Prefeitura atende mulheres em ação social na Nova Itamarati

0
0
Banner 300x250

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou atividades dentro programação especial marcando o Mês da Mulher. Nesta quinta-feira, dia 11, ação social no distrito de Nova Itamarati marca atendimento especial à comunidade.

A programação levou atendimento em diversas áreas. A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres desenvolve a programação de forma a mobilizar as ações visando fortalecer a política direcionada às mulheres em todos os setores. A comunidade receberá atendimentos diversos, principalmente na área de saúde, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pela administração do prefeito Hélio Peluffo.

A secretária Vera Lúcia Oliveira destaca a importância do atendimento, frequentemente levado a várias regiões da cidade, como na Itamarati sempre tendo como objetivo o fortalecimento das políticas públicas direcionadas às mulheres em todos os níveis e setores da sociedade. A prefeitura já realizou a 4 ª caminhada pelo fim da violência contra a mulher. No distrito de Nova Itamarati, a Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã participou das atividades.

A programação especial alusiva ao ´Mês da Mulher´ segue com diversas atividades e reuniões de conscientização em Ponta Porã. Na Itamarati houve atendimento em estética, palestras de orientação. O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião