TUA ESTRELA BRILHA! BOTAFOGO EMPATA COM O SANTOS E É CAMPEÃO BRASILEIRO

0
3
Reprodução
Banner 300x250

Estrela Solitária nunca brilhou tanto! Em noite inspirada de Wágner e com gol decisivo de Túlio Maravilha – sempre ele -, o Botafogo empatou com o Santos em 1 a 1 neste domingo, no Pacaembu, e conquistou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. A equipe santista tinha posado para fotos com pôster do título e tudo durante a semana, mas a força do Glorioso falou mais forte. Pode vibrar, torcida alvinegra!

O título do Botafogo – o segundo a nível nacional, após a Taça Brasil de 1968 – reflete uma guinada na história do clube. Após participar da retomada da sede de General Severiano, o presidente Carlos Augusto Montenegro montou um time com peças de ótima qualidade e viu sua aposta num técnico desconhecido (Paulo Autuori, vindo de Portugal) dar muito certo.

Depois de uma campanha regular no primeiro turno, o Botafogo atropelou no segundo turno e terminou como líder do Grupo A, com 27 pontos e apenas uma derrota. Por ter feito a segunda melhor campanha geral, jogou por dois resultados iguais e passou pelo Cruzeiro nas semifinais com dois empates (1 a 1 e 0 a 0). Na decisão, após vencer o primeiro jogo no Maracanã por 2 a 1, o Fogão segurou o empate contra o Santos e ficou com a taça. Vamos festejar!

O JOGO

O Santos terminou o primeiro jogo no Maracanã comemorando, sentindo-se confiante para vencer por um gol de diferença no Pacaembu – ele tinha a vantagem de dois resultados iguais. Mas a confiança de Túlio venceu a empáfia do Santos. O artilheiro acabou jogando mais recuado por causa das condições físicas debilitadas de Donizete, que jogou no sacrifício. O Maravilha se desdobrava em campo e ajudou o Botafogo a marcar bem o adversário.

Com Leandro Ávila Jamir anulando as ações de Giovanni, principal nome santista, e Wilson Goiano levando a melhor sobre Camanducaia, o Botafogo foi gostando do jogo. E, aos 25 minutos, na bola parada, conseguiu aumentar a vantagem obtida no Rio: Sérgio Manoel cobrou falta da esquerda, Jamir cabeceou e Túlio, sempre bem posicionado, completou. Ainda bem que o bandeirinha Evaristo de Souza não viu a posição de impedimento: 1 a 0.

O gol deu uma desarrumada ainda maior no Santos, que chegou a ter uma chance clara com Giovanni, após cobrança de escanteio de Jamelli, e outra com Marcos Adriano. O Botafogo conseguiu manter-se na frente até o comecinho do segundo tempo. Depois de perder o lateral-esquerdo André Silva por lesão, o Glorioso viu Marquinhos Capixaba ajeitar a bola com a mão e passar para Marcelo Passos empatar em 1 a 1, aos dois minutos.

O empate santista deixou a partida ainda mais aberta, e o Botafogo viu seu goleiro brilhar. Wágner fez uma defesa espetacular em cobrança de falta de Marcelo Passos, aos 28 minutos. Sete minutos depois, Giovanni recebeu de frente para o gol e Wágner, novamente, foi no cantinho e salvou o Glorioso, tornando-se um herói para a eternidade.

O Santos ainda teve um gol anulado de Camanducaia, e o Botafogo uma bola na trave, com Donizete, um leão em campo mesmo atuando lesionado. Os minutos finais foram de sofrimento para a torcida botafoguense, o árbitro Márcio Rezende de Freitas levou o jogo até os 49 minutos, mas o apito final tirou o grito da garganta da torcida gloriosa! E Túlio Maravilha cumpriu sua profecia, comendo peixe e tudo depois. O Botafogo é campeão brasileiro!!!

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 BOTAFOGO

Local: Estádio do Pacaembu
Data-Hora: 17/12/1995 – 19h
Árbitro: Marcio Rezende de Freitas (MG)
Assistentes: Evaristo de Souza (MG) e Marco Antonio Martins (MG)
Renda e público: R$ 697.520,00 / 28.488 pagantes
Cartões amarelos: Jamelli (SAN); Wilson Goiano, Wágner e Túlio (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Túlio 25’/1ºT (0-1) e Marcelo Passos 2’/2ºT (1-1)

Fonte: https://www.fogaonet.com

Relacionado

Deixe sua opinião