Início Site Página 45

Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre

Estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (3). O prazo segue até a próxima sexta-feira (6).Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre 4Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre 5

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.

O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.

Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Classificação

De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.  

Resultado

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Vereador Marcelino Nunes promove reencontro emocionante de irmãs após 21 anos

Um reencontro marcado por lágrimas, abraços e muita emoção foi promovido pelo vereador Marcelino Nunes, reunindo duas irmãs que estavam separadas há 21 anos. Valdenice de Oliveira Brito, de 67 anos, e Guiomar de Oliveira Brito, de 61, puderam finalmente se reencontrar em um momento considerado inesquecível pela família.

O encontro foi carregado de emoção desde o primeiro abraço. Entre choro e sorrisos, as irmãs reviveram lembranças do passado e celebraram a oportunidade de estarem juntas novamente após mais de duas décadas sem contato presencial.

A iniciativa partiu do vereador Marcelino Nunes, que teve papel decisivo para tornar o reencontro possível. “É incrível ver o impacto que um simples gesto pode ter na vida das pessoas. Fico muito feliz em ter contribuído para esse momento tão especial”, afirmou o parlamentar.

Durante o encontro, Valdenice e Guiomar compartilharam histórias, recordações da infância e experiências vividas ao longo dos anos. “É como se o tempo não tivesse passado. Sou muito grata por esse momento”, disse uma das irmãs, visivelmente emocionada.

O reencontro serviu como um lembrete da importância dos laços familiares e das relações humanas, destacando como ações de empatia e solidariedade podem transformar vidas e proporcionar felicidade.

PMR recupera Toyota Hilux furtada na MS-386, em Ponta Porã

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) recuperou, no último sábado (31), uma caminhonete Toyota Hilux com registro de furto durante policiamento ostensivo na rodovia MS-386, em Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai.

A ação foi realizada pela equipe da Base Operacional de Aquidabã, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), que localizou o veículo atolado em uma lavoura, às margens da rodovia, na altura do quilômetro 17.

Segundo a corporação, a Hilux, de cor branca, teve a situação confirmada após consulta aos sistemas policiais. O veículo havia sido furtado na madrugada do mesmo dia, no município de Caarapó.

Durante a vistoria, os policiais constataram que a caminhonete estava sem a chave de ignição e apresentava avarias na parte frontal, o que indica possível tentativa de fuga ou abandono às pressas. Com apoio de terceiros, o automóvel foi removido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.

Avaliada em cerca de R$ 155 mil, a recuperação da caminhonete representa prejuízo total à ação criminosa e reforça a atuação da PMR no combate a crimes patrimoniais nas rodovias estaduais.

FICCO de Santa Catarina prende liderança do PGC na fronteira com o Paraguai

Uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Santa Catarina resultou na prisão de Hélio Ricardo, conhecido como “GG”, em Ponta Porã (MS), cidade localizada na fronteira com o Paraguai. Ele é apontado pelas autoridades como uma das lideranças do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), facção criminosa com atuação no Sul do país.

De acordo com a investigação, GG integrava o chamado “Segundo Ministério”, estrutura interna descrita como um conselho rotativo responsável por decisões estratégicas dentro da organização criminosa. Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto.

A captura ocorreu em uma residência de alto padrão, onde também foram apreendidos armamentos, reforçando a suspeita de que o local servia como ponto de apoio para atividades criminosas na região de fronteira, tradicional rota do tráfico internacional.

Esta é a segunda prisão de integrantes de alto escalão do PGC na região de Ponta Porã em poucos meses. Em dezembro, autoridades paraguaias prenderam Maykon Gordo após uma perseguição policial em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha ao município brasileiro.

As prisões indicam uma intensificação das ações integradas entre forças de segurança brasileiras e paraguaias, com foco no enfraquecimento das lideranças do crime organizado que utilizam a fronteira como base logística.

Investigações apontam que o governo Lula está envolvido no escândalo bilionário do Banco Master, tendo recebido R$ 303,6 milhões

Investigações apontam que o governo Lula está envolvido no escândalo bilionário do Banco Master, tendo recebido R$ 303,6 milhões

Investigações divulgadas nesta semana indicam que contratos firmados pelo Ministério da Saúde em 2024, no valor de R$ 303,6 milhões, envolveram uma empresa com participação de fundo ligado ao Banco Master, instituição controlada por Daniel Vorcaro, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com apuração publicada pelo portal Poder360, os contratos foram realizados por meio da empresa de biotecnologia Biomm, responsável pelo fornecimento de insulina ao governo federal. Um dos principais acionistas da companhia é o fundo de investimentos Cartago, vinculado ao Banco Master, que detém 25,86% das ações.

A participação do fundo faz com que Daniel Vorcaro, controlador do banco, seja o maior acionista individual indireto da Biomm. Além do Cartago, a empresa também tem como sócios o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Os contratos com o Ministério da Saúde envolvem a produção e fornecimento de insulina para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a reportagem, o valor acumulado das negociações chegou a R$ 303,6 milhões durante o atual mandato presidencial.

Em abril de 2024, o presidente Lula participou da inauguração da fábrica da Biomm em Nova Lima, em Minas Gerais, voltada à produção do medicamento. Na ocasião, Daniel Vorcaro não esteve presente, mas outros acionistas acompanharam o evento.

Em nota enviada à Gazeta do Povo, o Ministério da Saúde informou que a parceria com a Biomm teve início em 2013, antes da entrada do fundo Cartago na composição societária. A pasta afirmou que os contratos seguiram as regras da Lei de Licitações e que a empresa venceu os processos por apresentar o menor preço.

“Os medicamentos foram entregues pela Biomm, primeira colocada no pregão, no prazo e na qualidade estabelecidos pelo contrato”, informou o ministério.

Veja a nota do ministério da saúde na íntegra:

As parcerias para produção de insulina no Brasil envolvendo a Biomm e os laboratórios públicos Fiocruz e Funed começaram em 2013 e 2017, respectivamente – mais de uma década e sete anos antes da participação do Fundo de Investimento Cartago na empresa.

Com a retomada desta política pelo Ministério da Saúde em 2023, o Brasil voltou a produzir insulina, medicamento essencial para população e para o SUS, após mais de 20 anos, agora com duas plataformas tecnológicas inovadoras.

Sobre o processo de compra de insulina glargina, o Ministério da Saúde cumpriu estritamente as regras da Lei de Licitações, vencendo a empresa que ofertou o menor preço. Os medicamentos foram entregues pela Biomm, primeira colocada no pregão, no prazo e qualidade estabelecidos pelo contrato.

Veja o que disse a Biomm:

A companhia, de capital aberto e pulverizado, não possui acionista controlador e sua governança não permite interferência direta por parte de acionistas individuais.

A empresa fornece medicamentos tanto ao sistema de saúde público como também ao mercado privado no Brasil. Todos os contratos de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) seguiram rigorosamente o processo estipulado pelo Ministério da Saúde, com o propósito de restabelecer a produção nacional de insulina e evitar crises maiores por falta desse medicamento essencial a pacientes diabéticos. Além de PDPs, todos os contratos de fornecimento de medicamentos são realizados por meio de licitações com pregões eletrônicos registrados, competição direta e transparente entre fabricantes, e seleção daquele que oferece o menor preço ao sistema público de saúde.

Fonte: Paipee

Renovação automática da CNH: confira quem tem direito e como funciona

Foi oficializada, nesta sexta-feira (9), a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons motoristas.

A facilidade será concedida ao motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores, isto é, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses. Para este grupo, não serão necessários exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.Segundo comunicado do Ministério dos Transportes, todo o processo é realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quando o documento vence, a renovação é feita diretamente na base nacional e disponibilizada no aplicativo da CNH do Brasil. Os condutores beneficiados ainda recebem o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo.

A medida entrou em vigor em 10 de dezembro de 2025, mas passou a operar de forma contínua nesta sexta-feira (9). Os condutores que tiveram a CNH vencida a partir da primeira data foram incluídos. Mais de 371 000 pessoas foram beneficiados pela medida.

Exceções

Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício. E, para os condutores a partir dos 50 anos, a renovação automática pode ser usada apenas uma vez.

Também ficam fora da medida os motoristast com prazo de validade da CNH reduzido por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde, assim como os motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Avião com quase meia tonelada de pasta base de cocaína faz pouso forçado em MS

A Polícia Federal (PF) investiga um avião com cerca de 447 kg de pasta base de cocaína que fez um pouso forçado no fim da tarde de sábado (31), em uma fazenda de Porto Murtinho. A aeronave havia sido interceptada pela Força Aérea Paraguaia ao sobrevoar a cidade de Concepción, no Paraguai, sem autorização.

Segundo a Força Aérea Paraguaia, o avião, identificado como modelo A-29 Super Tucano, tinha matrícula boliviana. Após ser questionado sobre a identificação, o piloto fugiu em direção à fronteira com o Brasil.

Já o general Julio Rubén Fullaondo Céspedes, comandante da Força Aérea Paraguaia, disse à imprensa do país que passaram cerca de nove minutos entre a detecção da aeronave pelo radar e a tentativa de interceptação, antes da entrada no espaço aéreo brasileiro.

Após a aeronave cruzar ilegalmente a fronteira, a Força Aérea Paraguaia comunicou o caso à Força Aérea Brasileira e à Força Aérea Boliviana.

No momento do pouso, o piloto abandonou o local e segue foragido. Até o momento, não há informações sobre a presença de outras pessoas nem sobre o destino da carga.

Dentro da aeronave, a Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Departamento de Operações de Fronteira encontraram 447 quilos de pasta base de cocaína, além de um aparelho de GPS.

Fonte:G1

IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a ser percebidos nesta semana, no contracheque dos assalariados que ganham até R$ 5 mil brutos por mês. Eles estarão totalmente isentos do IR, e aqueles com renda de até R$ 7.350 terão redução gradual do imposto retido na fonte.IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês 6IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês 7

As alterações começaram a valem para os salários pagos a partir de janeiro, com reflexo a partir do pagamento de fevereiro.

De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, 16 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pela medida.

Um deles é o pedreiro do Distrito Federal, Genival Gil, de 49 anos, que ficou sabendo da medida pelo telejornal. Há três meses, ele está fichado (com a carteira de trabalho assinada) com salário de pouco mais de R$ 2,7 mil.

Brasília (DF), 30/01/2026 - O pedreiro Genival Gil fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até 5mil reais.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O pedreiro Genival Gil fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agora, Genival aguarda o contracheque para conferir o valor – que antes ia para os cofres da União e que agora vai ficar na conta. A sobra terá destino certo.

“Vai ajudar a pagar umas contas a mais da casa”, programa o pedreiro que mora de aluguel no Paranoá, a 20 quilômetros do centro de Brasília.

Com a nova regra, passam a ficar totalmente isentos do IRPF, desde que a renda mensal total não ultrapasse R$ 5 mil:

– trabalhadores com carteira assinada;

– servidores públicos;

– aposentados e pensionistas do INSS ou de regimes próprios.

A regra também se aplica ao décimo terceiro salário.

Os rendimentos acima de R$ 7.350 continuam seguindo a tabela progressiva de descontos do IR atual (até 27,5%).

O jardineiro de um shopping de Brasília, Arnaldo Manuel Nunes, de 55 anos, também sabe que a partir deste mês uma fatia considerável do seu trabalho que ficava retida na fonte, agora não vai ser mais descontada de sua remuneração. Ganhando o salário do piso da categoria, R$ 2.574, Arnaldo considera a medida boa para o orçamento doméstico. “Mal dá para o cara se manter. Mas vou gastar com [as contas de] água e luz, que estão um absurdo.”

Brasília (DF), 30/01/2026 - O jardineiro Arnaldo Manoel Nunes fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até 5mil reais.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para o jardineiro Arnaldo Manoel Nunes,  a isenção do IR é medida boa para o orçamento doméstico – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desconhecimento

Nas ruas, a reportagem da Agência Brasil também entrevistou vários trabalhadores formais que desconhecem a nova tabela do imposto de renda e as principais alterações de isenção e redução da cobrança do tributo.

 É o caso da atendente de caixa de uma rede nacional de farmácias, Renata Correa, que se surpreendeu com a notícia de que não terá que pagar mais imposto de renda com o atual salário de R$ 1.620. Os planos dela são de economizar o valor inesperado. “Vou fazer uma rendinha extra e deixá-la guardadinha para poder chegar ao fim do ano ou usar em datas especiais. Até mesmo usar em uma emergência.”

Brasília (DF), 30/01/2026 - A atendente de farmácia Renata Correa fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até 5mil reais.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A atendente de farmácia Renata Correa recebeu com surpresa a notícia da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao chegar ao local de trabalho, Renata prometeu avisar os colegas sobre a boa nova para que fiquem atentos. “Agora, vou vigiar o contracheque e correr atrás para não ter problemas e saber se está tudo certinho mesmo.” Renata mora em casa própria em Santo Antônio do Descoberto (GO) com as três filhas.

O integrante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Adriano Marrocos tranquiliza os trabalhadores com carteira assinada, pois a isenção para quem recebe até R$ 5 mil e os descontos graduais, para quem tem renda de R$ 5.001 a R$ 7.350, serão automáticos.

“Quem tem emprego, não precisa se preocupar, pois os cálculos são automáticos nos programas que geram as folhas de pagamento. O que a pessoa deve observar é que há o cálculo combinado com o redutor adicional e o desconto simplificado.”

Comunicação mais eficaz

 A notícia encheu os olhos da cozinheira Elisabete Silva Ribeiro dos Santos, de 48 anos. Há um ano e meio, ela trabalha em um restaurante localizado em área popular, no centro de Brasília, e ganha cerca de R$ 1,7 mil por mês. “Se sobrar dinheiro, quero juntar para comprar um carro porque venho de ônibus todos os dias do Recanto das Emas.”

Brasília (DF), 30/01/2026 - A cozinheira Elisabete dos Santos fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até 5mil reais.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 A cozinheira Elisabete dos Santos sente falta de maior comunicação do empregador com os empregados -Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

No entanto, Elisabete sentiu a falta de uma comunicação do empregador aos funcionários. Nem ela, nem o churrasqueiro sabiam da isenção do imposto de renda. Por isso, ainda demorou a confiar na veracidade da notícia.

“Eu acho excelente, mas vamos ver se vai valer mesmo!”

Para acabar com as dúvidas, o contador Adriano Marrocos sugere a melhoria da comunicação com os trabalhadores.

“Em relação aos empregados, a sugestão é o envio de um texto explicando as mudanças e que não se trata de aumento de salário, mas de redução de imposto.”

Na sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou em suas redes sociais a notícia de que a isenção do IR começa a ser percebida no salário recebido neste mês.

“Está valendo: quem ganha até R$ 5 mil agora tem Imposto de Renda ZERO. E quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7.350 está pagando menos imposto. É mais dinheiro para cuidar da família, organizar a vida e viver melhor. Isso é justiça tributária, e ela está chegando para milhões de brasileiros e brasileiras”, disse o presidente Lula.

De onde vem o dinheiro?

A conta da renúncia fiscal — estimada em R$ 25,4 bilhões — será paga por quem está no topo da pirâmide econômica. Para compensar a perda de arrecadação, foi criado o Imposto de Renda da Pessoa Física Mínimo (IRPFM).

Entram no cálculo os salários recebidos; lucros e dividendos; e rendimentos de aplicações financeiras tributáveis.

A estimativa do governo é de que cerca de 141 mil contribuintes serão afetados. Desde 1º de janeiro, a regra é válida para quem tem:

– renda mensal de acima de R$ 50 mil (R$ 600 mil/ano), alíquota progressiva de até 10%;

– renda acima de R$ 1,2 milhão/ano, os chamados super-ricos: alíquota mínima efetiva de 10%.

Com o do novo imposto voltado à alta renda, o contador Adriano Marrocos acredita que o impacto na arrecadação federal de tributos deve ser mínimo.

“Já havia benefício de isenção para quem recebia até dois salários-mínimos (R$ 3.036). Então, a renúncia só tem a margem de R$ 3.036,01 a R$ 5 mil. De outro lado, o governo federal sancionou a cobrança de imposto de renda de parcelas que eram isentas, como a distribuição de lucros.”

Para o gerente de loja de roupas Pedro Henrique Mendonça Marques, de 23 anos, a medida federal faz justiça tributária do Brasil.

Brasília (DF), 30/01/2026 - O gerente de loja Pedro Henrique Mendonça Marques fala sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até 5mil reais.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O gerente de loja Pedro Henrique Mendonça Marques diz que isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil faz justiça tributária – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

“É legal porque, nesses casos, vai taxar os que recebem mais. Eles pagam mais, E quem recebe menos, paga menos. Essa é a lógica.”

Ele recebe cerca de R$2,3 mil por mês e pretende contribuir mais nas despesas da casa que divide com a mãe, na cidade de São Sebastião. Nesta matemática financeira, ele até pensa no futuro. “Eu acho que vou sair da casa da minha mãe, por exemplo.”

Na hora de declarar o IR

De acordo com o Ministério da Fazenda, a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vai se refletir apenas na declaração de 2027, que considera os rendimentos de 2026.

O conselheiro Adriano Marrocos explica que para a Declaração do Imposto Renda Pessoa Física anual, a ser entregue em maio deste ano, nada muda. “Esses trabalhadores ainda terão que entregá-la normalmente. O benefício teve início apenas em janeiro de 2026, ou seja, qualquer reflexo da redução do IR deverá ser percebido somente em maio de 2027.”

O Ministério da Fazenda explica que nada muda nas principais deduções do IR, no momento da declaração:

– dependentes: R$ 189,59 por mês;

– desconto simplificado mensal: até R$ 607,20;

– despesas com educação: até R$ 3.561,50 por pessoa ao ano;

– declaração anual: desconto simplificado de até R$ 17.640.

Marrocos esclarece ainda que a dispensa da entrega da declaração para quem ganha menos de R$ 5 mil em 2026 não toma por base apenas o rendimento tributável, mas os rendimentos isentos e não tributáveis, os tributáveis exclusivamente na fonte, além dos bens.

Quem tem mais de uma fonte de renda precisará complementar o imposto na declaração anual, mesmo que cada rendimento isolado seja inferior a R$ 5 mil.

Para os contribuintes que temem errar o preenchimento da declaração do imposto de renda em 2026 e 2027, a dica é observar o que está detalhado no informe disponibilizado pelas empresas obrigatoriamente no primeiro trimestre de cada ano.

“Os dados gerados pelas empresas são enviados para a Receita Federal, por meio de declarações eletrônicas mensais e trimestrais. Assim, a ocorrência de erro é baixa.”

Além da necessidade de o contribuinte declarar da mesma forma que está descrito no Informe de Rendimentos, é “importante conferir os dados na declaração pré-preenchida pela Receita Federal antes de confirmar o envio”, lembra o contador.

Confira aqui a nova tabela do IRPF divulgada pela Receita Federal com as mudanças após isenção para quem ganha até R$ 5 mil e que entraram em vigor em 1º de janeiro deste ano.

Fonte; Agencia Brasil

Verão no Parque começa neste domingo à tarde em Ponta Porã

Evento terá 15 dias de esportes, lazer e shows; grande atração será a dupla João Gustavo e Murilo no dia 14 de fevereiro

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, abre neste domingo, dia 1º de fevereiro, a partir das 18h, mais uma edição do Verão no Parque. O evento segue até o dia 15 de fevereiro com uma programação diversificada que inclui competições esportivas, corrida pedestre, concurso Garota Verão no Parque 2026 e shows musicais com artistas locais, regionais e atrações de destaque nacional.

Durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Campos destacou que o Verão no Parque é um evento pensado para toda a família da fronteira. “É muito gratificante ver os parques cheios, com pessoas praticando esportes, crianças se divertindo e famílias se confraternizando. É um lazer importante que contribui diretamente para a qualidade de vida da população”, afirmou.

A principal atração musical será a dupla João Gustavo e Murilo, que se apresenta gratuitamente no dia 14 de fevereiro, no Parque dos Ervais. O show será realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Ponta Porã e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, responsável por custear toda a estrutura de palco, som e cachê da dupla.

Com destaque no cenário nacional, João Gustavo e Murilo alcançaram grande sucesso com a música “Lençol Dobrado”, que liderou os rankings das plataformas Spotify e Deezer, tornando-se uma das canções mais ouvidas do país. A dupla também é reconhecida por composições interpretadas por artistas como Maiara & Maraísa, Luan Santana, Jorge & Mateus e Wesley Safadão, reforçando a expectativa de um grande público para o show.

Na área cultural, o evento contará ainda com o concurso Garota Verão no Parque 2026. A primeira etapa será realizada no dia 8 de fevereiro, e a grande final acontece no dia 15, das 19h às 21h, no Parque dos Ervais, com animação do DJ Boller Flashback. A programação inclui também uma noite dedicada à música gospel, no dia 7 de fevereiro, com destaque para a apresentação do cantor Jariston Lima.

A abertura oficial neste domingo contará com apresentações de artistas da fronteira. A partir de segunda-feira, dia 2, começam as disputas esportivas, com jogos realizados no campo de grama sintética do Parque dos Ervais, sempre no horário das 17h às 21h.

As competições esportivas acontecem ao longo de todo o evento, envolvendo modalidades como futebol, futevôlei, vôlei de praia, beach tênis e corrida pedestre, com percurso de 5 quilômetros. As atividades serão realizadas tanto no Parque dos Ervais quanto no Horto Florestal.

Segundo a coordenação, o Verão no Parque reforça o caráter familiar e comunitário, promovendo esporte, cultura e lazer para toda a população de Ponta Porã e região.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Tentativa de assalto em Ponta Porã é frustrada após intervenção de policial federal

Uma tentativa de assalto foi frustrada na noite de quinta-feira (29) nas proximidades do Estádio Aral Moreira, em Ponta Porã (MS), após a intervenção de um policial federal que presenciou a ação criminosa.

De acordo com as informações apuradas, os suspeitos tentaram praticar o assalto quando foram surpreendidos pela reação do policial. Após a intervenção, os criminosos fugiram do local em uma motocicleta GL de cor vermelha. Há a suspeita de que um dos assaltantes tenha sido baleado durante a ocorrência, embora essa informação ainda não tenha sido confirmada oficialmente.

A Polícia Militar, a Polícia Federal e outras equipes de segurança foram acionadas e realizaram cerco e abordagens na região, com buscas intensificadas nas imediações e em rotas de fuga. Segundo relatos preliminares, os suspeitos teriam seguido em direção ao hospital, e a polícia procura por uma moto vermelha, ocupada por dois indivíduos, sendo que um deles vestia meia amarela e jaqueta.

A ocorrência segue em andamento, e as forças de segurança continuam mobilizadas para localizar os suspeitos e esclarecer todos os detalhes do caso.

Mais informações deverão ser divulgadas assim que houver atualização oficial das autoridades. 🚨