Início Site Página 69

Reunião do Parlasul destaca Ponta Porã e Pedro Juan Caballero como laboratório de integração

As cidades gêmeas da fronteira podem servir de modelo para outras fronteiras do Brasil

Ao abrir a audiência pública com o tema “Infraestrutura e Desenvolvimento Regional Brasil–Paraguai”, o senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do Mercosul (Parlasul), destacou que as cidades gêmeas de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) representam um exemplo concreto de integração e podem ser vistas como um verdadeiro laboratório para outras fronteiras do país.

A audiência ocorreu nesta terça-feira, 28 de outubro, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, em Ponta Porã, e contou com a presença do prefeito Eduardo Campos, da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, do presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina, além do embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes, do deputado federal e membro do Parlasul, Heitor Schuch (PSB/RS), do senador Walter Ricardo Kobylanski e do deputado nacional Cezar Cerini, ambos do Paraguai, entre diversas outras autoridades locais, estaduais e federais.

“Quando caminhamos por Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a língua portuguesa se mistura com a espanhola e todo mundo se entende. Aqui é uma fronteira que convive de forma harmoniosa, que preserva laços familiares, tem uma economia interligada e uma diversidade cultural importante para uma integração real. Como parlamentar do Parlasul, gosto de ouvir, dialogar — e o povo aqui é muito receptivo. Essa união nos fortalece na busca de soluções conjuntas para problemas comuns dos dois lados da fronteira”, afirmou o senador Nelsinho Trad.

O parlamentar ressaltou ainda que a região pode se transformar em laboratório de integração do Mercosul, com foco em cooperação nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

“Segurança não é apenas aumentar a força, mas oferecer oportunidades de trabalho. Temos um comércio forte, uma agroindústria pujante, e com segurança jurídica para atrair investimentos seremos mais fortes para garantir dignidade às famílias que vivem aqui. Vamos seguir juntos, de mãos dadas, porque dessa forma somos mais fortes”, destacou.

Um dos momentos mais simbólicos da audiência foi o discurso compartilhado entre o presidente da Câmara de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima, e o presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina. O brasileiro iniciava a fala em português e o paraguaio a complementava em espanhol, de forma intercalada.

Agnaldo iniciou afirmando que “a fronteira não pode ser um muro de divisa, mas uma ponte que une as nações”, e Medina prosseguiu dizendo que “na fronteira, apesar de duas nações, somos um só povo”. O discurso, de cerca de cinco minutos, encerrou-se com a mensagem de que a união fortalece a fronteira e dá voz única às duas cidades na construção de comunidades mais justas e humanas.

Durante a primeira parte do evento, o embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes, destacou sua experiência de quase uma década atuando com temas do Mercosul e ressaltou que audiências como a de Ponta Porã são fundamentais para ouvir diretamente a população.

Ele mencionou obras de integração em andamento, como as novas pontes entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu, e entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, enfatizando que a criação de políticas públicas compartilhadas é essencial para superar desafios sociais e econômicos. “Precisamos atuar juntos para oferecer às populações vulneráveis empregos de qualidade. Oferecer cidadania é a melhor arma contra o crime”, afirmou.

De forma remota, o secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde, participou ao vivo representando a ministra Simone Tebet, e destacou as políticas do governo federal para o fortalecimento das fronteiras.

“A audiência do Parlasul em Ponta Porã é fundamental para fortalecer a integração regional. O governo federal acredita no desenvolvimento da fronteira e destinou R$ 51 milhões por meio do Focem para impulsionar o desenvolvimento de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Também estão sendo feitos investimentos no Aeroporto Internacional, que poderá ser binacionalizado. Promover a integração sul-americana está previsto na nossa Constituição Federal e está no coração do presidente Lula, que tem como meta ouvir a população das cidades dos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com outros países”, afirmou Villaverde.

FINALIZANDO

Dentro da programação no início da tarde desta terça-feira, as autoridades brasileiras e paraguaias estiveram na linha internacional que está passando por um grande projeto de revitalização. No local, assinaram documento que reafirma compromisso de diálogo entre o Parlim e o Parlasul. Também foi descerrada uma placa que simboliza a união de brasileiros e paraguaios que vivem de forma harmoniosa na fronteira e onde será construído o Obelisco Fronteiriço, ressaltando os laços de amizade entre as duas nações.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Reunião do Parlasul destaca Ponta Porã e Pedro Juan Caballero como laboratório de integração
Senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlasul abriu oficialmente a audiência pública

Tráfego de caminhões será proibido na rua Antônio João

AGETRAN fará mudança no trânsito para reduzir fluxo de veículos pesados na área central e aumentar a segurança

A AGETRAN – Agência Municipal de Trânsito – vai implantar, nos próximos dias, uma nova modificação no tráfego da Rua Antônio João em Ponta Porã (MS). A principal mudança será a proibição da circulação de caminhões no trecho compreendido entre as ruas Guia Lopes e Baltazar Saldanha, das 6h às 18h, todos os dias.

A medida tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no trânsito da área central. A AGETRAN já está providenciando a instalação de nova sinalização vertical, indicando os acessos ao Contorno Viário, à Receita Federal do Brasil e às rodovias BR-463 e MS-164.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, a ação dá continuidade ao processo de readequação do tráfego de veículos pesados em Ponta Porã.

“Nós já adequamos as avenidas Brasil e Marechal Floriano e agora vamos estender essa medida para a rua Antônio João. Nesse trecho há escolas e um grande fluxo de veículos. Vamos sinalizar todo o trajeto para que ninguém tenha dificuldade em acessar as entradas e saídas da cidade”, destacou.

Carreta destrói rotatória

No fim da manhã desta quarta-feira, dia 29 de outubro, uma carreta destruiu parte de uma rotatória localizada na rua General Osório. O flagrante foi registrado e divulgado nas redes sociais, gerando grande indignação da população.

A rotatória foi projetada justamente para permitir o tráfego de caminhões, com diâmetro reduzido, mas o motorista, de forma imprudente, atravessou por cima do canteiro, destruindo o paisagismo e o meio-fio.

O condutor fugiu do local, porém as placas do veículo foram identificadas. A multa gravíssima foi aplicada, e o proprietário poderá responder por dano ao patrimônio público.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública reforça que esse tipo de infração não será tolerado e que todas as medidas cabíveis serão adotadas para responsabilizar os infratores.

* Pedro Zadyr – SMSP

Primeira-dama de Ponta Porã, Paula Campos, recebe título de Cidadã Sul-Mato-Grossense

A secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã e primeira-dama do município, Paula Campos, foi homenageada com o título de Cidadã Sul-Mato-Grossense, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A honraria foi concedida por indicação da deputada estadual Mara Caseiro, em reconhecimento ao trabalho, dedicação e compromisso de Paula com o desenvolvimento da fronteira e com o povo sul-mato-grossense.

Em suas redes sociais, Paula expressou gratidão pela homenagem e destacou o significado desse momento especial:

“Que noite maravilhosa! Meu agradecimento especial à deputada Mara Caseiro pela indicação tão generosa, e a todos os parlamentares que aprovaram essa homenagem. Esse título é o reflexo de um trabalho construído com propósito, união e o desejo sincero de fazer a diferença na vida das pessoas.”

Natural de São Paulo, Paula Campos se tornou uma figura de destaque em Ponta Porã pela forma como conduz projetos sociais, culturais e de comunicação voltados à valorização das pessoas e ao fortalecimento das políticas públicas no município.

O prefeito Eduardo Campos também celebrou o reconhecimento à esposa e parceira de gestão:

“Parabéns, meu amor! Que felicidade ver esse reconhecimento tão justo e especial. Você merece por tudo o que faz com tanto carinho por nossa cidade e pelo nosso estado.”

A entrega do título reforça o vínculo e o compromisso de Paula com Mato Grosso do Sul, estado que ela afirma ter “acolhido de coração”.

Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Com um total de 41 medalhas conquistadas, a delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação no último bloco de modalidades dos JEB´s (Jogos Escolares Brasileiros). A etapa final, realizada em Uberlândia (MG), entre os dias 20 a 28 de outubro reuniu as competições de basquetebol, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez. Nessa fase, os atletas sul-mato-grossenses garantiram nove novas medalhas.

Entre os dias 5 e 28 de outubro, Uberlândia recebeu uma das maiores competições estudantis do país, reunindo estudantes-atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros. A delegação sul-mato-grossense contou com 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 25 municípios do estado.

A participação de Mato Grosso do Sul foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Entre os destaques da delegação está o time feminino de basquete, que conquistou a medalha de prata na série prata. A capitã da equipe, Mariana Escobar, de 14 anos, compartilhou um pouco de sua trajetória:

“Eu comecei novinha em 2022, eu era novinha, daí eu queria fazer alguma coisa, mas a escola sempre incentivou o esporte e o basquete, quando eu comecei, eu nunca tinha tido essa experiência. Daí na minha primeira aula eu já amei, continuei fazendo escolinha, daí em 2023 eu fui chamada para o time da escola e aí comecei a treinar mesmo, de verdade, pra competir mesmo. Eu vim todos os anos, desde 2023 eu vim, porque eu entrei na equipe muito cedo, então eu tive essa oportunidade de estar sempre aqui, então eu vim em todas as idades que eu puder vir, e esse é o meu último ano, e eu tô amando.”

Sobre suas perspectivas na modalidade, Mariana acrescentou:

“Pretendo continuar no basquete, até os meus anos estourarem, quando eu ficar mais velha. Eu amo o basquete, eu treino porque eu amo mesmo. Estou muito satisfeita, obviamente que dava pra ter ficado na série ouro, só que agora é treinar, ver os nossos erros. Mas foi incrível, amei. Me diverti muito.”

Outro destaque veio do xadrez por duplas feminino, com Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter, que conquistaram a medalha de ouro na série prata. Ana Beatriz, de 14 anos, natural de Maracaju, contou como foi sua preparação para a competição:

“Eu treinei pelo site lichess, joguei presencialmente nos treinamentos, além do treino tive reforço com o Ângelo que foi campeão sul-americano de xadrez. Durante a rodada final a adversária não conseguiu defender o ataque que futuramente me fez vencer a partida. Essa vitória me incentiva a continuar competindo e melhorando como atleta.”

O Karateka Miguel Mota Marques, de 14 anos, de Nova Andradina, recebeu a medalha de bronze na série ouro da competição, ele comenta um pouco como foi a prova.

“Eu estava desanimado pois não havia ido para a classificatória da seleção brasileira. Quando minha técnica, mudou minha estratégia de luta, pois eu estava perdendo por um ponto, aí virei a luta. Essas competições me estimulam a treinar mais para que eu ano que vem consiga entrar na seleção brasileira e mantenha o meu bolsa atleta que consegui esse ano. E ainda tenho o desafio do OPEN internacional do Uruguai em dezembro”, frisou o atleta.

Assessoria*

Palmeiras joga futuro na Libertadores diante da LDU

O Palmeiras tem uma nova montanha para escalar na Copa Libertadores. Se na última semana teve que, literalmente, subir os 2.850 metros de altitude da cidade de Quito, nesta quinta-feira (30) terá que reverter, jogando no Allianz Parque, uma desvantagem de três gol diante da LDU (Equador) para tentar alcançar a decisão da competição sul-americana.Palmeiras joga futuro na Libertadores diante da LDU 4Palmeiras joga futuro na Libertadores diante da LDU 5

Após perder por 3 a 0 na noite da última quinta-feira (23) no estádio Casa Blanca, em Quito, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira tem agora o desafio de alcançar ao menos uma vitória por três gols de diferença para buscar a classificação para a final nos pênaltis. Para conseguir avançar no tempo regulamentar, o Palmeiras tem que triunfar por uma vantagem de quatro gols ou mais.

Apesar de um cenário tão desfavorável, o técnico Abel Ferreira já deixou claro que acredita na capacidade de sua equipe alcançar a classificação. “Acredito muito. Vocês podem escolher seu lado. Fico distante das nuvens negras, pois não agregam nada. Como vim de muito baixo e consegui o que tenho com muito trabalho, acredito e tenho fé de que vamos conseguir. E, para isso, precisamos da alma da nossa equipe, que são nossos torcedores. Vamos fazer tudo que conseguirmos para conseguir o que poucos acreditam. Eu acredito”, declarou o comandante do Verdão em entrevista concedida no último domingo (26) após empate com o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro.

Para o confronto com a LDU o Palmeiras tem a possibilidade de contar com um importante retorno, do volante argentino Aníbal Moreno, que se recuperou de uma lesão na perna esquerda. Desta forma o Verdão pode iniciar a partida com a seguinte formação: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emi Martínez (Aníbal Moreno), Andreas Pereira, Mauricio e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque.

Agencia Brasil*

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões

As seis dezenas do concurso 2.934 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões 6Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões 7

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 7 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Antes de morrer em operação, PM enviou mensagem à esposa: “Continua orando”

A esposa do policial militar do Bope, Herbert Carvalho da Fonseca, de 39 anos, compartilhou nesta quarta-feira (29) a última mensagem enviada pelo marido momentos antes de ele ser morto durante a megaoperação nas comunidades do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

Na conversa, Herbert escreveu: “Estou bem. Continua orando”, respondendo à esposa Jéssica Michele, que havia perguntado se ele estava seguro e protegido. Pouco depois, o policial parou de responder, e Jéssica continuou enviando mensagens em tom de desespero:

“Te amo. Cuidado, pelo amor de Deus. Muitos baleados. Amor, me dá sinal de vida sempre que puder.”

Infelizmente, horas depois, veio a confirmação da morte do sargento Herbert e de seu colega de tropa, Cleiton Serafim Gonçalves, também atingido durante o confronto.

Em uma publicação nas redes sociais, Jéssica compartilhou o print da conversa e desabafou:

“Você não falou mais… E agora, o que vou falar para a Sofia?”, referindo-se à filha do casal.

O caso gerou comoção nas redes sociais e reacendeu o debate sobre os riscos enfrentados por agentes de segurança durante operações de alto impacto no Rio de Janeiro.

Dezenas de corpos são achados por moradores e levados a praça um dia após megaoperação contra o CV

Uma ação policial realizada nesta terça-feira deixou ao menos 64 pessoas mortas no Rio de Janeiro, na operação mais letal da história do estado. As forças de segurança atuaram nos complexos do Alemão e da Penha contra a expansão territorial do Comando Vermelho. Até agora, a operação mais letal da história do Rio era o massacre do Jacarezinho, em maio de 2021, com 28 mortos, entre eles um policial.
Quando esta edição do AGORA RN foi fechada, também estavam confirmadas a apreensão de 93 fuzis e a prisão de 81 pessoas.

Do total de vítimas desta terça, ao menos 60 são apontadas pela polícia como suspeitas de serem criminosas. Além disso, dois policiais civis e dois policiais militares também morreram na ação. Outros nove agentes ficaram feridos. Juntos, o Alemão e a Penha abrigam 26 comunidades.

Operação rio - Foto: FERNANDO FRAZÃO / AGÊNCIA BRASIL

Bandidos ordenam fechamento de comércio e queimam lixeiras para bloquear via – Foto: FERNANDO FRAZÃO / AGÊNCIA BRASIL

megaoperação policial buscou cumprir 69 mandados de prisão em 180 endereços.

Em resposta à operação, o Comando Vermelho ordenou o fechamento de ruas, e mais de 50 ônibus foram roubados. Com isso, diversas vias foram bloqueadas e parte da cidade parou.
No total, cerca de 2,5 mil policiais civis e militares participaram da ofensiva. No Alemão e na Penha, pelo menos 87 escolas tiveram as atividades afetadas – 48 nem chegaram a abrir. O total de alunos impactados foi de 29 mil.

“Essa operação tem muito pouco a ver com segurança pública. É um estado de defesa. Não é mais só responsabilidade do estado, excede as nossas competências. Já era pra ter um trabalho de integração com as forças federais. O Rio está sozinho”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).

De acordo com ele, essa é a maior operação da história das forças de segurança do estado. “Uma operação que teve início no cumprimento de mandados judiciais, mais de um ano de investigação, mais de 60 dias de planejamento. Uma operação do estado contra narcoterroristas – quem faz o que eles fazem são narcoterroristas. Já temos relatos de tentarem fechar a avenida Brasil e outras vias para desviar a atenção. Há grande possibilidade de lideranças encurraladas, detidas ou neutralizados”, afirmou.

Segundo o governo do estado, criminosos usaram drones para lançar bombas contra as equipes policiais e a população, no Complexo da Penha, para atrasar o avanço das forças de segurança.

Em entrevista coletiva, Castro também teceu críticas ao governo federal, a quem acusou de não se preocupar com a segurança pública e de não ajudar o Rio.

O Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio, seguia funcionando normalmente na noite de ontem, mas há interdições provocadas por criminosos nas vias de acesso ao terminal. Quem desembarca na cidade tem medo de deixar o aeroporto.

A microempresária Patrícia Nogueira, que voltava de férias com o marido e o filho de 4 anos em um voo de Curitiba, desembarcou no Galeão por volta das 14h30 e decidiu permanecer no terminal, sem condições de se deslocar. “Chegaram a me oferecer um táxi, mas vou pegar um táxi para onde?”, questionou Patrícia, em entrevista ao jornal O Globo.

‘Não recebi nenhum pedido do governador’, diz Lewandowski

Em coletiva de imprensa em Fortaleza (CE), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que não recebeu nenhum pedido de Claudio Castro sobre a operação.

O ministro destacou que o “a responsabilidade constitucional pela segurança pública nos estados é das autoridades locais, é do governador”. “Se ele sentir que não tem condições, ele tem que jogar a toalha e e pedir GLO ou intervenção federal”, afirmou o ministro.

Castro tentou responsabilizar o governo Lula pela situação, afirmando que já pediu ajuda e que nunca teve “o auxílio de blindados nem de agentes das forças federais de segurança e da defesa” no estado.
Lewandowski afirma que esse tipo de ajuda jamais foi solicitada por Castro. “Para isso, o governo do Rio de Janeiro teria que fazer uma declaração formal de que as forças locais não têm condições debelar o crime”, diz.

O governador, por outro lado, alega que o governo federal não tem disposição de decretar GLO.

Flamengo encara Racing na Argentina por vaga na final da Libertadores

Uma vaga na final da Libertadores. Este é o prêmio que o Flamengo espera alcançar diante do Racing (Argentina), no final da noite desta quarta-feira (29) no Estádio Estádio Presidente Perón, apelidado de El Cilindro, em Avellaneda, região metropolitana de Bueno Aires. O jogo, com início às 21h30 (horário de Brasília), terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de Luciana Zogaib, comentários de Rodrigo Ricardo e plantão de informações com Carlos Molinari.Flamengo encara Racing na Argentina por vaga na final da Libertadores 8Flamengo encara Racing na Argentina por vaga na final da Libertadores 9

Após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida das semifinais da competição continental, na última quarta-feira (22) no Rio de Janeiro, a equipe da Gávea se classifica à final até mesmo com um empate.

O Flamengo chega ao confronto após uma derrota dolorida no último sábado (25), um revés de 1 a 0 para o Fortaleza. O tropeço pode atrapalhar o Rubro-Negro na luta com o Palmeiras pelo título do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o técnico Filipe Luís deixou claro que o momento é de concentrar as atenções no torneio continental. 

“Quarta-feira teremos o jogo mais importante da temporada. Não tenho dúvidas de que a ambição de todos é estar nessa final [da Libertadores] em Lima [Peru]. Nossa cabeça estará focada”, garantiu o treinador após a partida na Arena Castelão, em Fortaleza.

O Rubro-Negro tem um desfalque de peso para o jogo com o Racing: o centroavante Pedro, que sofreu uma fratura no antebraço direito. Com isso, Filipe Luís terá de buscar uma opção para ocupar a referência do ataque.

Um candidato é Bruno Henrique, que, segundo o treinador, se colocou à disposição para cumprir este papel na equipe:

“Bruno me falou há umas semanas que se sentia mais confortável jogando em outra posição, mas que estava à disposição para ajudar sempre que fosse necessário. Quando tinha o Pedro disponível, optei por colocar o Bruno na posição em que ele se sentia mais confortável. Porém, o interesse da equipe está sempre está à frente do interesse pessoal. Hoje entendi que a equipe precisa do Bruno Henrique de nove [centroavante] e ele se colocou à disposição”, disse o técnico rubro-negro, de 40 anos.

Filipe Luís também pode optar por um ataque mais móvel, como fez em outras oportunidades, com o equatoriano Plata exercendo a função de um falso nove. Assim, uma possível escalação será com Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginhom e Arrascaeta; Samuel Lino, Plata e Carrascal.

Do lado do Racing, o sentimento que prevalece é de confiança. Mesmo com a desvantagem, a equipe argentina acredita que, jogando em casa com o apoio da torcida, tem todas as condições de selar a classificação para a final da Libertadores.

Em entrevista coletiva após o confronto de ida, o técnico do Racing, Gustavo Costas, deixou claro que, mesmo com a derrota, o sonho de chegar à final continua vivo:

“Estamos mais vivos do que nunca. Sabemos que, em casa, jogaremos o sonho de poder ir a Lima. Poder não, nós vamos para Lima”, garantiu o treinador argentino, de 62 anos.

Fonte: Agencia Brasil

Ratinho agora é cidadão paraguaio e passa a viver oficialmente no país

O apresentador e empresário Carlos Massa, de 69 anos — conhecido em todo o Brasil como Ratinho —, revelou que agora é morador permanente do Paraguai. Segundo sua assessoria, a mudança aconteceu após ele obter oficialmente a cidadania paraguaia.

De acordo com a legislação do país, brasileiros podem conseguir a cidadania sem precisar ter parentes ou vínculos matrimoniais com paraguaios. Há duas formas principais para isso:
🔹 Por período de residência — exige viver legalmente no Paraguai por mais de três anos, exercer uma atividade profissional e ter boa conduta comprovada por antecedentes criminais.
🔹 Por programa de investimento — voltado a empresários que possuem investimentos a partir de US$ 70 mil (aproximadamente R$ 375 mil) em empresas no país.

Não há informações sobre qual dos dois caminhos Ratinho escolheu, mas o apresentador celebrou a conquista em suas redes sociais.

Fonte: CNN Brasil

“A partir de agora sou cidadão paraguaio também. Sou brasileiro, mas também sou paraguaio”, declarou o comunicador.

Dono de uma das maiores fortunas da televisão brasileira, Ratinho é proprietário de emissoras de rádio, TV e fazendas em várias regiões do Brasil, além de seguir à frente do tradicional Programa do Ratinho, exibido pelo SBT.

A naturalização do apresentador reforça o interesse crescente de empresários brasileiros em investir e residir no Paraguai, país que tem atraído cada vez mais atenção por oferecer benefícios fiscais, estabilidade econômica e custo de vida mais baixo.