Início Site Página 90

“Motociclista brasileiro morre após colidir contra poste em Capitán Bado

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã do último domingo (14) resultou na morte de um cidadão brasileiro em Capitán Bado, no Paraguai.

De acordo com informações da Polícia Nacional, a vítima, que conduzia uma motocicleta, perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste da ANDE localizado na rota internacional.

O acidente ocorreu por volta das 7h50, no cruzamento com a rua Juana María de Lara, na altura da colônia Mariscal López – Primeira Seção.

O motociclista foi identificado como Manuel Rocha Queiroz, natural de Coronel Sapucaia (MS), município vizinho à fronteira.

Equipes da Comisaría Cuarta chegaram ao local e encontraram a vítima caída no asfalto. Os bombeiros voluntários foram acionados e confirmaram o óbito.

A promotora María Ester Giménez determinou o encaminhamento do corpo ao hospital distrital, onde a perícia médica apontou como causa provável da morte um traumatismo cranioencefálico grave.

Posteriormente, o corpo foi entregue à mãe da vítima. A motocicleta ficou sob custódia do Ministério Público para os procedimentos legais.

Fonte: Urundey

China impulsiona exportações de carne de MS e compensa queda nas compras dos EUA após tarifaço

Em agosto, Mato Grosso do Sul vendeu US$ 91 milhões em carne bovina para a China, o maior montante já registrado para o país asiático, segundo a Fiems. Já os Estados Unidos, que antes ocupavam o segundo lugar no ranking, caíram para a quarta posição.

A China impulsionou as exportações de carne bovina de Mato Grosso do Sul em agosto deste ano, mantendo posição como principal compradora do estado desse tipo de mercadoria. Os EUA, que ocupavam a segunda colocação, recuaram para o quarto lugar após o tarifaço imposto por Donald Trump.

A receita com exportações para a China chegou a US$ 91 milhões em agosto, o maior valor já registrado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). O faturamento com os envios aos Estados Unidos caiu 46%, saindo de US$ 14 milhões, em 2024, para US$ 7,6 milhões no último mês.

A China ocupa o primeiro lugar entre os países que mais compram carne bovina de Mato Grosso do Sul desde o início do ano, segundo os dados da Fiems. Os Estados Unidos vinham em segundo lugar, mas perderam espaço após tarifaço de Donald Trump. O cenário das exportações da proteína animal do estado tem se reconfigurado, segundo especialistas ouvidos pelo g1.

“O recuo nas exportações para os EUA foi compensado pelo aumento das compras da China, que cresceram mais de US$ 61 milhões em relação a agosto do ano passado. Nunca vendemos tanto para a China. Este é o maior montante dos nossos até então”, afirmou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.

💡 De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Mato Grosso do Sul foi o estado brasileiro com maior crescimento no montante das exportações de carne bovina para a China entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros oito meses de 2025, o país asiático comprou US$ 409 milhões deste tipo de produto, contra US$ 174 milhões, em 2024. O aumento é de 134% entre um ano e outro.

No ranking geral entre os estados brasileiros que mais exportam carne bovina para China, Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição, ficando atrás de Mato Grosso, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Goiás e Rondônia, nesta ordem decrescente de valor exportado.

Exportações em agosto de 2025

Em agosto, mês que marcou o início da tarifa de 50%, Mato Grosso do Sul exportou 32 mil toneladas de carne bovina para 52 países diferentes, um crescimento de 34,2% em relação ao mesmo mês de 2024. A receita subiu 65%, de US$ 107 milhões para US$ 178 milhões. A China comprou 51% desse total; os Estados Unidos, apenas 5%.

Desde março deste ano, a China vem ampliando quase 100% ao mês as compras da mercadoria de Mato Grosso do Sul, segundo as informações da Fiems. Para o analista de mercado internacional Aldo Barigosse, o movimento já configura uma tendência.

Fonte:G1

MPMS fiscaliza Conselhos Tutelares em quatro municípios de MS

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) intensificou a fiscalização dos Conselhos Tutelares em quatro cidades do Estado: Ponta Porã, Aral Moreira, Antônio João e Sidrolândia. A iniciativa segue a Recomendação nº 119/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orienta o acompanhamento regular e a realização de visitas técnicas a esses órgãos.

Em Ponta Porã, Aral Moreira e Antônio João, a 2ª Promotoria de Justiça instaurou procedimentos administrativos específicos. Já em Sidrolândia, a 3ª Promotoria abriu processo de fiscalização, que inclui visita técnica e elaboração de relatório detalhado.

Entre os pontos avaliados estão: estrutura física, condições de trabalho, funcionamento administrativo, cumprimento das atribuições previstas no ECA, utilização do sistema SIPIA, articulação com a rede de proteção e participação no orçamento municipal.

De acordo com o MPMS, o objetivo é assegurar que os Conselhos Tutelares estejam estruturados e atuem de forma eficiente, garantindo a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Capital News

Paraguaio com antecedentes criminais morre após ser atacado a facadas em Ponta Porã

Um homem de nacionalidade paraguaia morreu após ser vítima de um ataque a facadas em Ponta Porã, cidade brasileira que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no departamento de Amambay. A morte foi confirmada já no lado paraguaio, no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, para onde ele foi levado em estado grave.

A vítima foi identificada como Edgar Alberto Castro Salinas, de 38 anos, que possuía antecedentes por assalto, abigeato e homicídio.

De acordo com informações da Comisaría 1ª de Pedro Juan, o hospital notificou a entrada do homem por volta das 20h do último sábado (13), apresentando diversas perfurações de faca. Ele chegou ao local em um motocarro, conduzido por uma pessoa que deixou o hospital logo em seguida e não foi identificada.

📲 Quer receber notícias em primeira mão direto no seu celular?
Acompanhe nosso canal no WhatsApp e fique por dentro dos principais acontecimentos da fronteira, sem perder nada.
👉 Clique aqui para entrar

O médico de plantão, Dr. Fabio Paniagua, relatou que o paciente já chegou em estado agonizante, com graves ferimentos no tórax, e não resistiu, vindo a falecer pouco tempo depois.

A investigação inicial aponta que o ataque ocorreu em via pública, no bairro Locomotiva, conhecido popularmente como Favelinha, local onde costumam se reunir pessoas supostamente envolvidas com consumo de drogas.

Após troca de informações entre a Polícia Nacional do Paraguai e a Polícia Militar de Ponta Porã, foi confirmada a prisão do suspeito do crime. Ele será processado por homicídio pela Justiça brasileira.

Por determinação da promotora Reinalda Palacios, a Polícia Civil do Brasil ficou responsável pelos trâmites legais e pela liberação do corpo aos familiares da vítima.

Informações da rádio Urundey

Defron apreende quase meia tonelada de cocaína em oficina de Ponta Porã MS

Policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreenderam, na noite de sexta-feira (12), quase meia tonelada de cocaína em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A operação resultou na prisão de um homem de 42 anos.

Segundo o registro policial, equipes vinham monitorando um grupo suspeito de utilizar uma oficina mecânica, no bairro Anexo II, como ponto de apoio para o transporte de drogas a outras localidades.

Durante as investigações, os agentes observaram um caminhão sendo preparado para ocultar o entorpecente.

“Tendo em vista a confirmação por parte dos moradores e considerando as investigações já em curso, foram realizados diversos monitoramentos, buscando flagrar possível atividade criminosa”, informou a Defron em nota.

Na ação, foram encontrados 440 tabletes de cocaína, que totalizaram 440 quilos, escondidos no interior do veículo.

O homem preso foi encaminhado à Delegacia e colocado à disposição da Justiça. O caso segue sob investigação, com foco na identificação de outros envolvidos e no rastreamento do destino da droga.

Ponta Porã ultrapassa Maracaju e assume liderança na produção de soja em MS

Mudança histórica encerra hegemonia de Maracaju, mas a diversidade produtiva do estado continua em crescimento

A mudança no ranking de produção de soja em Mato Grosso do Sul marcou um fim de ciclo: Maracaju, que liderava o estado desde 2005, perdeu o posto para Ponta Porã, que registrou 869.400 toneladas na safra de 2024, superando as 843.772 toneladas de Maracaju, uma queda de 26,1% em relação ao ano passado.

Esse reposicionamento também afetou o cenário nacional, com o estado de Mato Grosso do Sul agora figurando apenas com Ponta Porã entre os 20 maiores produtores de soja do Brasil. A cidade ocupa a 20ª posição, enquanto no ano passado Maracaju estava na 12ª posição e Ponta Porã na 16ª.

A produção de soja continua sendo a principal atividade agrícola em Mato Grosso do Sul, representando 55,9% da área total cultivada. No entanto, a diversificação da produção no estado também é notável: a produção de cana-de-açúcar, por exemplo, cresceu 1,4%, atingindo 52,49 milhões de toneladas, consolidando o estado na 4ª posição nacional.

O impacto da queda na produção de soja em Maracaju acende um alerta no setor agrícola local, que vinha se consolidando como motor econômico do município. “Essa mudança mostra que o setor agrícola precisa se adaptar e diversificar ainda mais suas culturas para se manter competitivo”, comentam analistas do mercado.

Apesar dessa queda na soja, o estado se destaca em outras culturas, como o algodão e o milho. Mato Grosso do Sul subiu para a 3ª posição entre os maiores produtores de algodão herbáceo do Brasil, com 150,4 mil toneladas, e embora a produção de milho tenha caído 41,4% em 2024, o estado se mantém como o 4º maior produtor nacional da commodity. 

Capital News

Homem é assassinado a facadas em vingança por furto em Ponta Porã MS

Um homem morreu após ser esfaqueado na tarde deste sábado (13), na Rua Locomotivas, na Vila Ferroviária, em Ponta Porã, a 334 quilômetros de Campo Grande. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital no Paraguai.

Equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram acionadas após denúncia de lesão corporal provocada por arma branca. Durante buscas, os agentes localizaram o suspeito nas proximidades, vestindo camiseta branca e carregando uma mochila escura.

Ao ser abordado, o homem confessou o crime e afirmou ter agido a mando de outra pessoa, como represália a um suposto furto ocorrido dias antes. A faca utilizada foi apreendida e encaminhada às autoridades competentes, seguindo os procedimentos de cadeia de custódia.

Devido ao comportamento agressivo e ao risco que representava, o autor foi algemado e levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como homicídio qualificado e segue em investigação.

Homem é preso pela PM por importunação sexual em Aral Moreira MS

O caso ocorreu por volta das 23h50, próximo a uma conveniência localizada em frente a uma praça no município.

Na noite de sexta-feira (12/09), a Polícia Militar prendeu um homem acusado de importunação sexual contra uma adolescente de 17 anos em Aral Moreira – MS. O caso ocorreu por volta das 23h50, próximo a uma conveniência localizada em frente a uma praça no município.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima acionou a polícia relatando que havia sido abordada pelo suspeito. Ela contou que, inicialmente, foi chamada por ele enquanto passava por uma esquina, mas ignorou a investida e seguiu até a conveniência. No retorno, em um trecho escuro da rua, o homem a teria agarrado por trás. A jovem conseguiu se desvencilhar ao pisar no pé do agressor e, em seguida, pediu ajuda ao proprietário do estabelecimento.

Durante diligências, a equipe policial localizou o suspeito nas imediações. Questionado sobre a acusação, ele respondeu aos policiais: “Ela é irmã de um cara que me deve!”, versão desmentida pela vítima.

O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira para as devidas providências legais. A adolescente não sofreu lesões físicas aparentes.

Fonte: PM MS

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados condenados na ação penal da trama golpista podem começar a cumprir as penas até dezembro deste ano. De acordo com fontes do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidas pela Agência Brasil, a execução das penas pode ocorrer no fim deste ano se os recursos das defesas forem rejeitados pela Corte.Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitadosBolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados 1

Nessa quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo condenou o ex-presidente e seus aliados a penas que variam entre 16 e 27 anos de prisão em regime fechado.

O cumprimento das penas não é imediato porque os réus ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. 

Recursos

Com o fim do julgamento, o Supremo tem até 60 dias para publicar o acórdão do julgamento, documento que contém os votos proferidos pelos ministros. Com a publicação do acórdão, as defesas terão cinco dias para apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.

Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. A previsão é de que o recurso possa ser julgado pela própria turma, que condenou os réus, entre os meses de novembro e dezembro.

Se os recursos forem rejeitados, o Supremo vai determinar a execução imediata das penas. Como o placar da votação foi de 4 votos a 1 pelas condenações, os réus não terão direito a levar o caso para o plenário.

Para conseguir que o caso fosse julgado pelo pleno, eles precisariam de, pelo menos, dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2. Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão. 

Local de prisão

Se as penas forem executadas, os réus não devem ficar em celas comuns. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP).

Entre os condenados, quatro militares são do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.

As celas especiais estão localizadas no presídio da Papuda, localizado na região administrativa do Jardim Botânico (DF); na superintendência da Polícia Federal ou nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.

A decisão sobre o local de cumprimento das penas será do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal da trama golpista.

Prisão domiciliar

O ex-presidente Bolsonaro também poderá cumprir a pena em casa em função dos problemas de saúde, decorrentes da facada desferida contra ele na campanha eleitoral de 2018.

Contudo, a medida também não é automática e deverá ser avaliada pelo ministro Alexandre de Moraes, caso seja solicitada pela defesa.

Bolsonaro já está em prisão domiciliar, mas a medida foi determinada pelo ministro em outro processo, o da investigação sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Réus e suas patentes

  • Alexandre Ramagem (delegado da PF e deputado federal), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier (almirante), ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres (delegado da PF), ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno (general), ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Jair Bolsonaro (capitão);
  • Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto (general), ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que é tenente-coronel do Exército, assinou acordo de delação premiada com a Polícia Federal e não vai cumprir pena.

Agencia Brasil*

Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.914 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões 2Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões 3

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.