Clínicas da UCP já realizaram mais de 11 mil atendimentos este ano em Pedro Juan Caballero

0
1
Banner 300x250


O trabalho dos médicos da universidade acaba desafogando os postos de saúde e hospitais da região


Funcionando como Clínica Escola e com o atendimento de profissionais médicos, as clínicas da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero já realizaram somente este ano mais de 11 mil procedimentos. Com isso mais de 8 mil pessoas já passaram por algum tipo de atendimento em uma das 4 unidades mantidas pela UCP em vários pontos da Capital do Departamento de Amambay.

Como consequência disso há uma diminuição na fila de espera nos hospitais do Instituto de Assistência Social e do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero e mesmo nas Unidades Básicas de Saúde de Ponta Porã, já que muitos dos atendimentos nas clínicas da Universidade são brasileiros ou paraguaios com dupla nacionalidade que teriam direito a utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a médica Juliana de Oliveira, coordenadora da clínica Central, todos locais serviços de eletrocardiograma, ultrassom, mamografia, além de equipamentos de diagnóstico e também convênios com laboratórios de análises clínicas e a distribuição da maioria dos medicamentos prescritos, de forma gratuita. “Nossas clínicas-escola, além de atender bem as pessoas que chegam em busca de atendimento médico adequado, fornecem medicamentos e exames de forma totalmente gratuita, já que a grande maioria do nosso público é formada por gente humilde dos bairros de periferia que não teriam condições de arcar com este tipo de despesa”, disse a médica.

Segundo os levantamentos, os casos mais frequentes envolvem problemas respiratórios, tanto em crianças quanto em adultos, além do alto índice de diabetes e hipertensão. Muitos pacientes com comorbidades e impossibilitados de ir às clínicas são com visitas domiciliares dos médicos da UCP.

Para o CEO da Universidade Central do Paraguai e criador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo, a instituição precisa estar presente no dia-a-dia da população fronteiriça e que o trabalho realizado nas clínicas da UCP mostra o comprometimento da instituição com o social. “O que fazemos em nossas clínicas está refletindo na qualidade de vida das pessoas e ajudando o sistema público de saúde da fronteira, na medida que desafoga os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde das cidades da região. Nossos alunos ganham em conhecimento e a população recebe uma assistência médica de qualidade e de forma gratuita”, disse Carlos Bernardo.

E já estão abertas as matrículas para aqueles que pretendem cursar medicina na Universidade Central do Paraguai (UCP) com início das aulas no primeiro semestre de 2023. As vagas são ofertadas em Pedro Juan Caballero na divisa com Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e Ciudad Del Este na divisa com Foz do Iguaçu no Paraná.

As matrículas podem ser feitas no site www.medicinaucp.com com informações no 67 99677 0757 e no email [email protected]

O atendimento é feito de forma gratuita e com acompanhamento dos estudantes universitários. (Foto: Assessoria)

Relacionado

Deixe sua opinião