de tráfego. As imagens rapidamente viralizaram e provocaram debates sobre a correta aplicação das normas de sinalização viária.

De acordo com informações apuradas, a intervenção no local ocorreu após um vereador do município apresentar uma indicação solicitando melhorias na sinalização da área. O ponto em questão está localizado na rua Belmiro de Albulquerque no bairro Coophafronteira, uma região estratégica de Ponta Porã, cidade que faz fronteira direta com o Paraguai e registra intenso fluxo de veículos diariamente.

Especialistas e internautas têm questionado se a pintura atende às diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que, em regra, rotatórias funcionam com prioridade para quem já está circulando nelas, sendo a sinalização de “pare” geralmente aplicada nos acessos, e não em seu interior.

Até o momento, a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestaram oficialmente sobre a escolha técnica da sinalização nem se haverá ajustes após a repercussão negativa. Enquanto isso, o episódio reacende o debate sobre a importância do planejamento técnico, da padronização da sinalização e do diálogo entre o poder público e a população, especialmente em áreas de grande circulação e relevância urbana.

A reportagem segue acompanhando o caso e aguarda posicionamento das autoridades responsáveis.

OAB/MS e IEPSIS lançam edição 2026 do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras na próxima semana

Está tudo pronto para o lançamento oficial do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026, no dia 10 de fevereiro, às 14h30, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, cidade onde foi realizada a primeira edição e será palco da edição 2026.

O congresso é uma realização da OAB/MS e do Instituto IEPSIS, com apoio do Governo de MS e da Prefeitura de Ponta Porã, e o lançamento será aberto ao público, marcando o início de um movimento que reunirá especialistas, profissionais, famílias e toda a comunidade, com foco em diálogo, capacitação e inclusão.

A idealizadora do primeiro congresso e Membra Consultora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Chayene Marques Georges do Amaral, garante que o lançamento é o começo de algo grande, um convite para viver dias que marcarão a história, em um dos maiores congresso sobre autismo no país.

“Se você é familiar de autista, profissional da saúde, da educação, do direito ou simplesmente acredita que a sociedade precisa aprender mais sobre autismo esse evento é pra você. A exemplo das edições anteriores, profissionais renomados compartilharão conhecimento na edição 2026 do congresso. Espero vocês para o lançamento e para os dois dias do evento, que será um dos maiores sobre inclusão do Brasil”, disse.

O lançamento será no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, que fica na Rua Guia Lopes, 663, na região central de Ponta Porã (MS). A edição 2026 do congresso será nos dias 14 e 15 de março e reunirá ciência, inclusão e grandes debates sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fortalecendo o compromisso da OAB/MS e do Instituto IEPSIS com toda a sociedade.

Ponta Porã lidera produção de soja em MS e está entre os 20 maiores produtores do Brasil

Durante abertura do ano legislativo, prefeito Eduardo Campos destacou a força econômica do município e os investimentos que projetam a cidade para o futuro

Ao transmitir sua mensagem na abertura dos trabalhos legislativos de 2026, em sessão que lotou o plenário da Câmara Municipal, o prefeito Eduardo Campos destacou a força econômica de Ponta Porã e o papel estratégico do município no cenário estadual e nacional.

“Ponta Porã é uma das forças do agronegócio brasileiro, ocupando atualmente o primeiro lugar na produção de soja em Mato Grosso do Sul e figurando como o 20º maior produtor entre mais de cinco mil municípios do Brasil”, afirmou o prefeito.

Segundo Eduardo Campos, uma cidade forte vai além da infraestrutura urbana. “Não é apenas a cidade que pavimenta ruas, mas a que abre caminhos para o futuro, atrai investimentos, qualifica pessoas e faz a economia girar. Ponta Porã já é um território de força econômica, referência no comércio e nos serviços, com uma base sólida no agronegócio, onde nossa liderança é absoluta”, ressaltou.

O prefeito destacou ainda que o objetivo da gestão é avançar para um novo patamar de desenvolvimento. “Queremos agregar valor, inovar e transformar essa riqueza em mais empregos e qualidade de vida para a população”, disse.

Eduardo Campos também enfatizou a posição estratégica de Ponta Porã como um verdadeiro centro de desenvolvimento regional. “Hoje somos um hub logístico integrado à Rota Bioceânica. Essa visão se materializa em investimentos concretos, como os R$ 160 milhões aplicados pela Aena Brasil na modernização do Aeroporto Internacional, um voto de confiança do mercado em nosso potencial. Avançamos também com o Porto Seco Aduaneiro, que será o coração da Rota Bioceânica na fronteira, consolidando nossa posição estratégica”, pontuou.

Outro ponto destacado no discurso foi o uso das compras públicas como instrumento de fortalecimento da economia local. “Essa política já está sendo aplicada na Prefeitura, com o cumprimento da legislação que favorece micro e pequenas empresas e garante preferência às empresas locais em caso de empate. Assim, ampliamos a concorrência e mantemos os recursos públicos circulando dentro do município”, explicou.

O prefeito reforçou ainda que o desenvolvimento só se consolida quando gera oportunidades para a população local. “O investimento só vira prosperidade quando as vagas criadas são ocupadas por gente da nossa terra. Por isso, estruturamos um ciclo virtuoso: atrair empresas e, ao mesmo tempo, formar pessoas para essas oportunidades”, afirmou.

Nesse contexto, Eduardo Campos anunciou a abertura, em março de 2026, do CEIMPP e do Parque Tecnológico Internacional. Segundo ele, o Parque Tecnológico será o motor da inovação, com tecnologia aplicada ao agronegócio, comércio, serviços e indústria, enquanto o CEIMPP será um centro de inovação de impacto social, voltado à formação de pessoas em criatividade, empreendedorismo e qualificação profissional.

Na área rural, o prefeito destacou o papel do Casarão de Itamarati. “Ele representa a resposta para o desafio da agricultura familiar: agregar valor, gerar renda com sustentabilidade e garantir que os jovens enxerguem futuro onde nasceram”, concluiu.

“Ponta Porã tem vocação, tem coragem e tem estratégia. É com essa base que estamos preparando a cidade para consolidar um novo ciclo de prosperidade, com inovação, trabalho e renda”, finalizou o prefeito.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Homem é preso em flagrante suspeito de estuprar a irmã de 15 anos

Após o agressor sair do local, a jovem buscou ajuda e o caso foi comunicado às lideranças da aldeia, que acionaram a Polícia Militar.

Um homem de 32 anos, foi preso em flagrante na terça-feira (3) pela Polícia Civil de Juti (MS). Ele é acusado de estupro de vulnerável contra a própria irmã, uma adolescente de 15 anos. O crime ocorreu na Aldeia Indígena Jarara.

De acordo com o boletim de ocorrência, o abuso aconteceu por volta das 2h da madrugada na casa da família. A vítima relatou às autoridades que estava dormindo quando foi violentada e não conseguiu oferecer resistência ou fugir no momento do ato.

Fonte:G1

Flávio Bolsonaro cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

Senador e pré-candidato a presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cresceu na pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira, 4, e está tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto em um eventual segundo turno das eleições deste ano.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também empatam com o petista na margem de erro.

Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Com isso, o petista pode ter de 43,3% a 48,3% das intenções de voto, enquanto Flávio pode ter de 38,6% a 43,6%. Na primeira rodada da pesquisa, realizada entre os dias 8 e 12 de janeiro, o placar era de 46,2% a 36%.

No levantamento de fevereiro, o atual presidente vence Tarcísio por 44,7% a 42,2% e Michelle por 45% a 40,7%.

O Meio/Ideia entrevistou 1.500 pessoas por meio de entrevistas por telefone entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08425/2026.

No primeiro turno, Lula empata por 38,7% a 35,3% com Flávio no cenário com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, candidato pelo PSD. O presidente também empata no limite da margem com Tarcísio (40% a 35%) se o PSD não tiver candidato a presidente.

Nos demais cenários, o atual chefe do Executivo federal lidera com uma vantagem superior à margem de erro.

Outros candidatos
Fora os candidatos da família Bolsonaro e Tarcísio, quem tem melhor desempenho contra Lula no segundo turno é o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). Ele perderia para o presidente por 45% a 38%.

Romeu Zema (Novo-MG) vem logo atrás (45% a 34,5%), seguido de Ronaldo Caiado (45% a 34%) e Eduardo Leite (45,4% a 21%). Os três também perdem para Lula.

A pesquisa também testou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como candidato governista no lugar de Lula. O petista aparece tecnicamente empatado com candidatos de direita nos três cenários testados.

No segundo turno, Haddad tem 41,8% contra 40% de Flávio; 40,5% contra 44,5% de Tarcísio; e 42% contra 39% de Ratinho Jr.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/brasil/flavio-bolsonaro-cresce-e-empata-tecnicamente-com-lula-no-2o-turno/461600/

Ponta Porã registra casos de síndrome respiratória grave; MS soma 17 mortes no início do ano

Mato Grosso do Sul contabilizou 17 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas primeiras semanas de 2026. As informações constam no boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com dados consolidados até o dia 24 de janeiro.

No mesmo período, foram registrados 166 casos da síndrome em todo o Estado. Entre os óbitos, apenas parte teve o agente causador identificado, enquanto os demais seguem classificados como de origem não especificada no sistema oficial de vigilância em saúde.

Campo Grande concentra o maior número de notificações, seguida por municípios como Dourados e Ponta Porã. Apesar disso, as mortes foram registradas em diferentes regiões, incluindo cidades do interior, o que demonstra a disseminação da SRAG além dos grandes centros urbanos.

O perfil das vítimas aponta predominância entre idosos, especialmente pessoas com 80 anos ou mais, além de registros em faixas etárias entre 50 e 69 anos. Entre os casos com diagnóstico definido, o vírus Influenza A (H3N2) foi o mais frequente, seguido por outros agentes respiratórios, como rinovírus, metapneumovírus e Covid-19.

Fonte: capitalnews

Ponta Porã: Homem é preso com 2,5 kg de cocaína escondidos no tanque de motocicleta

Um homem de 40 anos, morador de Ponta Porã, foi preso nesta segunda-feira (2) ao ser flagrado transportando cocaína pura escondida no compartimento do tanque de combustível de uma motocicleta Honda Twister. A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia MS-164, entre Dourados e o distrito de Itahum.

De acordo com a PRF, durante a abordagem o suspeito afirmou que seguia para Dourados para visitar o filho, que estaria internado no Hospital Universitário (HU). A versão levantou suspeitas e os agentes decidiram escoltar o homem até a unidade de saúde para averiguação.

Durante o deslocamento, o motociclista entrou em contradição ao dizer que o filho já havia recebido alta e que a visita teria sido cancelada, o que aumentou ainda mais a desconfiança da equipe. Diante disso, os policiais realizaram uma vistoria mais detalhada no veículo.

Segundo a PRF, o homem e a motocicleta foram encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, onde, durante uma inspeção completa, foram encontrados 2,5 quilos de cocaína, divididos em tabletes e escondidos dentro do tanque de combustível da motocicleta.

O suspeito confessou que esta seria a sétima viagem que realizava transportando a droga e que recebia cerca de R$ 5 mil por viagem para levar o entorpecente até o município de Bataguassu, conforme divulgado pelo portal Dourados News. A polícia acredita que a droga abasteceria pontos de distribuição em Dourados e região.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para uma das celas da Depac, onde permanece à disposição da Justiça.