Câmara aprova projetos e presta homenagens aos prefeitos de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

0
7
Banner 300x250

Os 17 vereadores de Ponta Porã promoveram na manhã de terça-feira, 29 de novembro, a última sessão ordinária do mês. Na pauta, diversos projetos foram discutidos e votados. Todos aprovados por unanimidade. Os parlamentares também prestaram homenagens e personalidades e instituições que desenvolvem ações para o desenvolvimento municipal. Entre os homenageados estavam os prefeitos Hélio Peluffo, de Ponta Porã, e Ronald Acevedo, de Pedro Juan Caballero.

Foram aprovados os seguintes projetos:

Projeto de Lei Complementar Nº 24/2022 que dispõe sobre a compensação de créditos inscritos em Dívida Ativa, com débitos da Fazenda Pública Municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade em regime de urgência. Por ele, o cidadão que tem dívida com o Município pode dispor de um bem para saldar a conta.

Também foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Nº 50/2022 que a altera a Lei 3.161 de 4 de setembro de 2000, sobre a criação do Fundo Municipal para Investimentos Sociais.

Os vereadores aprovaram em regime de urgência o Projeto de Lei Nº 56/2022, que dispõe sobre a Desafetação e Desdobramento da Área Pública. Outro Projeto de Lei Nº 58/2022 que dispõe sobre Alienação de Imóvel de Propriedade do Município, o Projeto de Lei N] 59/2022 que também dispõe de Alienação de Imóvel de Propriedade do Município foram aprovados em regime de urgência.

O Projeto de Lei Ordinária Nº 67/2022 que Altera a Redação da Lei Municipal Nº 4107, de 24 de julho de 2015, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Altera a Redação da Lei Municipal Nº 4121, de 3 de Setembro de 2015, que dispõe sobre a fixação do subsídio do Conselho Tutelar, foi aprovado por unanimidade em regime de urgência.

As próximas duas sessões ordinárias, previstas para o mês de dezembro terão matéria única na pauta: apreciação e votação do Projeto de Lei do Orçamento Municipal para o ano de 2023. Assim que os parlamentares deliberaram, será iniciado o recesso legislativo.

As sessões ordinárias de dezembro serão realizadas nos dias 6 e 13. Na quinta-feira, 15 de dezembro deverá ser realizada a eleição da nova Mesa Diretora da Casa de Leis que coordenará os trabalhos no ano de 2023.

HOMENAGENS

Por ser a última sessão ordinária do mês, os vereadores promoveram entregas de honrarias a pessoas e instituições que atuam pelo desenvolvimento de Ponta Porã. Foram homenageados as seguintes personalidades e instituições:

Vereador Agnaldo Miudinho homenageou Marcos de Goes Escobar, Diretor da Unidade Penal Masculina Ricardo Brandão, e o prefeito Ronald Enrique Acevedo Quevedo, da cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

A Vereadora Anny Espínola prestou homenagem a Margarethe Conceição Vieira Galeano, “pelos importantes vinte e cinco anos de trabalhos prestados como funcionária pública federal, no Aeroporto Internacional de Ponta Porã.

Também a Willian Eduardo do Nascimento, “em reconhecimento ao profissionalismo no desempenho de suas funções, atuando como coordenador de Aeroporto pela Linha Azul do Aeroporto Internacional de Ponta Porã,”.

Thiago Barreto Santos também recebeu honraria, “em reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido como Agente Federal”.

Direu Novais Júnior, proprietário do Grupo Samia Calçados que atua a 10 anos alavancando o comércio de Ponta Porã.

Lucas Paulo Preti, “que juntamente com sua equipe de trabalho vem prestando inúmeros serviços no mercado de trabalho do gênero alimentício”.

À professora Denise Farias Boeira, pela importância do seu projeto “ Futebol de Robôs”, junto às escolas municipais de educação básica, conquistando o primeiro lugar na categoria Educação Científica Tecnológica, no Museu Interativo de Ciência em Pernambuco.

O Vereador Biro Biro, homenageou Maxiswel Wallace Lourenço, “pelo brilhante desempenho no Campeonato GP MS da Federação Sul Matogrossense de Jiu-Jitsu , na categoria faixa marrom,.

Senhor Urbano Gimenez, “pela brilhante carreira trilhada como fotógrafo, há quarenta e cinco anos registrando os melhores ângulos e eternizando momentos por meio da fotografia”.

Também a Vereadora Anny Espínola “pelo espírito de luta e em defesa dos Direitos das Mulheres, desta forma representando nossa Princesinha dos Ervais, no

trigésimo aniversário da União de Partidos Latino-Americanos (UPLA), em Montevidéu no Uruguai.

Lucas de Almeida, Presidente do Grupo Kavukamorro – Off Road “pela participação e representatividade no Campeonato Nacional Hard Enduro do Paraguai, realizado nos dias 22 e 23 de outubro , etapa que contou com a participação de 120 trilheiros”.

Professor Jacinto Calonga, Presidente do Grupo Mooca Sênior Esporte Clube, “que com competência técnica e valorizando o potencial individual de cada integrante da equipe, sagraram-se campeões da 9ª Copa Amigos do Biro Biro, de Futebol Suíço Master de 2022, no mês de novembro/2022 em Ponta Porã.

O Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa, homenageou Fabiana Costa, “pelo êxito no desempenho de sua profissão desenvolvida no setor de cuidados e beleza, inaugurando em Ponta Porã o “Studio de Beleza Fabiana Costa”.

Everton Ramão Arguelo Antunes, “pela representação e desempenho do Clube Desportivo no maior Campeonato de Futebol Amador do Estado, alcançando a quarta colocação final entre as 228 equipes participantes. Também homenageou Joziane Torraca Rodrigues pela abertura do mais novo empreendimento Cofe & Cake, na cidade.

Claudio Marcelo Ferreira Montania e Karyna Dambroso Koprowiski Montania, pela abertura da empresa STUDIO GARAGE 128, prestando serviços de alta qualidade e novas tecnologias para automóveis.

O radialista Luiz de Moura Lobato, “pelo brilhante trabalho desenvolvido como radialista e Diretor da rádio Líder FM 104.9.

Eliana Barbosa, “pelo brilhante trabalho desenvolvido como radialista na Líder FM 104.9, na condução do programa “Momento com Eliana”.

Já o Vereador José Menino Júnior entregou certificado de Votos de Congratulações a Kelma Alves, “em reconhecimento ao plausível trabalho desenvolvido como locutora da Líder FM, dona de uma voz feminina que conquistou o público com o programa Clube dos Ouvintes”.

Lusiara Antunes Ferreira, “pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade Pontaporanense, sobretudo no atendimento à comunidade do bairro Ipê II, exercendo com liderança e boa vontade ações que ajudam o próximo”

O Vereador Jelson Bernabé homenageou Olga Letiscia Haidar Gomez Mattos, Gerente de Carteira de Pessoa Física , “pela notável carreira profissional trilhada junto à Caixa Econômica Federal”.

À Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ms, “pela propagação da palavra de DEUS e o trabalho missionário desenvolvido pela IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS – ministério em Mato Grosso do Sul que completa 50 anos de atuação ministerial”.

A Vereadora Kamila Alvarenga prestou homenagem a Rafael Ribeiro Espinosa, “pelo ato de heroísmo e bravura , ao imobilizar um ladrão durante tentativa de roubo a uma motocicleta, mantendo o meliante imobilizado até a chegada dos policiais que efetuaram a prisão do bandido”.

Também a Thaillana Landfeldt, “pelo profissionalismo, qualidade no atendimento e relevância dos procedimentos oferecidos em seu consultório de fisioterapia e Pilates, atuando em Ponta Porã há quatro anos”.

Glória Lopez, “pelo êxito no desempenho de sua profissão desenvolvida no setor de cuidados e beleza, ampliando cada vez mais seus conhecimentos e qualificações no ramo do embelezamento do olhar”.

Quem também prestou homenagens foi a Vereadora Neli Abdulahad, que enalteceu o talento da dupla Douglas e Samir, “que com talento e competência firmam a tradição e habilidade musical, alcançando destaque e reconhecimento na região fronteiriça e em breve lançarão as primeiras músicas de autoria própria”.

O Vereador Raphael Modesto homenageou o Professor Mestre Evaldo Rodrigo Zanutto Weckerlin, coordenador dos cursos de Estética e Cosmética, Curso de Técnico de Radiologia e de Enfermagem das Faculdades Magsul e Coordenador Pedagógico

e na Escola Estadual Deputado Fernando C. Capiberibe Saldanha, por 25 anos de trabalho na comunidade.

Homangeou o Pastor Elso Mendes Mareco, Pastor na Igreja Evangélica Adoradores do Rei pelo Dia do Evangélico, por ser um seguidor e propagador da doutrina cristã na comunidade fronteiriça.

Pastor Gilmar de Moura da Primeira Igreja Batista de Ponta Porã completando dez anos de missão em Ponta Porã.

Professora Cristiane de Fátima Pinheiro, “pelo seu trabalho de educadora, valorosa profissão de mediação na construção do conhecimento, pesquisadora ativa, comprometida com o ensino-aprendizagem,”

O Vereador Professor Ricardo Torraca prestou homenagem a Isaac Rodrigues Lara, “pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade Pontaporanense como servidor da Sanesul – Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul”.

Adriano José De Oliveira, “pelos relevantes serviços prestados na Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã, que há doze anos vem atendendo, com especial atenção, a todos os munícipes”.

Ele também homenageou pelos dez anos de serviços prestados à educação, as seguintes profissionais: Professora Reilda Galeano – Diretora do Ceinf Profa Laureana Palermo Fernandes, Professora Cristiane Leme Dealis – Diretora da Escola Municipal Jardim Ivone, Gina Martins – Diretora da Escola Municipal São João .

O Vereador Thiago Vedana prestou homenagem a Evilázio Pereira de Souza

e Josepha Pereira da Silva de Souza, “por fazer parte da história da Escola Magsul, há 27 anos trabalham na instituição, atuando na área administrativa, sempre cultivando amizades e atendendo bem aos professores, pais ou responsáveis, tornando-se desta forma referência entre todos os que passaram ou convivem atualmente na escola.”

Também entregou votos de congratulações a Tailice Pasquali Blan, Personal Trainer, “Pela importante atuação como Personal Trainer, se destacando no trabalho com grupos especiais”.

O Presidente da Casa de Leis, Vereador Vanderlei Avelino prestou homenagem ao 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Ponta Porã, “como reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido pelo 4º grupamento de Bombeiro Militar de Ponta Porã, que completa 40 anos de atuação em Ponta Porã e cidades vizinhas Antônio João, Laguna Carapá e Aral Moreira”.

A Rodrigo Miranda, “pela notória habilidade empreendedora e relevante contribuição ao setor do Agronegócio, fomentando a geração de empregos e a economia de nossa Princesinha dos Ervais.”

Armando Almeida, “pela distinta postura de cidadão de bem e atuação no município de Ponta Porã, como servidor do Jornal da Praça conquistou amizades pra toda a vida, se consolidando como um amigo fraterno e bem querido por onde passa.”

Paulo Roberto Burgueño, “pela notória habilidade empreendedora e relevante contribuição à economia de nossa Princesinha dos Ervais por meio do Agronegócio, e pela distinta postura de cidadão de bem, amigo da comunidade, servidor de carreira exemplar atuando por trinta e oito anos como Agente Tributário Estadual da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso, optando pelo Estado de Mato Grosso do Sul a partir de 01/01/1979, que merece nossos aplausos.”

Ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, representado pelos profissionais: Janeele Ferrante da Silva, Técina de Enfermagem; Amanda Francielle

Rébula – Técnica de Enfermagem; Jean Danny da Silva Coelho – Condutor Socorrista; Neisme Ramos Pedroso – Técnica de Enfermagem; Alexsandro Cavanha de Mattos – Condutor Socorrista; Vanderléia Paixão Passos – Condutora Socorrista; Eliezer Oviedo Rios – Técnico de Enfermagem; Ronan Rangel dos Santos – Técnico de Enfermagem; Valéria Fatima Irineu Souza – Condutora Socorrista; Alvaro Alves Marques – Técnico de Enfermagem; Alex Sandro Abreu dos Santos – Condutor Socorrista; Luciene Alves de Oliveira – Enfermeira

“Pela relevância do trabalho desenvolvido, pela prontidão e solicitude aos chamados, contribuindo sobremaneira nas situações de urgência e emergência, agindo sempre com rapidez, mas também com a calma necessária para a avaliar as mais diversas situações e tomar decisões rápidas, o que exige preparo e dedicação, além de muito amor pela profissão que tem um significado único: salvar vidas, tornando-se deste modo heróis que fazem o socorro chegar.”

O Presidente também estregou honrarias à equipe de Condutores Ambulância Robson Dourisbore Marques, Jair Roberto Gonçalves Aleixo, Erminio Bogado, Mario Silva, Ramão Olguimar de Mattos Hernezio, Rhayan Lucca Feltrin, Adriano José de Oliveira, Gilson Espindola Ledesma, Ronaldo de Oliveira Centurion, Osvaldo Duarte Alegre, Geraldo Alves Rosa e José Domingues Rodrigues, “pela relevância do trabalho desenvolvido, sendo um colaborador direto na missão de salvar vidas, tendo sob sua responsabilidade a condução de pacientes com necessidades únicas e extremamente sensíveis, o que exige habilidade e coordenação para oferecer a segurança necessária.”

Assessoria*

Relacionado

Deixe sua opinião