O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vai investir R$ 2,2 milhões para assegurar que profissionais de direito tenham acesso a um curso de mestrado.
Os recursos serão liberados por meio de um convênio para a implementação do Programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito Político e Econômico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com a participação de professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), considerada uma das mais importantes do país na área.
No total, 25 profissionais de direito, servidores de diversas instituições jurídicas do Estado, poderão participar da pós-graduação recebendo. O convênio prevê ainda recursos para fortalecimento do mestrado na UFMS e o pagamento de todo o custeio das passagens, diárias, horas-aula, para a despesas de locomoção dos docentes da Mackenzie para Campo Grande, além de mensalidades e taxas.
A assinatura foi realizado nesta segunda-feira (17) pelo governador Eduardo Riedel, durante reunião na sede do Poder Executivo com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, o reitor da UPM, Marco Tullio Vasconcelos, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, e o secretário executivo Ricardo Senna, de Ciência Tecnologia e Inovação da Semadesc.
“Estamos fazendo história em Mato Grosso do Sul e vocês participam desse processo. Não tem como avançar no Estado se não dermos foco para a ciência e tecnologia. O orçamento para 2023 já é um dos maiores da história para a Fundect. É o que precisa. Nós precisamos atuar em algumas áreas estratégicas e o caminho é esse. Esse é o primeiro ato para que tenhamos a construção de novas parcerias”, explica o governador do Estado, Eduardo Riedel.
Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a inovação possibilitada pelo convênio só é possível graças a união das instituições. “Inovação só se faz com colaboração. E aqui eu vejo acontecer este momento, várias mãos, vários órgãos, trabalhando em conjunto. Nasce aqui uma oportunidade para uma carreira jurídica mais dinâmica, fruto de um governo que é inovador. É um avanço inédito, talvez no país, que se constrói aqui. O papel da Fundect é oferecer seu trabalho em prol do cidadão, formando profissionais mais qualificados e estamos fazendo isso”, avalia Pereira.
O reitor da UFMS, Marcelo Turine, explica que a UFMS vai entrar com professores do curso de direito na orientação dos estudantes, além da infraestrutura. “Esse modelo de parceria é inédito em Mato Grosso do Sul, é inovador, um mestrado com duas instituições e recursos do governo do Estado. Queremos agradecer a este apoio. Sem a parceria do governo do Estado e da Fundect seria impossível celebrar esse convênio. Estamos à disposição para novos projetos por Mato Grosso do Sul,” avalia Turine.
Marco Tullio Vasconcelos, reitor da UPM, explicou que o mestrado em Direito possui conceito 6 na Capes, estando preparado para ajudar os profissionais de Mato Grosso do Sul a crescer nas carreiras. “É uma satisfação para nossa instituição colaborar e aprender. Tenho certeza que esse projeto vai ser extremamente exitoso, porque a nossa faculdade de direito é uma faculdade exemplar”, completa Vasconcelos.
A Procuradora Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, avalia que o mestrado possibilitará crescimento profissional, fazendo com que os profissionais da área, principalmente aqueles ligados à Procuradoria Geral do Estado (PGE), mantenham-se atualizados e atuando com ainda mais qualidade em favor da população. “Registro a integração e a cooperação entre as instituições envolvidas. Essa pauta já estava sendo gestada há algum tempo e quando foi definida a parceria com o Mackenzie, foi uma grande satisfação. Não tenho dúvida que ao final, com os estudos realizados, nós vamos poder entregar mais resultados para sociedade”, afirma Garcia.
Também participaram da reunião representando a Fundect, o diretor científico, Nalvo Franco, o diretor administrativo, Jaime Pimentel, e o assessor científico, Fábio Edir.
Minter – O Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico em Controladoria e Finanças Empresariais é uma iniciativa promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), instituição com programa de pós-graduação (PPG) de nota cinco em Direito, junto à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como unidade receptora que possui conceito três na área.
O curso deve começar em maio e será ministrado pelos docentes da UPM, por meio de aulas remotas e presenciais, na Cidade Universitária da UFMS em Campo Grande. Como instituição de amparo à valorização da ciência no Estado, a Fundect fornece o suporte necessário para o programa Minter, do qual viabiliza a implementação da solidariedade acadêmica entre as universidades, explorando e qualificando o seu potencial de propagação de conhecimento científico no País.
Paulo Ricardo Gomes (jornalista responsável) e Larissa Adami (estagiária de jornalismo)
Fotos: Leandro Benites