Casos de morte por overdose de fentanil nos EUA quadruplicaram

0
9
Banner 300x250

Um relatório divulgado em maio de 2023 apontou que a taxa de mortalidade por overdose relacionada ao fentanil nos Estados Unidos quase quadruplicou entre 2016 e 2023. Essa crise crescente do fentanil tem impulsionado tanto os legisladores estaduais quanto federais a adotar medidas para combater o tráfico de opioides sintéticos, expandir o acesso ao antídoto para overdose de opioides, conhecido como Narcan, e descriminalizar as tiras de teste de fentanil para que possam ser utilizadas como uma ferramenta de prevenção.

A maioria das mortes por overdose envolve opioides e, nos últimos anos, houve um aumento significativo das mortes envolvendo opioides sintéticos, especialmente o fentanil produzido ilegalmente. Em 2021, foram registradas 106.699 mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos, sendo que 69% desses casos ocorreram entre homens.

É evidente que medidas adicionais precisam ser tomadas para enfrentar essa crise. O aumento na produção e distribuição ilegal de fentanil tem sido um grande contribuinte para o aumento das mortes por overdose. Além disso, a dependência de opioides é um problema de saúde pública que requer um tratamento eficaz e uma melhor conscientização sobre os riscos associados ao uso dessas substâncias.

A prevenção é uma das chaves para combater a crise dos opioides e, portanto, é importante que as tiras de teste de fentanil sejam descriminalizadas, para que possam ser utilizadas como uma ferramenta de prevenção para aqueles que possam estar em risco de overdose. Além disso, é necessário um maior investimento em tratamento e recuperação para aqueles que lutam contra a dependência de opioides.

Por fim, é importante lembrar que a crise dos opioides é um problema complexo e multifacetado, que exige uma abordagem abrangente e colaborativa para garantir que todos os indivíduos afetados possam receber a ajuda necessária.

O fentanil é um potente opioide sintético aprovado pela 
Food and Drug Administration para uso como analgésico (alívio da dor) e anestésico. (Imagem da internet)

o que é fentanil e como é usado

Ele é um potente opioide sintético aprovado pela Food and Drug Administration para uso como analgésico (alívio da dor) e anestésico. É aproximadamente 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína como analgésico. O fentanil é usado para tratar dor intensa, geralmente dor oncológica avançada, e é prescrito na forma de adesivos transdérmicos ou pastilhas. No entanto, os casos mais recentes de dano, overdose e morte relacionados ao fentanil nos EUA estão ligados ao fentanil produzido ilegalmente, que é vendido através de mercados de drogas ilegais por seu efeito semelhante à heroína. Muitas vezes é misturado com heroína e/ou cocaína como um produto combinado – com ou sem o conhecimento do usuário – para aumentar seus efeitos eufóricos.

Viciados em situação de rua Brandice Josey, à esquerda, usa um canudo para soprar uma baforada de fumaça de fentanil na boca de Ryan Smith, que está drogado, em Los Angeles, quinta-feira, 18 de agosto de 2022. (AP Photo/Jae C. Hong)
Relacionado

Deixe sua opinião