Comunidade do Chiriguelo recebe Projeto de Extensão da Universidad Central do Paraguai (UCP)

0
7
Banner 300x250

Centenas de moradores da cidade de Cerro Corá no Departamento de Amambay foram acolhidos na manhã desta segunda-feira (25) pelo Projeto UCP em Ação da Universidade Central do Paraguai (UCP) que esteve no distrito de Chiriguelo com atendimento médico especializado e houve a distribuição de chocolates ainda em comemoração as festividades de Páscoa. Crianças da comunidade foram presenteadas pelo Centro Estudantil da UCP.
O trabalho de assistência médica aconteceu na Escola Básica nº 366 Coronel Teófilo Miranda e foi feito pelos profissionais de saúde da instituição que estavam acompanhados dos alunos do 5º ano de medicina.
Ao lado do prefeito de Cerro Corá Wilfrido Figueredo, o diretor da UCP Aparecido Carlos Bernardo acompanhou o trabalho e disse que ações como estas serão cada vez mais frequentes nas cidades fronteiriças e até em outros

Departamentos com a implantação da Clínica de Minga Porã em Alto Paraná. O prefeito de Cerro Corá Wilfrido Figueiredo agradeceu a presença da caravana universitária no município. Ele lembrou que não foi a primeira vez que a população foi atendida por ações como esta e que o trabalho desenvolvido pelos médicos e estudantes universitários da UCP acabam desafogando a lista de espera nos postos de saúde e hospitais das cidades da região. “O senhor Karlos e a UCP sempre dizem sim ao nosso chamado estamos muito felizes com o atendimento e a entrega dos medicamentos”, destacou Wilfrido.


A coordenadora da Unidade Básica de Saúde, a médica Mônica Gonzales falou que a ação comunitária que não pode ser realizada no final de semana por motivo da chuva, atingiu os objetivos e que conta com a realização de mais atendimentos como este desta segunda-feira. “Mesmo com o temporal do final de semana algumas pessoas procuraram o atendimento, mas eles acabaram voltando e foram atendidos, receberam medicamentos e saíram satisfeitos. Toda a ajuda é bem vinda e em se tratando de saúde pública muito necessária para os moradores do Chiriguelo”, completou a médica.


Já a coordenadora de extensão e pesquisa universitária da UCP Wenceslaa Gomez, salientou que a cada ação fica mais visível a necessidade e a importância da presença da Universidade Central do Paraguai nas comunidades. “Muitas pessoas estavam sem uma consulta havia anos e crianças que só tinham sido examinadas quando nasceram e nunca mais voltaram para um acompanhamento. A nossa presença aqui começa a estabelecer uma rede de atendimento que pode prosseguir nas nossas clínicas em Pedro Juan Caballero e nos hospitais públicos caso seja necessário”, disse Wenceslaa.


“Estou muito contente com o atendimento e o mais importante é que ganhamos o medicamento que precisamos para cuidar da nossa saúde e dos nossos filhos”, disse Andrea Lopez, ao sair da sala de atendimento.
Um morador que foi atendido pela caravana disse que não tem condições de pagar por uma consulta e nos hospitais público quase sempre não há vagas e quando são atendidos por profissionais, mas não têm recursos para adquirir os remédios prescritos pelos médicos. “Daqui saímos com bons cuidados e os remédios necessários para o cuidado com a nossa saúde”, destacou o trabalhador paraguaio.


O criador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero, Karlos Bernardo esteve acompanhando o trabalho e aproveitou para tomar a vacina contra a gripe. Ele disse que sente orgulho de participar dos eventos da UCP e ver de perto o acolhimento dado pelas equipes da universidade. “Esta é uma forma de retribuir o carinho com que nossos estudantes vindos de vários estados do Brasil são tratados pelo povo paraguaio. Somos uma grande família e estamos prestes a implementar novas tecnologias que estarão a disposição de todos e sem cobrar nada por isso”, contou Karlos Bernardo.


Desde a criação do projeto de Ação Comunitária da UCP centenas de pessoas já foram atendidas em diversas cidade do Paraguai.

Assessoria*

Relacionado

Deixe sua opinião