Com Novo Decreto em vigor, veja oque pode funcionar no MS

0
2
brasiguaio news
Banner 300x250

O novo decreto entra em vigor nesta segunda-feira (5) e permite a reabertura do comércio e de quase todas as atividades econômicas em Mato Grosso do Sul.

Depois da semana de restrições, os estabelecimentos voltam a atender, com medidas de biossegurança. O toque de recolher foi definido de acordo com a classificação dos municípios no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

Com o novo decreto, o comércio, bancos, lotéricas e outros serviços voltam a funcionar. Confira: 

Toque de recolher

No novo decreto, o toque de recolher é definido de acordo com a classificação de risco das cidades no Prosseguir. Nas cidades de bandeiras verde, amarela e laranja, o toque de recolher vai ser mais flexível, das 22h até às 5 da manhã. 
Os municípios de bandeira vermelha têm restrição na circulação de pessoas a partir das 21h e as cidades com bandeira cinza têm o toque de recolher das 20h até às 5h. Campo Grande, assim como a maioria das cidades de MS, está com a classificação de risco alto e por isso tem o toque de recolher a partir das 21h. 

O que continua proibido? 
Conforme determinação do Governo do Estado, a realização de eventos, reuniões e festividades em clubes, salões e centros esportivos com participação de mais de 50 pessoas e sem o distanciamento social mínimo de 1,5 metro está proibida.

O que pode funcionar durante o toque de recolher? 
Conforme determinação do decreto, durante o toque de recolher somente é permitida a circulação de pessoas e de veículos em razão de trabalhos para a manutenção de serviços públicos indispensáveis à vida e à segurança, bem como em caso de emergência ou urgência. 

Além disso, durante o toque de recolher, podem funcionar serviços de saúde, serviços de transporte, de fornecimento de alimentos e medicamentos por meio de delivery, farmácias ou drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes localizados em rodovias, hotéis e pousadas. 

Durante o toque de recolher, os supermercados podem continuar com as portas abertas, desde que não permitam o consumo de alimentos e bebidas no local. Além disso, somente é permitido o acesso de uma pessoa por família. 

Funcionamento do comércio, bancos e lotéricas

Com o novo decreto, as medidas restritivas foram afrouxadas e a maioria dos serviços pode voltar a funcionar desde que respeitem o toque de recolher. O comércio, que ficou fechado na última semana, reabre as portas a partir desta segunda-feira (5). Os restaurantes que estavam funcionando somente com pegue e leve ou delivery também podem voltar à normalidade e atender os clientes. Porém, é preciso ficar atento às normas de biossegurança. 

Os bancos e lotéricas, que também estavam fechados, voltam a atender a população a partir desta segunda em Mato Grosso do Sul.

Via Midiamax

Relacionado

Deixe sua opinião