Eduardo Campos discute Porto Seco e Aeroporto Binacional com deputado federal Dagoberto Nogueira

Reunião no Gabinete do prefeito contou com a presença de vários vereadores e secretários municipais

O prefeito Eduardo Campos manteve reunião na manhã desta quarta-feira, dia 16, com o deputado federal Dagoberto Nogueira, oportunidade que discutiu investimentos para Ponta Porã. Entre as pautas, a implantação do Porto Seco, a transformação do Aeroporto Internacional em Aeroporto Binacional, além de incentivos para um frigorífico para abate de frangos e destinação de recursos para a saúde e setor de infraestrutura.


Sobre o projeto do Porto Seco, o deputado Dagoberto Nogueira informou ao prefeito que o edital está sendo elaborado e nos próximos 60 dias deve ser feita a licitação. Ele disse que já houve duas tentativas, mas não apareceram interessados. “Agora tem um empresário com disposição de investir R$ 130 milhões e já demonstrou interesse de participar da concorrência licitatória”, disse, acrescentando que lutou muito pela Zona de Livre Comércio em Ponta Porã, que o projeto foi aprovado pela Câmara Federal, mas ficou parado no Senado por causa de interferências da Zona Franca de Manaus. “Mas o Porto Seco será concretizado e sabemos o quanto isso é importante para o desenvolvimento da região, vai mudar o perfil econômico do município”, destacou.


Outro tema tratado foi sobre a proposta de transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em Aeroporto Binacional para atender as duas cidades gêmeas da fronteira. O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, destacou que essa questão vem sendo tratada entre as Prefeituras e Câmaras Municipais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e também com a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), do Paraguai, com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e será discutida em audiência a ser agendada em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


Eduardo Campos disse que o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo Franco, já demonstrou total interesse pelo projeto e aproveitou para solicitar o apoio do deputado Dagoberto Nogueira. “O projeto do Porto Seco logo estará concretizado assim como a rota bioceânica e a transformação do Aeroporto em binacional será fundamental para o desenvolvimento da nossa região de fronteira”, destacou o prefeito. O deputado disse que fará tudo o que for possível para concretização dos projetos.


O prefeito também solicitou apoio para um grupo empresarial que pretende implantar um frigorífico para abate de aves em Ponta Porã. Dagoberto Nogueira disse que é possível viabilizar incentivos fiscais. “Me comprometo em procurar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para solicitar apoio federal na implantação desse empreendimento que vai gerar empregos para a população”, disse.


O vereador Marcelino Nunes aproveitou a reunião para agradecer as emendas parlamentares destinadas pelo deputado Dagoberto Nogueira para investimentos em Ponta Porã. “Primeiro quero agradecer por tudo que você tem feito pela nossa cidade. Mas vou aproveitar esse momento para encaminhar em nome de todos os vereadores um pedido para destinação de recursos para a saúde, principalmente para que possamos diminuir a fila das cirurgias eletivas no município. Também aproveito para encaminhar pedido também em nome de todos os vereadores para destinação de recursos para construção de calçadas na Vila Áurea”. O deputado solicitou para sua assessoria anotar todos os pedidos e disse que na medida do possível atenderá todas as solicitações.


A reunião do prefeito Eduardo Campos com o deputado Dagoberto Nogueira contou com a presença dos vereadores: Agnaldo Pereira Lima, Anny Espínola, Marcelino Nunes, Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Puka Valdez, Reinaldo Jalasca e Biro Biro. Também estiveram presentes a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, os secretários municipais Joanilson dos Santos (Obras e Urbanismo), Ricardo Torraca (Esporte e Lazer).

Assessoria*

Deixe sua opinião