Início Site Página 121

Ladrão é preso pela Polícia Civil após arrombar e furtar residência em Ponta Porã

Na manhã desta segunda-feira, 09 de junho de 2025, a Polícia Civil, por meio da Seção de Investigação Geral (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, efetuou a prisão de D.C.F., 28 anos, conhecido como “Neguinho”. O indivíduo possui um extenso histórico criminal, acumulando cerca de 30 passagens pela polícia por diversos crimes, incluindo furto, roubo, violência doméstica, ameaça, resistência, lesão corporal e tráfico de drogas. A prisão ocorreu após mais um furto cometido pelo suspeito.

O crime aconteceu enquanto a vítima se encontrava fora para o trabalho, entre as 6h40min e as 10h30min. Ao retornar para sua residência, localizada no bairro Residencial Ponta Porã I, a proprietária percebeu sinais claros de invasão: o portão da casa havia sido escalado, a cerca elétrica danificada e uma janela arrombada. Foi constatado o furto de aproximadamente mil reais que estavam guardados dentro de uma mochila.

A vítima prontamente acionou a Polícia Civil e disponibilizou imagens do circuito interno de segurança. A equipe da SIG analisou os registros e identificou rapidamente o suspeito como D.C.F., o vulgo “Negueba”. Durante a abordagem realizada na mesma região do Residencial Ponta Porã I, o homem foi localizado vestindo exatamente as mesmas roupas vistas nas filmagens.

Com ele foram recuperados R$ 150 em dinheiro e uma faca escondida em sua meia.

Diante das provas robustas e do histórico criminoso do acusado, foi dada voz de prisão em flagrante. Além deste furto recente, D.C.F. é alvo de investigação por várias outras ocorrências semelhantes na cidade.

A rápida atuação da equipe da Seção de Investigação Geral demonstra o firme compromisso da Polícia Civil em combater a criminalidade e proteger a população local.

Ladrão é preso pela Polícia Civil após arrombar e furtar residência em Ponta Porã

Dr. Patrick Derzi toma posse como prefeito interino de Ponta Porã durante licença de Eduardo Campos

Na manhã desta segunda-feira, foi realizada a sessão solene de posse do Dr. Patrick Derzi como prefeito interino de Ponta Porã, assumindo o cargo durante o período de licença do prefeito @eduardocamposms.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador @agnaldopereiralimams, com a participação do secretário da Casa, vereador @marcelino_nunes.

Diversas autoridades e lideranças políticas prestigiaram o ato, entre elas: @edinhoquintana, @wanderleiavelino, @angeladerzims, @reinaldojalasca, @annyespinolams, @cbordao, @gabrielcalepso, @puka_valdez, @thiago_vedana e @vereador_birobiro.

A posse marca um momento importante de continuidade administrativa e reforça o compromisso da gestão municipal com a estabilidade e o progresso da cidade.

Fotógrafo Lecio Aguilera tem casa arrombada, mas PM age rápido, recupera objetos e prende os envolvidos em flagrante

Na madrugada do dia 09/06/2025, por volta das 00h05, a equipe da Força Tática realizava patrulhamento na região norte da cidade quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Eles transitavam em uma motocicleta preta de origem estrangeira, transportando diversos objetos.

Durante a abordagem, foram identificados os seguintes itens: um televisor AIWA de 55 polegadas, um violão Yamaha com sua capa, uma impressora Epson e três mochilas. A situação levantou a suspeita dos policiais, que procederam à revista pessoal dos suspeitos.

Nas mochilas foram encontrados mais objetos, entre eles um MacBook, um perfume One Million, dois painéis LED iluminadores, duas câmeras fotográficas Canon com acessórios. Além disso, foram apreendidos R$ 47,50 em dinheiro e 12.500 guaranis.

Os envolvidos foram identificados como A.V.L.C. e E.M.P., ambos com 26 anos de idade. O segundo conduzia a motocicleta e alegou ter apenas dado carona ao primeiro. Já o autor principal mostrou-se contraditório nas respostas durante as entrevistas policiais e, em última instância, afirmou ter adquirido os bens de um usuário de drogas por R$ 550.

Posteriormente, foi confirmada a origem ilícita dos objetos através da vítima L.D.M.A., de 53 anos, que denunciou o arrombamento de sua residência no bairro Coopha Fronteira e o furto dos pertences na mesma data.

Diante das evidências, o autor principal foi preso em flagrante e ambos os indivíduos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial juntamente com os bens recuperados para os procedimentos legais cabíveis.

Indígenas convocam mobilizações em defesa da Constituição, direitos e democracia no Brasil Nesta Segunda

Em um movimento de grande importância política e social, diversas organizações indígenas e movimentos sociais do Brasil lançam o manifesto “Alerta Pare – Demarcação Já!”, convocando uma mobilização nacional para o dia 9 de junho. A ação pretende reunir manifestações simultâneas nas ruas, bases de apoio, redes sociais e em Brasília, com foco especial no estado de Mato Grosso do Sul.

A convocação é um grito coletivo contra o que classificam como o desrespeito à Constituição Federal e a tentativa de desmonte dos direitos dos povos indígenas garantidos por lei. O lema da campanha enfatiza a defesa dos direitos, da vida e da democracia, valores ameaçados por medidas políticas recentes consideradas prejudiciais às comunidades tradicionais.

O movimento indígena pretende fechar todas as rodovias federais (BRs) em Mato Grosso do Sul, um estado historicamente palco de intensos conflitos fundiários envolvendo territórios indígenas. A mobilização visa chamar a atenção pública e pressionar autoridades para que respeitem e garantam a demarcação imediata das terras indígenas.

Participam desta luta importantes grupos indígenas, como o Guarani Kaiowá, Terena e outras nações representadas pelo Aty Guasu – uma grande assembleia intertribal que representa os povos originários da região. Organizações como a Comissão Guarani Yvyrupa, o Conselho do Povo Terena e grupos Afins também estão engajados na mobilização.

O chamado é amplo e inclui a participação ativa da sociedade civil em todo o país, buscando fortalecer um diálogo justo para garantir os direitos constitucionais assegurados aos povos indígenas brasileiros.

Em um momento em que se vê ameaçada a proteção às terras e a dignidade desses povos tradicionais, a #DemarcaçãoJá torna-se um símbolo de resistência pela preservação da cultura, do território e da própria democracia brasileira.

Fique atento às movimentações no dia 9 de junho e participe dessa luta histórica pela justiça social!

Ladrão “Vacilão expõe objetos roubados nas redes sociais é Recuperado pela polícia em Ponta Porã

Após uma troca eficaz de informações entre as forças de segurança, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, recuperou diversos objetos furtados de uma residência e identificou o autor do crime. A ação contou com o apoio fundamental da Polícia Militar, cujos dados foram essenciais para o sucesso das diligências.

O caso começou quando a vítima compareceu à delegacia para relatar a invasão de sua casa. Conforme o boletim policial, o criminoso escalou um muro com cerca de três metros na lateral da propriedade, tentou desativar a cerca elétrica cortando a energia e, mesmo assim, conseguiu entrar no imóvel após arrombar a janela do quarto.

Foram furtados vários itens, entre eles um relógio da marca Lacoste avaliado em aproximadamente R$ 1.500, uma lanterna no valor de R$ 100, quatro litros de whisky (incluindo marcas como Black Label e Double Black), chocolates, um ovo de Páscoa da marca Sonho de Valsa, um cofrinho de cerâmica contendo cerca de R$ 40 em moedas e uma mochila roxa. Câmeras de segurança capturaram o momento em que o ladrão sai do local pelo portão carregando os bens furtados.

Com base nas informações compartilhadas entre as equipes, os investigadores da 1ª Delegacia realizaram diligências até uma residência na Rua Jatobá. No local, foram recebidos por um indivíduo que apresentou parte dos objetos roubados, incluindo as bebidas e o relógio. O suspeito foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.

A maior parte dos objetos foi recuperada e será devolvida ao proprietário. A Polícia Civil mantém as investigações ativas para recuperar os bens restantes e concluir o inquérito policial.

4ª Copa Nunestar 50tão realiza reunião e começa a ser disputada no dia 10/06

A 24ª edição da tradicional Copa Nunestar 50tão já tem data para começar: dia 10 de junho. Ao todo, oito equipes disputarão o campeonato, são elas: Mooca, Ipes FC, Cometa, Tereré, Nunestar, Sociokuete, Atlatis e Sanga Puitã.

O torneio contará com a participação de equipes brasileiras e paraguaias, reforçando a integração esportiva entre os dois países. A competição foi idealizada e é organizada pelo vereador Marcelino Nunes, sendo uma tradição consolidada há mais de 20 anos na região.

Os jogos serão realizados no período noturno, na Arena Nunestar.

SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) lançou uma nova funcionalidade do sistema E-Visit@, que agora permite aos agentes de combate a endemias registrar, em tempo real, locais públicos com risco para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Ponta Porã é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a testar a novidade.

Com a nova ferramenta, os agentes poderão identificar depósitos em áreas públicas — como ruas, praças e terrenos baldios — que não estejam vinculados a domicílios específicos. No momento da notificação, será possível coletar fotos do local, registrar a coordenada geográfica via GPS, descrever as condições encontradas e informar o endereço exato do ponto de risco. Esses dados alimentam diretamente a base do E-Visit@, permitindo o mapeamento inteligente de focos e a atuação estratégica por parte das gestões municipais.

“Com essa nova funcionalidade do E-Visit@, os agentes poderão notificar automaticamente depósitos públicos — como bueiros, bocas de lobo e chafarizes — que estejam obstruídos ou em más condições. Essas informações são enviadas em tempo real às autoridades competentes, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz. Nosso primeiro parceiro nessa iniciativa é a Sanesul, já que muitas dessas ocorrências são de responsabilidade da empresa. A integração entre as plataformas públicas é essencial para garantir soluções ágeis e proteger a saúde da população”, detalha o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola.

Para viabilizar essa atualização, a SES entregou oficialmente novos celulares aos agentes na tarde desta segunda-feira (2), no Paço Municipal de Ponta Porã. A entrega dos dispositivos foi necessária tanto para substituir os antigos quanto para atender ao aumento do número de agentes na cidade.

SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã 1
SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã 2
SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã 3

MS como referência no uso da tecnologia para salvar vidas

O Governo do Estado investe continuamente na modernização tecnológica da saúde pública. Com R$ 14,5 milhões destinados à Atenção Primária, já foram entregues cerca de mil aparelhos celulares a 63 municípios, além da oferta de linhas de dados e incentivo de produtividade no valor de R$ 988,40 mensais para cerca de 2 mil agentes em campo.

Em 2024, mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por meio da plataforma E-Visit@ Endemias, desenvolvida pela própria SES. A meta para 2025 é ainda mais ambiciosa: alcançar 7,6 milhões de visitas e 95% de cobertura dos imóveis cadastrados.

“Com a modernização, ampliamos o acesso dos municípios a ferramentas digitais que tornam a vigilância mais ágil e eficaz. A tecnologia permite respostas rápidas a riscos sanitários e fortalece o combate às doenças endêmicas”, afirma Marcos Espíndola.

Reconhecido nacionalmente, o sistema já é utilizado em estados como o Distrito Federal e Pernambuco, e está em processo de implantação no Mato Grosso, Piauí e Paraíba. A inovação também garantiu a Mato Grosso do Sul o 1º lugar no Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central (2020) e no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.

SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã 4

Danúbia Burema, Comunicação SES

Defron apreende mais de 3 toneladas de maconha em caminhão abandonado em Ponta Porã MS

A Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (4), mais de 3 toneladas de maconha que estavam escondidas em um caminhão estacionado nas proximidades de uma oficina na zona rural de Ponta Porã.

A ação ocorreu no contexto de investigações contínuas realizadas pela Defron no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira. O veículo, um caminhão Mercedes-Benz/L1113, estava carregado com sacos de aveia, sob os quais foram encontrados 165 volumes da droga, totalizando aproximadamente 3.111 quilos de maconha.

Após a descoberta, o material entorpecente foi devidamente apreendido e encaminhado para os procedimentos legais. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os envolvidos na logística do transporte da droga.

Com base na quantidade apreendida, o prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 6.222.000,00.

Fonte: Jornal da Nova

Ponta Porã recebe diálogo literário com a história dos “Canta-Dores do Pantanal” e “Cancioneiras Paraguaias”

Diálogo Literário contará com a presença do escritor Rodrigo Teixeira, de Campo Grande, e Maria Rios, de Assunção

O Festival Etnocultural realiza neste sábado às 9h na Praça Pedro Manvailer (Praça da Prefeitura Municipal), o Diálogo Literário com o jornalista e escritor Rodrigo Teixeira que estará lançando e abordando o livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, um mergulho na trajetória de mais de 50 anos da banda sul-mato-grossense, uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta.
Outra presença garantida no diálogo literário é da cantora e escritora Maria Rios, fundadora do coletivo de cantadoras e compositoras paraguaias “Cancioneras”. Ela falará do seu trabalho que resultou no primeiro livro “Cancioneiras paraguaias: vocês que inspiram”, que contém letras e melodias, como também biografia e informação artística de quarenta cantoras e compositoras paraguaias.
O Diálogo Literário é aberto ao público sendo uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais dos autores e a integração fronteiriça por meio da arte literária.

Ponta Porã recebe diálogo literário com a história dos “Canta-Dores do Pantanal” e “Cancioneiras Paraguaias” 5
Maria Rios, fundadora do coletivo de cantadoras e compositoras paraguaias “Cancioneras”, estará sábado na Praça Pedro Manvailer, em Ponta Porã
Ponta Porã recebe diálogo literário com a história dos “Canta-Dores do Pantanal” e “Cancioneiras Paraguaias” 6
O jornalista e escritor Rodrigo Teixeira lança neste sábado em Ponta Porã o livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”

Assessoria*

Vereador Marcelino Nunes Apoia Iniciativa para Transformar Ponta Porã em Polo de Seleção Educacional

O vereador Marcelino Nunes se posiciona firmemente a favor da criação de um polo em Ponta Porã, destinado à realização de processos seletivos na área da educação promovidos pelo Estado. Em um apelo direcionado à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS), uma comissão de profissionais da educação local enfatiza a necessidade de que as provas seletivas sejam realizadas na própria cidade, evitando o deslocamento desgastante até Dourados.

“Somos centenas de professores que enfrentam essa dificuldade. É fundamental que a SED considere a possibilidade de realizar as provas aqui em Ponta Porã”, destacou um representante da comissão. A mobilização é unânime, com a expectativa de que todos os vereadores se unam em apoio a essa causa coletiva.

A proposta inclui uma reunião crucial marcada para a próxima segunda-feira, 9 de junho de 2025 as 16h00min, na Avenida Presidente Vargas, 1847, onde os educadores esperam discutir estratégias e obter apoio para que Ponta Porã se torne um Polo-CRE11.