Veja a data de pagamento do último lote de restituição do IR

Os contribuintes que ainda não receberam suas restituições do Imposto de Renda estão ansiosos pela liberação do quinto e último lote. No fim de agosto a Receita Federal concluiu o pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda. No montante foram 6 bilhões de reais, distribuídos para 4,46 milhões de contribuintes.

Agora, em setembro, a Receita Federal se prepara para o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. 

Quando ocorre o último lote do IR 2022

O pagamento deste lote está previsto para ser finalizado no dia 30 de setembro, fechando assim a restituição do IRPF de 2022. 

Contudo, a Receita Federal deve liberar a consulta no dia 23 de setembro, ou seja, já na próxima semana. Terminada a restituição de valores recebidos pelos contribuintes prioritários, esse último lote é pago conforme as datas de envio da declaração.

Como consultar a restituição do IR?

Para o contribuinte realizar a consulta de sua restituição do Imposto de Renda, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acessar o site da Receita Federal;
  2. Informe o ano do qual você deseja fazer a consulta;
  3. Informe seu CPF e Data de Nascimento;
  4. Logo após, clique em “Consultar” para verificar sua restituição.

Contudo, é bom lembrar que a Receita só deve liberar as consultas para este último lote, somente uma semana antes do prazo. Ou seja, perto do dia 23 de setembro.

Como é feito o pagamento da restituição do IR?

O pagamento é realizado por meio de depósitos em conta corrente que esteja ativa, de forma direta ou por Pix.

Essa conta bancária para recebimento é informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Em caso de inconsistências nos dados da conta informada, o saldo ficará disponível no Banco do Brasil, por até 1 ano.

Caso ocorra, você pode agendar o depósito de sua restituição através da Central de relacionamento do Banco do Brasil, pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Se eu não receber, o que devo fazer?

Isso ocorre quando as informações em sua Declaração do IRPF possuem divergências ou irregularidades e pode ter caído na malha fina. 

Dessa forma, a orientação é entrar no site da Receita e se a declaração não estiver liberada, será necessário retificá-la. 

Datas de todos os lotes do IRPF

A seguir, a data dos lotes já pagos e o 5º e último lote de 2022.

  • 1º lote: 31 de maio – Pago
  • 2º lote: 30 de junho – Pago
  • 3º lote: 29 de julho – Pago
  • 4º lote: 31 de agosto – Pago
  • 5º lote: 30 de setembro.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

.jornalcontabil.

Deixe sua opinião

%d bloggers like this: