Grupo juvenil de Ponta Porã é campeão do FEGAMS

Cultura

Grupos de dança e esporte do CTG Querência da Saudade estiveram disputando o FEGAMS 2022 em São Gabriel do Oeste

O CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade esteve representando Ponta Porã no FEGAMS – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha – em São Gabriel do Oeste. O evento cultural é promovido pelo MTG/MS – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul – e foi realizado no último final de semana no CTG Chama Crioula, na cidade de São Gabriel do Oeste.

O CTG Querência da Saudade formou uma caravana com cerca de 70 integrantes, entre competidores em várias modalidades. Na modalidade de danças tradicionais, o CTG de Ponta Porã foi com apenas um grupo, o grupo juvenil. Nos dois dias de competição nas danças, o grupo juvenil de Ponta Porã não deu chances aos principais concorrentes e terminou o sábado, na etapa de qualificação, em primeiro lugar. No segundo dia, já disputando as primeiras colocações, os peões e prendas da fronteira mantiveram o bom ritmo e a concentração para terminarem a competição como o melhor grupo juvenil de Mato Grosso do Sul. O título em São Gabriel do Oeste, garante o juvenil de Ponta Porã no FENART – Festival Nacional de Arte e Tradição – o chamado Rodeio de Campeões, que em 2033 será realizado na cidade de Irati, no Estado do Paraná.

“Foi uma grande conquista, um título para consolidar nossa volta aos FEGAMS e Rodeios. Ainda não conseguimos reunir todos os grupos, mas o grupo juvenil de nosso CTG sempre mostrou muita disposição e depois de muitos ensaios e muita dedicação, fomos premiados como campeões. Estamos no Nacional e agora vamos seguir trabalhando forte para buscarmos uma grande participação também no Fenart. Parabéns a essa dedicada garotada de nossa fronteira, eles mereceram muito esse título de campeão”, declarou Eleandro Trindade, professor de danças do CTG Querência da Saudade.

Além do título na dança, o CTG Querência da Saudade também participou em outras modalidades. Na declamação juvenil, Thaís Barboza conquistou o segundo lugar. A equipe de Bolão Masculino ficou em terceiro lugar. O Grupo foi composto por: Luiz Vedana, Wagner Vedana, Marino Hilgerth, João Cenci, Farid Molas, João Vitor Alesio, Adriano Alesio, Nilson Matoso, Elmario Horst, Emerson, Elemar Haas, Valtinho e José Claudino. O maior pontuador por Ponta Porã foi Luís Vedana, com 175 pinos.

Na modalidade de Truco Espanhol, o CTG Querência da Saudade ficou a primeira e segunda colocação. A equipe campeã foi formada por João Cenci, Ramão Ovelar e José Claudino. A equipe vice-campeã foi formada por Adriano, José Tiago, Eleandro Trindade. No truco português, o time formado por Ramão Ovelar e Marino Hilgert conquistaram o título. Já Adriano, João Vitor ficaram em terceiro e Elton Lang e José Claudino terminaram na quarta colocação.

Em Bocha Campeira, Ramão Ovelar, Elton Lang e Valteser Aguiar ficaram em terceiro. Em modalidade de Tava: João Cenci, Ramão Ovelar, Valteser Aguiar ficaram em segundo lugar. Em terceiro lugar ficaram: Adriano, Elmário Horst e Emerson e em quarto lugar ficaram

Wagner Vedana, Luís Vedana e Marino Hilgert. Na modalidade de Bocha/Trio, Elemar Haas, Marino Hilgert e João Cenci ficaram na quarta colocação. Em Bocha individual, Valteser Aguiar ficou em terceiro lugar. E no feminino, Ilânia Pruinelli Haas, foi a grande campeã, fechando a boa participação do CTG Querência da Saudade no FEGAMS de São Gabriel do Oeste.

Os resultados obtidos no FEGAMS 2022 foram considerados altamente positivos pelo Patrão do CTG de Ponta Porã, João Cherin. “Ainda não estamos com todas as atividades em funcionamento. Depois da pandemia, tudo parou e para recomeçar leva certo tempo. Mas os resultados foram satisfatórios e nos deixa muito animados para melhorar ainda mais nossos resultados para os próximos anos”, declarou João Cherin.

Por Ed Moreno

Deixe sua opinião