Vereador Candinho Gabínio pede construção da Clínica de Saúde da Criança

0
0
Banner 300x250

O Vereador Candinho Gabínio está solicitando à Prefeitura de Ponta Porã a implantação de uma Clínica de Saúde da Criança.

O pedido foi feito por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária de 11 de maio, na Câmara Municipal de Ponta Porã. O documento foi encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho e aos secretários André Manosso (Obras e Urbanismo) e Patrick Derzi (Saúde).

Segundo Candinho, “o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança, propiciando a realização de ações de promoção da saúde, de hábitos de vida saudáveis, vacinação, prevenção de problemas e agravos à saúde e cuidados em tempo oportuno. Entendo que a criação de uma Clínica de Saúde da Criança tem como estratégia a qualidade da Atenção Básica e estratégia prioritária de reorganização do Sistema Único de Saúde nas especialidades de pediatria”, afirmou

De acordo com o parlamentar, “além de centralizar os atendimentos fornecidos pelo município como nascimento, vacinações, pediatria, será possível também realizar a triagem neonatal, que consiste em uma ação preventiva que permite identificar, em tempo oportuno, distúrbios e doenças congênitas, e realizar acompanhamento e tratamento para diminuir ou eliminar os danos associados a eles. A triagem neonatal inclui ainda os testes do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho, que devem ser realizados nos primeiros dias de vida para verificar a presença de doenças que, se descobertas bem cedo, podem ser tratadas com sucesso. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Saúde com o bem estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, disse Candinho.

ÓRTESES E PRÓTESES

O parlamentar também apresentou na sessão ordinária de 11 de maio, uma indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho, com cópia ao Dr. Patrick Carvalho Derzi, secretário municipal de Saúde, solicitando a inclusão de uma Oficina de Órteses e Próteses no CER III (Centro Especializado em Reabilitação) que está sendo construído ao lado do Núcleo de Saúde do Estado, neste município.

Na justificativa do pedido, Candinho Gabinio explicou que “o CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com o objetivo de auxiliar na reabilitação do paciente e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, a inclusão de uma Oficina Ortopédica possibilitará a confecção de produtos ortopédicos sob medida, a adaptação e manutenção de meios auxiliares de locomoção, órteses, próteses como: coletes, capacetes, adaptações para cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho, calçados e palmilhas especiais”.

Assessoria*

Relacionado

Deixe sua opinião