Início Site Página 91

Tyler Robinson: o perfil do jovem preso pelo assassinato de Charlie Kirk

O jovem americano Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso nesta sexta, 12, como o principal suspeito do assassinato do influenciador e ativista conservador Charlie Kirk, na Universidade Utah Valley.

Robinson morava no condado de Washington, a mais de 400 quilômetros de distância do local do crime, e foi localizado e detido no condado de St George, em outra área de Utah.

Ele é o mais velho de três irmão, filho de um veterano da polícia americana e tinha sua rotina publicada pela mãe, Amber Jones Robinson, nas redes sociais.

De acordo com a imprensa local, Tyler era bolsista na Universidade Estadual de Utah e tinha um bom desempenho acadêmico. O governador de Utah, Spencer Cox, agradeceu aos familiares do jovem por o terem entregado ao FBI. “Vocês fizeram a coisa certa”, emendou.

Ainda de acordo com o governador, a família de Tyler relatou que ele comentou sobre a ida de Kirk à Universidade Utah Valley pouco antes do crime, e afirmou que o ativista era “cheio de ódio e espalhava o ódio”.

Cox também comunicou que a polícia encontrou um estojo de bala junto com a arma do crime — que tinha sido descartada em uma área de mata próxima à universidade — com a frase: “Ei, fascista, pegue isso!”. Em outra munição não disparada tinha os dizeres: “Se você está lendo isso, você é gay” e “Bella Ciao”, frase presente em uma canção italiana antifascista.

Segundo a imprensa americana, Tyler teria confessado o crime ao pai, um veterano do Departamento do Xerife do Condado de Washington, e se entregou à polícia.

Fonte; Istoé

Solidariedade no forno: padaria doa pães em Ponta Porã

Banca fica na frente do estabelecimento com itens para doação / Reprodução redes sociais

Uma padaria de Ponta Porã transformou a preocupação com o desperdício em um gesto de solidariedade. A proprietária decidiu criar uma banca de doação de pães para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A ideia surgiu quando a comerciante percebeu que parte dos produtos estava chegando ao fim da validade sem ser vendida. Em vez de descartar, pensou em disponibilizar gratuitamente para quem tivesse necessidade, antes do vencimento. 

“No dia que vi meus produtos perto do vencimento e sem saída, pensei comigo: por que não doar antes de vencer?”, contou. No dia seguinte, ela mesma escreveu uma plaquinha e colocou em frente ao comércio. 

O espaço se tornou ponto de apoio diário. “Sempre aparecem pessoas pedindo doação, e pelo menos nesse momento alguém está se alimentando”, relatou a proprietária, que prefere manter o anonimato. 

A ação, simples e espontânea, tem gerado repercussão positiva entre clientes e moradores da cidade, já que, além de reduzir o desperdício, a padaria ajuda a garantir um alimento básico para quem mais precisa. 

A banca solidária permanece disponível em frente ao estabelecimento todos os dias, até o fim do expediente. O gesto reforça como iniciativas locais podem transformar pequenas sobras em grandes impactos sociais. 

UCP de Pedro Juan prestigia a 48ª Exporã em stand na feira

A UCP, campus Pedro Juan Caballero, e Interamericana mantêm estande na feira, prestigiando o evento

A Universidade Central do Paraguai (UCP) e Universidade Interamericana, integrantes da “Monarca Group” em Pedro Juan Caballero tem tradição em participar da feira agropecuária, a Exporã, a maior da região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai.
A 48ª edição da Exporã acontece de 10 a 14 de setembro de 2025 no Parque de Exposições Alcindo Pereira, em Ponta Porã.
A UCP, campus Pedro Juan Caballero, mantém estande na feira, prestigiando o evento que atrai milhares de visitantes e movimenta o agronegócio, cultura e entretenimento da região.
A participação da UCP é importante para fortalecer os laços entre Paraguai e Brasil na região de fronteira, além de promover a instituição em um evento de grande visibilidade regional.
A feira, que é realizada anualmente, oferece diversas atrações, incluindo shows musicais, rodeio, praça de alimentação e exposição agropecuária, sendo aguardada por um público estimado em cerca de 60 mil pessoas.
A abertura oficial da Exporã em 2025 acontece neste sábado, dia 13, devendo contar com a presença de destacadas autoridades políticas e lideranças ruralistas, reforçando sua importância para o setor do agronegócio.
Carlos Bernardo, CEO da UCP de Pedro Juan Caballero, destaca a relevância da feira agropecuária com a participação da Universidade Central do Paraguai, expondo toda a estrutura do curso de medicina da UCP, entre as melhores da América do Sul.
A presença da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero na Exporã reforça sua relevância local e sua atuação na comunidade transfronteiriça entre Brasil e Paraguai .
Com um estande exclusivo, a UCP integra o seleto grupo de expositores que atraem mais de 60 mil visitantes esperados durante o evento. A feira, que acontece no Parque de Exposições Alcindo Pereira, combina agronegócio, cultura e entretenimento, com rodeio profissional, shows musicais e gastronomia típica.
Para Carlos Bernardo, a participação é estratégica, promovendo tanto o intercâmbio cultural quanto o fortalecimento da educação na fronteira.
A UCP de Pedro Juan Caballero é destaque como referência em ensino superior na região, especialmente em cursos como Medicina, atraindo estudantes de ambos os lados da fronteira.
A Exporã 2025 reafirma sua importância no calendário regional, contando com apoio de autoridades locais e estaduais, além de lideranças do setor rural.
O Grupo Monarca Group, liderado pelo empresário binacional Carlos Bernardo reforça, assim, seu compromisso com a integração e o desenvolvimento sustentável da região de fronteira Brasil-Paraguai.

Desrespeito do 11º RCMec a empresário e político da fronteira será comunicado ao CMO e Ministério da Defesa

Cerimonial do Exército expõe desrespeito a líder educacional e político em Ponta Porã

O que deveria ser uma solenidade institucional em Ponta Porã transformou-se em um episódio de constrangimento político. O fato será oficialmente comunicado e relatado ao Comando Militar do Oeste (CMO) e ao Ministério da Defesa.
O cerimonial do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), sob comando do tenente Wagner, agiu de forma ríspida e desrespeitosa ao solicitar que o empresário, líder educacional e filiado ao PT Carlos Bernardo, deixasse o palco no desfile de 7 de setembro em Ponta Porã.
A atitude foi considerada inaceitável por diversas lideranças políticas da região. Entre os que repudiaram o ato estão Dionaldo Morinigo, Paulo Roberto, Edinho Quintana, prefeito Eduardo Campos, presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Miudinho e a suplente de vereadora Sandra Bernardo, que reforçou publicamente sua indignação com a forma como Carlos Bernardo foi tratado.
Para eles, o cerimonial feriu o espírito republicano e desrespeitou não apenas um líder político, mas também a democracia e o direito à representação plural.
Vale lembrar que a instituição que Carlos Bernardo representa estava oficialmente participando do desfile cívico, e ele, como diretor e liderança educacional, tinha papel legítimo no evento. Ainda assim, foi tratado de forma agressiva e deselegante pelo tenente Wagner.
Carlos Bernardo lamentou o ocorrido e foi enfático: “A atitude do tenente Wagner foi deselegante e mal-educada. O Exército deveria zelar pelo respeito às pessoas, e não agir com truculência política”.
Apesar do constrangimento, Carlos Bernardo manteve a serenidade, retirando-se de maneira educada, demonstrando respeito ao público e maturidade política. O gesto contrastou com a postura do cerimonial, que acabou transformando o episódio em um ato de perseguição política e de desrespeito não apenas a ele, mas também à pluralidade democrática na fronteira.
Lideranças locais já avaliam que o episódio fortalece ainda mais a imagem de Carlos Bernardo como um dos principais nomes da oposição em Mato Grosso do Sul e pré-candidato competitivo a deputado federal em 2026.

Novos servidores da Receita Federal tomam posse em Ponta Porã

Cerimônia contou com autoridades locais e nacionais e destacou importância do atendimento humanizado ao cidadão

Foi realizada na manhã de quinta-feira (11), às 10h, a cerimônia de posse dos novos servidores da Receita Federal do Brasil, que vão atuar na Delegacia de Ponta Porã. O evento, realizado no auditório da Prefeitura Municipal, marcou a nomeação de Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais que passam a integrar os quadros da instituição.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos; o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima; o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas; o coordenador-geral de combate ao contrabando e descaminho, Rafael Eugênio de Souza; o delegado da Receita Federal em Ponta Porã, José Ricardo Moreira; e o superintendente-adjunto da 1ª Região Fiscal, Daniel Belmiro Fontes.

Convidada a falar, a secretária Paula Consalter Campos destacou a relevância da posse para a instituição e para a cidade. “A posse é um ato simbólico na vida de cada um que está aqui. Queremos acolher e desejar que possam atuar de forma humanizada no atendimento ao cidadão. É gratificante pertencer a uma instituição como a Receita Federal, que prega e pratica a diversidade em seu ambiente de trabalho”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que a conquista representa vitória não apenas pessoal, mas também familiar. “Esperamos que os novos servidores possam entregar um serviço de excelência para a população. Ponta Porã e a Prefeitura e a Câmara Municipal estarão sempre de portas abertas para acolher a todos. Aproveito para destacar o apoio da Receita Federal, que neste ano possibilitou ações de cidadania que atenderam cerca de 17 mil pessoas, principalmente em situação de vulnerabilidade”, completou.

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou o significado da conquista. “Passar em um concurso tão disputado como o da Receita Federal já é uma vitória muito grande. Trata-se de uma vitória individual, mas sobretudo coletiva, compartilhada com as famílias e amigos que apoiaram e incentivaram.”

Barreirinhas também ressaltou a relevância da instituição. “A Receita Federal é respeitada não só no Brasil, mas também internacionalmente. Nossa meta é realizar uma grande operação de orientação ao cidadão, porque o bom contribuinte quer estar em dia. Precisamos primeiro oferecer assistência e orientação, deixando a penalização apenas como último recurso”, concluiu.

“Prefeitura Mais Perto de Você” leva atendimento e lazer à comunidade da Ferroviária

Força-tarefa reúne secretarias e instituições parceiras para oferecer serviços e aproximar gestão municipal da população

O projeto “Prefeitura Mais Perto de Você” iniciou nesta quinta-feira, 11 de setembro, uma série de ações voltadas à comunidade da região da Ferroviária, em Ponta Porã. A iniciativa leva atendimento em diversas áreas, serviços públicos essenciais e opções de lazer, promovendo a aproximação entre a administração municipal e os moradores.

Na abertura, a secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, destacou o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Campos com o cuidado e o respeito às pessoas. Ela relembrou a conversa com dona Rosana, comerciante da região, que relatou dificuldades em ter acesso a serviços básicos como energia e água, além do medo constante de ser desalojada.

“A preocupação da dona Rosana é legítima, assim como a de muitas famílias que vivem aqui. Mas ela pode ficar tranquila porque o prefeito Eduardo Campos assumiu como meta cuidar das pessoas e garantir dignidade. Já estamos estruturando medidas para avançar na regularização dessa área”, afirmou Paula.

A secretária ressaltou ainda que o projeto conta com apoio de instituições parceiras, como Exército, Sanesul, UFMS, IFMS e Uniderp, além da Câmara Municipal de Vereadores, fator essencial para a execução das ações.

O presidente da Câmara, Agnaldo Pereira Lima, também frisou a importância da união entre poderes para atender a comunidade. “Já ouvi críticas de que estaríamos institucionalizando invasões. Não é verdade. Estamos garantindo dignidade. Hoje, com união, podemos buscar soluções. O prefeito atua em Brasília e nós, vereadores, damos suporte local. A meta desta ação é atender cerca de 1.800 pessoas com saúde, educação, esporte e lazer”, destacou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Patrick Derzi, os vereadores Agnaldo Pereira Lima, Marcelino Nunes, Subtenente Morinigo, Gabriel Arce, Lourdes Monteiro e Biro Biro; além de secretários municipais como Wesley Tolentino de Souza (Administração), Cândinho Gabínio (Segurança), Angela Derzi (adjunta), Dilma da Silva Leite (Cidadania e Inclusão Social), Raquel Lageano Quintino (Desenvolvimento Integrado), Joanilson Zeferino dos Santos (Obras e Urbanismo), Daniel Lima Kayatt (Saúde), Luciana Chaves de Lima (Habitação) e Ricardo Torraca (Esporte e Lazer), Thiago Vedana (Meio Ambiente), Raphael Modesto (Procurador Geral do Município), entre outros.

A ação contou com apresentação da Banda Musical do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra” e teve também apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Prefeito Adê Marques. O trabalho reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer serviços de qualidade e construir soluções que melhorem a vida da comunidade da Ferroviária.

SENAD desarticula centro logístico do tráfico de drogas na fronteira

Agentes especiais da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), por meio da Inteligência e da Base Mbarete, com apoio tático das Forças Especiais e sob coordenação da promotora antidrogas Rossana Coronel, realizaram uma operação de impacto na fronteira, desmantelando um centro logístico do narcotráfico.

A ação ocorreu em um prédio localizado na Avenida Brasil, no bairro Virgem de Caacupé, identificado como ponto estratégico de uma rede criminosa dedicada ao recolhimento e envio de drogas ao Brasil.

Resultados da operação

  • 4 pessoas detidas (entre paraguaios e um brasileiro);
  • Apreensão de maconha e cocaína;
  • Seis veículos de luxo retidos;
  • Armas de fogo de alto poder confiscadas;
  • Equipamentos de comunicação, balanças de precisão e materiais para acondicionamento das cargas ilícitas.

Segundo as autoridades, este golpe estratégico enfraquece de forma significativa a estrutura criminosa, que utilizava a região de fronteira como base para suas operações de envio de drogas ao território brasileiro.

A SENAD ressaltou que as investigações continuam e que novas ações poderão ser deflagradas para desarticular ramificações da rede.

Carlos Bernardo destaca chegada do“Fomento Mulher” à região de Casa Verde

Um dos programas de maior destaque do governo do presidente Lula na área do desenvolvimento econômico e social, o programa “Fomento Mulher” chega à região do distrito de Nova Casa Verde no município de Nova Andradina, no Vale do Ivinhema.
Solenidade nesta quinta-feira, 11, foi realizado na localidade de Nova Casa Verde, em Nova Andradina, para entrega do Programa Fomento Mulher, tendo como objetivo fortalecer a autonomia econômica e social das mulheres da região.
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, demonstrando o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o desenvolvimento local, além de reforçar o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável e a igualdade de gênero.
O superintendente do Incra no Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, destacou a relevância do programa diante dos desafios enfrentados pelas mulheres no meio rural.
O deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Zeca do PT destacaram as ações desenvolvidas para apoiar o pequeno produtor, o pequeno empreendedor do campo através do “Fomento Mulher”, enfatizando a relevância social do programa.
O empresário binacional de fronteira Carlos Bernardo prestigiou a solenidade, enfatizando o apoio às políticas públicas que promovem a autonomia e o protagonismo feminino. “O governo do presidente Lula verdadeiramente incentiva na prática o crescimento pessoal e coletivo do empreendedor, garantindo condições plenas para a melhoria da qualidade de vida”, destaca Carlos Bernardo.
Além das autoridades principais, representantes locais participaram do evento, fortalecendo o diálogo entre a população beneficiada e os órgãos responsáveis pela implementação do programa.
O Programa Fomento Mulher oferece recursos financeiros e assistência técnica para ampliar as oportunidades produtivas das mulheres, contribuindo para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Essa ação integra um conjunto de políticas que visam a inclusão social e o desenvolvimento regional sustentável.
As lideranças ressaltaram o apoio contínuo à política pública que incentiva o empreendedorismo das mulheres rurais. Outras autoridades locais também participaram do evento, reforçando a representatividade e o alcance do programa na comunidade.
O Programa Fomento Mulher entrega recursos e assistência técnica para que as mulheres possam ampliar suas oportunidades produtivas, garantindo melhores condições de trabalho e renda.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para a inclusão social, o fortalecimento das famílias rurais e o desenvolvimento sustentável da região.

Pistoleiros Executam Morador de Ponta Porã ao Sair de Presídio na Capital

Frieza e violência marcam mais uma execução em Campo Grande

A frieza e a violência de criminosos chocaram mais uma vez a população. Câmeras de segurança registraram o assassinato de José Eduardo Amarilha M. da Silva, de 33 anos, natural de Ponta Porã (MS), em frente ao Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, nas primeiras horas desta quinta-feira (11).

O detento saía do presídio para trabalhar, acompanhado de dois colegas, quando foi surpreendido por um Fiat Siena branco, ocupado por três indivíduos – o motorista e dois atiradores.

O ataque, meticulosamente planejado, começou com o criminoso que estava no banco do passageiro da frente, disparando vários tiros com o que aparenta ser uma pistola. Em seguida, outro indivíduo, saindo do banco de trás, utilizou uma arma de maior calibre, continuando a ação violenta.

As imagens mostram que a ação foi direcionada exclusivamente a José Eduardo, enquanto os colegas que o acompanhavam foram poupados, evidenciando a execução premeditada.

Ainda não se sabe a motivação oficial do crime, mas familiares e autoridades apontam que a tragédia pode estar ligada ao tráfico de drogas, uma realidade que continua a devastar famílias e gerar insegurança na região.

A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar os autores da execução, reforçando o alerta sobre a escalada de violência em torno do crime organizado no Estado.

Polícia Militar apreende 3 kg de maconha “premium”, embalada a vácuo e destinada à classe “playboy” em Ponta Porã

Durante patrulhamento na região central de Ponta Porã, a Força Tática da Polícia Militar prendeu uma mulher em flagrante por tráfico de drogas. A suspeita chamou a atenção dos policiais por apresentar comportamento suspeito e, após abordagem, foram encontrados diversos pacotes de maconha de alta qualidade, cuidadosamente embalados a vácuo.

De acordo com a PM, a droga apreendida — conhecida como “maconha bucha”, produto mais valorizado no mercado do tráfico e geralmente consumido por usuários de classe média e alta — totalizou aproximadamente 3 quilos.

A autora e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas cabíveis. A Polícia Militar reforça que segue atuando de forma técnica e firme no combate ao tráfico de drogas, preservando a ordem pública e a segurança da sociedade.