Início Site Página 66

Faxineira é morta com tiro na cabeça após entrar por engano em casa nos EUA

Uma funcionária de uma equipe de limpeza foi baleada e morta após chegar por engano à casa errada na quarta-feira em Whitestown, nos EUA.

O que aconteceu
Maria Florinda Rios Perez, 32, estava indo trabalhar em uma residência com o marido. A imigrante da Guatemala teria tentando abrir a porta do local usando as chaves que carregava consigo quando foi atingida na cabeça por um tiro e caiu nos braços do companheiro.

O proprietário da casa teria disparado contra ela, acreditando ser um assalto. A Polícia de Whitestown informou que recebeu nas primeiras horas do dia uma chamada de emergência relatando uma possível invasão residencial, foram até o local, mas encontraram a mulher já sem.

Policiais constataram que o casal era de uma equipe de limpeza e havia ido ao endereço errado. “As investigações até o momento não indicam que tenha ocorrido uma invasão domiciliar. Queremos tranquilizar a comunidade de que este parece ser um incidente isolado”, informou a corporação nas redes sociais.

Não há informações de que o atirador tenha sido preso. A polícia afirmou que está investigando todas as pessoas envolvidas e coletando evidências para compreender o que aconteceu. “Estamos comprometidos em conduzir uma investigação completa e imparcial”, acrescentou.

O irmão da vítima chamou o incidente de “injusto”. “Ela só estava tentando trazer o pão de cada dia para sustentar sua família. Ela não estava fazendo ameaça, não tinha nada nas mãos, apenas aquelas chaves. Ele não deveria ter tirado a vida dela”, falou Rudy Rios à NBC.

Maria deixa quatro filhos, de idades entre um e 17 anos. Segundo o irmão dela, eles estão “completamente destruídos” neste momento .

Fonte: UOL

Jojo Todynho se envolve em confusão na faculdade de Direito e caso vai parar na polícia

A influenciadora e cantora Jojo Todynho, de 28 anos, se envolveu em uma confusão dentro da faculdade onde cursa Direito, no Rio de Janeiro. A situação terminou com o acionamento da polícia e o registro de um boletim de ocorrência contra a artista.

De acordo com informações divulgadas, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou que o caso está sendo investigado pela 32ª Delegacia de Polícia (Taquara). Em nota, o órgão informou que “diligências estão em andamento para esclarecer os fatos”.

A assessoria de Jojo, por sua vez, negou que a cantora tenha iniciado a confusão e declarou que ela pretende tomar medidas judiciais contra o estudante que a denunciou, o acusando de calúnia, difamação e falsa comunicação de crime.

A influenciadora, que tem mostrado nas redes sociais sua rotina acadêmica e o foco nos estudos, ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. O caso segue sob investigação, e novas informações devem ser divulgadas assim que as autoridades concluírem as apurações.

📍 Acompanhe mais notícias e atualizações no Brasiguaio News.

Veículo com maconha vindo de Ponta Porã invade churrascaria após perseguição na BR-060

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,3 tonelada de maconha nesta quinta-feira (6), em Campo Grande (MS). Dois homens foram presos depois de uma perseguição que terminou em acidente e capotamento dos carros usados no transporte da droga.

Durante uma fiscalização perto da saída para Sidrolândia, os policiais avistaram dois carros citados em denúncias sobre tráfico de drogas. Os motoristas desobedeceram à ordem de parada e fugiram.

Os policiais iniciaram uma perseguição que continuou até o perímetro urbano de Campo Grande. O motorista de um dos carros perdeu o controle da direção e bateu no portão de um comércio na Avenida Gunter Hans. Minutos depois, o outro condutor também perdeu o controle ao tentar fazer uma rotatória na mesma avenida e capotou fora da pista.

Mesmo com os acidentes, ninguém ficou ferido. Os dois suspeitos foram presos no local. Durante a vistoria, a PRF descobriu que os carros usavam placas falsas. Um deles, que tinha registro de roubo, havia 439 quilos de maconha. No outro foram encontrados 910 quilos da droga.

Os suspeitos contaram que pegaram os carros carregados em Ponta Porã (MS) e fariam a entrega em Campo Grande. A PRF informou ainda que os dois já tinham sido presos por contrabando e que um deles tinha um mandado de prisão em aberto.

O caso foi encaminhado à Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), em Campo Grande.

Fonte: G1

Histórico! 2 de Mayo vai à final da Copa Paraguai e garante vaga na Libertadores 2026

Uma final dos sonhos vai marcar a Copa Paraguai 2025. O Sportivo 2 de Mayo fez história ao vencer o Guaraní por 1 a 0, conquistando a classificação inédita para a final da competição e, de quebra, garantindo uma vaga na Copa Libertadores 2026, representando o Paraguai como “Paraguay 4”.

A primeira etapa foi equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. O Guaraní criou mais chances de perigo, mas encontrou uma defesa sólida e bem postada do 2 de Mayo. O goleiro Ángel Martínez também foi um dos grandes destaques, com defesas decisivas que mantiveram o placar em branco.

O técnico Víctor Bernay montou um time compacto e eficiente, enquanto Felipe Giménez, do Guaraní, apostou nas jogadas de velocidade pelos lados.

Aos 66 minutos, em um contra-ataque perfeito, Rodrigo Ruiz Díaz fez linda assistência para Marcelo Acosta, que marcou o gol da vitória, coroando a estratégia do “Gallo Norteño”. Pouco depois, Diego Fernández, do Guaraní, foi expulso por dupla advertência, e o 2 de Mayo passou a administrar o resultado.

Com o apito final, o estádio virou festa. O 2 de Mayo, de Pedro Juan Caballero, celebra sua primeira final de Copa Paraguai e uma classificação histórica para a Libertadores 2026.

Defensoria constata superlotação e condições degradantes em presídio de Ponta Porã MS

Uma inspeção da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul revelou condições críticas na Unidade Penal “Ricardo Brandão”, em Ponta Porã. A vistoria, realizada em 26 de junho de 2025, apontou superlotação de 162%, 526 presos em espaço para 324, e celas com até 22 detentos, cinco vezes acima da capacidade.

O relatório registrou infiltrações, goteiras, infestação de baratas e escorpiões, ausência de vasos sanitários e o desabamento parcial de um muro. Apenas oito policiais penais estavam em serviço, frente ao mínimo ideal de 105, comprometendo a segurança e as rotinas básicas.Detentos recebem três refeições por dia, com intervalos de até 15 horas, e reclamam de comida estragada e falta de utensílios. Muitos dormem no chão, sem colchões ou kits de higiene, e não recebem roupas de cama. O atendimento médico é limitado e não há psicólogo.

Polícia Civil fecha “boca de fumo” e prende traficante em flagrante em MS

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Mundo Novo, fechou, nesta quarta-feira (05), um ponto de venda de drogas localizado na Rua Dom Pedro, Bairro São Jorge.

O imóvel, que funcionava como bar e residência nos fundos, vinha sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de tráfico de entorpecentes. Durante a ação de busca e apreensão realizada nesta data, um homem de 27 anos foi flagrado na posse de 27 pedras de crack e de grande quantidade de dinheiro em notas variadas, indicativo da prática ilícita.

No local também foi identificada uma usuária de drogas, que portava uma pedra de crack. O suspeito, ao ser abordado, confessou estar envolvido na traficância.

O homem, que já possui histórico criminal, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/06) e encontra-se à disposição da Justiça.

Acusado de matar mulheres em MS e MT é encontrado morto dentro de presídio

Preso há 1 semana, Gilson Castelan de Souza era acusado de matar Luana Cristina Ferreira a facadas e estava foragido desde junho de 2022, quando matou a ex-companheira Silbene Duroure da Guia.

Gilson Castelan de Souza foi encontrado morto na noite de terça-feira (4), no Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran). Ele era acusado de matar, a facadas, Luana Cristina Ferreira e a ex-companheira Silbene Duroure da Guia, de 40 anos.

O homem estava preso havia sete dias, desde 28 de outubro, e foi encontrado enforcado na cela onde cumpria prisão.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte. Até o momento, não há confirmação se houve participação de terceiros.

Sobre os crimes

Gilson foi preso em Mato Grosso do SUl após confessar ter matado Luana Cristina Ferreira Alves, de 32 anos.

O crime aconteceu no cruzamento das ruas Maicuru e Valpes, no bairro Jardim Columbia, em Campo Grande. Quando os policiais chegaram, Luana estava caída no chão, com ferimentos na nuca, no rosto e nas costas.

Gilson estava foragido desde 2022. Ele tinha mandado de prisão preventiva por outro feminicídio, cometido contra a ex-esposa, a golpes de faca, em Várzea Grande, no Mato Grosso.

Os dois crimes foram praticados com extrema violência: Luana recebeu 11 facadas e Silbene foi morta com 13 golpes.

Fonte: G1

Policiais civis prendem três foragidos da justiça em MS

Durante levantamento de informações visando na captura de procurados pela justiça na Capital, nesta terça-feira (4), investigadores do Grupo de Operação e Investigação da Polícia Civil – GOI localizaram W.C.P.S (46), no bairro Jardim Universitário, próximo a Rodoviária de Campo Grande. Ele havia sido condenado a cumprimento de pena de mais de 10 anos pela prática do crime de Homicídio, ocorrido na comarca de Dois Irmão do Buriti.

Após ser capturado, W.C.P.S. (46) foi imediatamente encaminhado e apresentado a Autoridade Policial plantonista do DEPAC CEPOL, a qual realizou o devido procedimento praxe, dando cumprimento ao mandado de Prisão e posteriormente o recolhendo ao cárcere, onde permanecerá à disposição da Justiça.

No bairro Jardim Caiobá, a equipe policial identificou E.B.J. (28), que se encontrava foragido da justiça, tendo mandado de prisão expedido pela 3ª Vara da violência doméstica de Campo Grande.

Após ser capturado, E. B. J. (28) foi imediatamente encaminhado e apresentado a Autoridade Policial plantonista da Casa da Mulher brasileira, a qual realizou o devido procedimento praxe, dando cumprimento ao mandado de Prisão e posteriormente o recolhido ao cárcere, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ainda na terça-feira, os investigadores capturaram D.R.B. (24), no bairro Vila Gabura. Ele foi detido devido ao mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Execução Penal de Campo Grande.

Após ser capturado, D. R. B. (24) foi imediatamente encaminhado e apresentado a Autoridade Policial plantonista do DEPAC CEPOL, a qual realizou o devido procedimento praxe, dando cumprimento ao mandado de Prisão e posteriormente o recolhendo ao cárcere, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ponta Porã dá passo histórico na saúde: Hospital Regional realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia

O Hospital Regional de Ponta Porã realizou, pela 1ª vez, cirurgia utilizando a técnica de videolaparoscopia, método minimamente invasivo que representa um salto de qualidade na assistência cirúrgica oferecida à população da fronteira sul de Mato Grosso do Sul. A distribuição dos equipamentos, feita pelo Governo do Estado por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), seguiu o processo de regionalização da saúde, com aquisições planejadas de forma estratégica para atender às necessidades específicas de cada macrorregião.

A paciente Carine de Fátima Martins, 42 anos, foi a primeira beneficiada. Diagnosticada com pedra na vesícula (colelitíase), ela vinha enfrentando fortes crises de dor, náuseas e restrições alimentares. “Eu tinha crises horríveis, para quem já teve pedra na vesícula sabe como é. A alimentação era bem limitada. Após a cirurgia, quase não sinto dor. O pós-operatório é outra coisa, nem se compara. Quero voltar à vida normal, poder me alimentar melhor”, relatou.

O procedimento, realizado na quarta-feira (29), consistiu em uma colecistectomia videolaparoscópica, técnica que substitui o corte tradicional por pequenas incisões no abdome. Por meio delas, são introduzidos instrumentos delicados e uma microcâmera que transmite imagens em tempo real, permitindo ao cirurgião atuar com precisão e segurança.

Menor trauma, menos risco e redução da dor

Segundo o cirurgião Paulo Henrique Brites de Barros, responsável pela operação, os benefícios da técnica são expressivos. “A videolaparoscopia causa menor trauma cirúrgico, reduz a dor no pós-operatório e o risco de infecção, além de proporcionar recuperação mais rápida e cicatrizes discretas. Em geral, o paciente pode receber alta em até 24 horas e retomar suas atividades em poucos dias”, explicou.

O médico destacou ainda o impacto do avanço para o hospital. “O prognóstico costuma ser excelente, especialmente em casos de colelitíase não complicada. Essa cirurgia marca um avanço importante para o hospital e para a população, demonstrando a capacidade técnica da equipe local e a evolução da assistência cirúrgica oferecida à comunidade.”

A implantação da videolaparoscopia no Hospital Regional foi possível graças ao investimento do Governo do Estado na aquisição de equipamentos e no treinamento da equipe cirúrgica. Após um período de capacitação, o hospital passou a ter condições técnicas para executar o procedimento de forma segura e autônoma. Atualmente, a unidade tem capacidade para realizar duas cirurgias videolaparoscópicas por dia, devido ao tempo necessário para a esterilização dos instrumentos — processo que leva de três a quatro horas.

Ampliação

Mas a expectativa é ampliar gradativamente o número de atendimentos. Estimativas internas indicam que cerca de 70% das cirurgias realizadas no hospital poderiam ser feitas por esse método, reduzindo o tempo de internação e liberando mais leitos para novos pacientes.

Com uma média de 20 procedimentos cirúrgicos diários, o Hospital Regional de Ponta Porã é referência regional em cirurgias gerais e de urgência. A realização da primeira videolaparoscopia é vista pela direção como um marco técnico e simbólico, resultado direto do empenho coletivo da equipe multidisciplinar.

“Foi um grande desafio, mas também uma conquista de todos. Tínhamos essa missão de colocar em operação uma estrutura de alta qualidade, que produz imagens em 4k, adquirida pelo governo do estado. A união da equipe e o comprometimento de cada profissional foram decisivos para o sucesso do procedimento”, destacou o diretor-geral do hospital, Alex Marques Cruz. ‘É uma tecnologia que já está disponível para população usuária do SUS’, acrescentou.

A equipe que realizou a cirurgia é composta pelo cirurgião Paulo Henrique Brites de Barros; cirurgião auxiliar, Luis Fernando Ramoa Gonzalez; anestesista Luis Gustavo Solis Mendonça; enfermeiro Eduardo de Freitas; instrumentador técnico Fabrício Henrik Pantoja Castelo; circulante técnica Aline Patrícia Vidal Godoi; pivô técnica Gabriela Cueva Recalde; e responsável técnica, enfermeira Tabta Caroline Luna Santana.

O Hospital Regional de Ponta Porã Dr. José de Simone Netto é referência em saúde pública para mais de 200 mil habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul. A unidade é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde desde agosto deste ano. O hospital possui 117 leitos e realiza serviços de urgência e emergência, internações, cirurgias e atendimento ambulatorial nas especialidades de clínica médica, ginecologia-obstétrica, pediatria e ortopedia, além de dispor de amplo suporte diagnóstico com exames de imagem e de laboratório.

Ponta Porã conquista destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar

Município teve campeões e finalistas em várias categorias durante o Festival da Criança 2025

A equipe de Ponta Porã, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participou do Festival da Criança 2025, que sediou a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar de Mato Grosso do Sul. A competição aconteceu no sábado, dia 1º de novembro, a partir das 10h, na praça central do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

O evento, promovido pela Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (FESMAX), foi organizado pela Liga Sul-Mato-Grossense de Xadrez Escolar, com apoio da Fundação de Esportes de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A principal categoria da etapa foi a Sub-14, reunindo os melhores enxadristas do Estado — uma categoria em que Mato Grosso do Sul conta com quatro representantes entre os dez melhores do Brasil.

Entre os destaques, Guilherme Roeder, aluno da Escola Geni Marques Magalhães, sagrou-se campeão do ano de 2025 na categoria Sub-14, garantindo vaga na final do Estadual Absoluto, principal torneio do calendário. Já Geovana Dávalos Batista, da Escola Topo Gigio, empatou em pontos com o campeão brasileiro da categoria, de Maracaju, ficando com o 2º lugar geral pelo critério de desempate.

Outros resultados expressivos também vieram nas categorias de base:

– Benjamin Ferreira, da Escola Estadual Mendes Gonçalves, ficou em 3º lugar geral no Sub-10;

         – Phelipe Araújo, da Escola Prefeito Adê Marques, ficou em 4º lugar geral no Sub-10;

– Rafael Insaurralde, da Topo Gigio, foi 3º na etapa e 4º no ranking anual da Sub-12;

– Lúcio Assan, também de Ponta Porã, conquistou o 5º lugar do ano na mesma categoria;

– E Vivian Fernández, da Topo Gigio, foi vice-campeã no Sub-12 feminino.

O técnico Inácio Roeder, do Clube de Xadrez de Ponta Porã, comemorou o retorno histórico do município à elite do xadrez estadual. “Depois de 28 anos, estamos de volta a uma final do Absoluto, com dois representantes: Antoine Mezher e Guilherme Roeder”, destacou.

Ele também ressaltou a importância do apoio institucional. “Quero agradecer ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário Ricardo Torraca, que contribuíram muito com o apoio do município. Sem esse suporte, muitas crianças não teriam condições de participar da competição em Campo Grande”, concluiu.

Edilson José, Assessoria de Comunicação