Início Site Página 89

Criança de 2 anos é atingida por celular durante briga dos pais em Ponta Porã MS

Uma criança de 2 anos ficou ferida ao ser atingida por um celular jogado pelo pai em uma briga ocorrida na madrugada de domingo (14), em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande.

Conforme as informações divulgadas pela Força Tática da Polícia Militar, as equipes do 4º Batalhão foram acionadas para atender o caso após a pequena dar entrada no Hospital Regional com um corte profundo na cabeça.

Foi então levantado que o ferimento ocorreu durante uma discussão entre os pais da criança. No meio da confusão, o homem arremessou um aparelho celular em direção à mulher, mas acabou atingindo a filha do casal.

Após causar a lesão, ela foi socorrida e passou por atendimento médico, ficando internada para acompanhamento adicional. Diante da situação, autor acabou sendo localizado e preso pela guarnição.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências legais.

Secretário de Trump anuncia: novas medidas contra o Brasil serão divulgadas na próxima semana

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que os Estados Unidos anunciarão na próxima semana novas medidas contra o Brasil, em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF. Rubio criticou o “Estado de Direito em desintegração” no país, acusando juízes de perseguição política e ações extraterritoriais contra cidadãos americanos. Segundo ele, as medidas serão uma resposta à crescente “opressão judicial” que atinge empresas e pessoas fora do Brasil.

Antes da condenação de Bolsonaro pelo STF, os EUA haviam imposto, em 6 de agosto, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mencionando o processo contra o ex-presidente como um dos motivos. A taxa não se aplicou a cerca de 700 produtos, incluindo suco e polpa de laranja e aeronaves civis. Além disso, em julho, o Departamento do Tesouro americano sancionou o ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, que permite punir violações de direitos humanos e corrupção internacionalmente.

Acidente na saída para Dourados mobiliza socorristas em Ponta Porã

Na noite desta segunda-feira (15), um acidente grave foi registrado na BR-463, após o Trevo da Cuia, na saída de Ponta Porã para Dourados (MS). Segundo relatos de testemunhas, um veículo capotou e acabou ficando com a parte superior virada para o chão, enquanto uma pessoa ficou presa sob o automóvel (motocarga) conforme imagens que circulam na internet.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de feridos ou óbitos. A região próxima à Cuia é conhecida por ser movimentada, principalmente à noite, e frequentemente registra acidentes devido à alta velocidade.

O Brasiguaio News acompanha a situação e trará atualizações assim que as informações oficiais forem divulgadas pelas autoridades.

Internautas denunciam desrespeito à velocidade em frente a escolas de Ponta Porã

A redação do Brasiguaio News recebeu diversas mensagens de internautas relatando preocupação com a forma como motoristas e motociclistas têm se comportado em frente a escolas de Ponta Porã. Segundo os relatos, é comum ver veículos transitando em alta velocidade, mesmo em áreas sinalizadas, ignorando a presença de pais e alunos menores.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, relatou que já passou por momentos de grande risco ao acompanhar a filha para a escola:
“Várias vezes quase fomos atropeladas. Os motoristas não diminuem a velocidade nas lombadas, passam como se não houvesse crianças atravessando. É um descaso total com a segurança”, afirmou.

Internautas denunciam desrespeito à velocidade em frente a escolas de Ponta Porã

De acordo com os internautas, a imprudência de condutores nessas regiões demonstra falta de consciência e respeito, colocando em perigo a vida de pedestres que diariamente circulam nesses locais.

Essa não é a primeira vez que a população faz denúncias semelhantes. O Brasiguaio News já recebeu mais de uma reclamação sobre o mesmo problema, o que evidencia a necessidade de maior fiscalização e campanhas de conscientização no trânsito.

A comunidade pede que as autoridades intensifiquem a fiscalização, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas, para garantir mais segurança às famílias.

Estudante de medicina cai de prédio em Pedro Juan Caballero

Na tarde desta segunda-feira (15), um estudante de medicina caiu de um edifício localizado na esquina das avenidas Carlos Antonio López e Naciones Unidas, em Pedro Juan Caballero.

A vítima sobreviveu à queda e foi imediatamente socorrida, sendo encaminhada a um centro de saúde da região.

De acordo com informações preliminares e imagens divulgadas pela Rádio Urundey, a vítima, que vestia uniforme de uma universidade de medicina, caiu de uma altura considerável.

Ainda não há confirmação se a queda ocorreu de forma acidental ou se o jovem teria sido empurrado.

Apesar da gravidade do ocorrido, testemunhas informaram que o estudante sobreviveu à queda e recebeu atendimento imediato.

As autoridades locais investigam as circunstâncias do caso.

Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU

O governo brasileiro ainda aguarda a liberação de vistos para parte da delegação que vai a Nova York, nos Estados Unidos (EUA), participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Isso a apenas uma semana do início do encontro.Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU 1Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU 2

“A gente tem indicação do governo americano que os [vistos] que ainda não foram concedidos estão em vias de processamento. Não tem como especular sobre qual vai ser o resultado desse processamento”, admitiu, nesta segunda-feira (15), o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, ministro Marcelo Marotta Viegas.

A Assembleia Geral da ONU ocorre entre os dias 22 a 26 de setembro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na abertura do encontro no dia 23 de setembro. Tradicionalmente, o presidente do Brasil abre os discursos oficiais das assembleias anuais da ONU.

O visto do presidente estaria garantido, mas outros membros da delegação que nunca foram aos EUA ainda aguardam autorização para ingressar no território estadunidense.

Na semana passada, a agência de notícias dos EUA Associated Press (AP) disse ter tido acesso a um memorando do Departamento de Estado dos EUA com suposta avaliação do governo Trump para limitar os vistos da delegação brasileira, iraniana, do Sudão e Zimbábue.

A suposta restrição vazada à AP ocorre no contexto de ataques do governo de Donald Trump contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Como é o país sede da ONU, os EUA têm acordo com a organização para não limitar os vistos das delegações dos países representados na Assembleia Geral, regra que costumava ser respeitada mesmo nos momentos mais tensos da Guerra Fria.

O representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ponderou que a expectativa é que todos os vistos sejam concedidos.

“Qualquer medida que não se conforme com o que está estabelecido no acordo [entre ONU e EUA] é uma violação legal, o que não quer dizer que ela não ocorra. De qualquer forma, não temos por que achar que os EUA não observarão suas obrigações legais com relação à concessão de vistos”, completou Marcelo Marotta.
 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Vistos palestinos

No final de agosto, os EUA revogaram os vistos da Autoridade Palestina (AP) e do seu presidente, o palestino Mahmoud Abbas. A Autoridade Palestina controla parte da Cisjordânia, enquanto o Hamas tinha o controle da Faixa de Gaza. O governo Trump acusou a organização de Abbas de associação com o “terrorismo” no contexto do conflito com Israel.

Na semana passada, um Comitê da ONU discutiu a suspensão dos vistos das autoridades palestinas. Mesmo sendo um Estado observador da ONU, não tendo o mesmo status de Estado membro, a Autoridade Palestina teria a prerrogativa de acesso aos vistos dos demais países.

A representação brasileira expressou sua preocupação contra qualquer medida que viole o acordo de país sede da ONU. “O Brasil não é membro do comitê, mas participou dessa sessão e levantou preocupações quanto ao não cumprimento das obrigações do Estado-Sede”, disse Marcelo.

Existe a expectativa de que países europeus reconheçam, oficialmente, a Palestina como um Estado na Assembleia Geral da ONU deste mês. Países como a França e o Reino Unido manifestaram a intenção de reconhecer a Palestina nessa ocasião. Os Estados Unidos (EUA) e Israel têm se manifestado contra esse reconhecimento.

Fonte: Agencia Brasil

Prefeitura e Tribunal de Justiça levam regularização fundiária para moradores do bairro São Vicente de Paula

Reunião nesta segunda-feira orientou famílias sobre procedimentos para regularização de imóveis

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, moradores do bairro São Vicente de Paula participaram de uma reunião sobre a regularização de imóveis. O encontro, realizado na quadra de esportes da Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques, foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), através da Coordenadoria do programa Lar Legal.

Durante a abertura, a secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves, destacou o compromisso do prefeito Eduardo Campos em avançar com as ações de regularização. “Temos outras frentes de trabalho em andamento, atendendo moradores dos bairros Jardim Ivone, Jardim Itaipu e Vila Maísa, através do mesmo programa, e vamos levar esses serviços a outras regiões do município que também necessitam de documentação”, afirmou.

O prefeito Eduardo Campos já havia tratado do tema em junho, durante reunião com o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, do TJMS. Na ocasião, ele reforçou a importância da iniciativa: “Trata-se de um direito básico. A escritura representa paz, dignidade e reconhecimento para cada morador. Essa é uma dívida social que o município começa a resgatar. Vamos fazer esse processo avançar e, ainda na nossa gestão, entregaremos esses documentos às famílias”, disse.

A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Jelson Bernabé, líder do prefeito; Vanderlei Avelino e Gabriel Arce, que falou em nome do legislativo. “A casa que vocês moram é o lar de vocês por direito e merecimento. O prefeito Eduardo Campos tem esse olhar humano e vai colaborar com as famílias para transformar essa condição de irregularidade. Os 17 vereadores apoiam a ação que assegura dignidade e direito à moradia para todos”, ressaltou Arce.

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Assistência Social, Ângela Derzi, e a secretária adjunta de Habitação, Neli Abdulahad. Representando o programa Lar Legal, o diretor de Cadastro, Joshua Gabriel, informou que o cadastramento das famílias terá início nesta terça-feira, dia 16, e seguirá até o dia 30 de setembro, das 8h às 14h. Dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente na Secretaria Municipal de Habitação, localizada no prédio da Prefeitura.

Presidente da Câmara destaca força do agro e união política na abertura da 48ª Exporã

A 48ª edição da Exporã foi oficialmente aberta em Ponta Porã com grande público e forte emoção. O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Pereira Lima, participou da cerimônia e destacou em seu discurso a importância do evento para a economia local, lembrando que a feira já começou em alto nível com o show de Zé Neto & Cristiano e o grupo Menos É Mais.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar a Nola Eventos e a Opa Eventos, organizadoras da programação, pelo sucesso da abertura.

Em sua fala, o presidente ressaltou a força do setor agropecuário, responsável por impulsionar a economia de Ponta Porã.

“Quero enaltecer o trabalho dos produtores rurais, que juntos fortalecem o agro e impulsionam o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Agnaldo também frisou a importância da união política em torno do desenvolvimento regional, reconhecendo o esforço conjunto dos 17 vereadores da Câmara Municipal e do prefeito Eduardo Campos, que têm trabalhado lado a lado pelo crescimento do município.

Ele ainda parabenizou as falas do vice-governador Barbosinha e do presidente do Sindicato Rural, Guilherme Cabral, que reforçaram a relevância do agro e o papel estratégico da fronteira para o futuro do estado.

Um dos pontos de destaque do discurso foi a comemoração da conquista histórica de Ponta Porã: o município passou a integrar a lista dos 20 maiores produtores de soja do Brasil, sendo o único do Mato Grosso do Sul nesse seleto grupo.

“Essa conquista é fruto de união, trabalho e dedicação, e reforça o papel estratégico da nossa cidade para o estado e para o país”, disse o presidente.

A Exporã contou com extensa programação de shows, palestras e exposições, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor agropecuário da região de fronteira.

Câmara de Ponta Porã realiza nesta terça-feira a 30ª sessão ordinária

A sessão reserva o encaminhamento de pautas importantes e projetos para o município

A Câmara Municipal de Ponta Porã realizará reunião ordinária nesta terça-feira, 16, com pauta cheia de projetos em debate e votação. A sessão reserva o encaminhamento de pautas importantes e projetos para o município.

O expediente reserva leitura de ofício encaminhado pela agência da Caixa Econômica Federal em resposta à Indicação nº 493/2025. Também estarão na ordem do dia leitura de Ofício do Conselho de Pastores de Ponta Porã (CONPEPP) solicitando o uso da tribuna livre.

Projetos de Lei Ordinária a serem lidos: Projeto de Lei Nº 33/2025/CM – “Declara a fanfarra São José como patrimônio cultural imaterial do Município de Ponta Porã, e dá outras providências” com autoria da Vereadora Profª Lourdes Monteiro. Requerimentos a serem lidos: Requerimento nº 901/2025 – requer que seja marcada Audiência Pública de Prestação de Contas, do 2º Quadrimestre do Poder.

A Câmara tem realizado sessões ordinárias com pautas relevantes para o município, como debates e votações de projetos e leis que impactam a gestão pública local e a comunidade.

A sessão ordinária acontece as terças-feiras, com início às 08h30, com transmissão ao vivo nos canais do Poder Legislativo de Ponta Porã.

Suspeito de homicídios em Divinópolis é preso no Mato Grosso do Sul

Foi preso pela Polícia Militar, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande/MS, um homem de 27 anos considerado um dos principais alvos da Operação Venator e que comandava um grupo classificado de “Quadrilha do Quintino e Campina Verde”.

Ele é suspeito de envolvimento em vários crimes violentos, incluindo homicídios entre eles, uma execução em janeiro deste ano.

De acordo com a Polícia Militar, ele também atuava no tráfico internacional de drogas e armas e furtos de veículos.

O homem preso tinha três mandados de prisão em aberto.

A prisão ocorreu, à partir de um trabalho conjunto das Polícias Militares de São Paulo e Mato Grosso do Sul.