PF e Senad realizam mega operação contra o crime organizado na fronteira

0
5
Banner 300x250

Forças policiais realizam nesta terça-feira a operação “Status” contra lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. No âmbito da cooperação entre a SENAD e a Polícia Federal do Brasil e a coordenação com o Ministério Público e o SENABICO, até o momento são realizadas 10 buscas simultâneas no Departamento de Amambay. Fazem parte da fase 2 da Operação STATUS e buscam colocar à disposição do Estado paraguaio diversos imóveis (residências, fazendas, estabelecimentos comerciais e terrenos) que correspondem a integrantes e colaboradores do conhecido esquema de narcotráfico e lavagem de dinheiro. Como o Clã ” García Morínigo “.

No momento, pelo menos 7 propriedades em Pedro Juan Caballero e outras 3 localizadas na zona rural de Amambay estão em intervenção. A primeira etapa da Operação STATUS consistiu em buscas simultâneas no Paraguai e no Brasil, realizadas em setembro de 2020. Na ocasião, a SENAD realizou 15 buscas e prendeu os 4 principais chefes da organização criminosa.

Da mesma forma, propriedades avaliadas em cerca de 30 milhões de dólares e muitos veículos de alto padrão também foram apreendidos. A inteligência da SENAD, em coordenação com outras instituições, vem realizando o monitoramento investigativo de toda a organização que envolve o esquema básico do tráfico internacional de drogas, uma rede de empresas ativada para facilitar a lavagem de dinheiro e um patrimônio multimilionário que foi forjado graças ao lucro gerado pelo tráfico internacional de drogas.

A operação STATUS torna-se assim um modelo de ação conjunta internacional com um efeito real e significativo nos esquemas transnacionais. A procuradora Fabiola Molas conduz a operação em coordenação com os procuradores Eduardo Royg, Isaac Ferreira e Elva Cáceres.

Relacionado

Deixe sua opinião