Quando chegamos a casa, após uma ida à rua ou no regresso de um dia de trabalho, devemos ter alguns cuidados básicospara nos protegermos e aos nossos familiares ou outras pessoas com quem coabitamos.
Para isso, basta organizar a entrada de casa e cumprir algumas regras.
Estabelecer zonas: suja, intermédia e limpa
Estabeleça um espaço à entrada de casa, ao pé da porta, onde possa despir o casaco, deixar as chaves de casa/carro, descalçar-se e guardar os sapatos (cujas solas convém desinfetar). Não é preciso ser um espaço muito grande, basta organizá-lo numa “zona suja”, uma “zona intermédia” e uma “zona limpa”.
- Na “zona suja”, tenha sempre um pano/tapete estendido no chão, um cabide para pendurar a mala e o casaco, um balde de lixo de pedal, uma embalagem de desinfetante ou lixívia diluída (20 mL para 980 mL) e um rolo de papel descartável. Para maior conforto e facilidade nas operações que vai executar, pode ter aqui também uma cadeira. O pano/tapete do chão deve ser lavado.
- Na “zona intermédia”, tenha sempre gel alcoólico (colocado em cima de um banco ou pequeno armário).
- Na “zona limpa” tenha os chinelos ou outro calçado com o qual vai andar depois em casa.
O que fazer em cada zona
- Na “zona suja”, pendure a mala e o casaco no cabide. Em cima do pano/tapete, limpe as solas dos sapatos com o desinfetante/lixívia diluída usando o papel descartável (que colocará no balde do lixo, cujo saco tem de ser depois fechado e enfiado dentro de um segundo saco, igualmente fechado). Guarde os sapatos nesta zona ou em cima do pano/tapete.
- Na “zona intermédia”, desinfete as mãos com gel alcoólico.
- Na “zona limpa”, calce os chinelos ou outro calçado de andar por casa.
E o cão?
- Se tem um cão, deve igualmente higienizar as patas do animal após cada ida à rua.
- Use um pano ou toalhitas humedecidas com gel desinfetante ou lave as patas do cão com sabão azul e branco.
- Não use álcool nem lixívia para higienizar as patas do cão.

hospitaldaluz*