Início Site Página 70

Eduardo Campos diz que “união é a forma mais inteligente de avançar”

Durante reunião com membros do Mercosul, prefeito disse que encontro de autoridades de países irmãos transcende fronteiras

Ao fazer a abertura de um evento com membros do Parlamento do Mercosul – PARLASUL – o prefeito de Ponta Porã ressaltou a importância do encontro de autoridades dos países irmãos. “Esta é mais do que uma reunião, é um ato de cooperação e de construção conjunta entre as cidades que vivem a realidade e o desafio da fronteira todos os dias”. A fala foi acompanhada atentamente pelas autoridades, entre elas, os senadores Nelsinho Trad (Brasil), Noelia Cabreira e Walter Kumbelaski e o deputado nacional Cezar Cerini (Paraguai), além de vereadores locais e prefeitos da região, entre outras autoridades estaduais e federais.

“Hoje estamos reunidos com os prefeitos e presidentes de câmaras das cidades de fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul e do Paraná, ao lado de autoridades do Paraguai e de representantes de países irmãos que compõem o Parlamento do Mercosul. É um encontro que transcende fronteiras — porque aqui, na fronteira, aprendemos que a união é a forma mais inteligente de avançar”, destacou.

Eduardo Campos disse que as cidades que compõem essa faixa de fronteira compartilham uma mesma realidade: convivem com as diferenças, mas constroem cotidianamente um mesmo destino. A fronteira, para nós, não é limite — é espaço de convivência, de troca, de cooperação e de futuro. E é essa convicção que nos traz aqui hoje: a de que a integração regional é o caminho mais eficaz para garantir o desenvolvimento de todos os nossos municípios. “Nesta tarde de reunião de trabalho, com certeza estamos dando um passo importante ao formalizarmos por meio do Protocolo de Intenções, a proposta de criação de um Grupo de Trabalho das Cidades Fronteiriças, com a missão de elaborar um Plano de Desenvolvimento Regional e Integrado entre os municípios fronteiriços do Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

Segundo o prefeito, o grupo de trabalho nasce com o propósito de organizar as demandas comuns das cidades de fronteira, de compartilhar boas práticas, e de construir soluções conjuntas — “porque nenhum de nós enfrenta sozinho os desafios que são, na verdade, coletivos. Ao mesmo tempo, este encontro também representa a articulação das nossas cidades em duas frentes complementares: Primeiro, junto à Frente Nacional de Prefeitos, por meio da sua Comissão Temática de Cidades de Fronteira – Arco Central, da qual temos a honra de participar na condição de vice-presidente; E segundo, no diálogo direto com o Parlamento do Mercosul (Parlasul), cuja presença em nossa cidade simboliza a força da integração latino-americana”.

Segundo Eduardo Campos, o objetivo é claro: fazer com que as políticas públicas voltadas às cidades de fronteira deixem de ser apenas normativas e passem a ser realidade — com planejamento, com orçamento, com entregas concretas e com impacto direto na vida das pessoas. “Queremos transformar esta rede de prefeitos e câmaras em uma instância de cooperação capaz de se fazer ouvir, influenciar decisões e atrair investimentos para as nossas regiões. É assim que construiremos, juntos, uma fronteira mais próspera, segura e humana”.

Ao prosseguir com seu discurso, o prefeito disse que ao longo dos anos, Ponta Porã tem investido fortemente em projetos que refletem essa visão de integração e desenvolvimento regional: O trabalho articulado junto ao Parlamento Internacional Municipal (Parlim) para a binacionalização do aeroporto, um passo decisivo para

fortalecer a conectividade regional; A parceria com a Receita Federal e o Governo Federal para viabilizar a implantação do novo Porto Seco, infraestrutura estratégica para o comércio e a logística regional; A implantação do Parque Tecnológico Internacional e do Centro de Cultura, Empreendedorismo e Inovação (CEIMPP), com inauguração prevista para fevereiro, que irão qualificar nossa mão de obra, fomentar soluções inovadoras para os negócios na fronteira, potencializando as vocações econômicas locais; A Casa da Mulher Brasileira, que atenderá mulheres fronteiriças e cujo protocolo de atendimento será elaborado pelo Grupo Binacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, constituído por autoridades brasileiras e paraguaias, tendo como missão criar a primeira Rede Fronteiriça de Atendimento as Mulheres em situação de violência.

“Todos esses projetos — e muitos outros que estão em andamento — são exemplos de políticas públicas integradas, com impacto social e desenvolvimento regional. E cada um deles reforça a convicção de que o desenvolvimento de uma cidade de fronteira é, também, o desenvolvimento de toda a região ao seu redor. Por isso, a união que celebramos hoje é muito mais do que simbólica — é estratégica, necessária e urgente. Separadamente, nossas cidades lutam para resolver problemas que se repetem; juntas, formamos uma região com propósito e voz própria, capaz de dialogar com governos, instituições e organismos internacionais. O desenvolvimento das cidades fronteiriças não é apenas uma pauta local — é uma pauta nacional, regional e sul-americana. E a partir de hoje, reafirmamos que as fronteiras do Brasil não são margens do país, mas portas abertas para o futuro da integração”.

Ao finalizar seu discurso, Eduardo Campos disse “agradeço profundamente a presença de cada prefeito, de cada presidente de câmara, de cada autoridade e instituição que aceitou este chamado. Que este encontro deixe como legado a certeza de que a força das cidades de fronteira está na sua capacidade de agir em rede. Que a Carta da Fronteira e o Protocolo de Intenções assinados sejam lembrados como o início de uma nova governança regional — uma governança municipalista, solidária e integrada, capaz de transformar desafios em oportunidades e fronteiras em pontes de desenvolvimento compartilhado”, ressaltou.

Filho é preso após agredir a própria mãe em Pedro Juan Caballero

Policiais da Terceira Delegacia do bairro Obrero prenderam na noite de segunda-feira (27) um jovem identificado como Ever Alison Serrano Silva, de 25 anos, acusado de agredir a própria mãe, de 49 anos, no assentamento San Miguel, em Pedro Juan Caballero.

De acordo com informações, a mulher buscou ajuda após o episódio de violência doméstica e entrou em contato com o serviço de emergência 911. Uma equipe policial se deslocou até o local, onde o suspeito tentou fugir ao ver a viatura, mas acabou detido em flagrante.

Após ser levado à delegacia, o agressor foi colocado à disposição do Ministério Público, enquanto a mãe registrou queixa formal contra o filho.

O caso reforça a necessidade de denunciar situações de violência familiar, para que as vítimas recebam proteção e apoio das autoridades.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.933 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhõesMega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões 1

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Brasileiro está preso há mais de dez dias no Paraguai por dirigir sem CNH; família denuncia abuso e pede ajuda consular

O brasileiro James dos Santos Rodrigues está detido há mais de dez dias em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com o Brasil, após ser flagrado conduzindo um veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O caso vem gerando revolta e questionamentos entre amigos, familiares e moradores da região fronteiriça.

Segundo relatos de pessoas próximas, James não possui antecedentes criminais e encontra-se em estado debilitado, pois estaria há vários dias sem se alimentar adequadamente, apresentando sinais de fraqueza e desnutrição. A situação tem causado indignação, já que, em casos semelhantes, normalmente o motorista é liberado após pagamento de multa ou advertência administrativa, sem a necessidade de prisão prolongada.

Com a repercussão nas redes sociais, internautas levantaram suspeitas de abuso de autoridade por parte das forças policiais paraguaias. Perfis locais vêm compartilhando vídeos, comentários e cobranças públicas por transparência e explicações oficiais sobre a manutenção da prisão.

O episódio reacende o debate sobre os direitos dos estrangeiros no Paraguai e sobre a cooperação entre as autoridades brasileiras e paraguaias em situações envolvendo pequenas infrações. A família de James afirma que está buscando apoio consular e aguarda uma solução rápida e justa.

A defesa do brasileiro está sendo acompanhada pelo advogado Freddy González, que tenta garantir melhores condições ao detido. Grupos de direitos humanos e entidades de apoio a brasileiros na fronteira também manifestaram preocupação com o caso e cobram esclarecimentos das autoridades paraguaias.

Até o momento, nenhum pronunciamento oficial foi feito pelas autoridades locais sobre os motivos que justificam a manutenção da prisão.

Operação “Norte Soberano”: Exército e Polícia reforçam segurança em Pedro Juan Caballero

Pedro Juan Caballero — Um contingente de 42 militares foi enviado para reforçar a segurança na cidade de Pedro Juan Caballero, departamento de Amambay, como parte da operação denominada “Norte Soberano”, segundo informou o Ministério da Defesa Nacional do Paraguai.

Os militares passam a atuar em conjunto com a Polícia Nacional, com o objetivo de aumentar o patrulhamento e bloquear possíveis rotas de fuga de grupos criminosos na região de fronteira. Além do efetivo, foram enviados veículos blindados para cobrir pontos estratégicos da cidade, conforme detalhou o ministro da Defesa, Óscar González.

A mobilização faz parte do reforço na Sub-área de Pacificação Nº 8, localizada na entrada de Pedro Juan Caballero — zona considerada crítica por registrar diversos casos de homicídios e atentados nas últimas semanas.

Os militares destacados pertencem ao Comando de Operações de Defesa Interna (CODI), ao Batalhão Conjunto de Forças Especiais, à Subárea de Pacificação Nº 1 e à Agrupação Logística de Veículos Mecanizados.

De acordo com o governo paraguaio, a iniciativa busca restabelecer a segurança pública em Amambay, região marcada pela atuação de organizações criminosas transfronteiriças, e reforçar o controle nos pontos fronteiriços com o Brasil.

Medidas semelhantes já foram implementadas nos departamentos de Canindeyú, Misiones e Itapúa, com a ampliação das operações da Força-Tarefa Conjunta (FTC) e a criação de novas subáreas de pacificação.

Veículo carregado de celulares roubado de comerciante em Pedro Juan Caballero é encontrado no Brasil

O comerciante Júlio César Alcaraz Argüello, morador do bairro San Antonio, em Pedro Juan Caballero, viveu momentos de terror no último sábado (25), ao ser vítima de um assalto violento dentro de sua própria residência. Ele relatou à rádio Urundey FM que foi rendido junto ao sobrinho, um adolescente de 16 anos, por criminosos armados que falavam português e fugiram levando sua furgoneta carregada de celulares, usada para entregas de encomendas.

Segundo Alcaraz, os assaltantes chegaram em um carro branco, invadiram o pátio e o renderam assim que ele saiu de casa. “Eles apontaram a arma e disseram que era um assalto, que não iam fazer nada comigo se eu colaborasse”, contou. Os dois foram levados para um cômodo, onde foram amarrados com abraçadeiras plásticas, enquanto um dos criminosos os vigiava armado com uma pistola.

A vítima relatou que os assaltantes usavam máscaras e tinham sotaque tipicamente brasileiro, o que indica que o grupo pode ter atravessado a fronteira para cometer o crime. Após renderem as vítimas, os criminosos fugiram levando a furgoneta avaliada em cerca de 60 milhões de guaranis (aproximadamente R$ 40 mil), que estava carregada com caixas de celulares da marca Xiaomi, pertencentes a três comerciantes brasileiros.

“Perdi tudo. Aquela van era meu instrumento de trabalho, e agora estou sem renda”, lamentou o comerciante.

Após o assalto, imagens de câmeras de segurança mostraram que o veículo seguiu em direção ao território brasileiro, passando pela rotatória próxima à Aduana de Pedro Juan Caballero. Poucas horas depois, o carro foi localizado abandonado no bairro Júlia Cardinal, em Ponta Porã (MS), por equipes policiais brasileiras.

As autoridades do Paraguai e do Brasil estão trabalhando de forma conjunta para identificar os autores do crime e esclarecer as circunstâncias do assalto, que causou grande repercussão na fronteira.

Pedrojuanino se prepara para o Campeonato Mundial de Boxe de 2025 em Dubai

Riquelme busca encerrar sua carreira amadora com chave de ouro antes de dar o salto para o profissional. Ele faz isso ao lado de uma equipe técnica que segue rigorosamente todos os processos de treinamento e regulamentos estabelecidos pela FPB.

Paraguai mantém presença internacional

Entre 2021 e 2024, a FPB manteve uma participação consistente e autofinanciada no circuito internacional, representando o país em mais de 20 eventos oficiais sem apoio estatal.

Boxeadores paraguaios estiveram presentes nos campeonatos mundiais em Istambul, Krasnodar, Tashkent e Budva, e agora estão se preparando para Dubai.

Durante este período, o Paraguai conquistou 10 medalhas internacionais verificáveis, consolidando suas posições de destaque no ranking global;

Colisão entre motos deixa dois feridos, um em estado grave, em Pedro Juan Caballero

Um grave acidente de trânsito foi registrado na madrugada de domingo (26), no bairro San Juan Neuman, em Pedro Juan Caballero. A colisão envolveu duas motocicletas e deixou um dos condutores em estado grave e o outro com fraturas e ferimentos múltiplos.

De acordo com o boletim da Delegacia de Polícia nº 18, o acidente ocorreu por volta da 1h30, no cruzamento das ruas Naciones Unidas e Mykure.

As vítimas foram identificadas como Óscar Daniel Arguello Ortiz, de 37 anos, que pilotava uma motocicleta Star SK150cc vermelha. Ele sofreu traumatismo craniano grave e uma fratura. O outro motociclista, Francisco Giménez Sánchez, de 19 anos, conduzia uma Kenton GL 150cc vermelha, sem placa, e apresentou múltiplas escoriações, fratura no braço esquerdo e traumatismo craniano moderado.

Ambos foram socorridos e levados ao Hospital Regional para atendimento médico.

O promotor de plantão, advogado Andrés Cantaluppi, acompanhou o caso e determinou a apreensão das duas motocicletas, que foram encaminhadas à delegacia local. As informações coletadas serão encaminhadas ao Ministério Público, que dará continuidade às investigações sobre as causas do acidente.

Ponta Porã MS abre processo seletivo com 217 vagas e salários de até R$ 4,1 mil

A Prefeitura de Ponta Porã publicou um novo edital de processo seletivo simplificado com 217 vagas temporárias e formação de cadastro reserva para diferentes áreas da administração municipal.

As oportunidades abrangem cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.569,30 a R$ 4.184,80 e jornadas de 20 a 40 horas semanais. Os aprovados irão compor o quadro de pessoal da Administração Direta do Município.

Entre os cargos disponíveis estão auxiliar de serviços diversos, gari, cozinheiro, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, assistente administrativo, motorista, orientador social, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião-dentista, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 31 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site www.avalia.org.br. A participação é gratuita e não há cobrança de taxa de inscrição.

A seleção será realizada por meio de prova de títulos e avaliação de experiência profissional, com caráter eliminatório e classificatório.

O edital completo e a relação detalhada de vagas estão disponíveis no site da organizadora.

Fonte: jornalcorreioms

Beneficiários com NIS final 5 recebem Auxílio Gás

Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6 recebem nesta segunda-feira (27) o Auxílio Gás de outubro no valor de R$ 108.Beneficiários com NIS final 5 recebem Auxílio Gás 2Beneficiários com NIS final 5 recebem Auxílio Gás 3

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,01 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

O benefício é pago duas vezes a cada semestre e segue o calendário do Bolsa Família, com pagamentos até 31 de outubro, para beneficiários com NIS final 0.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para o Auxílio Gás é de mais de R$ 542 milhões.

Gás do povo

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que vai gradualmente substituir o Auxílio Gás.

Em vez do benefício em dinheiro, as famílias vão retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas.

O novo programa pretende triplicar o número de favorecidos, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. 

Agencia Brasil*